Notícias

Minimizar
Alunos do curso Técnico de Turismo visitam o Porto da Cruz - 18 de novembro de 2019

Os alunos da do 11º 10, da do Curso Técnico de Turismo realizaram uma visita de estudo ao Engenho e ao Hotel Vila Bela, no Porto da Cruz, no âmbito da disciplina de TIAT – Turismo, Informação e Animação Turística, acompanhados pela docente da disciplina, a professora Inês Relva.

Os alunos visitaram o Engenho, exemplo de património industrial do Concelho de Machico, construído em 1927. O engenho tem a particularidade de manter em funcionamento uma máquina que usa o vapor como força motriz. Durante a visita, os alunos ficaram a conhecer a história do engenho e os produtos que produz e comercializa. 
Os alunos visitaram o Hotel Vila Bela, orientados pela proprietária, dona Paula que para além de mostrar as instalações, fez uma caraterização do hotel, da sua organização, do mercado, da sua estratégia de distribuição e de comunicação. O hotel possui uma escola de surf, como forma de aproveitar os recursos naturais do Porto da Cruz e de oferecer um serviço que permite aumentar a estada média dos hóspedes no hotel.
 
A professora Inês Relva
 
 
 
 ler mais ...

Baú de leitura - Chegaram os livros do Baú! - 14 de novembro de 2019

O Baú de Leitura é um projeto da SRE. Tem como objetivo promover o gosto pela leitura e pela escrita, bem como, o desenvolvimento de hábitos de leitura e, consequentemente, desenvolver a cultura da nossa população.

Desta forma, é possível requisitar os livros que chegaram à escola, no espaço que é a Biblioteca. A estante do Baú está perfeitamente identificável. Qualquer dificuldade, basta pedir ajuda aos técnicos responsáveis.

Uma das atividades deste projeto é o concurso "Triatlo Literário", a realizar, a nível de escola, em janeiro. Destina-se aos discentes dos 2º e 3º ciclos. Consiste na resolução de três provas (leitura, escrita e interpretação) e tem como referência um conto selecionado para cada ciclo. A participação no passatempo carece de uma inscrição. Assim, na biblioteca da escola encontra-se o regulamento do concurso, o conto selecionado para cada nível de ensino e as pistas que servirão de orientação para um bom desempenho nas provas. As inscrições deverão ser efetuadas, junto dos docentes de Português ou na Biblioteca da escola, de 18 de novembro a 6 de dezembro de 2019.
 
Não te atrases…INSCREVE-TE!
 
Documentação:
CONTO - 2º ciclo - “A galinha negra” in Contos e lendas de Portugal e do mundo, seleção, adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete, Porto Editora, pp. 43-47.
CONTO - 3º ciclo -  “O Sargento que foi ao inferno” in Contos Tradicionais do Povo Português, de Teófilo de Braga, Porto Editora
 
 
As dinamizadoras:
Graça Gouveia e Mª Cármina Moreira
 
  
 
 

 

 ler mais ...

Inspiring Future - 13 de novembro de 2019

No dia 7 de novembro realizou-se o Inspiring Future na nossa escola, com uma palestra dirigida aos alunos 12º ano de escolaridade, sobre o acesso ao ensino superior, e dois workshops para alunos do 11º ano, um sobre as exigências do mercado de trabalho e outro sobre a tomada de decisão no prosseguimento de estudos. 

Marcaram presença nesta atividade diversas instituições de ensino superior que se disponibilizaram a esclarecer dúvidas sobre cursos superiores, dentro e fora de Portugal, e os procedimentos necessários para aceder aos mesmos. Também, distribuíram panfletos informativos aos alunos e professores interessados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Medição da torre da Igreja de Machico - 13 de novembro de 2019

 No âmbito da disciplina de Matemática A, a turma 11º 1, no dia 23 de outubro do corrente ano, realizou uma atividade de consolidação de conteúdos, que consistia na medição da torre da Igreja de Machico.

 
              Com a ajuda do topógrafo da Câmara Municipal de Machico, Élvio Gomes, os alunos utilizaram um teodolito e um prisma para medir ângulos e distâncias. Com os conhecimentos de Trigonometria conseguiram determinar a medida da Torre da Igreja, aproximadamente 18 metros, sem recurso à fita métrica.
 
Opinião de um aluno da turma:
 
“Com esta atividade aprendemos algum uso da trigonometria no mundo do trabalho e como utilizar conceitos, dados na aula, no exterior. Eu acho que este tipo de atividades beneficia os estudantes dando-lhes contexto sobre os conteúdos estudados e seria uma mais valia haver mais experiências como esta.”
 
Tiago Castro 11º1
 
  
 
 ler mais ...

Campeonato Nacional Literacia3Di - 12 de novembro de 2019

 

Desde a 1.ª edição que a EBSM tem estado presente neste Concurso Nacional e tivemos alunos a representar a Madeira em 3 edições.

Este ano, inscreveram-se, a nível Nacional, 160 mil alunos. Assim, entre os dias 18 e 29 de novembro, 180 alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, da nossa Escola, respetivamente, nos domínios da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês participarão na 5.ª edição deste Concurso criado pela Porto Editora.

A primeira Fase – Local – a nível de escola, selecionará um/a aluno/a de cada domínio que, em março de 2020, concorrerá com os outros vencedores de cada uma das escolas participantes da Madeira. Depois, o vencedor Regional de cada domínio disputará a Fase Final Nacional, em maio de 2020.

Recordamos que a nossa Escola já teve quatro participantes a representar a Madeira na Fase Final Nacional, nos domínios da Leitura, Ciência e Inglês.

Na edição do ano passado, 4.ª, 2 alunos nossos representaram a Região da Madeira na Final Nacional que aconteceu em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento. Pelo facto de terem ido à Final Nacional, cada um teve direito a um  smartphone, além de outras «prendas».

São experiências como estas que motivam para a competência do saber fazer e saber estar, mais-valias que se adquirem, primeiro na família, depois na escola e, sempre, ao longo da vida.

(João Luís Freire, Professor-Coordenador de Escola da Literacia3Di.)

 ler mais ...

“Nós Propomos!” em Machico - 7 de novembro de 2019

 No âmbito do Projeto “Nós Propomos!: cidadania e inovação e educação geográfica”, a Escola Básica e Secundária de Machico participou no I Encontro Regional no dia 4 de novembro, no Museu da Imprensa em Câmara de Lobos, onde estiveram presentes alguns dos alunos que participaram no ano letivo de 2018/2019 e as professoras responsáveis pela implementação do projeto na EBSM.

                Ontem, dia 5 de novembro recebemos na nossa escola o Professor Doutor Sérgio Claudino, professor do IGOT e responsável pelo projeto, o qual foi orador de uma pequena palestra para alguns dos alunos que vão participar no presente ano letivo, com o intuito de divulgar a dimensão que o “Nós Propomos!” atingiu em termos nacionais e mundiais, assim como, esclarecer algumas questões que os alunos tivessem sobre a sua participação no projeto.

                Ainda na sequência da participação da EBSM no referido projeto, as turmas Geografia A de 10º e 11º ano têm-se deslocado à Câmara Municipal de Machico, entidade que tem colaborado connosco, para assistirem a sessões dinamizadas pelos técnicos da divisão de planeamento e gestão, sobre o Plano Diretor Municipal.

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Alunos do Curso Técnico de Turismo visitam Hotel Golden Residence - 5 de novembro de 2019

 No dia 28 de outubro, os alunos do 11º 10, Curso Técnico de Turismo, visitaram o Hotel Golden Residence, um hotel 4 estrelas no Funchal, no âmbito da disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas, acompanhados pela professora Inês Relva, docente da respetiva disciplina.

A visita foi guiada pelo sr Luís Abreu, Assitant Manager, que nos falou sobre o hotel e guiou o grupo pelos seus diferentes espaços. Visitámos diferentes tipologias de quartos: uma Suite, um apartamento e um quarto normal. Este hotel tem a particularidade de os seus vários espaços estarem preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Visitámos o ginásio, experimentado pelos alunos, o SPA, onde os clientes podem beneficiar de massagens, tratamentos softpack e rasul oriental. Deliciámo-nos com a magnífica vista junto ao mar e visitámos o restaurante e o bar.
O Sr. Luís abreu esclareceu-nos sobre as suas funções e as funções de Manager do hotel, que por vezes tem que desempenhar, quando a manager está ausente. 
Por fim, cotámos coma presença da sra. Arcília Martin, Manager do hotel que nos falou sobre alguns requisitos importantes para trabalhar em hotelaria tais como o gosto pela profissão, o conhecimento de línguas e a imagem. Falou-nos ainda dos desafios que se colocam à hotelaria madeirense, nomeadamente o aumento do número de camas e questões relacionadas com a procura devido à falência de companhias aéreas e operadores turísticos.
 
 
 ler mais ...

Estimando o Pão por Deus - 5 de novembro de 2019

Na semana de 28 a 31 de outubro, decorreu a atividade "Estimando o Pão por Deus", da responsabilidade do grupo  disciplinar de Matemática. No 3º piso de edifício Norte, junto à reprografia, encontrava-se o cartaz explicativo da atividade bem como o cesto com o  " Pão por Deus".  Toda a comunidade educativa pode participar nesta atividade fazendo uma estimativa do peso do cesto com os frutos.

Recolhidas as estimativas e  pesado o cesto verificou-se que este pesava 5,100Kg.  Entre os muitos participantes apenas dois acertaram no peso correto: o Sr. António Lomelino e a Professora Inês Relva. Efetuou-se um sorteio entre os dois e o "Pão por Deus" foi para Sr. António Lomelino.
 
 
 
 
 ler mais ...

Alunas de Sociologia participam no peditório da Liga Contra o Cancro - 5 de novembro de 2019

Algumas alunas de sociologia, das turmas 12º 4 e 12º 5 participaram no passado dia 31 de outubro, no peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro, no centro de Machico.

Inês Relva, docente de Sociologia.

 

 ler mais ...

Observação de células ao microscópio - 30 de outubro de 2019

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas do 8º Ano, realizaram, na semana de 14 a 18 de outubro, de 2019, a atividade prática de observação de células ao microscópio.

Atividade planificada de acordo com o programa da disciplina, pretendeu proporcionar o cumprimento dos seguintes objetivos:

- Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos;

- Identificar constituintes celulares básicos;

- Familiarizar os alunos com o manuseio do microscópio;

- Constatar que a observação "ao vivo" pode ser diferente da representação esquemática das células.


Manuel Menezes

 

 ler mais ...

Alunos de Economia e Sociologia visitam Cidade do Empreendedor no Tecnopolo - 28 de outubro de 2019

Na sexta-feira, 25 de outubro um grupo de alunos de Economia A e C e de Sociologia,

acompanhados pelas professoras Jacinta Pimenta e Inês Relva, visitou a “Cidade do
Empreendedor” no Madeira Tecnopolo, no Funchal.
Os alunos tiveram oportunidade de percorrer várias “ruas/estradas” onde visitaram os
stands de projetos considerados empreendedores e de experimentar alguns dos seus
produtos.
Esta é a 6ª edição do evento organizado pela Associação de Jovens Empresários
Madeirenses – Ajem e tem como objetivo “ informar, apoiar, promover e potenciar
ideias, negócios, qualidades e características dos jovens da Madeira em todos os
sectores da atividade económica”.
 
Inês Relva e Jacinta Pimenta
Grupo 430
 
  
 ler mais ...

Atividades laboratoriais de observação microscópica - 21 de outubro de 2019

 

Atividades laboratoriais de observação microscópica desenvolvidas com as turmas 8º3, 8º4 e 8º5 em outubro de 2019.

As atividades desenvolvidas visaram proporcionar aos alunos a oportunidade de observar seres vivos microscópicos do Reino Protista, presentes numa gota de água de um charco. Permitiu ainda observar células de uma folha de elódea (planta aquática) e identificar os principais constituintes celulares.
Com o recurso a este trabalho prático laboratorial, pretende-se consolidar conhecimentos abordados no decurso das aulas de Ciências Naturais, no âmbito do estudo da célula como unidade básica da biodiversidade.


Isabel Jesus
Profª de Ciências Naturais

 

 

 ler mais ...

Visita de estudo à Laurissilva das Funduras - 16 de outubro de 2019

 

As turmas 8º1 e 8º2, 2019 2020, realizaram a visita de estudo à Laurissilva das Funduras – Machico, no passado dia 10 outubro 2019.

A iniciativa, orientada pelo professor Manuel Menezes, da disciplina de Ciências Naturais, inserida no Plano de Atividades da Escola e no Projeto de Apoio às Ciências, pretendeu proporcionar a observação das espécies e comunidades da nossa floresta e a sensibilização para a importância da sua preservação no bem-estar das populações, bem como abordar outras temáticas do programa da disciplina.

Os participantes cumpriram, com brio, os objetivos propostos e a caminhada correu bem. 

Prof. Manuel Menezes

 ler mais ...

Encontro Erasmus+ na Roménia - 7 de outubro de 2019

A nossa escola participou, entre os dias 22 e 28 de setembro, num encontro na Roménia, no âmbito do projeto Erasmus+ “Smart phones for smarter students”.

O grupo era constituído pelos alunos Afonso Fernandes do 12º 5, João Nóia do 12º 1, Eduarda Menezes, Francisca Gomes e Margarida Mendonça do 12º 6, Leonor Catanho do 11º 3 e pelas professoras Alexandra Carvalho, Inês Relva e Paula Nóia.
 
No encontro, estiveram presentes as cinco escolas parceiras do projeto, provenientes da Roménia, Alemanha, Áustria, Espanha e Portugal. O grupo participou num debate com o vice-presidente da Câmara de Botosani sobre a utilização de novas tecnologias na gestão da cidade, nomeadamente QR codes.
 
Alunos e professores utilizaram os telemóveis para conhecer a cidade de Botosani através da leitura dos QR codes criados pelos alunos da escola anfitriã e visitaram ainda as cidades de Iasi e Suceava.
 
Os participantes tiveram formação sobre Segurança e Proteção de dados na Internet e sobre criação e utilização de aplicações para o ensino.
 
Os alunos ficaram alojados em casa dos alunos romenos permitindo um maior contacto com a realidade dos alunos anfitriões.
 
O projeto é dirigido a alunos dos 13 aos 16 anos. Cada escola participa com 20 alunos, 5 em cada encontro internacional.
 
Este foi o terceiro encontro, o primeiro decorreu em outubro 2018, na Alemanha, o segundo foi em Canárias, em março de 2019. O próximo encontro do projeto é na Escola Básica e Secundária de Machico, entre os dias 1 e 7 de março de 2020.
 
Inês Relva
Coordenadora do projeto Erasmus+ na EBS Machico
 
  
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito 2018/2019 - 30 de setembro de 2019

A atribuição de prémios de mérito da Escola Básica e Secundária de Machico teve a presença das seguintes entidades;


5.º ano – Secretário Regional de Educação - Jorge Carvalho;
6.º ano – Presidente ca Câmara Municipal de Machico – Ricardo Franco;
7.º ano – Diretor Regional Marco Gomes;
8.º ano – Representante da NOS – Luís Serra Lino;
9.º ano – Diretor Executivo EBSM – José Maria Carvalho;
CEF – Presidente do Conselho da Comunidade – Ana Rosa;
1.º ano Profissional – Secretário Regional de Educação - Jorge Carvalho;
2.º ano Profissional - Presidente ca Câmara Municipal de Machico – Ricardo Franco;
3.º ano Profissional - Diretor Regional Marco Gomes;
10.º ano - Presidente do Conselho da Comunidade – Ana Rosa;
11.º ano - Diretor Executivo EBSM – José Maria Carvalho;

12.º ano - Secretário Regional de Educação - Jorge Carvalho e Representante da NOS – Luís Serra Lino;  

 

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Entrega de manuais escolares - Ação Social - 27 de agosto de 2019
Ação Social Escolar 2019-2020 - 8 de agosto de 2019

Informações

Minimizar

 

 

 

 

 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico