Notícias

Minimizar
Flashes Literários: Vencedor - 5 de abril de 2019

 

Com o título “Inspirações de luz” o formando dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, turma 4, João Jesus, arrecadou o primeiro lugar na categoria número três, para alunos/formandos com mais de dezasseis anos. Este passatempo foi dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura.

O formando concorreu com uma belíssima fotografia e relacionou-a com o excerto número dois que retratava uma floresta “densa, verde, frondosa, quase intransponível”, de Adriana Mendes, “Os meninos que tinham tudo” In Tarde gélida e coração quente. Mãos cheias de contos. 7 dias e 6 noites, 2011, página 25.

Muitos parabéns ao vencedor!

 As dinamizadoras do projeto Baú de Leitura

 Graça Gouveia e Cármina Moreira

 

 ler mais ...

Programa Semana das Expressões 2019 - 1 de abril de 2019


Semana das Expressões decorre na Escola Básica e Secundária de Machico entre 1 e 5 de abril. É organizada pelo Departamento Curricular de Expressões que reúne os grupos disciplinares de Artes Visuais, Educação Física e Educação Musical.
Este evento escolar serve essencialmente para divulgar o trabalho realizado pelos alunos nas diferentes disciplinas e sensibilizá-los para as áreas culturais, desportivas e profissionais.
Durante uma semana, a comunidade escolar tem acesso a uma programação diversificada.

Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

EBSM promove "Machico, Terra Primeira" - 29 de março de 2019


Reconhecendo a importância e o contributo dos projetos e dos clubes para o atingir dos objetivos consagrados no projeto educativo – promoção da cooperação, sucesso educativo e bem-estar escolar-  a Escola Básica e Secundária de Machico promoveu durante todo o dia de ontem a Atividade EBSM@Projeta-te: “Machico, Terra Primeira” onde os clubes e projetos tiveram oportunidade de dar a conhecer a toda a comunidade educativa o trabalho realizado durante o ano letivo.

Na parte da manhã, o pavilhão “encheu” para a assistir a um espetáculo de música e dança subordinado à temática, enquanto a tarde foi reservada para um passeio de cicloturismo pelas principais artérias de Machico, um Torneio de Futebol inter turmas vencido pelo 6º4 no 2º ciclo e o 10º10 no secundário, um desfile de moda com roupa quinhentista, o concurso de conhecimento “de Machim a Machico”, um workshop de Robótica e várias exposições.

Acreditamos que só desta forma a escola contribui verdadeiramente para o desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo um sentido de identidade e pertença a um todo.

 ler mais ...

Detalhes do nosso Património - 29 de março de 2019

 

A exposição pretende difundir pormenores de imóveis da arquitetura madeirense, e   alguns apontamentos do nosso património imaterial.   O trabalho foi desenvolvido pelos formandos do Ensino Noturno da Escola Básica e Secundária de Machico, num projeto interdisciplinar que promove as aprendizagens pessoais num ambiente educacional.

Sendo que esta amostra está dividida em três núcleos:

“A Toponímia” consiste numa seleção de alguns topónimos incomuns do concelho de Machico, cujo objetivo é divulgar este património imaterial e o porquê destas denominações;

“Espaço doméstico” surge no âmbito da temática “Conforto Térmico” com o intuito de reviver as memórias dos formandos referentes à panóplia de artefactos utilizadas pelos madeirenses para se manterem confortáveis, termicamente;

 “A arquitetura” desenvolveu-se dentro do tema “Construção e Arquitetura”, pretende revelar e valorizar detalhes indeléveis do património imóvel de Machico. Para tal, foram feitas algumas pesquisas fotográficas e a criação de algumas réplicas representativas.

 ler mais ...

Percurso pedestre - Levada Nova - 29 de março de 2019

 

Nos dias 21 e 28 de março, de 2019, no âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no “Projeto de Apoio às Ciências”, realizou-se o “percurso pedestre: EBSM - Levada Nova –  Ribeira Grande - Maroços - EBSM”, com as turmas 9º1 e 9º5.

Esta iniciativa pretendeu promover a saúde e bem-estar do organismo humano, com a prática de exercício físico e atividades na natureza, e sensibilizar para as questões da qualidade ambiental e dos contributos individuais para a preservação do ambiente e qualidade de vida.

A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes.

 ler mais ...

Campanha “Doe um livro” - 28 de março de 2019

 

               As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura, projeto da SRE que pretende promover o gosto pela leitura e pela escrita, bem como o desenvolvimento de hábitos de leitura, vêm por este meio dar a conhecer a campanha “Doe um livro”.

               Esta decorrerá entre os dias 28 de março e 26 de abril. O objetivo é recolher livros, contemplados no Plano Nacional e Regional de Leitura (LER+), de forma a integrá-los na biblioteca da nossa escola e no Baú de Leitura.

               Espalhada pela escola, há informação orientadora e esclarecedora.

               Em cinco locais específicos, existem caixas identificadas, onde podem ser      colocados os livros LER+:

               - Hall de entrada – Edifício Norte e Sul

               - Sala de Professores – Edifício Norte e Sul

               - Biblioteca

               Assim, se há em casa livros que já não lê/lês, partilhe/partilha com quem tem gosto pela leitura.

               Quando não queremos, há mais quem queira…

               Aguardamos a vossa/tua colaboração.

 

 

As dinamizadoras:

Mª Cármina Moreira e Graça Gouveia

 

 

 ler mais ...

EBSM em projeto Erasmus+ em Gran Canárias - 27 de março de 2019

 

Um grupo constituído pelos alunos Paulo Spínola do 9º3; Daniel Nunes do 9º5; Catarina Câmara do 10º3; Luísa Catanho do 11º3 e Olívia Martins do 11º 8 acompanhados pelas professoras Inês Relva e Paula Nóia do Clube Europeu participa, em Gran Canárias, entre os dias 23 e 31 de março, num encontro integrado no programa Erasmus+ “Smartphones for smarter students”.

Durante esta semana, os alunos partilham os trabalhos realizados nas respetivas escolas, e trabalham em conjunto, sobre as possibilidades proporcionadas pela utilização, de uma forma positiva, dos telemóveis num contexto pedagógico e para informação turística. Participam ainda em visitas, nomeadamente ao centro da cidade de Aguimes e à cidade de Las Palmas.

Na terça-feira, o grupo da escola de Machico, juntamente com os anfitriões de Gran Canárias e com as outras escolas parceiras no projeto provenientes da Alemanha, Áustria e Roménia foram recebidos pelo presidente da Câmara de Aguimes.

Os alunos ficam alojados na casa dos seus colegas canarinos proporcionando assim um maior contacto entre os alunos do projeto e com as respetivas famílias.

Os alunos e professores das escolas parceiras serão recebidos na escola de Machico, daqui a um ano, em março de 2020.

As professoras: Inês Relva e Paula Nóia

 ler mais ...

Momentos EFA - 27 de março de 2019

   

Os Momentos EFA tiveram início no dia 28 de fevereiro, com a presença da Associação Musical e Cultural Xarabanda. Este grupo trouxe-nos a literatura popular recitada e cantada e enriqueceu-nos com novos conhecimentos. Foi gratificante saber que a cultura popular madeirense está a ser salvaguardada, por pessoas que amam o nosso património cultural para que as gerações vindouras possam aprender com a sabedoria dos antepassados.

 Os Momentos EFA continuaram entre os dias 20 e 22 de março. Uma iniciativa que pretendeu promover as aprendizagens fora da sala de aula, numa partilha de saberes. Nestas noites especiais, contámos com a presença de diversos preletores que nos trouxeram temáticas aliciantes desde o bordado Madeira associado à moda, a prevenção das dependências e o património cultural móvel e imóvel.

No Edifício Norte, estiveram patentes as exposições “Detalhes do nosso Património”, “A Toponímia”, “Espaço doméstico”, “Reciclagem”, “A arquitetura”, “A embarcação”, “O bordado” e “Barómetro dos Direitos Humanos”, com trabalhos projetados e elaborados pelos formandos.

O dia 22 foi particularmente especial devido à realização da atividade Sarau Artístico, dando-se a conhecer os talentos dos nossos formandos e formadores que nos presentearam com declamações, leituras expressivas e músicas que nos encheram a alma. Um especial obrigado ao técnico de informática e ao formando que ficaram encarregues de preparar todo o equipamento técnico de som para que o Sarau pudesse ter a qualidade que apresentou.

Posteriormente, realizou-se um chá convívio onde se promoveu a confraternização e a partilha de iguarias.

A todos agradecemos o empenho e a dedicação na preparação e realização de todas as atividades propostas. Um bem-haja a todos os participantes, contamos com novos Momentos em 2019/2020, aquando da celebração dos dez anos dos Cursos EFA na nossa escola.

            Texto das formandas Virgínia Vieira, Ermelinda Roque e Manuela Nóbrega, EFA NS, turma 4

 ler mais ...

EBSM@Projeta-te - "Machico, Terra Primeira" - 22 de março de 2019

 

Informa-se que, no intuito de apresentar à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos projetos e clubes, a escola decidiu substituir as aulas do dia 28 de março (quinta-feira) pela apresentação do resultado destas atividades. Estas terão início às 9:30h e prolongar-se-ão até às 17h e os alunos serão acompanhados pelos professores aos diferentes espaços reservados para esse efeito, de acordo com o programa divulgado no site da escola.

Mais se informa que a escola desenvolverá estas atividades com a normalidade que carateriza um dia de aulas.

 ler mais ...

Centro Internacional de Negócios da Madeira - 21 de março de 2019

  

No dia 20 de março aconteceu o torneio escolar do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Esta iniciativa envolveu 10 equipas  da nossa escola, envolvendo alunos do 3º ciclo e do ensino secundário. Após a aplicação do Quizz com perguntas e respostas referentes ao CINM e com a colaboração da empresa Dr. Why?, determinamos as três equipas que irão disputar a final - 1º lugar foi conquistado pela equipa 11.1 (alunos do 11ª1 - Augusto; Luisa; Rubina  e Pedro Santos); 2º lugar pela equipa "Portadas" (alunos do 10º6 e 7  - Maria Menezes; Daniela; Gonçalo; Patrícia; Maria Leonor e Gonçalo) e 3º lugar pela equipa "Gloriosos" (alunos do 10º9 - Nuno; Rubina; Linda; Carolina e Cláudia). 

 

 ler mais ...

Atletismo da EBSM vence 4ª Taça de Benjamins - 20 de março de 2019

A equipa de Benjamins da nossa escola venceu no passado sábado, dia 16 de março, a 4ª Taça de Benjamins, organizada pelo Club Sport Marítimo na pista de atletismo do Carmo.

A equipa composta por Matilde Freitas, Elisa Vasconcelos, Matias Freitas, João Silva, Bernardo Nóia, Alcino Drummond e Henrique Caldeira totalizaram 65 pontos no final das quatro provas: 40m barreiras, Decassalto, Lançamento do Arco e Jogo da Cancela, vencendo às restantes 17 equipas presentes.

 

 ler mais ...

Cursos EFA - 15 de março de 2019
Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais - 14 de março de 2019

 

Entre os dias 18 a 22 de fevereiro realizou-se a Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Escola Básica e Secundária de Machico com a temática “Convivendo na Diversidade’.

Ao longo da semana aconteceram inúmeras atividades, das quais são destacadas as exposições ‘Encurtar distâncias, estreitar laços’, com a evolução dos meios de transporte e dos meios de comunicação ao longo da história. E no dia 21, a exposição de carros no pátio exterior com um Ford de 1926 e outros veículos que nos permitiram observar a evolução dos transportes ao longo dos tempos.

Ao nível das palestras, a escola teve a presença de Celina Cruz do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações que abordaram o “Diálogo Intercultural”, do jornalista Juvenal Xavier que falou da História da RTP na Madeira e do padre Ricardo que falou da sua experiência enquanto missionário.

Nos dias 19 e 20, foi também dinamizado um circuito económico subordinado ao tema ‘Vivendo e Convivendo na Economia Global’ de forma a elucidar os alunos sobre as áreas de comércio e serviços presentes na economia nacional.

E no dia 22 concretizou-se a visita de estudo à “Baixa” da Cidade do Funchal, envolvendo alunos do 11º ano do Curso de Línguas e Humanidades, dando ênfase à multiculturalidade e interculturalidade destes grandes aglomerados populacionais.

Aconteceram atividades interativas de caráter lúdico e inclusivo em vários momentos da semana como os jogos da Inclusão e das culturas que contaram com a participação de vários alunos.

Os jogos educativos estão cada vez mais enraizados no processo de ensino aprendizagem, exercendo um papel preponderante, que permite conciliar o entretenimento com a cooperação de todos os alunos. Esta atividade conseguiu quebrar barreiras e mitos que existem em crianças e jovens com limitações nas atividades escolares e revelou ser um método de ensino extremamente aliciante e ao mesmo tempo divertido.

O departamento agradece a toda a comunidade educativa pela colaboração disponibilizada na concretização das diversas atividades.

 

 ler mais ...

Concurso #menoresnemumagota - 13 de março de 2019

 

No âmbito da campanha que está a decorrer a nível nacional, que pretende alertar para prevenção do consumo de álcool por menores de idade, durante a semana que está a decorrer (11 a 15 de março), encontra-se na entrada do bloco norte um Mega Hastag, com o qual os alunos poderão tirar fotos de grupo, individuais ou fazer vídeos, e partilhá-las nas suas páginas nas redes sociais. Haverá prémios para as publicações com mais "likes".

Para mais informação poderão consultar a página #menoresnemumagota

 

Concurso Individual    -- Concurso Turma 

 ler mais ...

O Valor da Água - 12 de março de 2019

 

No âmbito do projeto Eco-Escolas, no dia 11 de março de 2019, pelas 14H decorreu no auditório da biblioteca da nossa escola, uma Ação de Sensibilização intitulada “O Valor da Água”, apresentada pela Dra. Luísa Vieira da ARM - Águas e Resíduos da Madeira.

A Equipa Eco-Escolas

 ler mais ...

Papel Por Alimentos - 11 de março de 2019

   

Recolha de papel, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”

     O projeto Eco-Escolas em parceria com o Banco Alimentar, irá dinamizar uma campanha de recolha de papel, intitulada “Papel Por Alimentos”. Esta tem como objetivo conseguir mais alimentos, através da doação de papel usado.

      A recolha decorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio na Escola Básica e Secundária de Machico.

Solicitamos a todos a colaboração nesta campanha.

“O nosso papel é essencial na luta contra a fome”

 ler mais ...

Feira dos Minerais - 11 de março de 2019

 

Nos passados dias 26, 27 e 29 de fevereiro decorreu na nossa Escola a Feira dos Minerais. Este evento de periodicidade anual teve como principais objetivos proporcionar à comunidade escolar um contacto mais profundo com o mundo das ciências da terra, representado na feira pelos variados tipos de rochas em exposição, fósseis, bem como de diversos materiais provenientes da manufaturação das rochas. Deste modo, alertando as pessoas para a beleza e importância das rochas no dia-a-dia, conseguiu-se promover um modelo de desenvolvimento da exploração dos recursos minerais equilibrado. Pensamos contribuir para uma gestão responsável / sustentável dos recursos naturais.

 A organização do evento coube ao Projeto de Apoio às Ciências juntamente com o grupo disciplinar 520 – Ciências Naturais que consideraram que os objetivos foram cumpridos e que a adesão das pessoas continua a ser positiva e justificar a realização do evento.  

 

Prof. Rosário Rainha

 

 ler mais ...

Plantar o Futuro - 11 de março de 2019

 

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, será dinamizada uma atividade desenvolvida pela Secretaria da Educação, “Plantar o Futuro” que se enquadra no Programa de Recuperação da Natureza e Educação Ambiental. Esta consiste numa ação de plantação de árvores nas Serras de Santo António, nos dias 29 de março e 2 e 5 de abril.

Equipa Eco-Escolas

 

 ler mais ...

Visita à Universidade da Madeira - 8 de março de 2019

 

No passado dia 27 de fevereiro, quarenta e dois alunos do 12º ano  visitaram os laboratórios de Engenharia Eletrónica, Bioquímica,  Biologia e Enfermagem da Universidade da Madeira. Esta visita educativa foi orientada pela Associação Académica da Madeira da UMa, que desenvolve estas atividades para acolher e complementar a informação necessária para os futuros candidatos ao ensino superior, nomeadamente a oferta formativa da instituição e os apoios que existem para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de seguir uma formação superior.

 ler mais ...

Básica e Secundária de Machico na Grécia - 1 de março de 2019

 

Um grupo de alunos e professores da EBSM esteve na Grécia entre os dias 17 e 24 de fevereiro, no âmbito do projeto Erasmus+ “OCHAP – A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos”.

Numa semana cheia de atividades, os alunos participaram num Role-Play; numa conferência em que discutiram a União Europeia: a entrada ou saída de estados membros, nomeadamente o Brexit e o alargamento a novos estados, a moeda única e as crises. Participaram ainda em aulas conjuntas com alunos da Grécia e dos outros países parceiros no projeto: Roménia, Letónia, Chipre e Espanha.

Fora das salas de aula, o grupo foi conhecer a herança cultural da UNESCO na Grécia: a Acrópole e Delfos.  Visitou ainda vários locais em Atenas: o Parlamento; o Estádio Panatenaico, localizado no mesmo local onde se realizaram os antigos jogos olímpicos; os jardins reais; a livraria nacional; a fundação Stavros Niarchos e o centro histórico de Atenas. O grupo teve ainda a oportunidade de assistir a música e danças gregas e de conhecer a gastronomia do país.

Os nossos alunos: Diana Pires, Daniela Caldeira, Érica Pimenta, Nélio Bacanhim do 12º 6, ficaram hospedados em casa dos alunos gregos, ficando assim a conhecer melhor a sua cultura e permitindo uma maior aproximação aos alunos e suas famílias.

Os professores dos vários países participaram ainda num workshop onde trocaram experiências sobre a utilização de métodos ativos e participativos nas respetivas escolas.

Inês Relva (coordenadora do Clube Europeu)

 ler mais ...

Jogo da Inclusão - 1 de março de 2019

 

   Sob o tema “Convivendo na Diversidade” decorreram duas atividades de caráter lúdico e inclusivo na Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Estas foram dinamizadas e orientadas pela equipa de Educação Especial da EBS Machico e contaram com a participação de vários alunos.

   Os jogos educativos estão cada vez mais enraizados no processo de ensino aprendizagem, exercendo um papel preponderante, que permite conciliar o entretenimento com a cooperação de todos os alunos. Esta atividade conseguiu quebrar barreiras e mitos que existem em crianças e jovens com limitações nas atividades escolares e revelou ser um método de ensino extremamente aliciante e ao mesmo tempo divertido.

   Sónia Nunez

 

 ler mais ...

Exames - 2019 - 1 de março de 2019

Inscrição para a 1.ª fase das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência do ensino básico e do ensino secundário 2019: de 28 de fevereiro a 18 de março.

Atenção: Os alunos que pretendam candidatar-se ao ensino superior em 2019 devem fazer o pedido de senha para a plataforma de candidatura online no sítio:
https://www.dges.gov.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

Os alunos do ensino secundário poderão consultar o Guia Geral de Exames 2019 no sítio:
https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/guia-geral-de-exames-2019

 ler mais ...

2ª FASE do TRIATLO LITERÁRIO - 1 de março de 2019

 

 

A.PU.RA.DÍ.SSI.MA!

 

         Tudo aconteceu na Biblioteca Municipal de Machico, no dia 25 de fevereiro, por volta das 14:30h.

         A aluna Bianca Couto, do 7º4, foi a vencedora da 2ª fase do concurso do Baú de Leitura, TRIATLO LITERÁRIO, tendo estado envolvidas, nesta atividade, as escolas dos concelhos de Santa Cruz, Machico e Santana.

         Desta vez, foi o conto de Teolinda Gersão, Avó e neto contra vento e areia, integrado na obra A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, dirigida a alunos do 3º ciclo, alvo de análise e exploração.

     Assim, o concurso foi constituído por três modalidades: a leitura, a escrita e a interpretação.

         No final, a discente teve acesso a um certificado de participação, bem como a dois livros, ofertados pelo Baú de Leitura e pela Câmara Municipal de Machico, respetivamente.

         Como definido no regulamento do concurso, a Bianca Couto transitará para a fase final – a regional, que decorrerá, em princípio, no Design Centre Nini Andrade Silva, em maio.

         Até lá, serão rececionadas e fornecidas as pistas para a discente se preparar, de modo a representar a EBSMachico, ao mais alto nível.

         O Baú está contigo! FORÇA!

                                                                                                                                     “Um por todos e todos pela leitura”

                                                                                As dinamizadoras do Baú de Leitura:

                                                                                              Mª Cármina e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

Mega Sprint EBSM 2019 - 28 de fevereiro de 2019

 

A pista de Atletismo do Carmo foi palco no passado dia 27 de fevereiro da fase Regional do Mega Sprint que coroou a nossa escola como a grande vencedora entre as 11 escolas da RAM presentes. Para isso contribuíram o 2º lugar alcançado pela equipa de Benjamins, o 1º lugar da equipa de Infantis, o 2º lugar da equipa de Iniciados e o 1º lugar da equipa de Juvenis. Com quase três centenas de participantes, individualmente, o destaque vai para a aluna Catarina Vieira, vencedora dos 40m e salto em comprimento nos infantis femininos, Carlota Freitas que venceu o comprimento nas iniciadas, Matilde Freitas que venceu o comprimento nas benjamins e José Correia o Lançamento da Bola Medicinal no escalão de juvenis. Parabéns aos 36 alunos que tão bem representaram a nossa escola!!

 

 ler mais ...

Campeonato Regional de Jogos Matemáticos - 27 de fevereiro de 2019

 

A nossa Escola participou pela primeira vez no Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, na sua terceira edição, pela primeira vez para o 1º e 2º ciclos, que se realizou no Pavilhão Gimnodesportivo da Ribeira Brava, no dia 22 de fevereiro.

 Dos alunos que frequentam o Clube de Matemática e que manifestaram interesse foram selecionados, para participar, o aluno Francisco André Soares Vieira, para o jogo Produto e as alunas: Iara Margarida Calaça Freitas, para o jogo Rastros e Vera Cristina de Jesus Nóbrega, para o jogo Gatos e Cães, todos do 5º ano turma 1. Na primeira eliminatória ficamos com o 10.º lugar no jogo Gatos e Cães, o 6.º lugar no jogo Produto e o 4º lugar no jogo Rastros, tendo passado à segunda eliminatória.

 Foi uma experiência nova, conhecemos outros alunos e professores de cerca de 82 escolas da Madeira e Porto Santo e tivemos oportunidade de conhecer muitos jogos matemáticos que desconhecíamos.

Para o ano lá estaremos!

 ler mais ...

SEMANA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA - 22 de fevereiro de 2019
EBSMachico preside à Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - 20 de fevereiro de 2019

 

Pelo segundo ano consecutivo, Luís Calado, aluno da nossa escola, é eleito Presidente da Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário).

Esta eleição exigiu a realização de uma reunião preliminar, que teve lugar na Assembleia Legislativa da Madeira, no passado dia 15 de fevereiro, com o intuito de, em conjunto com os restantes dois elementos da Mesa, coordenar e preparar a ordem de trabalhos da referida sessão. 

As sessões regionais do Parlamento dos Jovens (Básico e Secundário) realizar-se-ão nos dias 25 e 26 de fevereiro, respetivamente.

 

 ler mais ...

Dia da Internet +Segura - 20 de fevereiro de 2019

 

A EBSM celebrou o Dia da Internet +Segura com duas sessões de sensibilização intituladas “À procura do Eu Digital” e dinamizadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Nas sessões abordaram-se diferentes temáticas como:

Sobreviver online: Questões Básicas – Segurança, Privacidade e Termos de Utilização;

Verdade ou Consequência – Saber identificar Fake News e definir estratégias para a procura de informação;

Há vida lá fora – Dependências Online e Estratégias de Prevenção. 

A Escola e os alunos foram presentados com material promocional e na biblioteca da Escola divulgaram-se cartazes de promoção da segurança na Internet.

 

 ler mais ...

Projeto - Banda Desenhada - 18 de fevereiro de 2019

 

Projeto de Banda Desenhada reforça envolvimento da comunidade nestas Celebrações
600 Anos «na primeira pessoa»

«Mais do que uma celebração, é, de facto, muito especial e gratificante assistirmos à interpretação e criação, do ponto de vista artístico, daquela que foi a nossa história, ao longo destes seis séculos, particularmente pelas mãos das nossas novas gerações, num contributo que reforça e valoriza, ainda mais, o envolvimento da comunidade nestas comemorações que foram pensadas e projetadas para todos». A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que esta manhã participou, na Escola Básica e Secundária de Machico, numa das Sessões de Trabalho do projeto de Banda Desenhada “o Desembarque”, alusivo às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo. Uma iniciativa desta Escola que envolve os alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais.
Realçando a importância «da afirmação e maior divulgação do papel que Machico assumiu na expansão marítima portuguesa e, mais concretamente, no início do povoamento da nossa ilha», Paula Cabaço destacou, ainda e na ocasião, a validade deste Projeto «no necessário aprofundamento da história junto dos alunos, de uma forma criativa, numa experiência que, aliada a esta temática, abre espaço não só à investigação e pesquisa histórica mas, também, à descoberta e maior valorização criativa dos talentos dos nossos jovens».
A par dos Workshops sobre História e Criatividade que têm vindo a ser desenvolvidos, «também este Projeto de Banda Desenhada será apoiado, no âmbito dos 600 Anos, do ponto de vista editorial e da sua divulgação nas várias Bibliotecas da Região e noutros espaços a definir», referiu Paula Cabaço.
«Esta iniciativa vale enquanto excelente complemento ao Mercado Quinhentista – que, para além da recriação histórica que engloba, passa a ter uma obra a reforçar os conteúdos históricos da época – mas, também, enquanto experiência vivida na primeira pessoa, pelos nossos jovens», rematou.
Refira-se que este Projeto se divide em três capítulos: A Lenda de Machim, Enviados do Infante e o Povoamento.

 

 ler mais ...

Semana do departamento de Ciências Humanas e Sociais - 15 de fevereiro de 2019
ESCOLA DE MACHICO VENCE OLIMPÍADAS DA EUROPA - 14 de fevereiro de 2019

 

A Escola Básica e Secundária de Machico venceu a 3ª edição das Olimpíadas da Europa, que decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no dia 13 de fevereiro.

Depois de vencer a 1ª edição, em 2017, e ter ficado em segundo lugar no ano passado, a Escola Básica e Secundária de Machico voltou a vencer as Olimpíadas da Europa, um concurso promovido pela eurodeputada Liliana Rodrigues, em parceria com a Secretaria Regional da Educação.

Os alunos de Machico tiveram um desempenho excelente, na final, em que acertaram nas quinze questões que lhes foram colocadas superando as equipas da Apel e da Gonçalves Zarco.

Como prémio, os alunos e a professora coordenadora ganham uma viagem a Bruxelas para visitar o Parlamento Europeu, a realizar no início de abril..

A equipa vencedora é constituída pelos alunos Cristina Vieira e Liliana Santos do 12º5, Luís Calado do 12º6, Juliana Erra e João António Ribeiro do 10º2 e pela professora Inês Relva.

 

Inês Relva – Coordenadora do Clube Europeu

 ler mais ...

#aminhavoznaUE - 13 de fevereiro de 2019

 

ESCOLA DE MACHICO NO CONCURSO #aminhavoznaUE

Alunas do Clube Europeu da EBS Machico participaram no concurso #aminhavoznaUE, que decorreu no auditório da Casa da Luz, no dia 1 de fevereiro.

As alunas Ana Luísa Nunes, Cristina Vieira, Diana Moreira e Liliana Santos, coordenadas pela professora Inês Relva, abordaram o tema: “Direitos dos consumidores e dos passageiros”, tendo apresentado algumas propostas no sentido de melhorar a proteção dos consumidores.

Este concurso, organizado numa parceria entre o Centro Europe Direct da Madeira, a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e a secretaria Regional de Educação tem como objetivo sensibilizar para a importância da União Europeia no nosso dia a dia e alertar para a importância da participação dos cidadãos europeus nas eleições para o Parlamento Europeu que, em Portugal, se realizam no próximo dia 26 de maio de 2019.

Inês Relva – Coordenadora do Clube Europeu.

 ler mais ...

Os Lusíadas – Viagem à Índia - 13 de fevereiro de 2019


O espetáculo “Os Lusíadas – Viagem à Índia (ida e volta), da Companhia Contigo Teatro, subiu ao palco do auditório da EBSMachico, no dia 7 de fevereiro, pelas 10 horas. Todos os alunos de nono ano embarcaram na viagem épica feita por Vasco da Gama até à Índia, pela voz do ator António Fonseca, durante noventa minutos. Para além de apresentar alguns episódios épico-líricos da epopeia camoniana, o ator, numa espécie de “falação”, relacionou-os com o tempo atual.

A contigo Teatro esteve na nossa escola, a convite do grupo disciplinar de Português.

 

 ler mais ...

Corta Mato Jovem Escolar - 1 de fevereiro de 2019

 

Decorreu no dia 30 janeiro, nos Jardins do Lido, o Corta Mato Jovem Escolar, organizado numa parceria entre a Direção de Serviços do Desporto Escolar e a Associação de Atletismo da Madeira. Este ano, o número de inscritos excedeu o milhar de crianças e jovens pertencentes a 31 escolas da RAM e 8 clubes.

A nossa escola participou com 29 alunos trazendo para Machico 3 medalhas individuais e 2 troféus coletivos.

A nível individual, destaque para o Benjamim B João Figueira que ficou na segunda posição e para os juniores Gonçalo Vieira e Edgar Freitas, primeiro e segundo lugar, respetivamente. Coletivamente, realce para as vitórias das equipas de Benjamins Masculinos - João Figueira, João Vilela, João Pimenta, António Martins, Henrique Vasconcelos e Alcino Drummond e de Juniores Masculinos - Gonçalo Vieira, Edgar Freitas, Eduardo Freitas, Gonçalo Calaça e Luís Martins.

Parabéns a todos os participantes.

 

 ler mais ...

Atividades laboratoriais de observação e dissecação - 30 de janeiro de 2019

 

Atividades laboratoriais de observação e dissecação, desenvolvidas com as turmas um e cinco do nono ano, nos seguintes temas:

Coração - sistema cardiovascular

Pulmões - sistema respiratórios

As atividades desenvolvidas visaram proporcionar aos alunos a observação direta dos órgãos de mamífero (porco) que se assemelham, em morfologia e funcionamento, aos órgãos humanos. Pretende-se, assim, um conhecimento mais prático da constituição dos órgãos estudados nas aulas de Ciências Naturais.

Prof.  Manuel Menezes

 ler mais ...

Simulação de erupções vulcânicas - 30 de janeiro de 2019

 

Atividades laboratoriais de simulação de erupções vulcânicas, desenvolvidas com as turmas 7º3 e 7º4.

As atividades desenvolvidas visaram proporcionar aos alunos a construção de um aparelho vulcânico e a observação de uma erupção vulcânica - atividade vulcânica efusiva. 

Com o recurso a este trabalho prático laboratorial, pretende-se consolidar conhecimentos abordados no decurso das aulas de Ciências Naturais, no âmbito do estudo das consequências da dinâmica interna da Terra, nomeadamente o vulcanismo.

Prof.ª Isabel Jesus

 

 ler mais ...

Como ajudar o meu educando a alcançar o sucesso educativo - 22 de janeiro de 2019

No passado dia 14 de janeiro o Serviço de Psicologia e orientação e o Gabinete de desenvolvimento de competências pessoais e sociais da Escola Básica e Secundária de Machico desenvolveram a ação de sensibilização intitulada, Como ajudar o meu educando a alcançar o sucesso educativo, destinada a pais e encarregados de educação dos alunos de 2.º ciclo da escola.

Os principais objetivos da ação de sensibilização foram: Refletir sobre os hábitos de estudo que influenciam o processo de aprendizagem; Fornecer ferramentas que permitem melhorar o desempenho académico dos educandos e Propiciar estratégias de auxílio na organização e planeamento de estudo.

 ler mais ...

Semana das Línguas - 21 de janeiro de 2019
Dia de Reis é celebrado na escola - 17 de janeiro de 2019

Como manda a tradição, os professores de música da nossa escola vestiram-se a rigor, juntaram alguns alunos e cantaram os reis em diversos espaços da mesma, na sexta-feira, dia quatro de janeiro de 2019. É muito bom verificar que a EBSM se preocupa em manter vivas as nossas tradições. Bom trabalho!

 ler mais ...

Ações de sensibilização para os Encarregados de Educação: - 14 de janeiro de 2019

 

14 de janeiro – às 19 h, no auditório da escola, destinada aos  
Encarregados de Educação do 2º Ciclo, com o tema “COMO AJUDAR O SEU  EDUCANDO A ALCANÇAR O SUCESSO EDUCATIVO”, proferida pela psicóloga da escola, Dra. Liliana Roque, e pelos professores responsáveis pelo Gabinete de Competências Pessoais e Sociais, Dra. Alda Borges, Dra.Tânia Andrade, Dra. Susana Viríssimo e Dr. José França.

 30 de janeiro – às 18:30h, no auditório da escola, , destinada a todos  os Encarregados de Educação, com o tema "ENQUANTO PAIS, COMO CONTRIBUIR PARA O SUCESSO ESCOLAR DOS SEUS EDUCANDOS", proferida pelo Dr. Armando Correia.  

  

 ler mais ...

Concurso Literacia 3Di 2018/2019 - 9 de janeiro de 2019

Tal como prometido, boas notícias!

Já são conhecidos os alunos que vão representar a nossa Escola na fase distrital da LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento, que decorrerá no dia 15 de março, entre as 13:45h e as 16:00h, na Escola Ângelo Augusto da Silva, Funchal.

Matemática - Francisco Vieira

Ciência - Rodrigo Sousa Sol

Leitura - Bianca Couto

Inglês - Emily Rose Freitas da Silva

E agora, vamos treinar para vencer a Final Regional e representar a Madeira na Final Nacional que acontecerá a 17 de maio, em Lisboa.

João Luís Freire – Professor Coordenador a nível de Escola

 ler mais ...

Festa de Natal reúne mais de mil na EBSM - 14 de dezembro de 2018

Sob o tema ‘EBSM – Uma Escola com Valor (es)’, realizou-se no passsado dia 14 de dezembro a habitual Festa de Natal.

O evento reuniu mais de mil pessoas, entre alunos, professores, funcionários e alguns encarregados de educação que vibraram com as actuações dos clubes e projectos da escola: Cordofones, Dança, Bandas Rocks, Encanta Escola, Expressão Plástica e Ensino Articulado.

Um convívio inclusivo com muita música, dança e brincadeira à mistura para assinalar o final do primeiro período escolar.

 ler mais ...

Alterações Climáticas em debate na EBSM com a presença de Carlos Pereira - 13 de dezembro de 2018

Carlos Pereira, deputado da Assembleia da República, esteve na nossa escola, no dia 10 de dezembro, para debater as Alteração Climáticas. Nesse momento de diálogo e partilha de conhecimentos, foram apresentadas causas e enumeradas consequências, numa clara sensibilização para a urgência da adopção de novos modelos comportamentais que garantam um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Esta oportunidade surgiu no âmbito do desenvolvimento do projeto “Parlamento dos Jovens” que, este ano, tem como tema as Alterações Climáticas, uma problemática transnacional cada vez mais urgente e a merecer a maior atenção por parte de todas as estruturas da sociedade.

 

 ler mais ...

Desporto Escolar - 10 de dezembro de 2018

Decorreu nos passados dias 10 e 24 de novembro as primeiras competições externas do Desporto Escolar.

A nossa escola esteve mais uma vez muito bem representada, com muito ânimo, desportivismo e respeito por todos os intervenientes.

No atletismo voltamos a ter muitos pódios nos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados. A atividade do dia 24 foi anulada devido ao mau tempo.

No Badminton, dia 10 estiveram em atividade os juvenis, que no sexo masculino alcançaram um pódio total para a nossa escola. Na segunda concentração estiveram em prova os escalões de infantis e juniores, muitas ausências devido à festa dos finalistas, nos juniores masculinos alcançou-se um 3º lugar.

No Futsal, os nossos infantis masculinos apesar da sua determinação e vontade não conseguiram superar os seus desafios, já as nossas meninas estiveram muito bem ao vencer todos os jogos disputados. No escalão de juvenis masculinos uma vitória e uma derrota, foi o saldo do dia vinte e quatro.

Na Natação, como tem vindo a ser hábito, a nossa escola voltou a estar em muitos pódios, nas diversas provas disputadas, totalizaram 51 pódios, 20 de primeiro lugar, 18 de segundo e 13 de terceiro.

No Ténis de mesa, referência para o 2º e 3º lugar conquistado nos infantis 1 masculinos.

No Voleibol, os escalões de juvenis femininos e masculinos alcançaram vitórias em todos os jogos, e pela margem máxima 2-0.

No escalão de juniores, na modalidade de Voleibol e Basquetebol os jogos foram adiados devido à cerimónia dos finalistas.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido.

 

 ler mais ...

Informações

Minimizar

Informações-prova 2018/2019 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico