Notícias

Minimizar
Ação Social Escolar 2019-2020 - 8 de agosto de 2019
Manuais escolares - Ano letivo 2019-2020 - 5 de julho de 2019

 

Para o ano letivo 2019-2020, toda a informação relativa à adoção e aquisição de manuais do 5º ano de escolaridade, será afixada e divulgada oportunamente pelos meios oficiais.

A lista de manuais referentes ao 10º ano será divulgada na 3ª semana de julho.

 

 ler mais ...

Português para Falantes de Outras Línguas - 3 de julho de 2019

 

No presente ano letivo, a Escola Básica e Secundária de Machico incluiu, na sua oferta formativa, para os adultos, em regime noturno, o curso de Português para Falantes de Outras Línguas, de modo a contribuir para a integração de todos os que chegam à ilha, no fluxo de emigrantes oriundos, sobretudo, da Venezuela, mas também de outros países.

Esta iniciativa teve boa adesão, com a inscrição de 48 adultos, para os níveis elementares A1 e A2.

Prevê-se a continuação deste curso com novas inscrições para os níveis elementares A1 e A2 e os níveis de continuação B1 e B2 (para os que já frequentaram os níveis elementares).

Para além da formação em Língua Portuguesa, os formandos contam com a oferta de unidades formativas de Língua Inglesa e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

As atividades formativas foram diversificadas, desde visitas de estudo, pesquisas online, criação de roteiros culturais locais, idas ao teatro, apresentações orais, testes de compreensão oral e outro tipo de fichas de trabalho, etc.

 

 ler mais ...

Teatro da EBSM, o DraMa`xico - 3 de julho de 2019

 

No dia 11 de junho, o grupo de teatro da EBSM, o DraMa`xico, encerrou as suas atividades com a apresentação à comunidade educativa da peça “Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira. O Auditório da nossa escola transformou-se em palco, cujo cenário compôs-se de adereços gentilmente cedidos pelo grupo de Expressão Plástica. O guarda-roupa, original, foi imaginado pela aluna Leena Carvalho, pontuado com algumas peças emprestadas pela organização do Mercado Quinhentista. O som teve a colaboração do professor João e das senhoras funcionárias Diva e Rosário. Para alguns alunos do grupo de teatro, esta foi a primeira experiência em palco, frente a um público maioritariamente conhecido.

Ao longo do ano, o grupo colaborou numa sensibilização contra os maus-tratos na infância, levada a cabo pela CPCJ de Machico, no auditório do Museu da Baleia, no dia 4 de abril. Também participou com uma performance intitulada “Plastikus” na cerimónia do hastear da bandeira verde do projeto Eco escolas.

As coordenadoras do projeto, Lucinda Moreira e Teresa Passos, agradecem a todos os que colaboraram.

E para o ano há mais!

 ler mais ...

Eco-Código 2018/2019 - 26 de junho de 2019

 "O Eco-Código corresponde ao 7º passo da metodologia proposta no programa Eco-Escolas, baseando-se em um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos alunos envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar".


A equipa Eco-Escolas

 ler mais ...

Final do Torneio Escolar CINM 2019 - 12 de junho de 2019

 

No dia 07 de junho de 2019, realizou-se no auditório da escola APEL, a final do Torneio Escolar CINM 2018/2019, organizado pelo Dr. Marco Freitas da SDM, no âmbito da divulgação junto dos nossos alunos de informações sobre o CINM.

            Este ano estavam doze equipas selecionadas por escola. O torneio realizou-se numa nova modalidade em que as questões foram aplicadas através do quiz "Dr.Why Madeira", proporcionando uma experiência de aprendizagem mais desafiante e dinâmica.

            Muitos parabéns às 3 equipas - 11.1 (alunos do 11º1 - Augusto; Luísa; Rubina  e Pedro Santos); "Portada" (alunos do 10º6 e 7  - Maria Menezes; Daniela; Patrícia; Maria Leonor e Gonçalo) e "Gloriosos" (alunos do 10º9 - Nuno; Rubina; Linda; Carolina e Catarina),que participaram na final regional e o 2ª lugar que alcançamos como instituição educativa.

Para o ano há mais!

 ler mais ...

XI encontro regional dos alunos de EMRC - 6 de junho de 2019
 
No passado dia 31.05.2019, realizou-se no Parque Temático de Santana,  o XI encontro regional dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, sob o lema "Qual é a tua missão?". Neste evento estiveram presentes várias Entidades e perto de 900 alunos dos quais 136 eram da Escola Básica e Secundária de Machico.  Eis algumas fotos para mais tarde recordar!
 
 ler mais ...

Observação de formações geológicas ao longo do Vale de Machico - 6 de junho de 2019

 

No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola e integrado no Clube de Apoio às Ciências, concretizou-se a visita de estudo: observação de formações geológicas ao longo do Vale de Machico, nos dias 28 e 29 de maio, com as turmas 7º1 e 7º2, respetivamente.

A visita de estudo, em percurso pedestre, teve como objetivo a observação do resultado das ações erosivas exercidas sobre o vale de Machico e respetivos agentes; a metamorfização de piroclastos pelas escoadas lávicas (produzindo tufos vulcânicos); afloramentos colunares em disjunção prismática na pedreira da Ribeira Grande e escoada composta com formação de tubos lávicos - Furnas do Cavalum.

 

A iniciativa foi orientada pelo professor da disciplina de Ciências Naturais,

Manuel Menezes.

 

 ler mais ...

Festa do Desporto Escolar 2019 - 30 de maio de 2019

 

De 28 a 31 de maio de 2019, decorre a Festa do Desporto Escolar, evento que termina toda a atividade desportiva do ano letivo.

Depois de muitas conquistas nos campeonatos regionais, voltamos a conseguir os títulos do Voleibol nos escalões de  Juvenis Femininos e Masculinos assim como os dos Juniores Masculinos. No Badminton conquistamos o título no escalão de Juvenis Masculinos e Femininos. No Futsal fomos finalistas vencidos nos escalões de Infantis Femininos e Juvenis Masculinos. Na modalidade de Ténis de Mesa aumentamos o número de atletas a se qualificarem para a Fase Final. Na Natação e Atletismo, como já vai sendo tradição a nossa escola conquistou muitos pódios nas várias categorias e provas. Na regressada modalidade de Basquetebol, assim como no núcleo de Dança, salienta-se o aumento do número de praticantes.

Estes são bons pronúncios para a Festa, onde estaremos representados por 270 alunos, 12 professores e 2 funcionárias, distribuídos pelas modalidades de Futsal 79 alunos distribuídos por 7 equipas, Voleibol, 37 alunos distribuídos por 3 equipas, Basquetebol, 20 alunos divididos por 2 equipas, Atletismo com 45 alunos, Natação com 34 alunos, Badminton com 23 alunos, Ténis de Mesa com 12 alunos e Dança (Cerimónia de Abertura) com 20 alunos.

 

Boa competição a todos.

 

 ler mais ...

AEMEBSM organiza “Peddy-Papper: À Descoberta da Europa” - 29 de maio de 2019

 

No passado dia 2 de maio, a AEMEBSM organizou um Peddy-Papper para testar o conhecimento das 15 duplas. Este concurso, cujo primeiro prémio era uma viagem a Bruxelas com a visita ao Parlamento Europeu patrocinada pela Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, incidia sob questões históricas e culturais desde a criação da EU (antiga CEE). Sagraram-se vencedores os alunos Pedro Lemos e Rosa Spínola ambos do 12°6.

 ler mais ...

Papel por Alimento - 27 de maio de 2019

 

O projeto Eco-Escolas em parceria com o Banco Alimentar, realizou nos dias, 15, 16 e 17 de maio, na Escola Básica e Secundária, a recolha de papel, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”. Esta campanha tem como objetivo conseguir mais alimentos, através da doação de papel usado.

Equipa do Eco-Escolas

 ler mais ...

Hastear da bandeira verde - 24 de maio de 2019

 

No dia 21 de maio, no âmbito do projeto “Eco - Escolas”, a Escola Básica e Secundária de Machico, uma vez mais realizou a cerimónia do hastear da bandeira verde, como símbolo das boas práticas ambientais. Nesta cerimónia estiveram presentes, o Sr. Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, o Sr. Presidente do Conselho executivo da Escola, José Maria Dias, a Vereadora com pelouro na Educação, Mónica Vieira e ainda o Sr. Engenheiro do Ambiente, Cláudio Nóbrega.
Durante esta Cerimónia foram apresentadas várias atividades alusivas à preservação do ambiente.

 ler mais ...

Prova Final do Concurso Literacia3Di - 22 de maio de 2019

 

No dia 17 de maio de 2019, aconteceu, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Prova Final do Concurso Literacia3Di, organizada imaculadamente pela Porto Editora e Escola Virtual.

Concorreram 160 mil alunos de mais de mil escolas de Portugal Continental, dos Açores e da Madeira (quase 3000 alunos de 22 escolas). Da nossa escola, 120 alunos.

Dois alunos da Escola Básica e Secundária de Machico participaram na última Fase, como finalistas da Madeira, nos domínios da Ciência e da Leitura: o Rodrigo Sol (6.º6) e a Bianca Couto (7.º4), respetivamente.

De acordo com o objetivo pedagógico do concurso, «valorizar o sucesso», os 101 finalistas de todos os Distritos e Regiões Autónomas, por terem chegado à última fase, foram vencedores. Todos tiveram prémios que os deixaram recompensados pelo desafio. Todavia, os vencedores absolutos, ainda mais.

A experiência proporcionada ao Rodrigo e à Bianca, deveras enriquecedora, foi ainda mais gratificante porque, além de um professor acompanhante, tiveram a companhia e apoio dos pais. Acrescente-se, a este conforto, que o grupo da Madeira, envolvendo os outros dois finalistas, fez as viagens em conjunto, uma mais-valia ainda mais digna de nota porque o excesso de vento no aeroporto alterou os planos da ida.

Por este evento ter sido num local tão apropriado, não houve momentos inúteis: o acesso gratuito ao Museu do Conhecimento encantou-nos!

Uma ideia final: experiências como esta contribuem para que cada aluno se forme melhor para a vida e para a sociedade. Bem hajam!

João Luís Freire – Prof Coordenador do Projeto a nível de Escola

 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde - 20 de maio de 2019
Final do concurso - Triatlo Literário - 17 de maio de 2019

 

   No dia 3 de maio, decorreu a fase final do concurso “Triatlo Literário”, atividade integrada no projeto Baú de Leitura, tendo sido realizada no Design Centre Nini Andrade Silva, onde estiveram representadas nove escolas da RAM, anteriormente apuradas nas 1ª e 2ª fases.

     A prova estava associada ao livro de Lídio Araújo “Esta escola é…uma lukura – Diário da Escola Básica 23 e Secundária ABC, incluindo as modalidades de leitura, escrita e interpretação.

     A aluna Bianca Couto, do 7º4 representou a nossa escola, tendo obtido um honroso 4º lugar.

    O Baú de Leitura agradece a participação, a colaboração e o empenho/dedicação da discente, contando com a sua cooperação em futuras iniciativas, bem como a dos demais alunos da nossa escola.

 

                                                                                As dinamizadoras do Baú de Leitura

                                                                                   Mª Cármina Moreira e Graça Gouveia

 

 ler mais ...

EBS Machico partilha tradições em Espanha no projeto Erasmus + - 16 de maio de 2019

 

A nossa escola participou, entre os dias cinco e onze de maio, num encontro Erasmus +, na cidade de Montoro, na Andaluzia, Espanha.  O grupo era constituído por quatro alunos (Ana Isabel Vasconcelos e Luís Miguel Calado do 12º 6; José Lino Viveiros do 11º 11; e Diogo Relva Mendonça do 8º 4) e três professoras (Ana Paula Spínola, Fátima Roque e Inês Relva).

Integrado no projeto OCHAP – A nossa Cultura e a nossa História através de métodos ativos e participativos -, os alunos dos seis países envolvidos (Roménia, Chipre, Letónia, Grécia, Espanha e Portugal), apresentaram trabalhos, preparados antecipadamente, sobre tradições de Natal e da Páscoa, mitos e lendas e ainda património Imaterial da UNESCO, no qual a nossa professora Paula Spínola participou com uma interpretação do “Fado da Sina” entusiasticamente aplaudido pelos parceiros do projeto.

Na escola, estes alunos participaram em trabalhos de grupo multinacionais, concursos e visitas guiadas às cidades de Montoro, Córdoba e Sevilha, com especial ênfase no património da UNESCO. Os professores acompanharam os trabalhos e as visitas dos alunos e, paralelamente, participaram na partilha de boas práticas com os professores parceiros do projeto.

Os alunos foram acolhidos por famílias locais, tendo ainda a oportunidade de experienciar os seus hábitos e costumes, assim como a gastronomia.

Os grupos envolvidos foram recebidos pela “alcaidesa” de Montoro, o que corresponde em Portugal à Presidente da Câmara Municipal.

 

 ler mais ...

Semana das Tecnologias - 12 de maio de 2019
Apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico - 10 de maio de 2019

 

O Largo do Senhor dos Milagres acolheu, no dia 7 de maio de 2019, a apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico.

Este momento contou com a presença dos senhores Secretários da Educação, do Turismo, do senhor Presidente da Câmara Municipal de Machico, do senhor Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Machico e do representante da Comissão Organizadora, além de muitos populares que ali tomaram conhecimento do programa e das atividades integradas no evento.

A edição de 2019 tem como temática “O Desembarque”, assinalando-se deste modo o carácter pioneiro que Machico assumiu na ocupação da Madeira e na própria História da Expansão Portuguesa, pois foi na baía de Machico que desembarcaram, pela primeira vez, em julho de 1419, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco, navegadores ao serviço do Infante D. Henrique.

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - XIVª edição - 9 de maio de 2019
Apresentação da edição 2019 do Mercado Quinhentista - 6 de maio de 2019

É com imensa satisfação que nos aproximamos de mais uma edição do Mercado Quinhentista, um evento de recriação histórica.

Um evento desta natureza e desta dimensão, único na Região, que neste momento assinala os 600 anos do seu povoamento, só é exequível porque contamos com a parceria de muitas instituições, patrocinadores, artesãos, professores, pessoal não docente, alunos e muitos anónimos. O Mercado Quinhentista é, sem dúvida, o resultado do compromisso de todos nós em fazer sempre melhor e manter, acima de tudo, a essência pedagógica do projeto!

Neste sentido, a Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista de Machico tem a honra de convidar Vª Exª a estar presente na apresentação da XIVª edição do Mercado Quinhentista, que terá lugar no Largo do Senhor dos Milagres, no dia 7 de maio de 2019, pelas 18 horas.

Contamos convosco nesta viagem, que tem como temática “O Desembarque”, e data marcada para os dias 7, 8 e 9 de junho próximo.

 ler mais ...

Informações

Minimizar

 

 

 

 

 

 

 

Informações-prova 2018/2019 

 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico