Notícias

Minimizar
Desporto Escolar - 10 de dezembro de 2018

Decorreu nos passados dias 10 e 24 de novembro as primeiras competições externas do Desporto Escolar.

A nossa escola esteve mais uma vez muito bem representada, com muito ânimo, desportivismo e respeito por todos os intervenientes.

No atletismo voltamos a ter muitos pódios nos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados. A atividade do dia 24 foi anulada devido ao mau tempo.

No Badminton, dia 10 estiveram em atividade os juvenis, que no sexo masculino alcançaram um pódio total para a nossa escola. Na segunda concentração estiveram em prova os escalões de infantis e juniores, muitas ausências devido à festa dos finalistas, nos juniores masculinos alcançou-se um 3º lugar.

No Futsal, os nossos infantis masculinos apesar da sua determinação e vontade não conseguiram superar os seus desafios, já as nossas meninas estiveram muito bem ao vencer todos os jogos disputados. No escalão de juvenis masculinos uma vitória e uma derrota, foi o saldo do dia vinte e quatro.

Na Natação, como tem vindo a ser hábito, a nossa escola voltou a estar em muitos pódios, nas diversas provas disputadas, totalizaram 51 pódios, 20 de primeiro lugar, 18 de segundo e 13 de terceiro.

No Ténis de mesa, referência para o 2º e 3º lugar conquistado nos infantis 1 masculinos.

No Voleibol, os escalões de juvenis femininos e masculinos alcançaram vitórias em todos os jogos, e pela margem máxima 2-0.

No escalão de juniores, na modalidade de Voleibol e Basquetebol os jogos foram adiados devido à cerimónia dos finalistas.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido.

 

 ler mais ...

A EBS Machico entregou prémios de mérito aos melhores alunos - 4 de dezembro de 2018

 Os melhores alunos da Escola Básica e Secundária de Machico do ano letivo 2017/18 foram premiados no dia 4 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no auditório da escola. Do quadro de mérito fazem parte cerca de 120 alunos, mas na cerimónia apenas um aluno de cada nível foi destacado. Os restantes serão congratulados pelos seus diretores de turma no decorrer da semana, na presença da sua turma.

Estiveram presentes na cerimónia o presidente do Conselho Executivo, José Maria Dias, o Secretário da Educação, Jorge Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, o Diretor de Marketing e Comunicação da NOS Madeira, Luís Sena Lino, a Presidente do Conselho da Comunidade, Ana Rosa Freitas, e o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBSM, Richard Abreu. O melhor aluno do 12º ano recebeu, da empresa Nos Madeira, um cheque valor de 500 euros.

Nos discursos, foi destacada a importância dos bons resultados escolares para o sucesso dos alunos como futuros cidadãos ativos.

 

 ler mais ...

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro de 2018

No dia 3 de dezembro pretendeu-se lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência realizando uma exposição alusiva À temática. Para o efeito, tivemos alguns  materiais cedidos pela Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas.

Para além dos materiais adaptados (em braille, em negro ampliado, escrita em símbolos pictográficos, entre outras adaptações),  foi possível aos visitantes da exposição  observar o livro “O pássaro que brilha” que concorreu ao 4ª  edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil  Inclusiva “Todos podem ler”, nas versões adaptadas em símbolos pictográficos e negro ampliado. 

Esta exposição contou, ainda, com a visionamento do trabalho desenvolvido no ano letivo 2017/2018 pelos alunos da sala 111.

 ler mais ...

Prémios de mérito 2017-2018 - 3 de dezembro de 2018
Bênção das capas - 3 de dezembro de 2018

No dia 23 de novembro, a nossa escola celebrou a festa dos finalistas, isto é, a bênção das capas dos alunos de 12º ano.

                Como é já tradição, os alunos de 12º ano, ensinos diurno (regular e profissional) e noturno, juntaram-se na entrada da escola, trajados a rigor. Dali partiram, acompanhados pelos respetivos padrinhos, Ricardo Franco e Dalila Jarimba, e pelo Presidente do Conselho Executivo da nossa escola, professor José Maria Dias, em desfile até a Igreja Matriz, onde se celebrou a missa, animada pelo grupo de jovens “De Mãos Dadas Contigo”. Seguiram-se ainda os habituais jantar e baile.

                Parabéns a todos os alunos!

 

 ler mais ...

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 30 de novembro de 2018
Inspiring Future - 29 de novembro de 2018

No passado dia 21 de novembro decorreu na Escola Básica e Secundária de Machico o Projecto Inspiring Future. Realizaram-se algumas atividades que permitiram esclarecer aos alunos participantes as alternativas que existem depois da conclusão do ensino secundário. Das 12:00h às 13:30h decorreu uma sessão de esclarecimento sobre o Acesso ao Ensino Superior, dirigida aos alunos do 12º ano de escolaridade. Das 14:00h às 15:30 h aconteceram dois workshops, “A Melhor decisão é tua” e “Como sobreviver de salto alto e gravata”, para alunos do 11º e 12º anos. Também, a comunidade escolar teve a oportunidade de visitar na parte da tarde os expositores alusivos ao ensino superior dentro e fora de Portugal, da responsabilidade de diferentes instituições de ensino superior de Portugal. Os interessados neste tipo de informação podem solicitar, junto da biblioteca desta escola, exemplares do material que gentilmente foi deixado por essas instituições.

Para saber mais sobre este Projeto de âmbito nacional, Inspiring Future, poderão consultar o sítio www.inspiringfuture.pt

 

 ler mais ...

A Química é divertida - 29 de novembro de 2018

 

Visita de Estudo à Universidade da Madeira (UMa) – “A Química é divertida”

No passado dia 23 de novembro, os alunos das turmas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 de nono ano, da Escola Básica e Secundária de Machico tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do Centro de Química da Madeira (CQM) e entender/conhecer o trabalho dos investigadores/estudantes, pois puderam visualizar a realização de uma grande variedade de atividades laboratoriais e ter acesso à explicação científica das mesmas. Deste modo, os alunos adquiriram uma perspetiva diferente, e mais alargada nas áreas do trabalho laboratorial, pesquisa e comunicação.

A organização da visita de estudo à Universidade da Madeira ficou a cargo do grupo disciplinar de Física e Química e contou com a colaboração da EBSM, da UMa e dos professores acompanhantes.

As reações dos alunos às experiências foram surpreendentes e o balanço bastante positivo.

 

A delegada

Fernanda Costa

 

 ler mais ...

Sensibilização para o voto nas eleições europeias - 28 de novembro de 2018


A escola Básica e Secundária de Machico, juntou-se esta segunda feira à luta contra a abstenção nas eleições europeias do próximo dia 26 de maio de 2019, numa sessão dinamizada por Marco Teles do Centro Europe Direct da Madeira, integrada no concurso “A minha Voz na UE".  No concurso, organizado pelo Centro Europe direct e pela Eurodeputada Cláudia Aguiar,  a escola é representada pela equipa “As Machim” composta pelas alunas Ana Luísa Nunes, Cristina Vieira, Diana Moreira e Liliana Santos do 12º 5.

As alunas começaram por lembrar que estas são as únicas eleições para as instituições europeias em que os cidadãos podem eleger os seus representantes e apelaram aos colegas presentes na conferência para votar e levar essa mensagem para amigos e família. Convidaram ainda os colegas a expressar a sua opinião sobre o futuro da União Europeia.

Marco Teles mostrou que a votação nas eleições europeias tem vindo a diminuir desde as primeiras eleições em 1979, facto que é necessário inverter pois não devemos deixar os outros decidir o nosso futuro.

As Machim propõem-se continuar a divulgar a mensagem da importância do voto nas eleições europeias.

 

As Machim

 ler mais ...

Concurso Nacional Literacia3Di - 26 de novembro de 2018

 

Entre os dias 19 e 30 de novembro, alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, respetivamente, nos domínios da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês participam na 4.ª edição do Concurso Nacional, Literacia3di, criado pela Porto Editora.

A primeira Fase – Local – a nível de escola, selecionará um/a aluno/a de cada domínio que, em março de 2019, concorrerá com os outros vencedores de cada uma das escolas da Madeira. Depois, o vencedor regional de cada domínio disputará a Fase Final Nacional, no dia 17 de maio de 2019, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Para além dos saberes postos em prática, cada concorrente, dos 130 que se inscreveram na nossa escola, demonstra ser capaz de interagir com uma ferramenta tecnológica cada vez mais em uso na dimensão educativa: o computador.

Recordamos que a nossa escola já teve dois participantes a representar a Madeira na Fase Final Nacional: primeiro em Leitura e depois em Inglês.

São experiências como estas que motivam para a competência do saber fazer, conhecimento que se adquire, primeiro na família, depois na escola e ao longo da vida.

João Luís Freire,

Professor-Coordenador de Escola da Literacia3Di.

 ler mais ...

Conferência: “Parlamento Europeu: A minha voz na União Europeia” - 23 de novembro de 2018

A escola Básica e Secundária de Machico recebe na segunda feira 26 de novembro o Centro Europe Direct para uma sessão de esclarecimento sobre o Parlamento Europeu, a única instituição europeia eleita através de sufrágio universal direto pelos cidadãos da União Europeia.

 

A conferência faz parte do “Roteiro das eleições” que o centro Europe Direct está a desenvolver junto das escolas participantes no concurso ”#A minha voz na UE" organizado pelo referido Centro e pela eurodeputada Cláudia Aguiar. Este concurso tem como objetivos esclarecer sobre o Parlamento Europeu e incentivar à participação dos cidadãos, em especial dos jovens, nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 26 de maio de 2019.

 

A equipa representante da escola de Machico neste concurso, convida os alunos do 12º ano e os do 11º ano de cursos profissionais a participar na conferência e a emitir a sua opinião sobre o que desejam para o futuro da União Europeia e sobre o que gostariam que a União Europeia consagrasse nos direitos dos consumidores e dos passageiros.

Para isso devem utilizar o link https://goo.gl/forms/SW144bnIBENz1Bsl1 e preencher o questionário. Será sorteado um delicioso prémio entre os participantes da conferência que respondam ao questionário até às 23:59 de 26 de novembro.

A equipa de Machico: Ana Luísa Nunes, Cláudia Vieira, Diana Moreira, Liliana Santos (12º 5); Inês Relva (Professora)

   

 

 ler mais ...

2ª fase das Olimpíadas da Europa - 22 de novembro de 2018

Escola de Machico volta a apurar-se para a 2ª fase das Olimpíadas da Europa

A escola Básica e Secundária de Machico foi uma das 6 escolas apuradas para a 2ª fase do concurso “Olimpíadas da Europa” que decorreu na passada quarta feira, 21 de novembro, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Após assistir aos cinco sorteios que escolheram as equipas participantes de cinco eliminatórias, o destino estava traçado: a escola de Machico ia enfrentar os mesmos adversários que os venceram na final do ano passado. Mas do outro lado, a escola Horácio Bento de Gouveia, também não estava melhor.

A competição foi renhida, as duas escolas estiveram quase sempre empatadas ou com diferença de um ponto. Após as quinze questões previstas, foi necessário recorrer a questões extra para o desempate. Aqui vencia quem respondesse primeiro, mas a nossa escola acertou e os adversários não. Passámos à 2ª fase a decorrer a 13 de fevereiro, dia em que também decorre a final.

A equipa, orientada pela professora Inês Relva, foi constituída pela Cristina Vieira e Liliana Santos do 12º 5; Luís Calado do 12º 6; João Ribeiro e Juliana Erra do 10º 2, como efetivos, e pela Ana Luísa do 12º 5 e Rúben Abreu do 10º2 como suplentes.

 ler mais ...

Eco - códigos das Escolas do Concelho de Machico - 12 de novembro de 2018

 

No âmbito do projeto “Eco - códigos das Escolas do Concelho de Machico”, a Escola Básica e Secundária de Machico, mais uma vez, foi premiada pelas boas práticas ambientais. A “Nossa” escola foi  representada pelas Coordenadoras do Eco-Escolas, juntamente com os alunos da Turma 6 do 7ºano, que se deslocaram ao Solar do Ribeirinho para receber o Galardão e o certificado pelas boas práticas ambientais.

A atividade terminou com o hastear simbólico de 12 bandeiras nos jardins do Solar do Ribeirinho.
A Equipa do Eco-Escolas
 ler mais ...

Halloween - 31 de outubro de 2018

De 29 de outubro a 2 de novembro a nossa escola foi invadida pelo espírito do Halloween, com bruxas como cenário inspirador de uma tradição anglo-saxónica, que foi entusiasticamente vivido pelos nossos alunos.

Promovido pelo grupo de Inglês / alemão, este evento prolongou-se por cinco dias repletos de actividades, onde os alunos puderam mostrar a sua criatividade criando as decorações alusivas à festividade. Não faltou imaginação e originalidade por parte dos alunos.

Salientamos o trabalho das turmas das artes dos 11º e 12º anos, que colaborou na criação deste ambiente com a criação de disfarces, tendo por base uma história verdadeiramente “aterradora”, muito a preceito destas festividades.

Agradecemos profundamente a colaboração, participação e interesse demonstrados por todos aqueles que estiveram envolvidos neste projecto.

No próximo ano há mais!

 ler mais ...

Campanha "Pilhão vai à Escola" - 31 de outubro de 2018
 
Como é do vosso conhecimento o Projeto Eco-escolas desenvolve uma variedade de atividades, entre as quais recolha de pilhas e baterias usadas.
No âmbito da campanha o “Pilhão vai à Escola”, sensibilizamos toda a comunidade escolar, sobre esta campanha que consiste na recola de pilhas e baterias usadas. Além da nossa escola poder ganhar prémios, o ambiente agradece.

Estas pilhas e baterias usadas devem ser colocadas no Pilhão que se encontra junto à funcionária do 1º piso do bloco Sul e no pilhão que se encontra no hall junto à funcionária no 1ºpiso do bloco Norte.

Desde já agradecemos a colaboração de todos.
 ler mais ...

Concurso Nacional, Literacia3di - 31 de outubro de 2018
 
A EBSM participa na 4.ª edição do Concurso Nacional, Literacia3di, em todos os domínios, Matemática (5.º ano), Ciência (6.º ano), Leitura (7.º ano) e Inglês (8.º ano), com um total de 130 alunos.
As provas realizar-se-ão do seguinte modo:
a) Primeira Fase – Local - de 19 a 23 de novembro de 2018 para o 2.º ciclo e de 26 a 30 de novembro para o 3.º ciclo, nas instalações dos respetivos agrupamentos escolares ou estabelecimentos de ensino não agrupados inscritos.
b) Segunda Fase – Distrital - de 11 a 22 de março de 2019, num estabelecimento de ensino localizado em cada uma das capitais de distrito/ região autónoma, a definir pela Porto Editora.
c) Terceira Fase – Final Nacional - A final da presente edição realiza-se a 17 de maio de 2019, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Lisboa).
Recordamos que na 3.ª edição, o finalista da Madeira no domínio do Inglês foi um aluno da nossa Escola.
 ler mais ...

Estimando o Pão por Deus - 26 de outubro de 2018

Está a decorrer, de 26  a 31 de outubro a atividade Estimando o Pão por Deus, da responsabilidade do grupo de Matemática. Nos bares dos alunos encontram-se os cartazes explicativos da atividade bem como as caixas com o  " Pão por Deus".  No dia 2 de novembro serão anunciados os vencedores.

Zózima Afonseca

 

 ler mais ...

Escola de Machico visita a Alemanha no âmbito do projeto Erasmus+ - 18 de outubro de 2018

Alunos e professores da nossa escola foram recebidos na Câmara Municipal de Winsen, na Alemanha, juntamente com os seus parceiros do projeto Erasmus+ “Smartphones for Smarter Students”.

Os alunos Inês Alves do 9º4, Leonor Caldeira do 9º2, Juliana  Erra do 10º 2, Diogo Mendonça do 8º4 e João Nóia do 11º1, acompanhados pelas professoras Paula Nóia e Inês Relva do Clube Europeu, encontram-se a participar num encontro transnacional com os seus parceiros da Alemanha, Áustria, Espanha (Canárias) e Roménia.

Este projeto tem como objetivos potenciar a utilização das novas tecnologias na escola, promoção da igualdade de género na utilização das tecnologias e promoção da utilização de métodos inovadores nas salas de aula.

No primeiro dia do encontro, após as apresentações dos participantes, foi escolhido o logo do projeto, tendo sido vencedor o logo apresentado pela nossa escola com dezassete votos contra dez do segundo classificado.

 ler mais ...

Caminhada pela saúde Portela – Funduras - 18 de outubro de 2018

 As turmas 9º1 e 9º5, 2018 2019, realizaram a Caminhada pela saúde Portela – Funduras – Machico, no passado dia 08 outubro 2018.

 
A iniciativa, orientada pelo professor Manuel Menezes, da disciplina de Ciências Naturais, inserida no Plano de Atividades da Escola e no Projeto de Apoio às Ciências, teve início na Central de Autocarros de Machico, às 15h30 e chegada pelas 19:00, junto à Escola Básica e Secundária de Machico.
 
Pretendeu-se concretizar medidas, preconizadas no programa da disciplina, para a saúde e bem-estar do organismo humano – exercício físico e atividades na natureza – e, com a observação das espécies e comunidades da nossa floresta, a sensibilização para a importância da sua preservação no bem-estar e na saúde individual e comunitária.
 
Apesar do terreno enlameado, pelas chuvas dos dias anteriores, e do cansaço acumulado, os participantes cumpriram, com brio, os objetivos propostos e a caminhada correu bem.  

Manuel Menezes
 
 ler mais ...

A nossa Cultura e a nossa História através de métodos ativos e participativos - 10 de outubro de 2018

A Escola Básica e Secundária de Machico acolhe encontro transnacional Erasmus+

A escola Básica e Secundária de Machico está a receber, de sete a treze de outubro, os seus parceiros do projeto Erasmus+ designado “OCHAP - A nossa Cultura e a nossa História através de Métodos Ativos e Participativos”. 

Coordenado pelo Clube Europeu, é um projeto desenvolvido, ao longo de 24 meses, entre dezembro 2017 a novembro 2019, em parceria com 5 outras escolas de Chipre, da Grécia, Letónia, Roménia e Espanha. 

Ao longo do encontro, os alunos vão partilhar entre si conhecimentos sobre o património mundial da UNESCO de cada um dos parceiros. Participam num debate sobre questões da atualidade numa dimensão europeia, e representam personalidades de cada um dos países.

Os professores partilham experiências na utilização de métodos ativos de aprendizagem.

O grupo participa em diversas visitas a locais relacionados com o património da UNESCO, e com a história e cultura da Madeira, em especial de Machico.

Na segunda feira, professores e alunos do projeto foram recebidos pela Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Machico com o pelouro da educação, Mónica Vieira e assistiram à procissão do senhor dos milagres.

Na terça feira o grupo foi ao Pico do Arieiro, à levada dos balcões e ao parque temático.

Os alunos participam, durante o encontro, numa conferência sobre a herança da Unesco, os refugiados e personalidades sobre cada um dos países. 

A escola recebe 18 alunos estrangeiros e 13 professores.  Da EBSM, participam nesta receção 13 alunos durante toda a semana. Algumas turmas tiveram oportunidade de assistir a algumas sessões de trabalho.

Os professores partilham métodos e práticas pedagógicas ativas de aprendizagem utilizadas nos respetivos países.

 
 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico com Voto de Louvor - 10 de outubro de 2018

 

O projeto Mercado Quinhentista de Machico voltou a ser agraciado, desta feita com um Voto de Louvor atribuído pela Assembleia Municipal de Machico.


A entrega desta distinção teve lugar na sessão solene das comemorações do Dia do Concelho de Machico, no dia 9 de outubro, no Solar do Ribeirinho. Na cerimónia, estiveram presentes os cinco professores da EBSM que, no presente, constituem a Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista para, em nome de todos quantos têm contribuído para o crescimento deste projeto de enriquecimento curricular, receberem este Voto de Louvor.


À Assembleia Municipal de Machico e a todos aqueles que têm caminhado connosco nesta viagem pela nossa História, a nossa sincera gratidão!

 

 ler mais ...

Medalha de Ouro de Mérito Turístico - 1 de outubro de 2018

 

Foi com muito orgulho que o Mercado Quinhentista recebeu, no dia 27 de Setembro, data em que se assinalou o Dia Mundial do Turismo, a Medalha de Ouro de Mérito Turístico, uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, que visa homenagear personalidades e entidades que têm trabalhado em prol do turismo e da promoção do destino “Madeira”. A cerimónia de entrega destes prémios (nas categorias de bronze, prata e ouro) teve lugar na Fortaleza do Pico, com particular destaque para o Mercado Quinhentista de Machico que, pelo contributo prestado no sector do turismo e pela participação nas Comemorações dos 600 Anos, foi agraciado com a única medalha de ouro atribuída.

O Mercado Quinhentista é um projeto coletivo, que nasceu na nossa Escola, em 2006, e cresceu graças à dedicação e abnegação de Muitos. A todos aqueles que acreditaram no projeto “MQ” e que, ao longo dos últimos treze anos, têm colaborado para que cada edição seja marcada pelo sucesso, o nosso MUITO OBRIGADO!

 

 ler mais ...

Smart phones for smarter students - 7 de setembro de 2018

 

 

“Smart phones for smarter students”: novo projeto de intercâmbio

O clube europeu da Escola Básica e Secundária de Machico inicia novo projeto de intercâmbio no âmbito do programa Erasmus + da União Europeia, com outros quatro países: Alemanha, Áustria, Espanha (Canárias) e Roménia.

Denominado “Smart phones for smarter students, o projeto desenvolve-se de setembro de 2018 a agosto de 2020 e destina-se a alunos entre os 13 e os 16 anos. 20 alunos (10 rapazes e 10 raparigas) terão a oportunidade de trabalhar com os alunos dos países parceiros na utilização e desenvolvimento de aplicações para smartfones. Em grupos de 5 alunos poderão visitar um dos países parceiros e ficar na casa de alunos do país visitado podendo assim conhecer o modo de vida desse país. Em contrapartida, os nossos alunos deverão receber na sua casa os alunos dos países parceiros quando estes nos visitarem.

Os alunos interessados em participar neste projeto deverão inscrever-se no clube europeu. Poderão fazê-lo no seguinte link.

https://goo.gl/forms/Jnxl1NtZTuFphXJr1

Esclarecimentos e outra informação poderão ser obtidos através do email clubeeuropeuebsmachico@gmail.com, ou junto das professoras Inês Relva e Paula Nóia.

 

 

 ler mais ...

Ação Social – Entrega de manuais escolares - 24 de agosto de 2018
Orçamento Participativo Jovem - Portugal 2018 iniciou na EBSM - 18 de julho de 2018

 

                Este ano, o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) – Portugal 2018 teve o seu início na nossa escola com a participação de algumas dezenas de jovens de vários concelhos da RAM.

             Os trabalhos foram iniciados, na tarde de 12 de julho, com a presença do presidente do conselho executivo da EBSM, José Maria Dias, o representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, Pedro Folgado, a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Machico, Mónica Franco, e o secretário regional da juventude e desporto, David Gomes. José Maria Dias agradeceu a realização de eventos desta importância na nossa escola, “tão relevante no panorama regional”.

            Depois de um breve esclarecimento acerca das características essenciais para a apresentação das propostas, os jovens presentes trabalharam em grupos e apresentaram propostas em quatro possíveis áreas temáticas: Desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental, que podem atingir um orçamento de 100 000 euros por projeto.

                 Depois de apresentadas as propostas e escolhidos os projetos que apresentam todas as condições para serem desenvolvidos (percurso que será concluído até o final de 2018), será hora de votar, pois apenas os projetos mais votados serão escolhidos (até esgotar o montante de 500 000 euros). Portanto, vamos estar atentos para podermos avaliar os melhores projetos e podermos escolher!

 Se não tiveste oportunidade de participar, tens entre 14 e 30 anos e ideias para a Madeira e Porto Santo, até 29 de julho ainda podes enviar as tuas propostas para https://opjovem.gov.pt.

 

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um processo de participação democrática em que os cidadãos jovens, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive, apresentam e votam projetos de investimento público.

 

Se ficaste interessado neste assunto ou nos projetos desenvolvidos pela Direção Regional de Juventude e Desporto, podes consultar as suas páginas do Facebook ou Instagram.

 

 

 

 ler mais ...

Manuais escolares - 16 de julho de 2018
CINM entrega I-PAD a aluno da Escola Básica e Secundária de Machico - 12 de julho de 2018

 

Emanuel Dinarte Mendonça Neto, aluno do 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM), foi o vencedor do concurso “As realidades do Centro Internacional de Negócios da Madeira – a sua relevância no contexto regional ou no município de Machico”, um concurso promovido pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira S.A. (SDM) no âmbito do protocolo de cooperação entre esta sociedade e a EBSM.

A cerimónia teve lugar hoje no referido estabelecimento de ensino e contou com a presença do presidente da SDM, Francisco Costa, assim como com o seu elo de ligação com a escola, Filipe Teixeira. A EBSM foi representada pelo presidente do Conselho Executivo, José Maria Dias, pela professora Lucinda Moreira, representante do projecto na escola, e pelos vários alunos do ensino secundário que participaram neste concurso, assim como alguns professores que os acompanharam.

No decorrer das intervenções, o presidente do Conselho Executivo da EBSM fez questão de referir que os prémios entregues constituem apenas incentivos aos alunos, realçando que o realmente importante é o interesse dos alunos pelo conhecimento do Centro Internacional de Negócios, uma mais-valia para a realidade regional e em consequência nacional. Ainda acrescentou que, por parte da escola, existe disponibilidade para a continuação deste protocolo entre estas duas entidades, destacando o apoio desta sociedade à escola, nomeadamente no projeto “Mercado Quinhentista”.
O presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira reiterou a relevância dos protocolos com as escolas para o desenvolvimento da Região, numa perspectiva de salientar a importância de divulgar o Centro Internacional de Negócios da Madeira como instrumento com o objectivo de criar sustentabilidade na nossa economia, por forma a nos tornarmos cada vez menos dependentes da ajuda externa e cada vez mais auto-suficientes. Da mesma forma, mostrou-se interessado em manter o apoio ao Mercado Quinhentista e a parceria com a EBSM, uma escola com uma grande dimensão no conselho onde está situado um dos sectores do Centro Internacional de Negócios: a Zona Franca e Industrial.
Para finalizar, foi entregue um certificado a todos os alunos que participaram neste concurso, quer na área da Geografia C (12º ano), quer na área da Economia (11º ano).
 ler mais ...

CINM entrega I-PAD a aluno da Escola Básica e Secundária de Machico - 12 de julho de 2018

Emanuel Dinarte Mendonça Neto, aluno do 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM), foi o vencedor do concurso “As realidades do Centro Internacional de Negócios da Madeira – a sua relevância no contexto regional ou no município de Machico”, um concurso promovido pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira S.A. (SDM) no âmbito do protocolo de cooperação entre esta sociedade e a EBSM.

A cerimónia teve lugar hoje no referido estabelecimento de ensino e contou com a presença do presidente da SDM, Francisco Costa, assim como com o seu elo de ligação com a escola, Filipe Teixeira. A EBSM foi representada pelo presidente do Conselho Executivo, José Maria Dias, pela professora Lucinda Moreira, representante do projecto na escola, e pelos vários alunos do ensino secundário que participaram neste concurso, assim como alguns professores que os acompanharam.
No decorrer das intervenções, o presidente do Conselho Executivo da EBSM fez questão de referir que os prémios entregues constituem apenas incentivos aos alunos, realçando que o realmente importante é o interesse dos alunos pelo conhecimento do Centro Internacional de Negócios, uma mais-valia para a realidade regional e em consequência nacional. Ainda acrescentou que, por parte da escola, existe disponibilidade para a continuação deste protocolo entre estas duas entidades, destacando o apoio desta sociedade à escola, nomeadamente no projeto “Mercado Quinhentista”.
O presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira reiterou a relevância dos protocolos com as escolas para o desenvolvimento da Região, numa perspectiva de salientar a importância de divulgar o Centro Internacional de Negócios da Madeira como instrumento com o objectivo de criar sustentabilidade na nossa economia, por forma a nos tornarmos cada vez menos dependentes da ajuda externa e cada vez mais auto-suficientes. Da mesma forma, mostrou-se interessado em manter o apoio ao Mercado Quinhentista e a parceria com a EBSM, uma escola com uma grande dimensão no conselho onde está situado um dos sectores do Centro Internacional de Negócios: a Zona Franca e Industrial.
Para finalizar, foi entregue um certificado a todos os alunos que participaram neste concurso, quer na área da Geografia C (12º ano), quer na área da Economia (11º ano).
 ler mais ...

Formações geológicas ao longo do Vale de Machico - 20 de junho de 2018
 
No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no Clube de Apoio às Ciências, concretizou-se a visita de estudo: observação de formações geológicas ao longo do Vale de Machico, nos dias 30 de abril e 3 de maio, com as turmas 7º1 e 7º2, respetivamente.
A visita de estudo, em percurso pedestre, teve como objetivo a observação do resultado das ações erosivas exercidas sobre o vale de Machico e respetivos agentes; a metamorfização de piroclastos pelas escoadas lávicas (produzindo os tufos vulcânicos); afloramentos colunares em disjunção prismática na pedreira da Ribeira Grande e escoada composta com formação de tubos lávicos - Furnas do Cavalum. De referir que a escoada basáltica proveniente do cone vulcânico que originou o que é hoje conhecido por Lagoa do Santo da Serra, correu pelo paleovale de Machico  formando as atuais zona dos Landeiros, parte dos Maroços e Ribeira Grande e Fazenda, no interior da qual existem vários tubos de lava, designados por Grutas do Cavalum.
A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes.
 ler mais ...

Agente X -Edição 2018 - 20 de junho de 2018

 

EBSMachico dominou o pódio do Campeonato Regional de Resolução de Problemas

Agente X -Edição 2018


A Nossa Escola participou na Final Regional do Agente X, que decorreu na Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) a 14 de junho, com nove Agentes acompanhados pela Professora Sónia Caires.


Na categoria MINI (2.°ciclo) tivemos a participação de dois agentes e na categoria MAX (3.°ciclo - 7.° e 8.°anos)  seis.


No 3º ciclo os nossos alunos arrecadaram os três primeiros prémios e ainda um 5º lugar :
1.° lugar - Francisca Pão , 8.°5 – 250€.
2.° lugar - Isabel Costa, 8.°2 – 3 viagens para observação de cetáceos.
3.° lugar - Diogo Mendonça, 7.°4 – duas viagens ao Porto Santo.
5º lugar - Marta Gonçalves de Sousa 8º 1
No segundo ciclo, a aluna Linda Inês Viveiros do 5º6, conseguiu um 7º lugar.


Refira-se que, na final, estiveram cerca de 60 agentes de cada ciclo, provenientes das várias escolas da Madeira.

 

Os Grandes Vencedores da Final Agente X Max
Estamos de Parabéns pelo Excelente Desempenho dos nossos alunos!
Sónia Caires

 

 


 

 ler mais ...

Percurso pedestre Caniçal: Baía d’Abra – Sardinhas - 20 de junho de 2018
    
       No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola, realizou-se o “percurso pedestre Baía d’Abra – Sardinhas” nos dias 31 de maio, com a turma 7º2 e 12 de junho, com as turmas 9º1 e 9º3.
O objetivo da caminhada foi concretizar medidas preconizadas para a saúde e bem-estar do organismo humano, como o exercício físico e atividades na natureza, bem como apreender, no local, conceitos do programa da disciplina de Ciências Naturais do 3º Ciclo, nomeadamente tipos de rochas, ação erosiva sobre o solo e atividade vulcânica. A Ponta de S. Lourenço, pela ação erosiva a que está sujeita, apresenta-nos uma enorme exposição de registos geológicos que retratam a atividade vulcânica de formação da ilha, de tal forma que podemos considerar este local um “museu natural”.
      A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes.
 ler mais ...

Matrículas 2018 - 2019 - 13 de junho de 2018
Dia do Autor Português - 12 de junho de 2018
      A Biblioteca comemorou o Dia do Autor Português (22 de maio) com a presença da escritora Ilda Gonçalves e do ilustrador Pedro pisco. Os alunos de 5º ano ouviram os convidados falar sobre a sua arte – a escrita e a ilustração, tiveram a oportunidade de conhecer uma das suas obras – O João e a Andorinha Sábia - e foram desafiados a fazer uma ilustração referente ao livro.
      Podes encontrar o livro O João e a Andorinha Sábia na Biblioteca da Escola!
 ler mais ...

À VOLTA DO MUNDO NOS LIVROS - 12 de junho de 2018
     O ano letivo está a terminar e a Biblioteca da tua escola sugere-te que VIAJES À VOLTA DO MUNDO NOS LIVROS, durante as tuas férias de verão!
     Consulta na Biblioteca as nossas sugestões e também algumas curiosidades!
 ler mais ...

Visita de estudo à fábrica Insular - 11 de junho de 2018

 

No dia 9 de Maio, âmbito da disciplina de Ciências Naturais, foi realizada, uma visita de estudo para os alunos das turmas do 9º4 e 9º5, à fábrica da Insular, na Zona Franca e Industrial da Madeira. A visita de estudo enquadra-se na temática da alimentação, objeto de estudo no programa da disciplina, e visa observar a produção alimentar, nomeadamente os critérios nutricionais utilizados e regras de higiene alimentar implementadas.

Esta iniciativa foi organizada pela professa da disciplina, Alexandra Santos, juntamente com a dinamizadora do Projeto de Apoio às Ciências, Rosário Rainha.

Rosário Rainha

 ler mais ...

Visita de estudo - Ponta de São Lourenço - 8 de junho de 2018

 

               No passado dia 4 de Junho, a turma do curso profissional de Técnico de Turismo 10º10, realizou uma visita de estudo à vereda da Ponta de São Lourenço - Cais do Sardinha.

                 Esta visita teve como principais objetivos: identificar a criação das áreas protegidas como forma de conservação da natureza, reconhecer a importância da defesa do Património Natural e reconhecer a interdependência do turismo e ambiente.

                A visita de estudo constituiu um agradável momento de convívio entre professores e alunos, bem como desenvolveu a capacidade de observação direta e indireta do meio envolvente.

 ler mais ...

Palestra sobre Áreas Protegidas da RAM - 7 de junho de 2018

 

 

No dia 23 de Maio, âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia , foi realizada, uma palestra para as turmas do 8º1 e 10º3, sobre as áreas protegidas da RAM.  

 Enquadrando-se na temática dos conteúdos abordados ao longo do ano na disciplina de Ciências Naturais e na disciplina de Biologia.

      Esta iniciativa foi organizada pela dinamizadora do Projeto de Apoio às Ciências, professora Rosário Rainha, juntamente com os professores das respetiva turma do 8º1 da disciplina de Ciências Naturais e da turma do 10º3 de Biologia.

Rosário Rainha

 ler mais ...

Passeio de Catamarã – Observação de Cetáceos - 6 de junho de 2018

No dia 30 de maio, realizou-se um passeio de catamarã para observação de cetáceos com cerca de 80 alunos e professores da escola.

Dirigido essencialmente às turmas dos cursos profissionais que assistiram à palestra sobre Cetáceos na RAM, participaram neste passeio alunos das turmas do Curso de Turismo e do Curso de Informática acompanhados pelas professoras de OTET, TIAT, AI, AMDR, TTG. Participaram ainda alunos do 11º ano do curso de Artes, alunos de Sociologia, de Geografia C e do Clube Europeu.

A viagem teve como objetivos conhecer os recursos naturais e culturais de Machico e da Madeira; conhecer recursos turísticos; experimentar serviços turísticos; sensibilizar para um desenvolvimento sustentável. 

De recordar que durante o século XX, desde o início da década de 40 até ao início dos anos 80, desenvolveu-se uma importante indústria de caça à baleia com a produção de farinhas, óleos e extração de âmbar.

Atualmente, não é permitida a caça destes animais, tendo-se desenvolvido atividades turísticas de observação de cetáceos. 

Durante o passeio foi possível observar os golfinhos no seu ambiente natural, durante um período limitado, de forma a não os perturbar.

Inês Relva

 ler mais ...

EBSM subiu ao pódio na festa do Ponto e Vírgula - 4 de junho de 2018

            No dia 30 de maio, comemorou-se, na Quinta Vigia, a festa do Ponto e Vírgula.

Para esta festa foram convidados todos os diretores das escolas, assim como os alunos e professores que participaram em atividades ligadas a este suplemento do Diário de Notícias que, em parceria com a Secretaria da Educação, levou à edição o suplemento que divulgava notícias e trabalhos enviados pelos correspondentes das escolas da Região, ao mesmo tempo que promovia o concurso “Grande Ideia”, destinado a alunos do Ensino Secundário. Estes trabalhos foram ainda divulgados no Centro Comercial “La Vie”, também numa parceria com a empresa que gere aquele espaço.

A nossa escola ficou em terceiro lugar, conquistando três segundos lugares nas categorias de ilustração, vídeo e fotografia. Ainda que tenhamos ficado muito satisfeitos, o nosso principal objetivo é contribuir para a promoção de experiências diferentes e enriquecedoras aos nossos alunos. Esperemos que continuem a participar cada vez mais. Estamos de parabéns!

 

 ler mais ...

Semana do Departamento das Ciências Humanas e Socais - 4 de junho de 2018

Integrada na temática da Semana do Departamento das Ciências Humanas e Socais da escola - O Homem no Espaço XXI”-  nos dias 16 e 20 de fevereiro e 11 de abril, respetivamente, realizaram-se as seguintes atividades:

- Visita de estudo ao Observatório Meteorológico do Funchal com as turmas do 10º 5, 6 e 12.

- Visita de estudo ao “Centro Urbano do Funchal – numa perspetiva de ordenamento do território e turística” envolvendo as turmas do 11º4, 5 e 10.

- Visita de Estudo, que envolveu as disciplinas de Geografia, Ambiente e Desenvolvimento Rural e História da Cultura e das Artes, bem como o Projeto Ciências, que incluiu uma ação de plantação de vegetação autóctone incluindo uma explanação (Poiso – Chão as Galinhas) e visita guiada ao Jardim Botânico do Funchal.

E, acresce-se o dia 24 de maio, alunos do 11º4 e 5 foram recebidos nas instalações Centro Europe Direct Madeira em Câmara de Lobos, onde foi realizada uma pequena sessão de informação que abordou alguns elementos essenciais sobre a União Europeia, como por exemplo, o processo de construção e evolução da UE, os seus estados-membros, principais direitos de cidadania e instituições. A visita ao centro urbano de Câmara de Lobos foi complementada com a ida ao Museu da Imprensa e à Biblioteca Municipal.

 

 

 ler mais ...

Os Cetáceos vão às escolas - 28 de maio de 2018

   No dia 25 de maio, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, foi realizada, uma palestra para as turmas do 8º5, 8º6 e 8º8, sobre os “Ecossistemas-Dinâmica de interação entre os cetáceos e o meio ambiente. Enquadrando-se na temática dos conteúdos abordados ao longo do ano na disciplina de Ciências Naturais.

   Esta iniciativa foi organizada pela dinamizadora do Projeto de Apoio às Ciências, professora Rosário Rainha, juntamente com os professores das respetivas turmas de 8ºano da disciplina de Ciências Naturais.

Rosário Rainha

 ler mais ...

Campanha Solidária de apoio ao Tiago - 25 de maio de 2018

Os alunos do 8º4 e a respetiva Diretora de Turma abraçaram a campanha solidária de apoio ao Tiago, promovida pelo projeto Eco-Escolas, procedendo à entrega de um avultado número de tampinhas.

 

Juntos somos mais fortes! Força Tiago!”

 

 ler mais ...

Concurso - Ponte de Esparguete - 25 de maio de 2018

Os 3 alunos de Física de 12º ano, da Escola Básica e Secundária de Machico que participaram no concurso "Ponte de Esparguete", realizado pela Universidade da Madeira, conseguiram arrecadar um dos prémios na categoria de design e estética.

 ler mais ...

Observação de corpos celestes - 25 de maio de 2018

No passado dia 18 de maio o grupo de Físico-química da EBSM, com a colaboração dos Astrónomos Amadores da Madeira, realizou o evento: Observação de corpos celestes - A luz dos corpos celestes com início às 21 horas e prolongamento até às 23 horas aproximadamente. 

 ler mais ...

Semana das Tecnologias - 18 de maio de 2018

     Durante a semana de 7 a 11 de maio,  decorreu na Escola Básica e Secundária de Machico a Semana das Tecnologias.

     Organizado pelo Departamento de Tecnologias, do qual fazem parte  os grupos disciplinares de Informática e Educação Tecnológica, este evento escolar teve como principal objetivo divulgar o trabalho realizado pelos alunos na área das tecnologias.

     Durante uma semana, a comunidade escolar teve acesso a uma programação diversificada, constituída por  exposições e apresentações dos projetos realizados pelos alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, demostrações de Robótica, confeção de doçaria regional e Bordado Madeira e ainda o concurso Rally das TIC.

Equipa vencedora do Rally das TIC:                                        

                 João Afonso Carvalho Viveiros

                João Alexandre Santos Viveiros

                João António Martins Canada

                Tiago joão Nóbrega

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - 17 de maio de 2018
O quanto sabes sobre … - 16 de maio de 2018

Nos dias quinze e vinte e três de maio decorreu, na biblioteca da nossa escola, o Concurso de Leitura onde os participantes colocaram à prova os conhecimentos adquiridos ao estudar as obras A Fada Oriana (2.º ciclo) e O Cavaleiro da Dinamarca (3.º ciclo) de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Todos os participantes estiveram de parabéns e os três primeiros classificados receberam um livro do Plano Nacional de Leitura oferecido pelos Grupos Leya e Porto Editora.

 “Um por todos, todos pela leitura.”

As dinamizadoras,

Professoras Isabel Maia e Graça Gouveia

 ler mais ...

Visita de estudo - Grutas do Cavallum - 15 de maio de 2018

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, no dia 4 de maio de 2018, foi realizada, uma visita de estudo para a turma do 10º 2, às “Grutas do Cavallum” com o objetivo de consolidar os conhecimentos no tema da vulcanologia.

Esta iniciativa foi organizada pela professa da disciplina, Alexandra Santos, juntamente com o Projeto de Apoio às Ciências.

Rosário Rainha

 

 ler mais ...

DESPORTO ESCOLAR 2018 - 14 de maio de 2018

Realizou-se nos dias 14, 28 de abril e 5 de maio, as fases finais de várias modalidades dos campeonatos do desporto escolar. Como tem vindo a ser hábito, a nossa escola foi representada pro várias equipas/alunos em várias modalidades, tendo um desempenho positivo e dignificante para a instituição que representam.

                No voleibol, a equipa de juvenis masculinos sagrou-se campeã regional, as nossas meninas perderam a final para o Liceu, num resultado muito honroso, visto a renovação total da equipa. Na modalidade do Futsal, referencia para as meninas infantis que venceram todos os jogos, sagrando-se campeãs, os masculinos não foram apurados para a fase final. Os iniciados masculinos chegaram ao pódio tendo atingido um saboroso 3º lugar.

                No Badminton foram apurados para a fase final 13 alunos, com prestações positivas, referência para a campeã no escalão de juvenis, a Marta Alves do 11º2, e ainda para o prestigiante 5º lugar nos juniores do Mário Teixeira do 12º1.

                No Ténis de mesa, foram apurados 4 alunos, com a melhor prestação a pertencer ao João Costa do 10º1, atingiu a 3ª posição nos juvenis masculinos.

                Nas Multiatividades, excelente participação dos alunos Fábio Melim, 7º6 e Vitor Aveiro, 8º1, que conseguiram um honroso 2º lugar no Kayak, no escalão de iniciados masculinos.

                Nas modalidades de Natação e Atletismo, não se realizaram fases finais. Nas atividades que participaram tiveram excelentes prestações tendo conseguido vários prémios individuais e coletivos para a nossa escola.

 ler mais ...

EBSM na final do Triatlo Literário - 12 de maio de 2018

No dia vinte e sete de abril, pelas catorze e trinta, a aluna Alice Morais Leitão, do 7.º1, participou na terceira fase do concurso Triatlo Literário, no Museu da Eletricidade, no Funchal. Este concurso surgiu no âmbito do Projeto da SRE Baú de Leitura que tem como objetivo principal a promoção do gosto pela leitura e pela escrita bem como o desenvolvimento de hábitos de leitura.

Nesse início de tarde, reuniram-se todos os vencedores da segunda etapa. A aluna Alice Leitão, não venceu, mas teve uma ótima prestação, já que os vencedores da prova final foram alunos de nono e oitavo anos.

É de referir o papel desempenhado pelos jurados, nomeadamente o papel do próprio autor da obra que os alunos estiveram a preparar, António Castro.

A fogueira dorme na bruma é um livro interessante, prosa poética que requer maturidade por parte do leitor e, por isso, a sua mensagem não era evidente numa primeira leitura.

Assim sendo, como o próprio autor referiu, todos os concorrentes estiveram de parabéns quer na prova de leitura, quer na prova de interpretação, quer na prova de produção escrita. É de destacar que nesta última, os alunos tiveram de redigir um texto em trinta minutos e os jurados elogiaram o produto final apresentado, pois os textos revelaram a veia poética de alguns discentes.

“Um por todos e todos pela leitura.”

Professoras Isabel Maia e Graça Gouveia

 ler mais ...

Hastear da Bandeira do Eco-Escolas pela 5ª vez consecutiva - 12 de maio de 2018

No passado dia 26 de abril, a comunidade escolar pôde assistir à cerimónia que antecedeu ao hastear da Bandeira do projeto Eco-Escolas, um projeto que há já alguns anos é da responsabilidade da professora Daniela Vieira e do professor João Moreira.

                A cerimónia, cuidadosamente preparada, iniciou-se com Hino Eco-Escolas da nossa escola, entoado por alunos do 2º Ciclo, sob a orientação do professor Joaquim Mendes.

                Posteriormente, pudemos ouvir as intervenções do Presidente do Conselho Executivo, o Professor José Maria Dias, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Machico, a Dr.ª Mónica Vieira, que chamaram a atenção para a importância e objetivos deste projeto na valorização da escola e, em particular, dos alunos.

                De seguida, foi a vez dos alunos do 5º2, sob a orientação do Professor Amaro Santos, dramatizarem a peça “O peixe come Plástico”, onde ilustraram a poluição dos mares, através do plástico que os peixes comem.

                Posto isto, as alunas do Clube de Dança, sob a indicação da Professora Marisa Roque, presentearam-nos com uma atuação.

                Antes do fim da cerimónia, foi a vez do apresentador, Luís Calado, lançar uma reflexão não só sobre a mudança de hábitos no que diz respeito à poluição, mas também no que se refere à consciencialização dos problemas e daquilo que cada um pode fazer para resolvê-los.

                Para finalizar em grande, foi hasteada a bandeira à entrada da nossa escola.

Luís Calado 11º7

 ler mais ...

Atletismo em destaque - 12 de maio de 2018

        A pista de atletismo do Carmo foi palco nos passados dias 21 de março e 14 de abril das fases regionais dos torneios de atletismo Mega Sprinter 2018 e Km Jovem 2018. A nossa escola, uma das referências nesta modalidade a nível escolar, não deixou os seus créditos por mãos alheias, e trouxe para Machico 5 troféus e 28 medalhas.

        Assim, no Mega Sprinter, onde estivemos representados por 37 alunos dos vários níveis de ensino que competiram nas provas de velocidade, salto em comprimento e lançamento do peso, conquistámos no escalão de Benjamins um 3º lugar, com destaque para as prestações dos alunos Luis Perestrelo e Ana Beatriz Pereira. Os Infantis subiram ao mais alto degrau do pódio, destacando-se os alunos Laura Pereira, Catarina Vieira e Pedro Nunes. Nos Iniciados, mais um 3º lugar alcançado com as melhores prestações a serem protagonizadas por Raquel Borges e José Pedro Lopes. Por fim, no escalão de Juvenis, a nossa escola sagrou-se vice-campeã, realçando-se as exibições da Érica Viveiros e Afonso Franco.

          No Km Jovem, fruto das boas exibições dos nossos alunos, a nossa escola venceu o troféu para a "melhor escola", destacando-se os resultados alcançados pelos alunos Ana Beatriz Pires (1º lugar nos infantis femininos), Hélder Henriques (2º lugar iniciados masculinos), Maria Castro (2º lugar benjamins femininos), Soraia Pina (3º lugar nas infantis femininas) e Pedro Freitas (3º lugar nos infantis masculinos) 

 ler mais ...

Exposição – Herdeiros dos Capitães-Donatários - 10 de maio de 2018
Semana dos Cursos de Educação e Formação de Adultos - 9 de maio de 2018

A Semana dos Cursos de Educação e Formação de Adultos que decorre na Escola Básica e Secundária de Machico entre 14 e 18 de maio, organizada pelas equipas técnico-pedagógicas do ensino noturno, tem por finalidade divulgar os trabalhos realizados pelos formandos ao longo do ano nos diversos cursos do nível básico (B2 e B3) e Secundário.

Visa sensibilizar o adulto e toda a comunidade escolar para diversos temas através da dinamização de palestras e atividades práticas ligadas às unidades de competência estudadas nas diferentes áreas de formação.

Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

Oportunidades para os jovens na Europa - 8 de maio de 2018

      No âmbito da celebração do dia da Europa, o clube Europeu organizou uma sessão de informação sobre oportunidades para os jovens na Europa, com a Dra. Regina Alves da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), dirigida aos alunos do ensino profissional.

      Os jovens foram informados sobre os vários programas juvenis da DRJD: Jovem em Formação, que pretende ocupar os tempos livres dos jovens com atividades que permitam o contacto com diferentes áreas profissionais; a Juventude Ativa através do qual os jovens podem trabalhar algumas horas nas lojas de juventude; o programa Mais Mobilidade que apoia a deslocação de jovens madeirenses para a participação em atividades de formação não formal e o Voluntariado Juvenil.

      Ao nível europeu, o programa Erasmus + - Juventude em Acção, o Eurodisseia e a Academia do Voluntário permitem a obtenção de experiências profissionais, mas também o conhecimento de novos países e novas culturas e o desenvolvimento de competências linguísticas.

       Os jovens interessados em obter informação mais específica e adaptada a cada um, podem contactar os serviços da DRJD.

        Esta atividade contou ainda com uma parte mais lúdica em que os participantes puderam participar num jogo com questões sobre a União Europeia.

Inês Relva – Coordenadora do Clube Europeu

 ler mais ...

Escola de Machico na final das Olimpíadas da Europa - 8 de maio de 2018

                No dia 18 de abril de 2018 a escola de Machico participou, no Colégio dos Jesuítas (Funchal), nas últimas duas fases das Olimpíadas da Europa.

                  Na segunda fase, a equipa do Clube Europeu da nossa escola, constituída pelos alunos Filipe Teixeira do 12º 4, Jéssica Calaça do 12º 3, Luís Calado do 11º 7, Juliana Erra e João Ribeiro do 9º 1, defrontou as escolas Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António e o Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira- Eng.º Luís Peter Clode, realizando uma prova exemplar ao acertar em todas as 21 questões colocadas.

                 A última prova, que foi discutida com a escola Horácio Bento de Gouveia, foi renhida, tendo a nossa escola acertado em menos duas questões que a vencedora.

 Não obstante o 2º lugar, obtido na final, a escola de Machico obteve ótimos resultados nas restantes fases, o que demonstra estudo, empenho e interesse em conhecer melhor a União Europeia.

Juliana Erra, 9º 1

 ler mais ...

Semana do Departamento de Tecnologias - 7 de maio de 2018
Herdeiros de Tristão, temática do próximo Mercado Quinhentista - 3 de maio de 2018

No dia 2 de maio foi feita a apresentação da XIIIª edição do Mercado Quinhentista, um projeto de natureza pedagógica que nasceu na Escola Básica e Secundária de Machico e que contou, desde logo, com o apoio da Câmara Municipal de Machico.

Tendo como temática Herdeiros de Tristão, o local escolhido para a apresentação desta edição foi o Largo da Igreja Matriz, junto da estátua de Tristão Vaz Teixeira. Além disso, há também a particularidade de ter sido nesse espaço que se realizou a Iª edição do Mercado Quinhentista, um projeto que foi conquistando a envolvência de muitos elementos da comunidade educativa e de muitas coletividades do concelho e que, por isso, é um projeto de todos nós e do qual somos todos herdeiros.

Contamos com todos vós nesta viagem que decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de junho próximo.

 

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - XIIIª edição - 3 de maio de 2018

O Mercado Quinhentista de Machico volta a realizar-se em junho de 2018, nos dias 1, 2 e 3. Esta XIIIª edição terá como temática os “Herdeiros de Tristão”, num momento em que se aproxima a comemoração de uma época grandiosa da História da Madeira, as comemorações dos 600 anos do seu povoamento. Pretende-se, ainda, homenagear Tristão Vaz, um dos seus primeiros capitães donatários, do qual somos herdeiros.

Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

Torneio Escolar de Basquetebol 3x3 - 1 de maio de 2018

A nossa escola esteve representada no Torneio Escolar de basquetebol 3x3, com 3 equipas, Iniciados, juvenis e Juniores/seniores, todos no género masculino. Esta actividade decorreu nas instalações desportivas da Escola Horácio Bento Gouveia, no passado dia 2 de maio das 14:00 às 17:00 horas.

A participação foi muito positiva, chegamos ao pódio com as três equipas, iniciados obtiveram o 3º lugar, juvenis o segundo e juniores/seniores o 3º lugar.

As equipas foram acompanhadas pelo prof. Jorge Caldeira, sendo constituídas pelos seguintes alunos:

Iniciados:

Che Pimenta Phipson, 7º2, Francisco Olim, José Pedro Lopes e José Pedro Jesus, 8º4

Juvenis:

Pedro Nuno Nicolau, 10º2, Afonso Silva, Illia Shlakthsitsau e Tiago Santos, 11º1

Juniores/seniores:

Nélio Duarte Bacanhim, 11º6, Daniel Sousa e Paulo Diogo Bacanhim, 11º8 e Luís Carlos Silva, 12º1

 ler mais ...

Projeto de Apoio às Ciências - 30 de abril de 2018

 

No dia 26 de abril de 2018,  no âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no “Projeto de Apoio às Ciências”, realizou-se o “percurso pedestre: EBSM - Levada Nova (túnel do Caniçal) – Maroços - EBSM”, com as turmas 9º1 e 9º3.

Esta iniciativa teve por objetivo promover a saúde e bem-estar do organismo humano, com a prática de exercício físico e atividades na natureza, e sensibilizar para as questões relacionadas com a qualidade ambiental e contributos individuais para a preservação do ambiente e qualidade de vida.

A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes.

 ler mais ...

Acesso ao ensino superior - 27 de abril de 2018

No dia 18 de abril decorreu a ação de sensibilização sobre o acesso ao ensino superior, proferida pelo Dr. João Costa e Silva, diretor regional do gabinete de acesso ao ensino superior na RAM. Mais uma vez  esta iniciativa do gabinete ir às escolas revelou-se um espaço de esclarecimento de dúvidas e de motivação para o prosseguimento de estudos. A associação de estudantes, nas pessoas de Rúben Caldeira e Adriana Vieira, congratulou-se pela preciosa informação que os alunos do décimo segundo ano receberam num momento crucial das suas vidas.

 ler mais ...

Seleção para a Mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens - 27 de abril de 2018

No dia 22 de abril realizou-se mais uma etapa do projeto Parlamento dos Jovens (Secundário). O nosso aluno Luís Calado, presidente da Mesa da Sessão Regional, esteve entre os 16 candidatos à Mesa da Sessão Nacional.

A seleção decorreu na nossa escola, por videoconferência. Após a sua apresentação, os candidatos tiveram de responder a algumas questões acerca do Regimento da Sessão Nacional. Por fim, efectuou-se a eleição dos quatro elementos da Mesa através de boletim digital enviado por email.

Desta vez, o gáudio não esteve do lado do candidato da Madeira, Luís Calado, embora seja inegável o seu empenho e dedicação. Fica, sem dúvida, mais uma experiência enriquecedora para o nosso aluno!

 ler mais ...

Visitas de Estudo ao Jardim Tropical e Museu Monte Palace - 26 de abril de 2018

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas 8º3 e 8º4 tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical e Museu Monte Palace, no dia 11 de abril. A acompanhar as referidas turmas estiveram as professoras Isabel Jesus e Isabel Maia.

No decurso destas visitas guiadas foi possível observar e fotografar muitas coleções de arte e vislumbrar uma grande biodiversidade (flora e fauna). Do Jardim Tropical Monte Palace, os alunos do 8º 3 e 8º4 destacaram a beleza dos jardins orientais e o circuito da flora da Madeira onde se observam plantas características da floresta laurissilva. Das coleções de arte, salientaram a riqueza do museu dos minerais.

 ler mais ...

Concurso – A Zona Franca Industrial - 26 de abril de 2018
Escola Básica e Secundária de Machico na Letónia - 23 de abril de 2018

 

Quatro alunos do 11º 6 e três professoras da Escola Básica e Secundária de Machico participaram num encontro de trabalho na Letónia, com outras cinco escolas de diferentes países: da Letónia, de Chipre, Grécia, Espanha e Roménia.

O encontro está integrado nas atividades de um projeto Erasmus+ da União Europeia intitulado “A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos”, cujos objetivos são motivar os alunos para o conhecimento da história, da cultura e da arte bem como sensibilizar para o conhecimento e proteção do património da UNESCO. Outro objetivo é o de desenvolver nos professores capacidades de utilização de métodos ativos de aprendizagem.

Os alunos Afonso Franco, Pedro Lemos, Lisandra Alves e Rosa Spínola participaram em duas conferências, uma sobre músicos, escritores e pintores dos respetivos países e outra sobre os direitos humanos.

As professoras Alexandra Carvalho, Ângela Franco e Inês Relva participaram em reuniões de trabalho sobre a utilização de metodologias ativas e participativas nos vários países, onde puderam partilhar as práticas das respetivas escolas.

Alunos e professores participaram em diversas atividades em conjunto para conhecer melhor o país que os acolheu. Visitaram a Catedral de Riga, construída no século XIII, o Palácio Rundale, construído no século XVIII, um exemplo do barroco considerado algumas vezes como o Versailles do Báltico. Viajaram para conhecer cidades tradicionais como Sabile e Kuldiga. Observaram as quedas de água no rio Venta e a sua ponte de tijolo. Outro dos locais visitados foi o centro histórico de Riga, classificado como património mundial da UNESCO.

A escola de Machico é a próxima anfitriã do projeto, num encontro a decorrer no próximo mês de outubro de 2018.

Inês Relva – Coordenadora do Clube Europeu

 ler mais ...

Semana das Expressões - 22 de abril de 2018

 

A Semana das Expressões decorre na Escola Básica e Secundária de Machico entre 23 e 27 de abril. É organizada pelo Departamento Curricular de Expressões que reúne os grupos disciplinares de Artes Visuais, Educação Física e Educação Musical.
Este evento escolar serve essencialmente para divulgar o trabalho realizado pelos alunos nas diferentes disciplinas e sensibilizá-los para as áreas culturais, desportivas e profissionais.
Durante uma semana, a comunidade escolar tem acesso a uma programação diversificada, integrada por várias exposições, atuações e concursos de música, torneios de educação física e conferências.

 

Consulte o programa aqui! 

Grupo de Artes Visuais (240/600) EBSM
https://artesvisuaismachico.wordpress.com/

 

 ler mais ...

Espetáculo Solidário - 20 de abril de 2018

Mais de meio milhar de pessoas esgotaram as duas sessões do Espetáculo Solidário realizado ao final da tarde de ontem pela Escola Básica e Secundária no Fórum Machico.

 
Para ajudar o Tiago Sousa, aluno da  escola que no último verão sofreu um infortúnio muito grande e que se encontra atualmente no Centro de reabilitação de Alcoitão, toda a comunidade educativa da Escola Básica e Secundária de Machico, desde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação uniram esforços e realizaram um conjunto de iniciativas que culminou com este espetáculo.

O espetáculo com cerca de 1h20 contou com várias atuações musicais, de dança e teatro protagonizadas pelos vários clubes e projetos da escola e foi abrilhantado pela presença da cantora  Vânia Fernandes que foi acompanhada pelo Coro Infantil do Conservatório Escola das Artes da Madeira.

Estiveram presentes na iniciativa o Secretário Regional da Educação, o Diretor Regional da Educação, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação de Pais do concelho. 

O Dr. Jorge Carvalho referiu que o talento dos alunos aliado à solidariedade e generosidade culminou numa louvável iniciativa, mostrando que a escola é e deve ser muito mais que um mero espaço de transmissão de conhecimentos. Deve ser um espaço de aprendizagens para a vida!

No conjunto das várias iniciativas foram angariados 4305 euros que foram entregues no final do Espetáculo ao pai do Tiago Sousa por emocionados colegas da turma do seu filho. O espetáculo terminou com uma mensagem em vídeo do Tiago a agradecer a participação e colaboração de todos e a dizer para não desistirem dos seus sonhos pois ele também não irá desistir.

 ler mais ...

XII Colóquio do Mercado Quinhentista - 10 de abril de 2018

 

XII Colóquio do Mercado Quinhentista “Herdeiros de Tristão - Memórias e Patrimónios” - 19 de maio de 2018, sábado, Fórum Machico

No seguimento dos colóquios realizados em anos anteriores e contextualizando a temática do Mercado Quinhentista de 2018, a Escola Básica e Secundária de Machico (Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista) e a Câmara Municipal de Machico realizam o XII Colóquio do Mercado Quinhentista dedicado ao tema “Herdeiros de Tristão – Memórias e Patrimónios”. Neste Ano Europeu do Património Cultural, pretende-se debater a importância da herança cultural na formação de todas as sociedades, nas suas vertentes histórica, arqueológica, artística, arquitetónica, jurídica, religiosa, documental e audiovisual.

inscrição no Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho até ao dia 11 de maio de 2018.

Mais informações pelo telefone 291964118.

*** Formação em validação pela DRE, com 18 horas, para efeitos de progressão na carreira dos Docentes, para todos os grupos de recrutamento.
 ler mais ...

Os Fachos - Uma Tradição Secular - 7 de abril de 2018

O projeto Mercado Quinhentista da Escola Básica e Secundária de Machico, colaborou na produção do documentário “Os Fachos - Uma Tradição Secular”, com realização e autoria de Eduardo Costa - Produções Audiovisuais.
Alguns alunos, professores e funcionários da escola experimentaram assim os bastidores de uma produção cinematográfica, participando como figurantes na recriação histórica de Machico no início do povoamento.

Este documentário será apresentado nos próximos dias 14 (às 18h00 e 21h00) e 15 de abril (às 16h00 e 21h00) e ainda no dia 20 de maio (também às 18h00 e 21h00), no Fórum Machico. Estas sessões estão abertas ao público em geral, sendo as entradas gratuitas.

Filmes e Fotos em https://www.facebook.com/fachosdocumentario/

Sinopse:
No passado, o Arquipélago da Madeira foi invadido por piratas e corsários.
Para se defenderem, as populações usavam um sistema de alarme composto por fogueiras que, quando acesas e estrategicamente posicionadas nos cumes das montanhas, avisavam toda a população de um perigo iminente.
Com o passar dos anos, este sistema de alarme acabou. Mas, as sucessivas gerações transportaram, até aos nossos dias, estas vivências que nos ligam ao passado através de uma tradição centenária, que é a Festa do Santíssimo Sacramento, a qual decorre no último fim-de-semana de Agosto.
Desde o ano de 1903, a população de Machico prepara, durante semanas, os picos da freguesia com fachos que, organizados, traçam barcos, peixes e motivos religiosos, o que torna esta tradição singular, épica, e apreciada por locais e visitantes. (Eduardo Costa)

 ler mais ...

Visita de estudo ao Museu Henrique e Francisco Franco e à sede do grupo Xarabanda - 3 de abril de 2018

No âmbito do projeto “Erasmus+, OCHAP – a nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos”, um grupo de alunos e professores visitaram o museu Henrique e Francisco Franco, no Funchal, para conhecer melhor a vida e a obra destes dois irmãos, artistas madeirenses, um pintor e outro escultor.

O grupo visitou também a sede do grupo musical madeirense Xarabanda.

O objetivo destas visitas foi o de recolher informações sobre artistas madeirenses para apresentar no encontro a decorrer em abril na Letónia.

Inês Relva

Coordenadora do Clube Europeu

 ler mais ...

Espetáculo solidário - 22 de março de 2018

     A Escola Básica e Secundária de Machico vai realizar no dia 20 de abril, no Fórum Machico, um espetáculo solidário cuja receita reverterá, na sua totalidade, para ajudar o aluno Tiago Sousa, “O Guerreiro”, na sua recuperação.


Os Bilhetes estarão disponíveis na Secretaria da Escola e no Solar do Ribeirinho.

 

 ler mais ...

Formação de Suporte Básico da Vida - 22 de março de 2018

Nos dias 14 e 16 de Março decorreu na nossa Escola a Formação de Suporte Básico da Vida, para as turmas de 9ºano.

Ao realizar a formação de Suporte Básico de Vida, os alunos ficarão com competências para abordar a vítima em segurança, reconhecer a pessoa inconsciente em paragem cardiorrespiratória e saber quando pedir ajuda, executar a abordagem básica da via aérea, massagem cardíaca e a posição lateral de segurança, identificar a obstrução de via aérea por corpo estranho e atuar.

Este evento realiza-se uma vez por ano, uma vez que conta nos conteúdos a lecionar na disciplina de Ciências Naturais. Tendo como principais objetivos identificar os procedimentos técnicos a adotar em caso de paragem respiratória
 e prestar socorro em situações de paragem cardiorrespiratória.

Deste modo, pensamos contribuir para aumentar os conhecimentos dos alunos no que diz respeito a esta temática.

  A organização do evento coube ao Projeto de Apoio às Ciências juntamente com o grupo disciplinar 520 – Ciências Naturais que consideraram que os objetivos foram cumpridos, tendo os alunos mostrado grande interesse e empenho na realização da formação.

Professora Rosário Rainha

 ler mais ...

EBSM@Projeta-te - Sentir as Artes - 21 de março de 2018

 

    A  Escola Básica e Secundária de Machico dinamizou no passado dia 15 de março  um dia destinado aos projetos e clubes,denominado "EBSM@Projeta-te - Sentir as Artes".

     Ao longo de todo o dia, várias foram as atividades que todos os alunos puderam participar e assistir: atuações musicais, peças de teatro, danças, desfile de moda dos anos 20 e 70, concursos de conhecimento turístico e de matemática, torneios inter turmas de futebol, expressão plástica, exposições, etc. É um dia onde os clubes e projetos têm a oportunidade de apresentar a toda a comunidade educativa o trabalho realizado ao longo do ano letivo.

      Acreditamos que o crescimento dos nossos alunos também se faz a partir das atividades extracurriculares, pois estes espaços que vão de encontro aos interesses e motivações dos alunos, promovem o espírito de pertença em relação à escola, tornam-os mais autónomos, responsáveis e participativos.

 ler mais ...

Jantar Solidário - 21 de março de 2018
Concurso Literacia 3Di - 21 de março de 2018

No dia 11 de maio, o aluno André Viveiros Ribeiro, 8.º 1, participará na Final Nacional do Concurso Literacia 3Di, Porto Editora, no Pavilhão do Conhecimento — Ciência Viva, em Lisboa. Para chegar à final, o aluno venceu a 1.ª fase a nível de escola e a fase Regional. Assim, representará a Região da Madeira na Final Nacional.

Caso seja o vencedor, os prémios serão estes:

·         uma viagem de uma semana a Cambridge (Reino Unido), para frequência de aulas de língua inglesa

·         um tablet (ou prémio de valor equivalente).

·         à escola do aluno vencedor, um prémio de 5.000€ (cinco mil euros).

 

Bem, André, knock them dead!

 ler mais ...

Escola de Machico apurada para a 2ª fase das Olimpíadas da Europa - 18 de março de 2018

A escola Básica e Secundária de Machico foi uma das seis escolas apuradas para a 2ª fase do concurso “Olimpíadas da Europa”, uma organização da eurodeputada Liliana Rodrigues e da Direção Regional de Juventude e Desporto.

A equipa do Clube Europeu da nossa escola, constituída pelos alunos Filipe Teixeira do 12º 4, Jéssica Calaça do 12º 3, Luís Calado do 11º 7, Juliana Erra e João Ribeiro do 9º1 conseguiram um excelente resultado ao responder corretamente a 19 das 21 questões colocadas sobre diversas temáticas da União Europeia.

A próxima fase realiza-se a 18 de abril, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. A equipa que ganhar a final, que se realiza no mesmo dia, ganha como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu em Bruxelas.

Recordamos que no ano passado a escola de Machico venceu esta competição.

 

A coordenadora do Clube Europeu 

Inês Relva

 ler mais ...

O pi acontece…. - 14 de março de 2018

     No dia 14 de março comemoramos o dia do Pi na Escola Básica e Secundária de Machico e no resto do mundo. A escolha deste dia prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi .

     O grupo de Matemática proporcionou diversas atividades, entre as quais a construção do Pi gigante com balões e o piquenique dos alimentos (pimpinela, pizza, picado, pepino, pipocas….), expostas no hall de entrada e no hall junto ao PBX, respetivamente.

     Na varanda foi exposta a faixa com o Pi desenhado com diversas casas decimais, por duas turmas, com as respectivas professoras, para que toda a comunidade escolar saiba que hoje celebramos o Pi.

     No cantinho do pi estão objectos disponíveis para medições do perímetro e o diâmetro de modo a determinar o valor do pi. (Basta dividir o Perímetro do circulo pelo seu Diâmetro).

     No chão da entrada do edifício norte foi construído o Pi, onde diversos alunos de variadas turmas, com a respectiva professora, colaram os algarismos correspondentes às casas decimais do pi. Assim o Pi nasceu e cresceu com a colaboração e entusiasmo de todos.

     Mas, não menos importante, o PI também poderá ser muito delicioso, pois demonstramos que o Pi está nos objectos a três dimensões, neste caso nas deliciosas bolas de berlim que foram colocadas à disposição da comunidade escolar da nossa escola.

Para finalizar ainda algumas curiosidades sobre o pi:

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do Pi", foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.

No dia 14 de março é também celebrado o aniversário de nascimento de Albert Einstein (nascido a 14 de março de 1879).

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-pi/

 

 ler mais ...

Dia da Escola - EBSM@Projeta-te - Sentir as Artes - 9 de março de 2018
Dia do pi - 8 de março de 2018
Exposição dos alunos de artes da EBSM na Junta de Freguesia de Machico - 7 de março de 2018

     No âmbito das comemorações do Dia da Mulher, inaugurou-se, no dia 8 de março, na Sala de Atividades da Junta de Freguesia de Machico, uma exposição “Um Olhar no Feminino...”, da autoria dos alunos do Curso de Artes da Escola Básica e Secundária de Machico, sob a orientação da Professora de Desenho A, Alexandra Carvalho. 
     Todos os alunos apresentaram um desenho sobre papel, com diferentes materiais riscadores (grafite, marcadores, lápis de cor, tinta-da-china, pasteis…) e foi uma forma de refletirem sobre a temática d
os direitos das mulheres e da igualdade de género.
     A exposição encontra-se aberta ao público durante os próximos dias.

 ler mais ...

Aspetos Práticos do acesso à Justiça - 6 de março de 2018

     “De nada serve um país ter belas leis, se não for possível pô-las em prática” foi o mote da sessão de esclarecimento dinamizado pelas professoras Jacinta Pimenta e Manuela Meireles, do grupo de Economia e Contabilidade, dirigida aos alunos do ensino secundário.

         Foram abordados as temáticas: o acesso ao Direito e aos Tribunais e respectivos apoios para suportar as custas dos processos, o papel do Provedor de Justiça, as funcionalidades da plataforma Citius, os Julgados de Paz e o Centro de Arbitragem de Conflitos do Consumo.

 ler mais ...

Feira dos Minerais - 4 de março de 2018
      Nos passados dias 7, 8 e 9 de fevereiro decorreu na nossa Escola a Feira dos Minerais. Este evento de periodicidade anual teve como principais objetivos proporcionar à comunidade escolar um contacto mais profundo com o mundo das ciências da terra, representado na feira pelos  variados tipos de rochas em exposição, fósseis, bem como de diversos materiais provenientes da manufaturação das rochas. Deste modo, alertando as pessoas para a beleza e importância das rochas no dia-a-dia, conseguiu-se promover um modelo de desenvolvimento da exploração dos recursos minerais equilibrado. Deste modo, pensamos contribuir para uma gestão responsável / sustentável dos recursos naturais.
       A organização do evento coube ao Projeto de Apoio às Ciências juntamente com o grupo disciplinar 520 – Ciências Naturais que consideraram que os objetivos foram cumpridos e que a adesão das pessoas continua a ser positiva e justificar a realização do evento. 

Rosário Rainha
 ler mais ...

Igualdade de Género em debate na Assembleia Legislativa da RAM - 4 de março de 2018

A Igualdade de Género foi o tema em análise na presente edição do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República em parceria com a Direções Regionais de Educação.

Como tem acontecido nos anos anteriores, a Escola Básica e Secundária de Machico marcou a sua presença neste debate que, no século XXI, continua a ser uma problemática transnacional, com um longo caminho a percorrer.

As sessões regionais (Básico e Secundário) tiveram lugar nos dias 19 e 20 de fevereiro, respetivamente, na Assembleia Legislativa da RAM. A sessão do ensino Secundário foi presidida por Luís Calado, aluno do curso de Ciências Sócioeconómicas da nossa escola, que dirigiu os trabalhos de forma exímia e é candidato à Mesa da Sessão Nacional, que terá lugar em Maio, na Assembleia da República.

O Parlamento dos Jovens é uma oportunidade para todos os alunos experienciarem o processo de tomada de decisões política e serem jovens deputados por um dia; mas é, igualmente, um importante espaço de reflexão, pesquisa, diálogo, argumentação e de partilha de ideias.

Aos alunos envolvidos no projeto, o nosso agradecimento pelo empenho e sentido de responsabilidade demonstrado!

 

 ler mais ...

Machico na fase regional do concurso Triatlo Literário - 26 de fevereiro de 2018

No dia vinte e seis de fevereiro, realizou-se, na Biblioteca Municipal de Machico, a segunda fase do concurso regional Triatlo Literário.

Tendo como vista de fundo o cenário proporcionado pela sala de trabalho da biblioteca, Machico competiu com as escolas do Caniçal, Caniço, Porto da Cruz, Santana, Santa Cruz e São Jorge. A nossa representante, Alice Morais Leitão, da turma um do sétimo ano, apurou-se para a última fase do concurso que irá decorrer no dia 27 de abril no Museu da Eletricidade, no Funchal.

Deste modo, congratulamos, desde já a nossa aluna e desejamos que consiga superar mais esta fase.

Parabéns, Alice e BOA SORTE!

“Um por todos, todos pela leitura.”

As dinamizadoras, 

Professoras Isabel Maia e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

Triatlo Literário coloca à prova competências dos alunos - 23 de fevereiro de 2018

 

No dia dez de janeiro, realizou-se, na biblioteca da nossa escola, a primeira fase do concurso regional Triatlo Literário que contou com a presença de alguns alunos do 7.º1, 7.º2, 7.º7, 8.º3 e 9.º4.

Esta fase de apuramento dividiu-se em três grandes momentos que colocaram à prova as competências de leitura, interpretação e escrita dos participantes. O júri, constituído pelas professoras Maria Carmina Moreira, Maria Dolores Nóbrega e Maria Felisbela Teixeira, apurou o vencedor que irá representar a nossa escola na segunda fase do concurso, Alice Morais Leitão da turma um do sétimo ano de escolaridade.

Todos os participantes receberam um certificado e o primeiro e segundo lugares foram premiados com um livro oferecido pelo grupo Porto Editora.

As dinamizadoras do projeto agradeceram e agradecem a toda a comunidade a disponibilidade para divulgar, junto dos alunos, este concurso, sobretudo ao grupo de português e aos diretores de turma.

“Um por todos, todos pela leitura.”

 As dinamizadoras,

Professoras Isabel Maia e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

Programa Erasmus+ - 22 de fevereiro de 2018

A Escola Básica e Secundária de Machico está a participar no programa Erasmus+ num projeto designado “A nossa Cultura e a nossa História através de métodos ativos e participativos”. Coordenado pelo Clube Europeu, é um projeto desenvolvido, ao longo de 24 meses, em parceria com 5 outras escolas de Chipre, da Grécia, Letónia, Roménia e Espanha e destina-se a alunos com mais de 14 anos. 

            Considerando a importância do conhecimento da história para a compreensão do presente, o projeto tem como objetivos:  

 1. Estimular o interesse dos alunos pelo conhecimento da história, da arte e da cultura europeias e nacionais. 

 2. Sensibilizar e motivar os alunos através do conhecimento, para o respeito e proteção do património cultural da UNESCO. 

 3. Desenvolver a capacidade dos professores das seis escolas de utilização de métodos transdisciplinares modernos de ensino-aprendizagem. 

 4. Melhorar a qualidade da educação a nível escolar através da integração eficiente de elementos curriculares transversais da educação formal, não formal e informal para evitar o abandono escolar precoce.   

           O projeto envolve trabalhar com as escolas parceiras, incluindo a receção, na nossa escola, de alunos e professores das outras escolas, bem como a ida às outras escolas de alunos e professores da nossa escola.

 

 

 ler mais ...

Semana do departamento de Ciências Humanas e Sociais - 19 de fevereiro de 2018
Investigação e criação da marca Terra Amiga - 16 de fevereiro de 2018

Inserida na Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza, decorreu no passado dia 5 de fevereiro, no auditório da escola, uma palestra pelo geólogo madeirense João Batista, intitulada “Investigação e criação da marca Terra Amiga: produtos dermocosméticos e dermoterapêuticos”. Este é um projecto de comercialização de produtos produzidos a partir de recursos naturais da região (areias do Porto Santo, Cana de Açucar, Graínha de Uva, etc).

 ler mais ...

DESPORTO ESCOLAR - 8 de fevereiro de 2018

Decorreram mais duas actividades externas do desporto escolar, no dia 20 de janeiro e no dia 3 de fevereiro de 2018. A nossa escola esteve representada em várias frentes, tendo atingido desempenhos muito positivos.

No Futsal, a nossa equipa de infantis femininos e iniciados masculinos, venceram todos os jogos que disputaram até a data, os infantis masculinos apresentam uma derrota e voltam a competir a 3 de março, assim como os iniciados masculinos.

No Voleibol, a equipa de juvenis masculinos venceu todos os jogos disputados. A remodelada equipa de juvenis femininos, apenas perdeu um jogo, ocupando a 2º lugar na classificação.

No Badminton, os alunos Marta Alves, Vitor Pires (juvenis), Daniela Alves ( junior)  venceram os seus escalões, na zona este. Referência, ainda,  para os alunos Mário Teixeira, 3º lugar nos juniores, Carolina Franco, 4º lugar nas iniciadas e Carlos Sousa, 5º lugar nos iniciados.

No Ténis de mesa, tivemos uma participação mais efectiva com um total de 11 alunos, referência para o 5º lugar alcançado pelo aluno João Costa no escalão de juvenis.

Na Natação, como habitualmente, excelente prestação dos nossos alunos com referência para os alunos Carlota Sargo, Leena Sousa, Carlota Pão, Illia Shliaktsitsau, que venceram provas individualmente e ainda para as vitórias coletivas nas provas de estafetas de 25 m livres, no esclão de iniciados e juvenis femininos e juniores masculinos.

 Os Jardins do Lido acolheram na manhã de 3 de fevereiro mais uma edição do Corta Mato Regional Jovem, no que se refere à modalidade de atletismo. A nossa escola esteve representada por 11 atletas (7 raparigas e 4 rapazes) que fruto de uma excelente participação trouxeram para Machico dois títulos individuais e dois títulos coletivos.

Individualmente, o destaque vai para as vitórias de Ana Beatriz Pereira nos Benjamins femininos e Ana Beatriz Pires nos infantis femininos. Coletivamente, a nossa escola venceu no escalão de infantis femininos – Ana Beatriz Pires (1º), Laura Pereira (7º), Paula Pestana (15º), Sofia Santos (19º) e Catarina Vieira (22º) e no escalão de iniciados masculinos – Helder Henriques (4º), José Pedro Lopes (9º) e Rodrigo Perestrelo (10º).

 ler mais ...

EBSMachico acolhe projeto Madeira Jovem - 7 de fevereiro de 2018

No âmbito do projeto Madeira Jovem, uma parceria entre a Direção Regional de Juventude e Desporto e a Associação DYPALL - Developing Youth Participation at Local Level que visa o levantamento das necessidades e interesses dos jovens em termos de políticas de juventude, estão a ser promovidas consultas à população juvenil dos concelhos da RAM.

Neste sentido, a Escola Básica e Secundária de Machico foi palco de uma sessão de Auscultação Juvenil e Diálogo Estruturado, que envolveu alunos da nossa escola, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana), num total de 26 jovens do ensino secundário, de diferentes cursos e anos de ensino.

Uma oportunidade dada aos jovens para participarem na definição de Linhas de Ação para a Juventude, pois a verdade é que “se nada disseres, ninguém te vai ouvir!”

 ler mais ...

Semana das Ciências Exatas de da Natureza - 3 de fevereiro de 2018
Grupo de teatro DraMa`xico - 1 de fevereiro de 2018

 

O grupo de Teatro DraMa`xico esteve presente, no dia 24 de novembro, na sessão de sensibilização “Educar para prevenir a Violência Doméstica”, promovida no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, apresentando um trabalho sobre a violência no namoro. Este evento teve lugar na sala de cinema do Fórum Machico.

 

No dia 30 de dezembro, alguns alunos do Grupo DraMa`xico apresentaram uma peça curta, “Imitose”, em representação das artes de palco, no MachicArtes, no Fórum Machico.

 

No dia 4 de janeiro, os elementos mais jovens do DraMa`xico realizaram uma leitura encenada da história “Hoje é Natal” de José Vaz, na biblioteca da escola. Atividade programada em parceria com a Dinamização da biblioteca.

 

 ler mais ...

MASS TRAINING DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA - 31 de janeiro de 2018

      Realizou-se no dia  29 de janeiro, no período compreendido entre as 16H00 e 17H30, no pavilhão gimnodesportivo de Machico , um Mass Training sobre "gestos que salvam vidas", uma iniciativa promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) através do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), com o apoio da corporação dos Bombeiros Municipais de Machico, em colaboração com a equipa de delegados de segurança da Escola Básica e Secundária de Machico.

      O objetivo desta ação visou sensibilizar/habilitar os participantes para a correta atuação em situações de emergência, nomeadamente no reconhecimento de situações de paragem cardíaca (PCR), e para a realização de manobras de reanimação numa situação real.

      Trata-se de um importante reforço da Cadeia de Sobrevivência, saber como reagir e o que fazer quando o coração está parado, com recurso às próprias mãos, suportando a vida com compressões torácicas, até que os serviços de emergência médica cheguem.

       A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias dezenas de pessoas, coordenada por um conjunto de formadores especializados e técnicos de socorro de emergência pré-hospitalar.

       Estiveram presentes cerca de 200 alunos, acompanhados pelos respetivos docentes, dos vários ciclos de ensino, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma nova experiência no campo da prestação de socorro.

 

 ler mais ...

Dissecação do rim de porco - 30 de janeiro de 2018

Actividade prática de dissecação do rim de porco, realizada nas aulas de Ciências Naturais (CN), pelas turmas 9º1 e 9º3, com o objetivo de visualizar a constituição do rim, nomeadamente: 

- a zona exterior, mais escura, zona cortical (córtex)

- os aglomerados avermelhados - pirâmides de Malpighi, zona medular (medula)

- a zona central, esbranquiçada, bacinete.

 ler mais ...

Palestra: Cetáceos na RAM - 28 de janeiro de 2018

Os alunos das várias turmas dos cursos profissionais de turismo, acompanhados pelos docentes das componentes técnica e científica, assistiram no dia 24 de janeiro, a uma palestra: “Cetáceos na RAM – da caça a símbolos de conservação da natureza e sustentabilidade.”

O evento, organizado pelo projeto de apoio às ciências e integrado no projeto educativo da Direção Regional de Educação, foi dinamizado pela empresa VMT Madeira e teve como objetivos dar a conhecer à comunidade escolar a dinâmica da atividade marítimo-turística, assim como a sua vertente ambientalista, cujos pilares de trabalho são a Sustentabilidade e a Proteção Ambiental. 

 ler mais ...

Semana do Departamento de Línguas - 23 de janeiro de 2018

Entre os dias 24 e 26, acontecerá a chamada «Semana do Departamento de Línguas». O tema deste ano letivo é a «Escrita»: «Com palavras…». Pretende-se enfatizar o ato de escrever e a polissemia das palavras; neste sentido, está, na entrada principal do Edifício Norte da Escola, uma exposição, «Repto Polissémico», para o qual contribuíram alunos de todos os ciclos da Escola (2.ºe 3.º Ciclos; Ensino Secundário; Cursos Profissionais e Cursos Noturnos), em todas as línguas lecionadas na Escola (Alemão, Francês, Inglês e Português), respondendo ao desafio de apresentar quatro contextos diferentes para uma palavra.

Haverá, em cada um dos três dias, atividades de escrita com algumas turmas dos vários ciclos, com dedicada participação, no primeiro e segundo dias, de uma professora do Grupo de Línguas; no segundo dia, honram-nos Ricardo Oliveira (Diretor do Diário de Notícias da Madeira) e a jornalista Andreia Ferro; no terceiro dia, privilegia-nos Sónia Franco, biógrafa (proprietária da Editora Arteleia).

Será oferecida, a todos os alunos que participam nas atividades, uma recordação, oferta de uma empresa de Machico (Máxima Dinâmica); os premiados nos trabalhos expostos terão recompensas simbólicas, ofertas das editoras que têm projetos adotados na Escola.

Desde logo, a gratidão do Departamento porque a Escola está mais rica com o empenho de TODOS os intervenientes!

 ler mais ...

A Igualdade de Género - 19 de janeiro de 2018

Adelaide Ribeiro, deputada da AR, sensibiliza para a Igualdade de Género

No dia 8 de janeiro, Maria Adelaide Ribeiro, deputada da Assembleia da República, esteve na nossa escola para debater valores como o respeito pela diferença, igualdade de oportunidades e justiça social.

Esta oportunidade surgiu no âmbito do desenvolvimento do projeto “Parlamento dos Jovens” que, este ano, tem como tema a Igualdade de Género, uma discussão que continua a ser pertinente e a merecer a maior atenção por parte de todas as estruturas da sociedade.

 

 ler mais ...

Corta Mato Jovem Escolar - 15 de janeiro de 2018

A Escola Básica e Secundária de Machico esteve no passado dia 10 de janeiro representada por 37 alunos em mais uma edição do Corta Mato Jovem Escolar que a Direção de Serviços do Desporto Escolar realizou na Cidade Desportiva do CD Nacional. Nesta prova, destinada aos escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores/Seniores, que contou com cerca de 600 alunos de 22 escolas da região e que percorreu diversos locais da Cidade Desportiva, destacaram -se os seguintes alunos da nossa escola:

Ana Sofia Pires - 1º lugar nas juniores/seniores femininas

Ana Beatriz Pires - 2º lugar nas infantis femininas

António Mendonça - 2º lugar nos juniores seniores masculinos

Carla Calaça - 3º lugar nas juniores/seniores femininas

Ana Beatriz Pereira - 4º lugar nas benjamins femininas

Marco Ferreira - 5º lugar nos benjamins masculinos

Coletivamente, apesar de termos alcançado o pódio em diversos escalões, o destaque vai para o 1º lugar alcançado pelas juniores/seniores femininas.

 ler mais ...

Alimentação saudável - 11 de janeiro de 2018

Nos dias 4, 8 e 9 de janeiro de 2018, foi realizado, para as turmas do 9º2, 9º4, 9º5, 9º6 e 9º7, uma atividade prática, sobre a alimentação saudável, “com o objetivo de sensibilização os alunos, para a prática de uma alimentação saudável. Os alunos, com esta atividade ainda tiveram a possibilidade de medir o índice de massa corporal. A atividade foi planificada pela Professora, Rosário Rainha, responsável pelo Projeto de Apoio às Ciências, e dinamizada pela Doutora Teresa São Marcos, nutricionista do Centro de Saúde de Machico.

 

 ler mais ...

Alunos do curso de turismo em visita de estudo ao Funchal - 10 de janeiro de 2018

Os alunos do décimo ano, do curso Técnico de Turismo, turmas 9 e 10, acompanhados das professoras de TIAT, OTET e comunicar em inglês, iniciaram o ano de 2018 com uma visita de estudo ao Funchal com o objetivo de conhecer: recursos turísticos da Ilha da Madeira, diferentes entidades na área do turismo e atividades de interesse turístico desenvolvidas na época de Natal.

Ao longo do dia, o grupo passou no Largo do Município, visitou o Museu de História Natural, a exposição “Um Príncipe Explorador – Alberto I do Mónaco à Descoberta da Madeira” a Casa Museu Frederico de Freitas, a exposição de Mesas de Natal no salão do Teatro Municipal Baltazar Dias, a Fábrica de Bordados Bordal e passeou pelo Largo do Município, Jardim Municipal e pela Placa Central da Avenida Arriaga.

Inês Relva

 

 

 

 ler mais ...

Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais - 10 de janeiro de 2018

 No passado dia 5 de dezembro, inserido na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, decorreu no bloco sul da Escola Básica e Secundária de Machico, o “Jogo da Inclusão”.

Durante um dos intervalos do turno da manhã e aproveitando o sol no pátio do bloco sul, esta atividade permitiu a todos alunos interessados estarem envolvidos num jogo inclusivo.

Partilhamos convosco alguns desses momentos, gentilmente captados pela objetiva de uma das nossas auxiliares educativas, Márcia Nóbrega.

Grupo de Educação Especial da EBSM

 ler mais ...

Alunos do Curso de Turismo visitam o Hotel D. Pedro - 10 de janeiro de 2018

Os alunos do décimo ano, turmas 9 e 10 realizaram, no final do primeiro período, uma visita de estudo ao Hotel D. Pedro Baía, em Machico, com a professora da disciplina de TIAT – Turismo, informação e animação turística com o objectivo de conhecer a organização e funcionamento do hotel.

Guiados pela diretora Carla Sousa, os alunos visitaram os vários tipos de quarto existentes: standard vista mar, standard vista jardim; quarto club e júnior suite.

Visitaram também os outros espaços do hotel, tais como o restaurante, bar, piscina e tomaram conhecimento sobre os vários serviços prestados pelo hotel aos seus clientes.

 

Professora Inês Relva

 

 

 ler mais ...

Cantar dos Reis - 8 de janeiro de 2018

O Grupo de Educação Musical comemorou o Cantar dos Reis com cânticos alusivos a esta antiga tradição, muito enraizada na nossa comunidade.
Esta atividade tem também um alvo muito próprio, que são os nossos alunos, para que não só assistam, mas sim participem e se envolvam nestas  tradições de forma a preservarmos as nossas memórias coletivas.

 

 

 ler mais ...

Desafio Nacional LITERACIA 3Di - Resultados –Fase Escola - 4 de janeiro de 2018

O desafio nacional LITERACIA 3Di presenteia os alunos, abaixo, com a notícia do apuramento para a segunda fase do desafio pelo conhecimento. Assim, estes alunos representarão a EBSM na fase regional a realizar de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018: 

Leitura: - Beatriz Nunes Lucas – 7.º1 - (83%)

Matemática: - Santiago José Nunes Anastácio – 5.º2 - (88.5%)

Ciência: - Pedro Perestrelo – 6.º6 - (67.8%)

Inglês: - André Viveiros Ribeiro – 8.º1 - (100%) 

Boa sorte aos nossos alunos que vão participar na segunda fase do LITERACIA 3Di e aos restantes alunos votos de um excelente 2º período.  

 

 

 ler mais ...

Festa de Natal - 16 de dezembro de 2017

A toda a nossa comunidade educativa fazemos votos de um feliz Natal. E assim se findou o primeiro período dos nossos alunos que participaram ativamente e com muito brilho na nossa festa de Natal.

 

 ler mais ...

Festa Natal - 13 de dezembro de 2017
Bênção de Capas - 30 de novembro de 2017

No dia 24 de novembro decorreu a cerimónia da Bênção de Capas dos alunos finalistas da Escola Básica e Secundária de Machico. Como é tradição, os alunos fizeram o percurso à pé até a Igreja Matriz de Machico, acompanhados pela madrinha, Cláudia Gomes, pelo Diretor Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas, Gonçalo Nuno Araújo, e pelo presidente do Conselho Executivo, José Maria Dias. Às quinze horas decorreu a cerimónia religiosa presidida pelo Cónego Manuel Martins, com a presença de familiares e amigos dos alunos, assim como de alguns professores. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco e a presidente do Conselho da Comunidade Educativa, Ana Freitas. A comunidade escolar deseja aos alunos finalistas muito sucesso na vida académica e/ou profissional.

 

 ler mais ...

Cerimónia de entrega de prémio de mérito - 29 de novembro de 2017

 

No dia 22 de novembro decorreu a cerimónia de entrega de prémio de mérito aos alunos que obtiveram o melhor desempenho escolar no ano letivo 2016/2017. Desta forma foram homenageados treze alunos, um por cada ano de escolaridade, de todos os cursos ministrados na escola nesse ano letivo: regular do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, cursos de educação e formação e cursos profissionais. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Educação, do Diretor Regional de Educação, do representante da Associação de Pais de Machico, do Presidente da Câmara Municipal de Machico e do representante da empresa NOS. O melhor aluno do 12º ano foi também premiado com um valor monetário de 500 euros, patrocinado pela empresa NOS.

No primeiro andar do edifício Norte, junto à secretaria da escola, foi  afixado o quadro de mérito com os melhores alunos, referenciando também o conjunto de alunos que obtiveram média igual ou superior a  4.5 (numa escala de 1 a 5), para o 2º e 3º ciclos, e média igual ou 
superior a 18 (numa escala de 1 a 20), para o ensino secundário.

 ler mais ...

Competições do desporto escolar - 28 de novembro de 2017

Iniciou-se no passado dia 18 de novembro as competições do desporto escolar. Nesta primeira concentração apenas quatro núcleos da nossa escola esteve em atividade: Atletismo, Badminton, Multiatividades ao ar livre e Natação.

Na modalidade de atletismo a escola foi representada por 25 alunos e 3 juízes. Destaque para a equipa de benjamins, que competindo contra atletas de outras escolas e de clubes federados, ficaram na segunda posição, recebendo o respetivo troféu.

No Badminton, estiveram em prova 17 alunos, com uma participação positiva em geral e em especial os alunos Marta Alves e Victor Pires que venceram no escalão de juvenis as suas provas.

Na Natação estiveram igualmente 17 alunos em competição, com boas prestações, destacando-se os alunos Carlota Sargo, Diana Vares, Leena Sousa, Francisca Pão, Leonardo Silva e Isabel Fernandes, vencedoras de provas.

Nas Atividades ao Ar Livre, estiveram 6 alunos, numa participação mais lúdica que consistiu num passeio de canoagem entre São Lázaro, Funchal e a reserva natural do Caniço.

No próximo dia 2 de dezembro acontece a segunda jornada de competição a nossa escola irá participar nas seguintes modalidades: Atletismo (todos os escalões), Badminton (Juniores), Futsal (infantis masculinos e femininos, iniciados masculinos), MAL (kayak polo), Natação (todos os escalões) Ténis de mesa (infantis) e Voleibol (juvenis femininos e masculinos).

 

 ler mais ...

Entrega de Prémios de Mérito aos melhores alunos do ano letivo 2016/2017 - 22 de novembro de 2017
Alunos do Curso de Turismo no Solar do Ribeirinho - 15 de novembro de 2017

 

Os alunos da turma 10 do décimo ano organizaram uma visita de estudo ao Solar do Ribeirinho no âmbito das disciplinas de Turismo - informação e comunicação e Operações técnicas em empresas turísticas.

A visita teve como objetivo: conhecer os recursos turísticos do concelho de Machico.

Durante a visita, foi possível conhecer a história do Solar construído no século XVII e que já foi conhecido por Solar de São Sebastião e Solar do Rosário.

Ao longo do percurso, os alunos viajaram pelos quase 600 anos da história de Machico, descobrindo informações sobre as Origens, o Povoamento e a Vida Local, o Quotidiano. Puderam ainda observar diversos objetos históricos tais como uma cruz de Machim, um sinete oferecido pelo rei D. Manuel e vários objetos arqueológicos de cerâmica, pedra e metal.

No exterior, os alunos observaram o poço cisterna e o paço processional do século XVII.

Na sequência dos azulejos presentes no Solar do Ribeirinho, os alunos deslocaram-se à Capela de S. Roque para observar os azulejos da sacristia e conhecer um pouco mais sobre a capela.

Inês Relva

 ler mais ...

Yorn Inspiring Future - 6 de novembro de 2017

 

O Yorn Inspiring Future marcou presença na escola Básica e Secundária de Machico no passado dia 31 de outubro. Os alunos do ensino secundário tiveram ao seu dispor um conjunto de informações sobre o acesso ao ensino superior e sobre o mercado de trabalho. Ao longo da tarde desse dia estiveram disponíveis pequenos stands de variadas instituições de ensino superior, públicas e privadas, para informar e esclarecer os visitantes interessados. Decorreram também uma sessão sobre o acesso ao ensino superior e dois workshops: “A melhor decisão é tua” e “Como sobreviver de salto alto e gravata”.

 ler mais ...

Halloween - 6 de novembro de 2017

     De 30 de outubro a 3 de novembro a nossa escola foi invadida pelo espírito do Halloween, com fantasmas como cenário inspirador de uma tradição anglo-saxónica, que foi entusiasticamente vivido pelos nossos alunos.

Promovido pelo grupo de Inglês / alemão, este evento prolongou-se por cinco dias repletos de atividades, onde os alunos puderam mostrar a sua criatividade criando as decorações alusivas à festividade. Não faltou imaginação e originalidade por parte dos alunos.

     Salientamos o trabalho das turmas das artes dos 11º e 12º anos, que colaborou na criação deste ambiente com a criação de mascaras, tendo por base uma história verdadeiramente “aterradora”, muito a preceito destas festividades.

    Agradecemos profundamente a colaboração, participação e interesse demonstrados por todos aqueles que estiveram envolvidos neste projeto.

 

No próximo ano há mais!

 ler mais ...

Mês Internacional das Bibliotecas - 25 de outubro de 2017

    A Biblioteca da nossa escola comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com a exposição "Do livro impresso ao e-book", do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.

 
 ler mais ...

DIA MUNDIAL DO TURISMO de 2017 - 23 de outubro de 2017

                No dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, as turmas 11.°9 e 10 do curso Técnico de Turismo, visitaram o Museu da Baleia.

 Sala 1 - "Entre a vida é a morte"- património e documentação sobre a história da caça à baleia na Madeira.

Sala 2 - Conservação e proteção da vida marinha, em especial, dos cetáceos e a vida marinha nos mares da Madeira.

Hoje em dia, já ninguém caça baleias ou cachalotes, porque é PROIBIDO. Para comprovar temos o Decreto Legislativo Regional nº6/86/M que tornou as águas em redor do Arquipélago da Madeira, até as 200 milhas, um santuário para as baleias, golfinhos e outros mamíferos marinhos, por exemplo, a foca-monge-do-mediterrâneo mais conhecida como lobo-Marinho.

                EM TEMPOS PASSADOS, a caça à baleia e cachalotes era o sustento de muitas famílias, HOJE, conservar e proteger poderá ser um produto turística da ilha, promovendo um turismo sustentável.

 ler mais ...

Visita de estudo à fábrica da Insular de Moinhos - 22 de outubro de 2017

 As turmas 9º1 e 9º3, 2017 2018, realizaram no passado dia 12 de outubro de 2017, uma “visita de estudo à fábrica da Insular de Moinhos, na Zona Franca e Industrial da Madeira.

A visita de estudo, prevista no Plano Anual de Atividades da escola, insere-se na temática da alimentação, objeto de estudo no programa da disciplina, e visa observar a produção alimentar, nomeadamente os critérios nutricionais utilizados e regras de higiene alimentar implementadas.

A visita, que decorreu no turno da tarde, de natureza facultativa (fora do período letivo), foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais, Manuel Menezes, e coordenada pela professora Rosário Raínha, no âmbito do Projeto de Apoio às Ciências da EBSM.

 

 ler mais ...

Caminhada pela saúde - 16 de outubro de 2017

No passado dia 5 de outubro as turmas 9º1 e 9º3, 2017 2018, realizaram uma Caminhada pela saúde: Portela – Funduras – Machico.

A iniciativa, orientada pelos professores Manuel Menezes, da disciplina de Ciências Naturais, e pela coordenadora do Projeto de Apoio às Ciências, Rosário Raínha, teve início na Central de Autocarros de Machico, às 08h45 e chegada pelas 13:00, junto à Escola Básica e Secundária de Machico.

A caminhada teve por objetivo concretizar medidas preconizadas no programa da disciplina para a saúde e bem-estar do organismo humano (exercício físico e atividades na natureza) e, com a observação das espécies e comunidades da nossa floresta, a sensibilização para a importância da sua preservação no bem-estar e saúde individual e comunitária.

 

 

 ler mais ...

Ano letivo 2017/2018 - Receção aos alunos - 12 de setembro de 2017
Ação Social Escolar - 25 de agosto de 2017
Visita de estudo à área natural da Ponta de São Lourenço - 21 de junho de 2017

Visita de estudo à área natural da Ponta de São Lourenço, com os seguintes objetivos: exercício físico e atividades na natureza bem como compreender, no local, os conceitos lecionados no âmbito do programa da disciplina de Ciências Naturais como tipos de rochas, ação erosiva sobre o solo e atividade vulcânica.

Participaram nesta iniciativa as turmas:

 9º1 e 9º2, no dia 10 de junho de 2017

7º1 e 7º2, no dia 16 de junho de 2017

 ler mais ...

XII Encontro de Cantares do Espirito Santo - 13 de junho de 2017

A Escola Secundária de Machico acolheu no passado dia 26 de maio de 2017,  o XII Encontro de Cantares do Espírito Santo, organizado pelo Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Funchal e protagonizado por alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O evento contou com a presença de D. António Carrilho e de várias entidades oficiais.

O objetivo foi reavivar a cultura e as tradições religiosas madeirenses no contexto das “visitas pascais” ou “visitas do Espírito Santo” que reúnem famílias, amigos, vizinhos e comunidade em geral numa grande festa e com especial destaque para a participação de “saloias” ou “mensageiras da alegria”, como lhes chamou o bispo do Funchal.

 

 ler mais ...

Os Cetáceos vêm à escola - 8 de junho de 2017

No âmbito do Projeto de Apoio às Ciências da DRE, decorreu nos dias 28 de abril e 25 de maio, uma formação para as turmas do 7º ano de escolaridade, intitulada "Os Cetáceos vêm à escola". Esta foi dinamizada pela prof. Sílvia do Museu da Baleia.

 ler mais ...

Semana das Línguas - 8 de junho de 2017

Inserido nas atividades da Semana das Línguas, os alunos do 11º 5 do Curso das Artes em interdisciplinaridade com as disciplinas de Desenho A e Inglês, elaboraram trabalhos alusivos ao tema “Art of Reading.” Fazendo uso da sua imaginação e criatividade apresentaram à comunidade escolar as suas interpretações referentes ao tema através de uma exposição.

 ler mais ...

Semana das Línguas - 24 de maio de 2017

O evento, Semana das Línguas, da responsabilidade do respetivo Departamento da Escola Básica e Secundária de Machico, acontece a partir de 24 de maio até a manhã de 26 de maio, sob a ideia da Leitura. Pretende-se que seja mais uma oportunidade para trazer para fora da sala de aulas algumas das atividades e consequências do trabalho que professores e alunos realizam no domínio das Línguas: Português, Inglês, Francês e Alemão. Este ano, a inovação continua o hábito dos últimos anos através de três acontecimentos principais: um vídeo sobre a Leitura realizado com a participação de mais de 40 alunos professores e funcionários; um mural com post-its sobre o tema da Semana, preenchido com as várias turmas da escola, e um Concurso, com prémios oferecidos por uma Editora, através da aplicação educativa, Kahoot. Ainda no âmbito desta atividade, as tradicionais exposições embelezam alguns locais da Escola.

Consulte o programa aqui!

 

 ler mais ...

Ponto e Vírgula termina com festa na Quinta Vigia - 24 de maio de 2017

O suplemento “Ponto e Vírgula” terminou por este ano com a realização de uma festa na Quinta Vigia para a qual foram convidados todos os alunos e professores participantes e diretores das escolas integradas no projeto. Os convidados foram acolhidos pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, pelo Secretário da Educação e pela equipa do Ponto e Vírgula, acompanhados pelo Diretor do Diário de Notícias e o Diretor do Centro Comercial La Vie.

                A nossa escola esteve representada com o nosso diretor, José Maria Dias, um grupo de alunos e professores implicados no projeto. Tivemos a honra de receber dois terceiros lugares no concurso “Grande Ideia” deste suplemento nas categorias de Investigação Histórica (parabéns à aluna Raquel Nunes do 11º4) e de Fotografia (parabéns ao aluno João Pedro Jesus do 12º3).

                A coordenadora do projeto na nossa escola enaltece a participação de todos os alunos e professores que colaboraram quer no suplemento PV (Adriana Vieira e Rúben Caldeira – grandes repórteres!), quer no concurso “Grande Ideia” que ajuda a divulgar na Região os valores que abundam na nossa escola. Parabéns a todos!

 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde - 23 de maio de 2017

No dia 18 de maio do corrente ano teve lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde na Escola Básica e Secundária de Machico. Este evento contou com a presença de várias individualidades das quais se destacam Suas Excelências o Sr. Secretário Regional da Educação, o Sr. Presidente do Município de Machico e o Sr. Diretor da Comissão Executiva da EBSM.

A cerimónia teve início pelas 9h 45m com a receção dos Convidados. Seguiu-se a atuação musical do Hino Eco-Escola da EBSM, a atuação do Clube de Teatro com a peça intitulada «Zé do Parque» e do Clube de Dança. Os presentes puderam ainda apreciar a leitura expressiva intitulada «Carta da Água».

Após estas atuações foi hasteada a Bandeira Verde na Escola Básica e Secundária de Machico que traduz o reconhecimento das práticas ecológicas e ambientais da nossa escola.

O evento terminou com um coffee break servido no refeitório.

De referir que esta cerimónia teve a cobertura da Comunicação Social e foi apresentada uma peça no programa televisivo «Notícias do Atlântico» da RTP Madeira no dia 19 de maio.

 ler mais ...

Drama'Xico - 22 de maio de 2017

No dia 18, pelas 21 horas e 15 minutos, dois elementos do grupo, o Nuno, aluno do CEF, e a Andreia, aluna do 10.º 5, tiveram o privilégio de interpretar a canção “Senhora do Mar”, acompanhados pela Banda Militar, no Fórum Machico.

 ler mais ...

Semana das tecnologias - 22 de maio de 2017

                A semana das tecnologias decorreu na nossa escola entre os dias dois e cinco de maio. Foram desenvolvidas atividades de diversas áreas que não se deixavam passar despercebidas pela comunidade escolar.

                Contou-se com diferentes conferências, nomeadamente a conferência com Dra. Sónia Costa acerca do Observatório Oceanográfico da Madeira. Também foram desenvolvidas formações diárias nas áreas do artesanato regional, com a presença de uma bordadeira e de um artesão (o professor Moreira) a trabalhar o vime. No mesmo sentido, realizou-se uma exposição de bordados madeirenses. No campo da culinária, foi levada a cabo uma formação e a comercialização de mini pizzas e brownies feitos na escola, ao mesmo tempo que se expôs uma mesa de jantar com louças antigas.                                                                                       

                Para concluir, também foi realizado um workshop de robótica e apresentada uma exposição de robots e hardware informático, assim como de engenhocas mecânicas com a exposição de máquinas de escrever e máquinas de calcular antigas e um automóvel antigo. Os alunos ainda tiveram oportunidade de divertir-se com as tecnologias no rally das TIC.

                Mais uma semana inesquecível!

 ler mais ...

Maio atrefada! - 22 de maio de 2017

O grupo de teatro da nossa escola, Drama'Xico, recentemente, no dia 4 de maio, foi apresentar uma das suas peças mais recentes "Bulliyng- Tô Fora", (anteriormente representada na escola, no dia 29 de março), num encontro de teatro escolar, Encontro-TE, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta de Sol. Foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para o saber sobre o mundo do espetáculo. A experiência num novo palco, com um tipo de público diferente, ajuda-nos a crescer tanto na nossa atividade artística como na nossa vida pessoal. Como grupo esperamos voltar a atuar naquele e em muitos outros palcos.

Marla Viveiros, 8.º5

 ler mais ...

Drama'Xico - O Zé do Parque - 22 de maio de 2017

No dia 18, o núcleo mais jovem, constituído por alunos do quinto ano, representou a peça “O Zé do Parque”, na cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, no âmbito do programa do Eco-Escola.

 ler mais ...

Drama'Xico - Luar da Poesia - 22 de maio de 2017

No dia 19,  o grupo participou com a interpretação de 2 poemas no V.º Luar de Poesia, no Fórum Machico, pelas 20 horas.

 ler mais ...

Semana EFA - Um mundo de oportunidades - 19 de maio de 2017

                 “Um mundo de oportunidades” foi o mote para a semana dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da nossa escola, que decorreu entre os dias 15 e 19 de maio. Durante uma semana foram promovidas diversas atividades e palestras, ao mesmo tempo que a escola se enchia de exposições temáticas.

                De entre as propostas apresentadas, destacamos a ação de sensibilização e prática de capoeira, a cargo do professor André Corvo; a palestra sobre empreendedorismo, que teve Savino Correia como orador; e ainda a formação sobre ‘Coaching no Trabalho’, levada a cabo pela enfermeira Paula Duque. A par destas apresentações, houve uma saída de campo ao Museu da Baleia. Para terminar em grande, foi realizado um convívio alusivo à gastronomia tradicional madeirense.

                É um prazer enorme para a nossa escola receber adultos tão empenhados, que não só mostram que nunca é tarde para aprender, como ainda partilham os saberes que já trazem com toda a comunidade escolar.

 

 ler mais ...

Criapoesia - 17 de maio de 2017

A Escola Básica e Secundária de Machico obteve o 2º lugar e uma menção honrosa no encontro designado “Criapoesia, promovido pela Criamar, que recebeu aproximadamente quatro centenas de inscrições, reunindo alunos de 26 escolas, seis das quais açorianas.

Os prémios da categoria poesia visual do Secundário, da nossa escola, foram atribuídos à aluna Jennifer Alves, com “Tudo vale a pena” e Fátima Moreira, com “Canção”. Estes trabalhos da disciplina Desenho A e o poema “Teu Rosto Salgado pela Saudade” do aluno Leonardo Santo foram publicados numa revista sobre a 3ª edição deste concurso.

A iniciativa foi apadrinhada pelo escritor Valter Hugo Mãe e no dia 14 de maio realizou-se o “cruzeiro da poesia” ao Porto Santo, com a maioria dos participantes.

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - 17 de maio de 2017

O mercado Quinhentista este ano decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de junho sob o tema “ A Construção Naval”. Esta temática é reforçada no cartaz do evento com uma fotografia dos últimos carpinteiros navais que trabalharam em Machico, antes da revitalização da zona litoral, e os seus netos, alunos da escola.

A Construção Naval também vai ser debatida no dia 20 de maio, num colóquio no Fórum Machico, que contará com a presença do professor Catedrático Francisco Domingues da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista na arquitetura naval portuguesa no século XVI, e outros convidados.

No Fórum Machico estará também uma exposição do Museu da Marinha sobre este conteúdo, com réplicas e objetos da época, de 22 de maio a 4 de junho.

Uma das novidades do evento é recriar um torneio a cavalo, como acontecia no tempo de Tristão das Damas, o 2.º donatário.

Os cerca de 1200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, vão criar um ambiente de festa, com animação permanente, onde se pode mercar, manjar, beber e folgar.

Ver mais em: mercadoquinhentista.com

Texto de enquadramento.

Programa.

 

 ler mais ...

Encontro de Cantares - 16 de maio de 2017
A Tua Vez, suplemento mensal - 11 de maio de 2017

Publicação da Secretaria Regional de Educação dedicada ao terceiro ciclo conta, uma vez mais, com a participação da nossa escola. Segue o link e descobre o que andamos a fazer!

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - 8 de maio de 2017

O Mercado Quinhentista foi apresentado à comunidade educativa e à comunicação social no dia 8 de maio na Escola Básica e Secundária de Machico.

Este ano decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de junho sob o tema “ A Construção Naval”. Esta temática é reforçada no cartaz do evento com uma fotografia dos últimos carpinteiros navais que trabalharam em Machico, antes da revitalização da zona litoral, e os seus netos, alunos da escola.

A Construção Naval também vai ser debatida no dia 20 de maio, num colóquio no Fórum Machico, que contará com a presença do professor Catedrático Francisco Domingues da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista na arquitetura naval portuguesa no século XVI, e outros convidados.

No Fórum Machico estará também uma exposição do Museu da Marinha sobre este conteúdo, com réplicas e objetos da época, de 22 de maio a 4 de junho.

Uma das novidades do evento é recriar um torneio a cavalo, como acontecia no tempo de Tristão das Damas, o 2.º donatário.

Os cerca de 1200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, vão criar um ambiente de festa, com animação permanente, onde se pode mercar, manjar, beber e fogar

Fica o convite: participe nesta viagem à época quinhentista!

 ler mais ...

Semana dos cursos EFA - 8 de maio de 2017
Formações geológicas ao longo do vale de Machico - 4 de maio de 2017

Nos 3 e 4 de abril de 2017, realizou-se a visita de estudo – saída de campo para observação de formações geológicas ao longo do vale de Machico, com as turmas 7º1 e 7º2.

O objetivo desta saída foi a observação do resultado das ações erosivas exercidas sobre o vale, afloramentos colunares em disjunção prismática na pedreira da Ribeira Grande e escoada composta com formação de tubos lávicos - Furnas do Cavalum – proveniente do cone ​vulcânico que originou o que é hoje conhecido por Lagoa do Santo da Serra. A escoada basáltica, proveniente desse aparelho vulcânico, correu pelo paleovale de Machico e constitui, atualmente, a zona dos Landeiros, parte dos Maroços e Ribeira Grande e Fazenda, no interior da qual existem vários tubos de lava, designados por Grutas do Cavalum.

O percurso pedestre teve início junto à Escola Básica e Secundária de Machico às 14h15m, e chegada às 18:00, no local da partida.

 ler mais ...

Semana das Tecnologias - 2 de maio de 2017
EBS de Machico Vence a 1ª Edição do Olimpíadas da Europa - 27 de abril de 2017

A Escola Básica e Secundária de Machico sagrou-se campeã da 1ª edição do concurso “Olimpíadas da Europa” que decorreu no dia 26 de abril, no Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal.  A equipa de cinco elementos composta por Luís Miguel Mendonça e Luísa Jardim do 10º 7, Isabel Soares, Petra Freire e Roberto Viveiros do 12º 4, teve como adversária a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva naquela que foi a 3.ª fase da competição.

Com um total de dezanove pontos alcançados contra os dezasseis dos segundos classificados, os alunos de Machico demonstraram possuir um conhecimento profundo sobre as mais variadas temáticas europeias, tendo mesmo acertado numa resposta em grego, graças à partilha de conhecimentos da professora de história.

A final do “Olimpíadas da Europa” foi antecedida pela 2.ª fase que pôs em confronto seis escolas da Região.

O “Olimpíadas da Europa” é uma iniciativa conjunta do Gabinete da Eurodeputada Dr.ª Liliana Rodrigues e a Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional da Juventude e Desporto.

A equipa vencedora e a respetiva professora, Inês Relva, responsável pela preparação e orientação dos alunos, serão galardoados com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A coordenadora do Clube Europeu

Inês Relva

 ler mais ...

Semana do Departamento de Expressões - 19 de abril de 2017

 

O Departamento Curricular de Expressões da Escola Básica e Secundária de Machico que reúne os grupos disciplinares de Artes Visuais, Educação Física e Educação Musical realiza entre 24 e 28 de abril de 2017Semana das Expressões
Durante uma semana, a comunidade escolar tem acesso a uma programação diversificada, integrada por várias exposições, atuações e concursos de música, torneios de educação física e conferências.

Este evento escolar, serve assim para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos e sensibilizar a comunidade educativa para as áreas culturais e desportivas.

 

 Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

XI Colóquio do Mercado Quinhentista - 19 de abril de 2017
Suporte Básico de Vida - 18 de abril de 2017

Entre os dias 13 e 16 de março decorreu na escola a ação de formação “Suporte Básico de Vida” destinada aos alunos de todas as turmas do 9º ano. Esta ação foi desenvolvida pelos Bombeiros Municipais de Machico e a finalidade da mesma foi dar a conhecer aos alunos um conjunto de procedimentos que permitem reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar as ações que mantêm a circulação e a oxigenação dos órgãos nobres (cérebro e coração), até à chegada de ajuda especializada.

 

 ler mais ...

Feliz Páscoa! - 6 de abril de 2017

A EBS de Machico deseja a toda a sua comunidade educativa uma feliz Páscoa!

 

 ler mais ...

EBSM@Projeta-te - Machico à Proa - 4 de abril de 2017

Foi num pavilhão a “rebentar pelas costuras” que se realizou no passado dia 29 de Março a actividade EBSM@Projeta-te subordinada ao tema “Machico à Proa”, refere uma nota de imprensa.

De forma a dar a conhecer a toda a comunidade educativa o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos vários clubes e projectos da Escola Básica e Secundária de Machico, realizaram-se durante todo o dia inúmeras actividades, de modo a ir de encontro aos interesses e motivações dos cerca de 1600 alunos da escola. Passando pela música, o teatro, a expressão plástica, a dança, torneios de futebol inter-turmas, passeios de cicloturismo, jogos tradicionais, foram diversas as iniciativas proporcionadas durante o dia.

“E como a escola de hoje não é apenas um local de transmissão de conhecimentos das várias disciplinas, mas de formação integral das nossas crianças e jovens, foram este ano entregues, pela primeira vez, os prémios de mérito cultural aos alunos que se destacaram ao longo do ano nos vários Projectos/Clubes existentes. Uma forma de premiar a assiduidade, o empenho e a dedicação destes alunos ao longo do ano, com a certeza de que estamos a preparar melhores cidadãos para o futuro”, refere aquele estabelecimento de ensino.

 ler mais ...

Gabinete do Ensino Superior - 3 de abril de 2017

No passado dia 22 de março realizou-se, no auditório da Escola Básica e Secundária de Machico, a habitual ação anual de sensibilização para o acesso ao ensino superior. Esta ação foi proferida pelo Diretor do Gabinete do Ensino Superior (GES) na Madeira, João Costa e Silva, e dirigida aos alunos do 12º ano de escolaridade. Estas ações dinamizadas pelo GES têm vindo a apoiar os alunos no caminho académico que poderão seguir depois do ensino secundário, esclarecendo sobre as alternativas que existem dentro e fora da Madeira para uma formação superior. Essa formação, nas palavras de João Costa e Silva, tem que ser vista como um instrumento de valorização pessoal que, apesar de não dar uma garantia imediata de emprego na situação atual do país, permitirá aos jovens formados um leque maior de oportunidades. O GES está ao serviço dos alunos para que estes façam uma candidatura de sucesso ao ensino superior!

 

 ler mais ...

Percurso pedestre - 31 de março de 2017

No passado dia 29 de março, os alunos das turmas 9º1 e 9º2 realizaram o percurso pedestre da Levada Nova até aos Maroços, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, visando concretizar medidas para a saúde e bem-estar do organismo humano, preconizadas no programa da disciplina, como o exercício físico e atividades na natureza.

A visita de estudo teve início junto à Escola Básica e Secundária de Machico, às 08h30 e regresso ao mesmo local pelas 13h00.

 

 ler mais ...

EBSM@PROJETA-TE - 24 de março de 2017
A EBSM volta à Assembleia da República! - 20 de março de 2017

No dia 14 de Março realizou-se, na Assembleia Legislativa da Madeira, a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, onde se reuniram 52 alunos, de 13 escolas do ensino secundário da Região, para debaterem os “40 Anos de Constituição e de Poder Autárquico – A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local”.

O projeto de recomendação da Escola Básica e Secundária de Machico foi apresentado e defendido pelos quatro alunos eleitos na Sessão Escolar. Debatidos os projetos das escolas na generalidade, foi com imensa satisfação que vimos o nosso projeto ser eleito projeto-base do círculo da Madeira, com 25 votos a favor. Mas a euforia seria, ainda, redobrada quando, terminado o período de debate na especialidade, a EBSM foi eleita, com 21 votos a favor, para representar a delegação da Madeira na Sessão Nacional, que terá lugar nos dias 8 e 9 de Maio, na Assembleia da República.

Aos nossos alunos que se envolveram neste projeto, o nosso obrigado pelo empenho, pela seriedade, pelo sentido de responsabilidade e por representarem tão bem a nossa escola!

 ler mais ...

Festival Literário da Madeira - 18 de março de 2017

No dia 16 de março de 2017, no Fórum Machico, aconteceu um dos momentos da 7.ª edição do Festival Literário da Madeira. A nossa Escola foi convidada a estar presente e esteve bem representada! Neste sentido, o Grupo de Português organizou a ida de 12 turmas, acompanhadas por 13 professores de várias disciplinas (Português, Matemática, Inglês, Geografia, Informática, Artes, Filosofia, História), à volta de 240 pessoas, àquele acontecimento, deveras único, para ouvir e, eventualmente, interagir com o escritor valter hugo mãe e a jornalista Sandra Nobre. A moderadora, Sónia Franco, partiu do tema «A nossa liberdade começa onde podemos impedir a do outro» e chegou ao mundo do escritor e da jornalista freelancer e escritora, para proporcionar ao público, que esgotou as cadeiras da sala de espetáculos do Fórum, momentos que primaram pela simplicidade da linguagem, fluidez do discurso e, até, ludismo espontâneo. Por bastantes vezes, fomos levados a aplaudir o que era partilhado, tal a pertinência do conteúdo e a graciosidade com que os discursos fluíam. «Valeu a pena»? Claro! Foi mais um motivo de riqueza cultural, foi mais um pouco do que quem escreve chegou a quem lá esteve. Claro que «Valeu a pena», reconheceram as vozes que se expressaram, posteriormente, sobre a matéria em apreço!

 ler mais ...

Parlamento dos Jovens – Ensino Básico - 18 de março de 2017

No passado dia 13 de Março, a Assembleia Legislativa da Madeira abriu as suas portas para mais uma Sessão Regional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida em parceria com as Direções Regionais da Educação.

“Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” foi o tema desta edição, que visava assinalar os 40 anos da Constituição Portuguesa, proporcionar oportunidades para o conhecimento e discussão de alguns aspetos desta Lei Fundamental do país e consciencializar os nossos jovens para a importância da Constituição na vida da população portuguesa.   

Estudantes de 13 escolas do ensino básico da RAM reuniram-se no Plenário da ALM para apresentarem e debaterem os respetivos projetos de recomendação. A Escola Básica e Secundária de Machico fez-se representar pelos quatro deputados (três efetivos e um suplente) eleitos na sessão escolar: Diogo Aveiro (9º8), Catarina Moreira (9º2), Laura Moreira (9º8) e Eduarda Menezes (9º2). Concluídos os trabalhos, fica a memória de uma experiência única no percurso escolar e cívico dos nossos jovens: ser deputado por um dia!

 

 ler mais ...

Parlamento Jovem Regional - 17 de março de 2017

“As novas tecnologias no Ensino: Globalização – Principais desafios do séc. XXI” foi o tema em debate no XVIIº Parlamento Jovem Regional, uma iniciativa da DRE.

A Escola Básica e Secundária de Machico aceitou o desafio e convidou alunos do 3º Ciclo a elaborarem um projeto de recomendação acerca das “Novas Tecnologias no Ensino”. Das reuniões de trabalho resultou um projeto com quatro medidas, que foi apresentado e discutido, conjuntamente com os projetos das escolas do Porto da Cruz, São Jorge e Caniçal, na 5ª Reunião Preparatória, que decorreu no passado dia 10 de março, no auditório do Museu da Baleia.

O trabalho dos nossos alunos (Francisco Olim e José Pedro Lopes, 7º4, Laura Moreira e Diogo Aveiro, 9º8) foi alvo de merecidos elogios por parte da Mesa. No dia 4 de maio voltamos a entrar em ação, na reunião de Comissão, que antecede a sessão plenária, no dia 18 de maio, na Assembleia Legislativa da Madeira.

 ler mais ...

dia internacional do π - 17 de março de 2017

No dia 14 de março o grupo de matemática, da nossa escola, associou-se às comemorações do dia internacional do π. Este dia, é comemorado a 14 de março (esta data nos Estados Unidos da América escreve-se 3/14) por 3,14 ser a aproximação mais conhecida deste famoso número irracional (dízima infinita não periódica) e foi instaurado por Larry Shaw.

O π é o quociente entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Para o descobrir empiricamente bastava passar

 ler mais ...

Semana do departamento das Ciências Exatas e da Natureza - 15 de março de 2017

Vive as Ciências!

                Entre os dias 20 e 24 de fevereiro a nossa escola vestiu-se de bata branca e colocou perfume de laboratório. Os espaços preencheram-se de notícias, novidades, descobertas, informações e experiências.

                Exposições sobre os “Prémios Nobel da Química” e os “Prémios Nobel da Física”, “Roteiros de Geossítios do Concelho de Machico”, “Aldeia das Curiosidades” e “Curiosidades Matemáticas” preencheram os nossos espaços e puderam ser apreciadas durante esta semana.

A par deste conhecimento “estático”, houve imensas iniciativas e experiências, das quais destacamos as experiências químicas, que tiveram lugar na entrada do Edifício Norte, assim como a feira dos minerais e o laboratório aberto. Ainda pudemos contar com uma palestra sobre a matemática, assim como jogos matemáticos e a final do SuperTmatik do quinto e sexto anos. A adesão dos alunos foi enorme.

 

 ler mais ...

Dia do pi - 14 de março de 2017
Grupo de Teatro DraMa`xico louvado pelo Júri do XXV.º Festival de Teatro Escolar-Carlos Varela - 12 de março de 2017

No dia 6 de março, pelas 14 horas, o grupo de teatro da nossa escola, DraMa`xico, apresentou uma adaptação da peça “Bullying-Tô Fora” de Francis Ivanovich, no palco da Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Festival de Teatro Escolar.

A peça apresentada aborda situações reais e as diversas formas de bullying, além de propor uma séria reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade diante desse tema.

No dia 10 de março, na cerimónia de encerramento do Festival, o grupo recebeu um louvor pela temática apresentada e o aluno Filipe Rocha, do 8.º3, recebeu um louvor pela sua interpretação.

Participaram, neste trabalho, 15 alunos, com idades compreendidas entre os 11 os 17 anos.

Em breve, a peça será apresentada à nossa comunidade escolar.

 ler mais ...

RTP - 60 anos de serviço público - 12 de março de 2017