Notícias

Minimizar
Eco-Código 2018/2019 - 26 de junho de 2019

 "O Eco-Código corresponde ao 7º passo da metodologia proposta no programa Eco-Escolas, baseando-se em um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos alunos envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar".


A equipa Eco-Escolas

 ler mais ...

Final do Torneio Escolar CINM 2019 - 12 de junho de 2019

 

No dia 07 de junho de 2019, realizou-se no auditório da escola APEL, a final do Torneio Escolar CINM 2018/2019, organizado pelo Dr. Marco Freitas da SDM, no âmbito da divulgação junto dos nossos alunos de informações sobre o CINM.

            Este ano estavam doze equipas selecionadas por escola. O torneio realizou-se numa nova modalidade em que as questões foram aplicadas através do quiz "Dr.Why Madeira", proporcionando uma experiência de aprendizagem mais desafiante e dinâmica.

            Muitos parabéns às 3 equipas - 11.1 (alunos do 11º1 - Augusto; Luísa; Rubina  e Pedro Santos); "Portada" (alunos do 10º6 e 7  - Maria Menezes; Daniela; Patrícia; Maria Leonor e Gonçalo) e "Gloriosos" (alunos do 10º9 - Nuno; Rubina; Linda; Carolina e Catarina),que participaram na final regional e o 2ª lugar que alcançamos como instituição educativa.

Para o ano há mais!

 ler mais ...

XI encontro regional dos alunos de EMRC - 6 de junho de 2019
 
No passado dia 31.05.2019, realizou-se no Parque Temático de Santana,  o XI encontro regional dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, sob o lema "Qual é a tua missão?". Neste evento estiveram presentes várias Entidades e perto de 900 alunos dos quais 136 eram da Escola Básica e Secundária de Machico.  Eis algumas fotos para mais tarde recordar!
 
 ler mais ...

Observação de formações geológicas ao longo do Vale de Machico - 6 de junho de 2019

 

No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no Clube de Apoio às Ciências, concretizou-se a visita de estudo: observação de formações geológicas ao longo do Vale de Machico, nos dias 28 e 29 de maio, com as turmas 7º1 e 7º2, respetivamente.

A visita de estudo, em percurso pedestre, teve como objetivo a observação do resultado das ações erosivas exercidas sobre o vale de Machico e respetivos agentes; a metamorfização de piroclastos pelas escoadas lávicas (produzindo tufos vulcânicos); afloramentos colunares em disjunção prismática na pedreira da Ribeira Grande e escoada composta com formação de tubos lávicos - Furnas do Cavalum.

 

A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais,

Manuel Menezes.

 

 ler mais ...

Festa do Desporto Escolar 2019 - 30 de maio de 2019

 

De 28 a 31 de maio de 2019, decorre a Festa do Desporto Escolar, evento que termina toda a atividade desportiva do ano letivo.

Depois de muitas conquistas nos campeonatos regionais, voltamos a conseguir os títulos do Voleibol nos escalões de  Juvenis Femininos e Masculinos assim como os dos Juniores Masculinos. No Badminton conquistamos o título no escalão de Juvenis Masculinos e Femininos. No Futsal fomos finalistas vencidos nos escalões de Infantis Femininos e Juvenis Masculinos. Na modalidade de Ténis de Mesa aumentamos o número de atletas a se qualificarem para a Fase Final. Na Natação e Atletismo, como já vai sendo tradição a nossa escola conquistou muitos pódios nas várias categorias e provas. Na regressada modalidade de Basquetebol, assim como no núcleo de Dança, salienta-se o aumento do número de praticantes.

Estes são bons pronúncios para a Festa, onde estaremos representados por 270 alunos, 12 professores e 2 funcionárias, distribuídos pelas modalidades de Futsal 79 alunos distribuídos por 7 equipas, Voleibol, 37 alunos distribuídos por 3 equipas, Basquetebol, 20 alunos divididos por 2 equipas, Atletismo com 45 alunos, Natação com 34 alunos, Badminton com 23 alunos, Ténis de Mesa com 12 alunos e Dança (Cerimónia de Abertura) com 20 alunos.

 

Boa competição a todos.

 

 ler mais ...

AEMEBSM organiza “Peddy-Papper: À Descoberta da Europa” - 29 de maio de 2019

 

No passado dia 2 de maio, a AEMEBSM organizou um Peddy-Papper para testar o conhecimento das 15 duplas. Este concurso, cujo primeiro prémio era uma viagem a Bruxelas com a visita ao Parlamento Europeu patrocinada pela Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, incidia sob questões históricas e culturais desde a criação da EU (antiga CEE). Sagraram-se vencedores os alunos Pedro Lemos e Rosa Spínola ambos do 12°6.

 ler mais ...

Papel por Alimento - 27 de maio de 2019

 

O projeto Eco-Escolas em parceria com o Banco Alimentar, realizou nos dias, 15, 16 e 17 de maio, na Escola Básica e Secundária, a recolha de papel, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”. Esta campanha tem como objetivo conseguir mais alimentos, através da doação de papel usado.

Equipa do Eco-Escolas

 ler mais ...

Hastear da bandeira verde - 24 de maio de 2019

 

No dia 21 de maio, no âmbito do projeto “Eco - Escolas”, a Escola Básica e Secundária de Machico, uma vez mais realizou a cerimónia do hastear da bandeira verde, como símbolo das boas práticas ambientais. Nesta cerimónia estiveram presentes, o Sr. Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, o Sr. Presidente do Conselho executivo da Escola, José Maria Dias, a Vereadora com pelouro na Educação, Mónica Vieira e ainda o Sr. Engenheiro do Ambiente, Cláudio Nóbrega.
Durante esta Cerimónia foram apresentadas várias atividades alusivas à preservação do ambiente.

 ler mais ...

Prova Final do Concurso Literacia3Di - 22 de maio de 2019

 

No dia 17 de maio de 2019, aconteceu, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Prova Final do Concurso Literacia3Di, organizada imaculadamente pela Porto Editora e Escola Virtual.

Concorreram 160 mil alunos de mais de mil escolas de Portugal Continental, dos Açores e da Madeira (quase 3000 alunos de 22 escolas). Da nossa escola, 120 alunos.

Dois alunos da Escola Básica e Secundária de Machico participaram na última Fase, como finalistas da Madeira, nos domínios da Ciência e da Leitura: o Rodrigo Sol (6.º6) e a Bianca Couto (7.º4), respetivamente.

De acordo com o objetivo pedagógico do concurso, «valorizar o sucesso», os 101 finalistas de todos os Distritos e Regiões Autónomas, por terem chegado à última fase, foram vencedores. Todos tiveram prémios que os deixaram recompensados pelo desafio. Todavia, os vencedores absolutos, ainda mais.

A experiência proporcionada ao Rodrigo e à Bianca, deveras enriquecedora, foi ainda mais gratificante porque, além de um professor acompanhante, tiveram a companhia e apoio dos pais. Acrescente-se, a este conforto, que o grupo da Madeira, envolvendo os outros dois finalistas, fez as viagens em conjunto, uma mais-valia ainda mais digna de nota porque o excesso de vento no aeroporto alterou os planos da ida.

Por este evento ter sido num local tão apropriado, não houve momentos inúteis: o acesso gratuito ao Museu do Conhecimento encantou-nos!

Uma ideia final: experiências como esta contribuem para que cada aluno se forme melhor para a vida e para a sociedade. Bem hajam!

João Luís Freire – Prof Coordenador do Projeto a nível de Escola

 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde - 20 de maio de 2019
Final do concurso - Triatlo Literário - 17 de maio de 2019

 

   No dia 3 de maio, decorreu a fase final do concurso “Triatlo Literário”, atividade integrada no projeto Baú de Leitura, tendo sido realizada no Design Centre Nini Andrade Silva, onde estiveram representadas nove escolas da RAM, anteriormente apuradas nas 1ª e 2ª fases.

     A prova estava associada ao livro de Lídio Araújo “Esta escola é…uma lukura – Diário da Escola Básica 23 e Secundária ABC, incluindo as modalidades de leitura, escrita e interpretação.

     A aluna Bianca Couto, do 7º4 representou a nossa escola, tendo obtido um honroso 4º lugar.

    O Baú de Leitura agradece a participação, a colaboração e o empenho/dedicação da discente, contando com a sua cooperação em futuras iniciativas, bem como a dos demais alunos da nossa escola.

 

                                                                                As dinamizadoras do Baú de Leitura

                                                                                   Mª Cármina Moreira e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

EBS Machico partilha tradições em Espanha no projeto Erasmus + - 16 de maio de 2019

 

A nossa escola participou, entre os dias cinco e onze de maio, num encontro Erasmus +, na cidade de Montoro, na Andaluzia, Espanha.  O grupo era constituído por quatro alunos (Ana Isabel Vasconcelos e Luís Miguel Calado do 12º 6; José Lino Viveiros do 11º 11; e Diogo Relva Mendonça do 8º 4) e três professoras (Ana Paula Spínola, Fátima Roque e Inês Relva).

Integrado no projeto OCHAP – A nossa Cultura e a nossa História através de métodos ativos e participativos -, os alunos dos seis países envolvidos (Roménia, Chipre, Letónia, Grécia, Espanha e Portugal), apresentaram trabalhos, preparados antecipadamente, sobre tradições de Natal e da Páscoa, mitos e lendas e ainda património Imaterial da UNESCO, no qual a nossa professora Paula Spínola participou com uma interpretação do “Fado da Sina” entusiasticamente aplaudido pelos parceiros do projeto.

Na escola, estes alunos participaram em trabalhos de grupo multinacionais, concursos e visitas guiadas às cidades de Montoro, Córdoba e Sevilha, com especial ênfase no património da UNESCO. Os professores acompanharam os trabalhos e as visitas dos alunos e, paralelamente, participaram na partilha de boas práticas com os professores parceiros do projeto.

Os alunos foram acolhidos por famílias locais, tendo ainda a oportunidade de experienciar os seus hábitos e costumes, assim como a gastronomia.

Os grupos envolvidos foram recebidos pela “alcaidesa” de Montoro, o que corresponde em Portugal à Presidente da Câmara Municipal.

 

 ler mais ...

Semana das Tecnologias - 12 de maio de 2019
Apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico - 10 de maio de 2019

 

O Largo do Senhor dos Milagres acolheu, no dia 7 de maio de 2019, a apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico.

Este momento contou com a presença dos senhores Secretários da Educação, do Turismo, do senhor Presidente da Câmara Municipal de Machico, do senhor Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Machico e do representante da Comissão Organizadora, além de muitos populares que ali tomaram conhecimento do programa e das atividades integradas no evento.

A edição de 2019 tem como temática “O Desembarque”, assinalando-se deste modo o carácter pioneiro que Machico assumiu na ocupação da Madeira e na própria História da Expansão Portuguesa, pois foi na baía de Machico que desembarcaram, pela primeira vez, em julho de 1419, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco, navegadores ao serviço do Infante D. Henrique.

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - XIVª edição - 9 de maio de 2019
Apresentação da edição 2019 do Mercado Quinhentista - 6 de maio de 2019

É com imensa satisfação que nos aproximamos de mais uma edição do Mercado Quinhentista, um evento de recriação histórica.

Um evento desta natureza e desta dimensão, único na Região, que neste momento assinala os 600 anos do seu povoamento, só é exequível porque contamos com a parceria de muitas instituições, patrocinadores, artesãos, professores, pessoal não docente, alunos e muitos anónimos. O Mercado Quinhentista é, sem dúvida, o resultado do compromisso de todos nós em fazer sempre melhor e manter, acima de tudo, a essência pedagógica do projeto!

Neste sentido, a Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista de Machico tem a honra de convidar Vª Exª a estar presente na apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista, que terá lugar no Largo do Senhor dos Milagres, no dia 7 de maio de 2019, pelas 18 horas.

Contamos convosco nesta viagem, que tem como temática “O Desembarque”, e data marcada para os dias 7, 8 e 9 de junho próximo.

 ler mais ...

Flashes Literários: Vencedor - 5 de abril de 2019

 

Com o título “Inspirações de luz” o formando dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, turma 4, João Jesus, arrecadou o primeiro lugar na categoria número três, para alunos/formandos com mais de dezasseis anos. Este passatempo foi dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura.

O formando concorreu com uma belíssima fotografia e relacionou-a com o excerto número dois que retratava uma floresta “densa, verde, frondosa, quase intransponível”, de Adriana Mendes, “Os meninos que tinham tudo” In Tarde gélida e coração quente. Mãos cheias de contos. 7 dias e 6 noites, 2011, página 25.

Muitos parabéns ao vencedor!

 As dinamizadoras do projeto Baú de Leitura

 Graça Gouveia e Cármina Moreira

 

 ler mais ...

Biodiversidade Marinha - 2 de abril de 2019

 

    No âmbito da “Semana das Ciências”, que decorreu entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2019, foram dinamizadas várias atividades alusivas ao tema ”A tabela periódica e os Oceanos”. Estas envolveram toda a comunidade educativa e proporcionaram experiências enriquecedoras aos alunos.

    A exposição “Biodiversidade Marinha” esteve patente no hall de entrada no dia 28 de fevereiro de 2019. Esta iniciativa teve como principais objetivos alertar para a importância de preservar os recursos naturais marinhos e aumentar a nossa consciência ambiental no sentido de uma crescente valorização e gestão sustentável.

    A exposição teve um carácter dinâmico e interativo, permitindo a todos os visitantes uma observação atenta de exemplares de várias espécies, bem como das respetivas identificações. Foi possível observar vários exemplares vivos, tais como: caranguejos, caramujos, ouriços, lapas e algas. Os alunos corajosos e audazes puderam interagir com os ouriços e os caranguejos e distinguir fêmeas e machos. Os alunos curiosos e perspicazes puderam observar à lupa alguns órgãos, nomeadamente guelras e otólitos.  Foi ainda possível observar exemplares conservados, tais como o chicharro, a garoupa, o bodião, o pargo, a espada preta, o alfonsinho, o polvo, os camarões, as lapas, os caramujos e os caranguejos. As Amêijoas, as ostras, os mexilhões, os búzios, as estrelas-do-mar e até as tartarugas marinhas estiveram representados com as suas conchas ou carapaças compondo a biodiversidade marinha. Para além da vertente da biodiversidade, a exposição também focou aspetos da arte de trabalhar o osso de baleia no sentido de alertar para a necessidade de proteção destes seres, nomeadamente a abolição urgente da sua caça.

     O grupo de Ciências Naturais que dinamizou esta exposição, salienta pela positiva todo o interesse e entusiasmo dos alunos envolvidos e agradece a todos os docentes que de alguma forma contribuíram para o sucesso desta atividade. E porque recordar é viver, deixamos aqui parte de uma “história” cativante, contada pelo professor João Moreira no dia da exposição da biodiversidade marinha “os ratos podem morrer afogados com as línguas presas nas lapas quando a maré sobe”, situação vivenciada e partilhada pelo referido professor nos mares do Caniçal.

Alexandra Santos e Isabel Jesus, professoras

 

 ler mais ...

Programa Semana das Expressões 2019 - 1 de abril de 2019


Semana das Expressões decorre na Escola Básica e Secundária de Machico entre 1 e 5 de abril. É organizada pelo Departamento Curricular de Expressões que reúne os grupos disciplinares de Artes Visuais, Educação Física e Educação Musical.
Este evento escolar serve essencialmente para divulgar o trabalho realizado pelos alunos nas diferentes disciplinas e sensibilizá-los para as áreas culturais, desportivas e profissionais.
Durante uma semana, a comunidade escolar tem acesso a uma programação diversificada.

Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

EBSM promove "Machico, Terra Primeira" - 29 de março de 2019


Reconhecendo a importância e o contributo dos projetos e dos clubes para o atingir dos objetivos consagrados no projeto educativo – promoção da cooperação, sucesso educativo e bem-estar escolar-  a Escola Básica e Secundária de Machico promoveu durante todo o dia de ontem a Atividade EBSM@Projeta-te: “Machico, Terra Primeira” onde os clubes e projetos tiveram oportunidade de dar a conhecer a toda a comunidade educativa o trabalho realizado durante o ano letivo.

Na parte da manhã, o pavilhão “encheu” para a assistir a um espetáculo de música e dança subordinado à temática, enquanto a tarde foi reservada para um passeio de cicloturismo pelas principais artérias de Machico, um Torneio de Futebol inter turmas vencido pelo 6º4 no 2º ciclo e o 10º10 no secundário, um desfile de moda com roupa quinhentista, o concurso de conhecimento “de Machim a Machico”, um workshop de Robótica e várias exposições.

Acreditamos que só desta forma a escola contribui verdadeiramente para o desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo um sentido de identidade e pertença a um todo.

 ler mais ...

Detalhes do nosso Património - 29 de março de 2019

 

A exposição pretende difundir pormenores de imóveis da arquitetura madeirense, e   alguns apontamentos do nosso património imaterial.   O trabalho foi desenvolvido pelos formandos do Ensino Noturno da Escola Básica e Secundária de Machico, num projeto interdisciplinar que promove as aprendizagens pessoais num ambiente educacional.

Sendo que esta amostra está dividida em três núcleos:

“A Toponímia” consiste numa seleção de alguns topónimos incomuns do concelho de Machico, cujo objetivo é divulgar este património imaterial e o porquê destas denominações;

“Espaço doméstico” surge no âmbito da temática “Conforto Térmico” com o intuito de reviver as memórias dos formandos referentes à panóplia de artefactos utilizadas pelos madeirenses para se manterem confortáveis, termicamente;

 “A arquitetura” desenvolveu-se dentro do tema “Construção e Arquitetura”, pretende revelar e valorizar detalhes indeléveis do património imóvel de Machico. Para tal, foram feitas algumas pesquisas fotográficas e a criação de algumas réplicas representativas.

 ler mais ...

Percurso pedestre - Levada Nova - 29 de março de 2019

 

Nos dias 21 e 28 de março, de 2019, no âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no “Projeto de Apoio às Ciências”, realizou-se o “percurso pedestre: EBSM - Levada Nova –  Ribeira Grande - Maroços - EBSM”, com as turmas 9º1 e 9º5.

Esta iniciativa pretendeu promover a saúde e bem-estar do organismo humano, com a prática de exercício físico e atividades na natureza, e sensibilizar para as questões da qualidade ambiental e dos contributos individuais para a preservação do ambiente e qualidade de vida.

A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes.

 ler mais ...

Campanha “Doe um livro” - 28 de março de 2019

 

               As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura, projeto da SRE que pretende promover o gosto pela leitura e pela escrita, bem como o desenvolvimento de hábitos de leitura, vêm por este meio dar a conhecer a campanha “Doe um livro”.

               Esta decorrerá entre os dias 28 de março e 26 de abril. O objetivo é recolher livros, contemplados no Plano Nacional e Regional de Leitura (LER+), de forma a integrá-los na biblioteca da nossa escola e no Baú de Leitura.

               Espalhada pela escola, há informação orientadora e esclarecedora.

               Em cinco locais específicos, existem caixas identificadas, onde podem ser      colocados os livros LER+:

               - Hall de entrada – Edifício Norte e Sul

               - Sala de Professores – Edifício Norte e Sul

               - Biblioteca

               Assim, se há em casa livros que já não lê/lês, partilhe/partilha com quem tem gosto pela leitura.

               Quando não queremos, há mais quem queira…

               Aguardamos a vossa/tua colaboração.

 

 

As dinamizadoras:

Mª Cármina Moreira e Graça Gouveia

 

 

 ler mais ...

EBSM em projeto Erasmus+ em Gran Canárias - 27 de março de 2019

 

Um grupo constituído pelos alunos Paulo Spínola do 9º3; Daniel Nunes do 9º5; Catarina Câmara do 10º3; Luísa Catanho do 11º3 e Olívia Martins do 11º 8 acompanhados pelas professoras Inês Relva e Paula Nóia do Clube Europeu participa, em Gran Canárias, entre os dias 23 e 31 de março, num encontro integrado no programa Erasmus+ “Smartphones for smarter students”.

Durante esta semana, os alunos partilham os trabalhos realizados nas respetivas escolas, e trabalham em conjunto, sobre as possibilidades proporcionadas pela utilização, de uma forma positiva, dos telemóveis num contexto pedagógico e para informação turística. Participam ainda em visitas, nomeadamente ao centro da cidade de Aguimes e à cidade de Las Palmas.

Na terça-feira, o grupo da escola de Machico, juntamente com os anfitriões de Gran Canárias e com as outras escolas parceiras no projeto provenientes da Alemanha, Áustria e Roménia foram recebidos pelo presidente da Câmara de Aguimes.

Os alunos ficam alojados na casa dos seus colegas canarinos proporcionando assim um maior contacto entre os alunos do projeto e com as respetivas famílias.

Os alunos e professores das escolas parceiras serão recebidos na escola de Machico, daqui a um ano, em março de 2020.

As professoras: Inês Relva e Paula Nóia

 ler mais ...

Momentos EFA - 27 de março de 2019

   

Os Momentos EFA tiveram início no dia 28 de fevereiro, com a presença da Associação Musical e Cultural Xarabanda. Este grupo trouxe-nos a literatura popular recitada e cantada e enriqueceu-nos com novos conhecimentos. Foi gratificante saber que a cultura popular madeirense está a ser salvaguardada, por pessoas que amam o nosso património cultural para que as gerações vindouras possam aprender com a sabedoria dos antepassados.

 Os Momentos EFA continuaram entre os dias 20 e 22 de março. Uma iniciativa que pretendeu promover as aprendizagens fora da sala de aula, numa partilha de saberes. Nestas noites especiais, contámos com a presença de diversos preletores que nos trouxeram temáticas aliciantes desde o bordado Madeira associado à moda, a prevenção das dependências e o património cultural móvel e imóvel.

No Edifício Norte, estiveram patentes as exposições “Detalhes do nosso Património”, “A Toponímia”, “Espaço doméstico”, “Reciclagem”, “A arquitetura”, “A embarcação”, “O bordado” e “Barómetro dos Direitos Humanos”, com trabalhos projetados e elaborados pelos formandos.

O dia 22 foi particularmente especial devido à realização da atividade Sarau Artístico, dando-se a conhecer os talentos dos nossos formandos e formadores que nos presentearam com declamações, leituras expressivas e músicas que nos encheram a alma. Um especial obrigado ao técnico de informática e ao formando que ficaram encarregues de preparar todo o equipamento técnico de som para que o Sarau pudesse ter a qualidade que apresentou.

Posteriormente, realizou-se um chá convívio onde se promoveu a confraternização e a partilha de iguarias.

A todos agradecemos o empenho e a dedicação na preparação e realização de todas as atividades propostas. Um bem-haja a todos os participantes, contamos com novos Momentos em 2019/2020, aquando da celebração dos dez anos dos Cursos EFA na nossa escola.

            Texto das formandas Virgínia Vieira, Ermelinda Roque e Manuela Nóbrega, EFA NS, turma 4

 ler mais ...

EBSM@Projeta-te - "Machico, Terra Primeira" - 22 de março de 2019

 

Informa-se que, no intuito de apresentar à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos projetos e clubes, a escola decidiu substituir as aulas do dia 28 de março (quinta-feira) pela apresentação do resultado destas atividades. Estas terão início às 9:30h e prolongar-se-ão até às 17h e os alunos serão acompanhados pelos professores aos diferentes espaços reservados para esse efeito, de acordo com o programa divulgado no site da escola.

Mais se informa que a escola desenvolverá estas atividades com a normalidade que carateriza um dia de aulas.

 ler mais ...

Centro Internacional de Negócios da Madeira - 21 de março de 2019

  

No dia 20 de março aconteceu o torneio escolar do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Esta iniciativa envolveu 10 equipas  da nossa escola, envolvendo alunos do 3º ciclo e do ensino secundário. Após a aplicação do Quizz com perguntas e respostas referentes ao CINM e com a colaboração da empresa Dr. Why?, determinamos as três equipas que irão disputar a final - 1º lugar foi conquistado pela equipa 11.1 (alunos do 11ª1 - Augusto; Luisa; Rubina  e Pedro Santos); 2º lugar pela equipa "Portadas" (alunos do 10º6 e 7  - Maria Menezes; Daniela; Gonçalo; Patrícia; Maria Leonor e Gonçalo) e 3º lugar pela equipa "Gloriosos" (alunos do 10º9 - Nuno; Rubina; Linda; Carolina e Cláudia). 

 

 ler mais ...

Atletismo da EBSM vence 4ª Taça de Benjamins - 20 de março de 2019

A equipa de Benjamins da nossa escola venceu no passado sábado, dia 16 de março, a 4ª Taça de Benjamins, organizada pelo Club Sport Marítimo na pista de atletismo do Carmo.

A equipa composta por Matilde Freitas, Elisa Vasconcelos, Matias Freitas, João Silva, Bernardo Nóia, Alcino Drummond e Henrique Caldeira totalizaram 65 pontos no final das quatro provas: 40m barreiras, Decassalto, Lançamento do Arco e Jogo da Cancela, vencendo às restantes 17 equipas presentes.

 

 ler mais ...

Cursos EFA - 15 de março de 2019
Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais - 14 de março de 2019

 

Entre os dias 18 a 22 de fevereiro realizou-se a Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Escola Básica e Secundária de Machico com a temática “Convivendo na Diversidade’.

Ao longo da semana aconteceram inúmeras atividades, das quais são destacadas as exposições ‘Encurtar distâncias, estreitar laços’, com a evolução dos meios de transporte e dos meios de comunicação ao longo da história. E no dia 21, a exposição de carros no pátio exterior com um Ford de 1926 e outros veículos que nos permitiram observar a evolução dos transportes ao longo dos tempos.

Ao nível das palestras, a escola teve a presença de Celina Cruz do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações que abordaram o “Diálogo Intercultural”, do jornalista Juvenal Xavier que falou da História da RTP na Madeira e do padre Ricardo que falou da sua experiência enquanto missionário.

Nos dias 19 e 20, foi também dinamizado um circuito económico subordinado ao tema ‘Vivendo e Convivendo na Economia Global’ de forma a elucidar os alunos sobre as áreas de comércio e serviços presentes na economia nacional.

E no dia 22 concretizou-se a visita de estudo à “Baixa” da Cidade do Funchal, envolvendo alunos do 11º ano do Curso de Línguas e Humanidades, dando ênfase à multiculturalidade e interculturalidade destes grandes aglomerados populacionais.

Aconteceram atividades interativas de caráter lúdico e inclusivo em vários momentos da semana como os jogos da Inclusão e das culturas que contaram com a participação de vários alunos.

Os jogos educativos estão cada vez mais enraizados no processo de ensino aprendizagem, exercendo um papel preponderante, que permite conciliar o entretenimento com a cooperação de todos os alunos. Esta atividade conseguiu quebrar barreiras e mitos que existem em crianças e jovens com limitações nas atividades escolares e revelou ser um método de ensino extremamente aliciante e ao mesmo tempo divertido.

O departamento agradece a toda a comunidade educativa pela colaboração disponibilizada na concretização das diversas atividades.

 

 ler mais ...

Concurso #menoresnemumagota - 13 de março de 2019

 

No âmbito da campanha que está a decorrer a nível nacional, que pretende alertar para prevenção do consumo de álcool por menores de idade, durante a semana que está a decorrer (11 a 15 de março), encontra-se na entrada do bloco norte um Mega Hastag, com o qual os alunos poderão tirar fotos de grupo, individuais ou fazer vídeos, e partilhá-las nas suas páginas nas redes sociais. Haverá prémios para as publicações com mais "likes".

Para mais informação poderão consultar a página #menoresnemumagota

 

Concurso Individual    -- Concurso Turma 

 ler mais ...

O Valor da Água - 12 de março de 2019

 

No âmbito do projeto Eco-Escolas, no dia 11 de março de 2019, pelas 14H decorreu no auditório da biblioteca da nossa escola, uma Ação de Sensibilização intitulada “O Valor da Água”, apresentada pela Dra. Luísa Vieira da ARM - Águas e Resíduos da Madeira.

A Equipa Eco-Escolas

 ler mais ...

Papel Por Alimentos - 11 de março de 2019

   

Recolha de papel, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”

     O projeto Eco-Escolas em parceria com o Banco Alimentar, irá dinamizar uma campanha de recolha de papel, intitulada “Papel Por Alimentos”. Esta tem como objetivo conseguir mais alimentos, através da doação de papel usado.

      A recolha decorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio na Escola Básica e Secundária de Machico.

Solicitamos a todos a colaboração nesta campanha.

“O nosso papel é essencial na luta contra a fome”

 ler mais ...

Feira dos Minerais - 11 de março de 2019

 

Nos passados dias 26, 27 e 29 de fevereiro decorreu na nossa Escola a Feira dos Minerais. Este evento de periodicidade anual teve como principais objetivos proporcionar à comunidade escolar um contacto mais profundo com o mundo das ciências da terra, representado na feira pelos variados tipos de rochas em exposição, fósseis, bem como de diversos materiais provenientes da manufaturação das rochas. Deste modo, alertando as pessoas para a beleza e importância das rochas no dia-a-dia, conseguiu-se promover um modelo de desenvolvimento da exploração dos recursos minerais equilibrado. Pensamos contribuir para uma gestão responsável / sustentável dos recursos naturais.

 A organização do evento coube ao Projeto de Apoio às Ciências juntamente com o grupo disciplinar 520 – Ciências Naturais que consideraram que os objetivos foram cumpridos e que a adesão das pessoas continua a ser positiva e justificar a realização do evento.  

 

Prof. Rosário Rainha

 

 ler mais ...

Plantar o Futuro - 11 de março de 2019

 

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, será dinamizada uma atividade desenvolvida pela Secretaria da Educação, “Plantar o Futuro” que se enquadra no Programa de Recuperação da Natureza e Educação Ambiental. Esta consiste numa ação de plantação de árvores nas Serras de Santo António, nos dias 29 de março e 2 e 5 de abril.

Equipa Eco-Escolas

 

 ler mais ...

Visita à Universidade da Madeira - 8 de março de 2019

 

No passado dia 27 de fevereiro, quarenta e dois alunos do 12º ano  visitaram os laboratórios de Engenharia Eletrónica, Bioquímica,  Biologia e Enfermagem da Universidade da Madeira. Esta visita educativa foi orientada pela Associação Académica da Madeira da UMa, que desenvolve estas atividades para acolher e complementar a informação necessária para os futuros candidatos ao ensino superior, nomeadamente a oferta formativa da instituição e os apoios que existem para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de seguir uma formação superior.

 ler mais ...

Exames - 2019 - 1 de março de 2019

Inscrição para a 1.ª fase das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência do ensino básico e do ensino secundário 2019: de 28 de fevereiro a 18 de março.

Atenção: Os alunos que pretendam candidatar-se ao ensino superior em 2019 devem fazer o pedido de senha para a plataforma de candidatura online no sítio:
https://www.dges.gov.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

Os alunos do ensino secundário poderão consultar o Guia Geral de Exames 2019 no sítio:
https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/guia-geral-de-exames-2019

 ler mais ...

Básica e Secundária de Machico na Grécia - 1 de março de 2019

 

Um grupo de alunos e professores da EBSM esteve na Grécia entre os dias 17 e 24 de fevereiro, no âmbito do projeto Erasmus+ “OCHAP – A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos”.

Numa semana cheia de atividades, os alunos participaram num Role-Play; numa conferência em que discutiram a União Europeia: a entrada ou saída de estados membros, nomeadamente o Brexit e o alargamento a novos estados, a moeda única e as crises. Participaram ainda em aulas conjuntas com alunos da Grécia e dos outros países parceiros no projeto: Roménia, Letónia, Chipre e Espanha.

Fora das salas de aula, o grupo foi conhecer a herança cultural da UNESCO na Grécia: a Acrópole e Delfos.  Visitou ainda vários locais em Atenas: o Parlamento; o Estádio Panatenaico, localizado no mesmo local onde se realizaram os antigos jogos olímpicos; os jardins reais; a livraria nacional; a fundação Stavros Niarchos e o centro histórico de Atenas. O grupo teve ainda a oportunidade de assistir a música e danças gregas e de conhecer a gastronomia do país.

Os nossos alunos: Diana Pires, Daniela Caldeira, Érica Pimenta, Nélio Bacanhim do 12º 6, ficaram hospedados em casa dos alunos gregos, ficando assim a conhecer melhor a sua cultura e permitindo uma maior aproximação aos alunos e suas famílias.

Os professores dos vários países participaram ainda num workshop onde trocaram experiências sobre a utilização de métodos ativos e participativos nas respetivas escolas.

Inês Relva (coordenadora do Clube Europeu)

 ler mais ...

Jogo da Inclusão - 1 de março de 2019

 

   Sob o tema “Convivendo na Diversidade” decorreram duas atividades de caráter lúdico e inclusivo na Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Estas foram dinamizadas e orientadas pela equipa de Educação Especial da EBS Machico e contaram com a participação de vários alunos.

   Os jogos educativos estão cada vez mais enraizados no processo de ensino aprendizagem, exercendo um papel preponderante, que permite conciliar o entretenimento com a cooperação de todos os alunos. Esta atividade conseguiu quebrar barreiras e mitos que existem em crianças e jovens com limitações nas atividades escolares e revelou ser um método de ensino extremamente aliciante e ao mesmo tempo divertido.

   Sónia Nunez

 

 ler mais ...

2ª FASE do TRIATLO LITERÁRIO - 1 de março de 2019

 

 

A.PU.RA.DÍ.SSI.MA!

 

         Tudo aconteceu na Biblioteca Municipal de Machico, no dia 25 de fevereiro, por volta das 14:30h.

         A aluna Bianca Couto, do 7º4, foi a vencedora da 2ª fase do concurso do Baú de Leitura, TRIATLO LITERÁRIO, tendo estado envolvidas, nesta atividade, as escolas dos concelhos de Santa Cruz, Machico e Santana.

         Desta vez, foi o conto de Teolinda Gersão, Avó e neto contra vento e areia, integrado na obra A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, dirigida a alunos do 3º ciclo, alvo de análise e exploração.

     Assim, o concurso foi constituído por três modalidades: a leitura, a escrita e a interpretação.

         No final, a discente teve acesso a um certificado de participação, bem como a dois livros, ofertados pelo Baú de Leitura e pela Câmara Municipal de Machico, respetivamente.

         Como definido no regulamento do concurso, a Bianca Couto transitará para a fase final – a regional, que decorrerá, em princípio, no Design Centre Nini Andrade Silva, em maio.

         Até lá, serão rececionadas e fornecidas as pistas para a discente se preparar, de modo a representar a EBSMachico, ao mais alto nível.

         O Baú está contigo! FORÇA!

                                                                                                                                     “Um por todos e todos pela leitura”

                                                                                As dinamizadoras do Baú de Leitura:

                                                                                              Mª Cármina e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

Mega Sprint EBSM 2019 - 28 de fevereiro de 2019

 

A pista de Atletismo do Carmo foi palco no passado dia 27 de fevereiro da fase Regional do Mega Sprint que coroou a nossa escola como a grande vencedora entre as 11 escolas da RAM presentes. Para isso contribuíram o 2º lugar alcançado pela equipa de Benjamins, o 1º lugar da equipa de Infantis, o 2º lugar da equipa de Iniciados e o 1º lugar da equipa de Juvenis. Com quase três centenas de participantes, individualmente, o destaque vai para a aluna Catarina Vieira, vencedora dos 40m e salto em comprimento nos infantis femininos, Carlota Freitas que venceu o comprimento nas iniciadas, Matilde Freitas que venceu o comprimento nas benjamins e José Correia o Lançamento da Bola Medicinal no escalão de juvenis. Parabéns aos 36 alunos que tão bem representaram a nossa escola!!

 

 ler mais ...

Campeonato Regional de Jogos Matemáticos - 27 de fevereiro de 2019

 

A nossa Escola participou pela primeira vez no Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, na sua terceira edição, pela primeira vez para o 1º e 2º ciclos, que se realizou no Pavilhão Gimnodesportivo da Ribeira Brava, no dia 22 de fevereiro.

 Dos alunos que frequentam o Clube de Matemática e que manifestaram interesse foram selecionados, para participar, o aluno Francisco André Soares Vieira, para o jogo Produto e as alunas: Iara Margarida Calaça Freitas, para o jogo Rastros e Vera Cristina de Jesus Nóbrega, para o jogo Gatos e Cães, todos do 5º ano turma 1. Na primeira eliminatória ficamos com o 10.º lugar no jogo Gatos e Cães, o 6.º lugar no jogo Produto e o 4º lugar no jogo Rastros, tendo passado à segunda eliminatória.

 Foi uma experiência nova, conhecemos outros alunos e professores de cerca de 82 escolas da Madeira e Porto Santo e tivemos oportunidade de conhecer muitos jogos matemáticos que desconhecíamos.

Para o ano lá estaremos!

 ler mais ...

Informações

Minimizar

 

 

 

 

 

Informações-prova 2018/2019 

 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico