Notícias

Minimizar

Vencedores do Passatempo/Concurso Regional Triatlo Literário - 3 de fevereiro de 2020

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACHICO

 
As dinamizadoras do Baú de Leitura vêm, por este meio, divulgar os vencedores do Passatempo/Concurso Regional Triatlo Literário.
No dia 15 de janeiro, o concurso destinou-se ao 2º ciclo e, no dia 16 envolveu discentes do 3º ciclo.
Deste modo, transitarão para a 2ª fase do concurso, a decorrer em março, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, as alunas:
Ana Isabel Pinto dos Santos – 5º7, representante do 2º ciclo e
Ana Leonor Saldanha Prata – 9º6, em representação do 3º ciclo
 
UM POR TODOS, TODOS PELA LEITURA!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Exposição - “ A Conquista do Espaço” - 3 de fevereiro de 2020

O dia 4 de outubro de 1957  marcou um começo significativo para a conquista do  espaço. Mais do que o histórico e bem-sucedido lançamento do Sputinik 1, o primeiro satélite, foi o início de uma era sem precedentes de exploração, conquista  e compreensão do  planeta Terra  e dos mundos distantes . A medida que as descobertas dos mistérios e da beleza do espaço, foram surgindo, maior o desejo  do homem de ir mais longe. As naves espaciais da NASA e de outros países, nos mostraram os meandros dentro das nuvens e do terreno de planetas distantes que eram apenas um ponto no telescópio de um astrônomo algumas décadas atrás.

A evolução tecnológica permitiu ainda vermos o  nascimento de estrelas, buracos negros e encontramos exoplanetas orbitando estrelas em sistemas notavelmente semelhantes aos nossos.
Podemos não saber exatamente o que as missões espaciais futuras irão descobrir, mas podemos ter certeza de que a exploração espacial continuará a nos surpreender e inspirar. Portanto neste contexto,   surgiu a  exposição com o tema “A Conquista do Espaço”, que esteve em exibição para toda a comunidade escolar, na semana de 20 a 24 de janeiro, no 1º piso da Escola Básica e Secundária de Machico, promovendo os  trabalhos dos alunos de sétimo ano, na disciplina de Físico-Química, com  o objetivo de  exaltar algumas das conquistas do espaço, bem como valorizar  a criatividade na  construção e representação de naves espaciais (vaivéns, foguetões, satélites, sondas espaciais) utilizando materiais reciclados.
 
Grupo de Físico-Química
 
 
 
 
 ler mais ...

Alunos do Curso Técnico de Turismo realizam visita de Estudo no Funchal - 3 de fevereiro de 2020

No dia 30 de janeiro, os alunos do 11º 10, Curso Técnico de Turismo, realizaram uma visita de estudo ao Funchal onde visitaram o Hotel Porto Santa Maria, Madeira Story Center, Hotel Savoy Palace e deram um passeio de teleférico, no âmbito das disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas, e de TIAT – Turismo, Informação e Animação turística, acompanhados pela professora Inês Relva, docente das respetivas disciplinas.

Chegados ao Funchal, os alunos visitaram o Madeira Story Center, local onde os visitantes podem aprender sobre a História da Madeira, a sua economia e a sua cultura.
A visita continuou no Hotel Porto Santa Maria, um Hotel 4 estrelas, com 146 quartos, localizado na Zona Velha, junto ao mar, propriedade do grupo Porto Bay, que detém 15 hotéis, 7 na Madeira, cinco em Portugal continental e 3 no Brasil. Fomos recebidos pela senhora diretora, Carla Bacanhim. que nos mostrou vários tipos de quartos, conduziu-nos pela zona do SPA, restaurantes, piscinas. jardins e respondeu a todas as nossas questões sobre o hotel e sobre a sua experiência profissional.
Ainda antes do almoço, o grupo subiu de teleférico até ao Monte experimentando uma das atrações turísticas do Funchal.
Na parte da tarde, a visita prosseguiu no Hotel Savoy Palace, um hotel 5 estrelas, recentemente inaugurado, mas com uma história de mais de um século. Aqui tudo é grande, 352 quartos, 14 pool suites, duas suites presidenciais com piscina, o maior spa do país, seis piscinas, cinco restaurantes e três bares. Conduziu-nos nesta visita, a Diana, responsável pelas relações com os hóspedes. A decoração, da responsabilidade de Nini Andrade Silva é uma homenagem à Madeira. Os alunos, impressionados, ficavam por aqui.
 
Inês Relva
Professora de OTET e de TIAT
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Alunos do Curso Técnico de Turismo visitam Hotel White Waters e Centro de Machico - 3 de fevereiro de 2020

No dia 20 de janeiro, os alunos do 11º 10, Curso Técnico de Turismo, visitaram o Hotel White Waters, o centro de informação de turismo rural e o centro de Machico,  no âmbito das disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas, e de TIAT – Turismo, Informação e Animação turística, acompanhados pela professora Inês Relva, docente das respetivas disciplinas.

O Hotel White Waters, é um pequeno hotel 3 estrelas, de gestão familiar, com 20 quartos situado no centro da cidade de Machico. Fomos recebidos pela senhora Fátima Pão que, muito simpaticamente, nos explicou o funcionamento do hotel, os serviços oferecidos aos clientes, o tipo de clientes e suas nacionalidades, a forma de comercialização dos quartos e, em especial, explicou o funcionamento do serviço de receção. Visitámos vários espaços do hotel, nomeadamente os quartos, o solário e o restaurante. 
No Posto de Informação de Turismo Rural, o grupo verificou o tipo de informação que é fornecido a quem se dirige ao espaço, nomeadamente sobre atividades a desenvolver e onde ficar. 
A visita prosseguiu com a passagem junto a alguns monumentos de interesse turístico que fazem parte do circuito pelo Centro Histórico de Machico: Forte de Nossa Senhora do Amparo, Capela de São Roque, Solar do Ribeirinho e Aqueduto.
 
Inês Relva
Professora de OTET e de TIAT
 
 
 
 
 

 

 

 ler mais ...

EBSM no Corta Mato Jovem 2020 - 23 de janeiro de 2020

Realizou-se no passado dia 16 de janeiro nos Jardins do Lido, no Funchal, mais uma edição do Corta Mato Jovem que contou com a participação de mais de um milhar de alunos em representação de 59 escolas da Madeira.

Nesta atividade, organizada pela DSDE em colaboração com a AARAM, a nossa escola esteve muito bem representada por 34 alunos dos vários níveis de ensino. 
A nível coletivo, destaque para o segundo lugar da equipa de iniciados masculinos constituída por Rúben Mendonça, Che Pimenta, Artur Martins e João Tiago Góis e a nível individual é de realçar o primeiro lugar de António Freitas nos juniores/seniores masculinos e o terceiro lugar de Rúben Mendonça nos iniciados masculinos.
 
 
 
 
 
 ler mais ...

EBSM participa no MADEIRA_MUN 2019 - 9 de janeiro de 2020

A EBSM participou na primeira Simulação das Nações Unidas realizada na Madeira, um evento que teve lugar no dia 17 de dezembro, na Câmara Municipal do Funchal, e que reuniu sessenta alunos de sete escolas da Região, entre os quais cinco alunos do ensino Secundário da nossa escola. 

Ao projeto Parlamento Jovem chegou um convite para a participação no Madeira_MUN 2019, uma simulação do Conselho Económico e Social das Nações Unidas para debater “A crise na Venezuela e a eliminação da pobreza”. A Escola fez-se representar com cinco alunos que desempenharam o papel de delegados de cinco países com posições diferentes em relação à situação na Venezuela. Assim, Francisca Abreu, do 11º3, representou a Guiana (país neutro); Ana Leonor Lima, do 11º5, o Panamá, e Luís Calado, do 12º7, a Jamaica (a favor de Guaidó); Paulo Perestrelo, do 11º7, o Suriname, e João Gomes, do 11º7, o Camboja (a favor de Maduro).
A apresentação de medidas para combater a pobreza extrema na Venezuela foi o culminar de várias pesquisas sobre a Venezuela, mas também sobre o país que cada aluno estava a representar, de modo a não apresentar propostas incongruentes com o mesmo. Nesta simulação, debateram-se tópicos como a economia, a saúde (moção proposta pela nossa delegada do Panamá), a educação, o desemprego, daí resultando uma proposta de Resolução Final, aprovada por maioria.
De salientar a preparação, o empenho e a intervenção dos nossos delegados, e dos alunos em geral, que foram enaltecidos pelos moderadores e secretário-geral. Neste sentido, foram atribuídas menções honrosas a cinco delegados, entre os quais o da Jamaica, representado pelo nosso aluno Luís Calado.
 
 
 
 
 ler mais ...

"Um Cabaz por Turma" - 9 de janeiro de 2020

Trinta e sete cabazes foi o resultado da iniciativa solidária levada a cabo pela Escola Básica e Secundária de Machico, nas últimas 2 semanas, com o objetivo de angariar bens alimentares e produtos de higiene, para distribuir pelos alunos das famílias da nossa Escola.

Sob o tema "Um Cabaz por Turma", pretendeu-se valorizar a educação para a solidariedade, cidadania ativa e partilha, indo ao encontro aos objetivos e tema do nosso Projeto Educativo: "Uma Escola com Valor(es)!
Para além de toda a Comunidade Educativa, contribuíram para esta recolha a Associação Machico XXI e os Hipermercados Pingo Doce, aos quais desde já agradecemos.
 
 
 
 ler mais ...

Natal 2019 - Tema:"A Viagem" - 9 de janeiro de 2020

 "A Viagem" foi o mote para mais um brilhante espetáculo de Natal, que encheu ,como habitualmente, o pavilhão da Escola de Machico.

Com a decoração a cargo do Clube de Expressão Plástica, os Clubes de Cordofones, Oficina de Música, Banda Rock e Dança protagonizaram, na parte da manhã, um espetáculo com muita animação, música, dança, cor e alegria.O espetáculo decorreu durante aproximadamente uma hora e levou, o muito público presente,  numa "viagem" pelas tradições,  valores, músicas e culturas dos vários países.
 Na parte da tarde, a Festa continuou como a realização de um Torneio de Futsal para os alunos do 2º ciclo e um de Voleibol destinado aos alunos do 3º ciclo e secundário, organizados pelas turmas do Curso Profissional de Desporto da nossa escola.
 
 
 
 
 ler mais ...

Parlamento Jovem EBSM - 9 de janeiro de 2020

No dia dezasseis de dezembro, a nossa escola recebeu a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Sara Madruga da Costa, para a realização de um debate sobre a Violência Doméstica e no Namoro, temática do programa da Assembleia da República Parlamento dos Jovens. 

Todos os anos, e a convite do projeto Parlamento Jovem da nossa Escola, é realizada uma pequena palestra acerca do tema que, nesse ano letivo, é discutido a nível nacional. Os alunos ouviram e debateram em conjunto alguns aspetos desta problemática que, lamentavelmente, continua a ser uma realidade nestas faixas etárias. A palestra foi canalizada essencialmente para possíveis formas de prevenção da violência no namoro e no papel que a escola e os jovens podem assumir no combate pelo respeito. O saldo foi positivo e ajudou na reformulação de medidas para o Projeto de Recomendação da EBSM, que será apresentado em fevereiro, na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens (Básico e Secundário), que decorrerá na Assembleia Legislativa da Madeira.
 
 
 
 ler mais ...

Eduação Tecnológica e o Natal - 7 de janeiro de 2020

 

Os alunos da turma 7 do 8º ano, sob a orientação das professoras Eugenia Baptista e Jacinta Lopes, confecionaram broas de mel e de baunilha. Estes doces tradicionais madeirenses foram oferecidos na festa de Natal aos professores, funcionários e aos alunos que participaram nas atividades que decorreram na escola.

 ler mais ...

Atividades de Natal na aula de EMRC - 18 de dezembro de 2019

Para esta quadra natalícia, os alunos do 5º ano ao 8º ano construíram diferentes propostas de atividades alusivas ao Natal.

O 5º ano construiu uma rena de Natal, onde o material de base seria uma pinha, e o resultado final serviria para enfeitar a sua de árvore de Natal, conforme se pode verificar através dos registos fotográficos:

 

 

 

O 6 º e 7º anos contruíram um presépio, com uma pedra de calhau e peças em pasta de moldar, conforme as fotografias:

 

 

 

Por fim, o 8 º ano elaborou um presépio com uma lapa, onde envernizaram e colaram o Menino Jesus:

 

 

Os Encarregados de Educação não ficaram esquecidos, e também colaboraram na decoração da escola, com um postal de natal elaborados por eles, cuja mensagem é dirigida a toda a comunidade educativa.

 

 ler mais ...

Estimando com doçura - 18 de dezembro de 2019

Na semana de de 11  a 17 de dezembro , decorreu a atividade "Estimando com doçura", dinamizada pelo Clube de Matemática.

No edifício Sul da nossa Escola, encontrava-se o cartaz explicativo da atividade bem como o Pai Natal com a caixa dos bombons. Toda a comunidade educativa pode participar nesta atividade fazendo uma estimativa número de bombons que a caixa continha.
Recolhidas as estimativas e contados os bombons verificou-se que este continha 257 bombons.  Entre os muitos participantes o aluno Rodrigo Martim Fernandes da Silva, da turma 4 do 8º ano, fez a estimativa mais próxima (256), tendo por isso ganho a caixa com todos os bombons.
 
A dinamizadoras do Clube de Matemática:
Natália Mendonça e
Zózima Afonseca
 
 
 ler mais ...

O programa “Make-a-Wish vai à escola” - 12 de dezembro de 2019

A Escola Básica e Secundária de Machico esteve envolvida no programa “Make-a-Wish vai à escola”, com o intuito de cooperar para a realização de desejos de crianças e jovens que estão neste momento a passar por graves dificuldades de saúde.

Entre tantas outras funções, a escola tem a missão de ser um palco dos sonhos, onde todas as “viagens” são possíveis e onde as ideias podem transformar-se em projetos e potenciais realidades! A escola permite-nos acreditar!
Desde a aquisição das estrelas de Natal Make-A-Wish, à conceção, preparação e montagem da decoração de Natal no espaço da nossa biblioteca, o envolvimento de toda a comunidade escolar foi enorme, e absolutamente, contagiante, abrangendo todos os ciclos escolares.
Assim, gostaríamos de agradecer a todos quantos participaram e colaboraram para que a realização desta atividade se tornasse num verdadeiro exemplo e numa excelente oportunidade para o desenvolvimento dos valores da Cidadania. Na realidade foi a colaboração de todos e de cada um que permitiu a concretização do mote para esta iniciativa - apelar à solidariedade possibilitando a criação de um espírito de partilha e união em prol de uma causa e um objetivo comuns. Esta foi sem sombra de dúvida uma caminhada conjunta que permitiu que o sonho de muitos possa possibilitar o sonho de UM!
Compartilhamos convosco algumas das fotos representativas do envolvimento de toda a comunidade educativa, agradecendo uma vez mais o empenho, carinho e dedicação de todos.
 
 
A equipa dinamizadora do projeto
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Passatempo regional "Flashes Literários" - 12 de dezembro de 2019

 MAIS UM PASSATEMPO REGIONAL!

O Baú de Leitura, promove o passatempo de fotografia denominado “Flashes Literários”, destinado a toda a comunidade educativa, nomeadamente, alunos, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação, a decorrer até 3 de fevereiro de 2020.
Os objetivos associados a este concurso são: divulgar obras e escritores portugueses; promover a leitura de obras de referência; contribuir para a melhoria da capacidade de leitura expressiva e de leitura compreensiva de excertos literários; estimular a capacidade de articulação/fusão entre texto e imagem e incentivar a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de criatividade, no âmbito da fotografia.
Os concorrentes integrar-se-ão nas seguintes categorias (idade até 7 de fevereiro de 2020): Categoria 1 – 9 a 12 anos (inclusive); Categoria 2 – 13 a 15 anos (inclusive); Categoria 3 – mais de 16 anos e Categoria 4 – adultos (pais, encarregados de educação, pessoal docente e pessoal não docente).
O(s)trabalho(s) fotográfico(s) deverá(ão) incidir sobre o conteúdo do(s) excerto(s) selecionado(s) pelo concorrente, o(s) qual/quais se encontram disponíveis na biblioteca e no site da escola.
Envia a tua fotografia com as seguintes informações – nome do participante, data de nascimento, ano/turma, contacto telefónico, número do excerto e título criativo, para o seguinte email: ebsmbauleitura@gmail.com.
Para participar, basta ler o regulamento ou pedir esclarecimentos às dinamizadoras do projeto ou aos técnicos da biblioteca.
Dá a tua colaboração. Sê criativo. 
Ficaremos à espera…
 
As dinamizadoras:
Graça Gouveia e Mª Cármina Moreira
 
 ler mais ...

"Make-a-Wish vai à escola" - 12 de dezembro de 2019

A Escola Básica e Secundária de Machico esteve envolvida no programa “Make-a-Wish vai à escola”, com o intuito de cooperar para a realização de desejos de crianças e jovens que estão neste momento a passar por graves dificuldades de saúde.

Entre tantas outras funções, a escola tem a missão de ser um palco dos sonhos, onde todas as “viagens” são possíveis e onde as ideias podem transformar-se em projetos e potenciais realidades! A escola permite-nos acreditar!
Desde a aquisição das estrelas de Natal Make-A-Wish, à conceção, preparação e montagem da decoração de Natal no espaço da nossa biblioteca, o envolvimento de toda a comunidade escolar foi enorme, e absolutamente, contagiante, abrangendo todos os ciclos escolares.
Assim, gostaríamos de agradecer a todos quantos participaram e colaboraram para que a realização desta atividade se tornasse num verdadeiro exemplo e numa excelente oportunidade para o desenvolvimento dos valores da Cidadania. Na realidade foi a colaboração de todos e de cada um que permitiu a concretização do mote para esta iniciativa - apelar à solidariedade possibilitando a criação de um espírito de partilha e união em prol de uma causa e um objetivo comuns. Esta foi sem sombra de dúvida uma caminhada conjunta que permitiu que o sonho de muitos possa possibilitar o sonho de UM!
Compartilhamos convosco algumas das fotos representativas do envolvimento de toda a comunidade educativa, agradecendo uma vez mais o empenho, carinho e dedicação de todos.
 
 
A Equipa
 
 
 ler mais ...

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência/2019 | EBSM - 6 de dezembro de 2019

No passado dia 3 de dezembro, a equipa de Educação Especial da EBSM pretendeu assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a dinamização da atividade “Vencer Barreiras”.

     A efeméride decorreu no pátio do bloco sul da escola e pretendeu sensibilizar a comunidade educativa permitindo aos mais novos experienciar as barreiras que existem no quotidiano e com as quais esbarram as pessoas portadoras de alguma deficiência, visível ou não. 
    Para o efeito, as turmas 5 e 6 do quinto ano e a turma 7 do sexto ano estiveram envolvidas nas atividades que decorreram no turno da tarde no bloco sul. Os alunos, o terapeuta ocupacional, as auxiliares de ação educativa e as docentes puderam experienciar um pequeno percurso inclusivo: em cadeira de rodas, caminhando com a ajuda da bengala e de venda nos olhos, utilizando as canadianas e o andarilho, numa experiência que terminava com um jogo de Bóccia-uma modalidade adaptada, dinamizada pelo Terapeuta Ocupacional, José Olim. 
   A atividade agradou aos mais novos que puderam comprovar que as acessibilidades são de grande importância e, em conjunto com Tecnologias/Produtos de Apoio, tornam o quotidiano destas pessoas com mais qualidade de vida, permitindo-lhes uma maior participação e autonomia.
    
 
Pl’a Equipa de Educação Especial da EBSM
Departamento de Ciências Humanas e Sociais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Exposição – “As substâncias nos oceanos” - 29 de novembro de 2019

 

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as problemáticas ambientais que atualmente afligem a Humanidade como por exemplo: o aumento da temperatura; a acidificação das águas dos oceanos; os plásticos e as consequências nefastas para a vida das espécies marinhas e do homem; a subida do nível da água do mar; as substâncias poluentes nos oceanos bem como o consumo abusivo de sal cujo principal componente é o cloreto de sódio, os alunos do 8.0 ano realizaram a exposição “Substâncias nos Oceanos”, que esteve patente a toda a comunidade escolar no 1º piso da Escola Básica e Secundária de Machico, entre os dias 22 e 28 de novembro.

 
Grupo de Físico-Química
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Escola de Machico encerra projeto Erasmus+ em Chipre - 27 de novembro de 2019

 As professoras Fátima Roque, da direção Executiva, Inês Relva e Paula Nóia do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária de Machico, participaram, entre os dias 19 e 22 de novembro no último encontro do projeto Erasmus+ “OCHAP – Our Culture and History Through Active Participative Méthods”, com os seus parceiros de Chipre, Grécia, Espanha, Letónia e Roménia.

No encontro, os professores apresentaram as atividades de sucesso realizadas nos diversos países durante o projeto, realizaram a avaliação e prepararam a divulgação dos resultados. Assistiram a aulas na escola anfitriã e participaram em visitas para conhecer o país anfitrião em especial o Património Mundial da UNESCO em Chipre nomeadamente as rendas de Lefkara e Cúrio. Visitaram ainda Larnaca, onde se localiza a escola anfitriã, e Nicósia, a capital onde se deslocaram até a Linha Verde que separa a cidade em duas.
Como resultados do projeto, foram elaborados um álbum digital com o património mundial da UNESCO dos países do projeto, um álbum com tradições de Natal, Páscoa, casamentos e batizados e ainda um guia metodológico com os diferentes métodos ativos e participativos aplicados em atividades formais e não formais nas diversas escolas.
Este projeto com a duração de 24 meses, teve início em dezembro de 2017 e termina a 20 de dezembro de 2019, envolveu dois encontros de professores, um no início, para preparação do projeto, na Roménia, e este, para conclusão, em Chipre. Ocorreram quatro encontros que permitiram a saída de doze alunos e recebemos dezoito alunos no encontro em Portugal.
 
 
 
   
 
 
 
 ler mais ...

Encontro Erasmus+ na Austria - 22 de novembro de 2019
Escola Básica e Secundária de Machico inicia novo projeto Erasmus+ na Áustria
 
Os professores Inês Relva, João Rodrigues e Lina Gouveia da EBSM, participaram , em Feldkirch na Áustria, entre os dias 11 e 15 de novembro, no primeiro encontro de um novo projeto Erasmus+ “ICU – Intercultural Creativity Unlimited”, com parceiros da Alemanha, Áustria, Grécia, Roménia e Sérvia.
Os professores, para além de prepararem o projeto, participaram em formação sobre a utilização da plataforma Etwining, edição de fotografia e vídeo e criação de banda desenhada.
O projeto iniciou-se em outubro de 2019 e termina em agosto de 2021, envolve a participação de 20 alunos da escola de Machico, entre os 15 e os 16 anos, preferencialmente do 10º ano e com o maior equilíbrio possível entre rapazes e raparigas. Estes alunos terão a oportunidade de receber na sua casa, um aluno de uma das escolas parceiras, durante uma semana, em outubro de 2020 e de viajar durante uma semana, para um dos países parceiros: Grécia, Roménia, Sérvia ou Alemanha. 
Ao longo do projeto os alunos vão trabalhar através da música, teatro, dança e vídeo, aspetos culturais dos diversos países tais como a cultura da juventude, vida familiar e tradições e a literatura. O projeto culmina com um espetáculo final na Alemanha, país coordenador do projeto.
Este projeto é desenvolvido pelo Clube Europeu, os alunos interessados devem contactar a professora Inês Relva, coordenadora do Clube Europeu.
 
Inês Relva, Coordenadora do Clube Europeu
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Alunos do curso Técnico de Turismo visitam o Porto da Cruz - 18 de novembro de 2019

Os alunos da do 11º 10, da do Curso Técnico de Turismo realizaram uma visita de estudo ao Engenho e ao Hotel Vila Bela, no Porto da Cruz, no âmbito da disciplina de TIAT – Turismo, Informação e Animação Turística, acompanhados pela docente da disciplina, a professora Inês Relva.

Os alunos visitaram o Engenho, exemplo de património industrial do Concelho de Machico, construído em 1927. O engenho tem a particularidade de manter em funcionamento uma máquina que usa o vapor como força motriz. Durante a visita, os alunos ficaram a conhecer a história do engenho e os produtos que produz e comercializa. 
Os alunos visitaram o Hotel Vila Bela, orientados pela proprietária, dona Paula que para além de mostrar as instalações, fez uma caraterização do hotel, da sua organização, do mercado, da sua estratégia de distribuição e de comunicação. O hotel possui uma escola de surf, como forma de aproveitar os recursos naturais do Porto da Cruz e de oferecer um serviço que permite aumentar a estada média dos hóspedes no hotel.
 
A professora Inês Relva
 
 
 
 ler mais ...

Hallowe’en - Doçuras E Travessuras - 15 de novembro de 2019

 Incluído no Plano de Actividades do grupo de Inglês/ Alemão, esta manifestação cultural contou com a participação entusiasmada dos alunos da escola. Com grande empenho, criaram elementos decorativos bastante imaginativos que foram dispostos em diferentes espaços públicos dos blocos Norte e Sul, bem como na Biblioteca. Toda a escola ficou, assim, imbuída do espírito da festividade que, sabemos, evoluiu de um ritual pagão para um dia de festa onde pululam disfarces, lanternas, morcegos, esqueletos, bruxas, fantasmas e demais elementos “assustadores”. Foi também projectado, em duas sessões, o filme da Disney Hocus Pocus e promovidos dois concursos, a saber, “Photo Captions” e “Flashes”. Aqui, os alunos foram desafiados a criar legendas adaptadas a imagens alusivas à efeméride e a apresentar apontamentos fotográficos, actividades estas que despertaram grande interesse e que puseram à prova a originalidade dos muito participantes.

 A par da parte lúdica, podemos ver nesta tradição uma forma pedagógica de relativizar a experiência do Medo, que todos os humanos experimentam no complexo processo do crescimento. Deste modo, acreditamos que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos conseguiram mesmo aterrorizar o medo. 
 Os nossos agradecimentos a todos os que tão empenhadamente participaram nesta iniciativa e desde já fica a promessa de voltarmos para o ano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Baú de leitura - Chegaram os livros do Baú! - 14 de novembro de 2019

O Baú de Leitura é um projeto da SRE. Tem como objetivo promover o gosto pela leitura e pela escrita, bem como, o desenvolvimento de hábitos de leitura e, consequentemente, desenvolver a cultura da nossa população.

Desta forma, é possível requisitar os livros que chegaram à escola, no espaço que é a Biblioteca. A estante do Baú está perfeitamente identificável. Qualquer dificuldade, basta pedir ajuda aos técnicos responsáveis.

Uma das atividades deste projeto é o concurso "Triatlo Literário", a realizar, a nível de escola, em janeiro. Destina-se aos discentes dos 2º e 3º ciclos. Consiste na resolução de três provas (leitura, escrita e interpretação) e tem como referência um conto selecionado para cada ciclo. A participação no passatempo carece de uma inscrição. Assim, na biblioteca da escola encontra-se o regulamento do concurso, o conto selecionado para cada nível de ensino e as pistas que servirão de orientação para um bom desempenho nas provas. As inscrições deverão ser efetuadas, junto dos docentes de Português ou na Biblioteca da escola, de 18 de novembro a 6 de dezembro de 2019.
 
Não te atrases…INSCREVE-TE!
 
Documentação:
CONTO - 2º ciclo - “A galinha negra” in Contos e lendas de Portugal e do mundo, seleção, adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete, Porto Editora, pp. 43-47.
CONTO - 3º ciclo -  “O Sargento que foi ao inferno” in Contos Tradicionais do Povo Português, de Teófilo de Braga, Porto Editora
 
 
As dinamizadoras:
Graça Gouveia e Mª Cármina Moreira
 
  
 
 

 

 ler mais ...

Medição da torre da Igreja de Machico - 13 de novembro de 2019

 No âmbito da disciplina de Matemática A, a turma 11º 1, no dia 23 de outubro do corrente ano, realizou uma atividade de consolidação de conteúdos, que consistia na medição da torre da Igreja de Machico.

 
              Com a ajuda do topógrafo da Câmara Municipal de Machico, Élvio Gomes, os alunos utilizaram um teodolito e um prisma para medir ângulos e distâncias. Com os conhecimentos de Trigonometria conseguiram determinar a medida da Torre da Igreja, aproximadamente 18 metros, sem recurso à fita métrica.
 
Opinião de um aluno da turma:
 
“Com esta atividade aprendemos algum uso da trigonometria no mundo do trabalho e como utilizar conceitos, dados na aula, no exterior. Eu acho que este tipo de atividades beneficia os estudantes dando-lhes contexto sobre os conteúdos estudados e seria uma mais valia haver mais experiências como esta.”
 
Tiago Castro 11º1
 
  
 
 ler mais ...

Inspiring Future - 13 de novembro de 2019

No dia 7 de novembro realizou-se o Inspiring Future na nossa escola, com uma palestra dirigida aos alunos 12º ano de escolaridade, sobre o acesso ao ensino superior, e dois workshops para alunos do 11º ano, um sobre as exigências do mercado de trabalho e outro sobre a tomada de decisão no prosseguimento de estudos. 

Marcaram presença nesta atividade diversas instituições de ensino superior que se disponibilizaram a esclarecer dúvidas sobre cursos superiores, dentro e fora de Portugal, e os procedimentos necessários para aceder aos mesmos. Também, distribuíram panfletos informativos aos alunos e professores interessados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ler mais ...

Campeonato Nacional Literacia3Di - 12 de novembro de 2019

 

Desde a 1.ª edição que a EBSM tem estado presente neste Concurso Nacional e tivemos alunos a representar a Madeira em 3 edições.

Este ano, inscreveram-se, a nível Nacional, 160 mil alunos. Assim, entre os dias 18 e 29 de novembro, 180 alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, da nossa Escola, respetivamente, nos domínios da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês participarão na 5.ª edição deste Concurso criado pela Porto Editora.

A primeira Fase – Local – a nível de escola, selecionará um/a aluno/a de cada domínio que, em março de 2020, concorrerá com os outros vencedores de cada uma das escolas participantes da Madeira. Depois, o vencedor Regional de cada domínio disputará a Fase Final Nacional, em maio de 2020.

Recordamos que a nossa Escola já teve quatro participantes a representar a Madeira na Fase Final Nacional, nos domínios da Leitura, Ciência e Inglês.

Na edição do ano passado, 4.ª, 2 alunos nossos representaram a Região da Madeira na Final Nacional que aconteceu em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento. Pelo facto de terem ido à Final Nacional, cada um teve direito a um  smartphone, além de outras «prendas».

São experiências como estas que motivam para a competência do saber fazer e saber estar, mais-valias que se adquirem, primeiro na família, depois na escola e, sempre, ao longo da vida.

(João Luís Freire, Professor-Coordenador de Escola da Literacia3Di.)

 ler mais ...

“Nós Propomos!” em Machico - 7 de novembro de 2019

 No âmbito do Projeto “Nós Propomos!: cidadania e inovação e educação geográfica”, a Escola Básica e Secundária de Machico participou no I Encontro Regional no dia 4 de novembro, no Museu da Imprensa em Câmara de Lobos, onde estiveram presentes alguns dos alunos que participaram no ano letivo de 2018/2019 e as professoras responsáveis pela implementação do projeto na EBSM.

                Ontem, dia 5 de novembro recebemos na nossa escola o Professor Doutor Sérgio Claudino, professor do IGOT e responsável pelo projeto, o qual foi orador de uma pequena palestra para alguns dos alunos que vão participar no presente ano letivo, com o intuito de divulgar a dimensão que o “Nós Propomos!” atingiu em termos nacionais e mundiais, assim como, esclarecer algumas questões que os alunos tivessem sobre a sua participação no projeto.

                Ainda na sequência da participação da EBSM no referido projeto, as turmas Geografia A de 10º e 11º ano têm-se deslocado à Câmara Municipal de Machico, entidade que tem colaborado connosco, para assistirem a sessões dinamizadas pelos técnicos da divisão de planeamento e gestão, sobre o Plano Diretor Municipal.

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Alunos do Curso Técnico de Turismo visitam Hotel Golden Residence - 5 de novembro de 2019

 No dia 28 de outubro, os alunos do 11º 10, Curso Técnico de Turismo, visitaram o Hotel Golden Residence, um hotel 4 estrelas no Funchal, no âmbito da disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas, acompanhados pela professora Inês Relva, docente da respetiva disciplina.

A visita foi guiada pelo sr Luís Abreu, Assitant Manager, que nos falou sobre o hotel e guiou o grupo pelos seus diferentes espaços. Visitámos diferentes tipologias de quartos: uma Suite, um apartamento e um quarto normal. Este hotel tem a particularidade de os seus vários espaços estarem preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Visitámos o ginásio, experimentado pelos alunos, o SPA, onde os clientes podem beneficiar de massagens, tratamentos softpack e rasul oriental. Deliciámo-nos com a magnífica vista junto ao mar e visitámos o restaurante e o bar.
O Sr. Luís abreu esclareceu-nos sobre as suas funções e as funções de Manager do hotel, que por vezes tem que desempenhar, quando a manager está ausente. 
Por fim, cotámos coma presença da sra. Arcília Martin, Manager do hotel que nos falou sobre alguns requisitos importantes para trabalhar em hotelaria tais como o gosto pela profissão, o conhecimento de línguas e a imagem. Falou-nos ainda dos desafios que se colocam à hotelaria madeirense, nomeadamente o aumento do número de camas e questões relacionadas com a procura devido à falência de companhias aéreas e operadores turísticos.
 
 
 ler mais ...

Estimando o Pão por Deus - 5 de novembro de 2019

Na semana de 28 a 31 de outubro, decorreu a atividade "Estimando o Pão por Deus", da responsabilidade do grupo  disciplinar de Matemática. No 3º piso de edifício Norte, junto à reprografia, encontrava-se o cartaz explicativo da atividade bem como o cesto com o  " Pão por Deus".  Toda a comunidade educativa pode participar nesta atividade fazendo uma estimativa do peso do cesto com os frutos.

Recolhidas as estimativas e  pesado o cesto verificou-se que este pesava 5,100Kg.  Entre os muitos participantes apenas dois acertaram no peso correto: o Sr. António Lomelino e a Professora Inês Relva. Efetuou-se um sorteio entre os dois e o "Pão por Deus" foi para Sr. António Lomelino.
 
 
 
 
 ler mais ...

Alunas de Sociologia participam no peditório da Liga Contra o Cancro - 5 de novembro de 2019

Algumas alunas de sociologia, das turmas 12º 4 e 12º 5 participaram no passado dia 31 de outubro, no peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro, no centro de Machico.

Inês Relva, docente de Sociologia.

 

 ler mais ...

Observação de células ao microscópio - 30 de outubro de 2019

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas do 8º Ano, realizaram, na semana de 14 a 18 de outubro, de 2019, a atividade prática de observação de células ao microscópio.

Atividade planificada de acordo com o programa da disciplina, pretendeu proporcionar o cumprimento dos seguintes objetivos:

- Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos;

- Identificar constituintes celulares básicos;

- Familiarizar os alunos com o manuseio do microscópio;

- Constatar que a observação "ao vivo" pode ser diferente da representação esquemática das células.


Manuel Menezes

 

 ler mais ...

Alunos de Economia e Sociologia visitam Cidade do Empreendedor no Tecnopolo - 28 de outubro de 2019

Na sexta-feira, 25 de outubro um grupo de alunos de Economia A e C e de Sociologia,

acompanhados pelas professoras Jacinta Pimenta e Inês Relva, visitou a “Cidade do
Empreendedor” no Madeira Tecnopolo, no Funchal.
Os alunos tiveram oportunidade de percorrer várias “ruas/estradas” onde visitaram os
stands de projetos considerados empreendedores e de experimentar alguns dos seus
produtos.
Esta é a 6ª edição do evento organizado pela Associação de Jovens Empresários
Madeirenses – Ajem e tem como objetivo “ informar, apoiar, promover e potenciar
ideias, negócios, qualidades e características dos jovens da Madeira em todos os
sectores da atividade económica”.
 
Inês Relva e Jacinta Pimenta
Grupo 430
 
  
 ler mais ...

Atividades laboratoriais de observação microscópica - 21 de outubro de 2019

 

Atividades laboratoriais de observação microscópica desenvolvidas com as turmas 8º3, 8º4 e 8º5 em outubro de 2019.

As atividades desenvolvidas visaram proporcionar aos alunos a oportunidade de observar seres vivos microscópicos do Reino Protista, presentes numa gota de água de um charco. Permitiu ainda observar células de uma folha de elódea (planta aquática) e identificar os principais constituintes celulares.
Com o recurso a este trabalho prático laboratorial, pretende-se consolidar conhecimentos abordados no decurso das aulas de Ciências Naturais, no âmbito do estudo da célula como unidade básica da biodiversidade.


Isabel Jesus
Profª de Ciências Naturais

 

 

 ler mais ...

Visita de estudo à Laurissilva das Funduras - 16 de outubro de 2019

 

As turmas 8º1 e 8º2, 2019 2020, realizaram a visita de estudo à Laurissilva das Funduras – Machico, no passado dia 10 outubro 2019.

A iniciativa, orientada pelo professor Manuel Menezes, da disciplina de Ciências Naturais, inserida no Plano de Atividades da Escola e no Projeto de Apoio às Ciências, pretendeu proporcionar a observação das espécies e comunidades da nossa floresta e a sensibilização para a importância da sua preservação no bem-estar das populações, bem como abordar outras temáticas do programa da disciplina.

Os participantes cumpriram, com brio, os objetivos propostos e a caminhada correu bem. 

Prof. Manuel Menezes

 ler mais ...

Informações

Minimizar

 

 

 

 

 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico