Notícias

Minimizar
Ano letivo 2017/2018 - Receção aos alunos - 12 de setembro de 2017
Ação Social Escolar - 25 de agosto de 2017
Visita de estudo à área natural da Ponta de São Lourenço - 21 de junho de 2017

Visita de estudo à área natural da Ponta de São Lourenço, com os seguintes objetivos: exercício físico e atividades na natureza bem como compreender, no local, os conceitos lecionados no âmbito do programa da disciplina de Ciências Naturais como tipos de rochas, ação erosiva sobre o solo e atividade vulcânica.

Participaram nesta iniciativa as turmas:

 9º1 e 9º2, no dia 10 de junho de 2017

7º1 e 7º2, no dia 16 de junho de 2017

 ler mais ...

XII Encontro de Cantares do Espirito Santo - 13 de junho de 2017

A Escola Secundária de Machico acolheu no passado dia 26 de maio de 2017,  o XII Encontro de Cantares do Espírito Santo, organizado pelo Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Funchal e protagonizado por alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O evento contou com a presença de D. António Carrilho e de várias entidades oficiais.

O objetivo foi reavivar a cultura e as tradições religiosas madeirenses no contexto das “visitas pascais” ou “visitas do Espírito Santo” que reúnem famílias, amigos, vizinhos e comunidade em geral numa grande festa e com especial destaque para a participação de “saloias” ou “mensageiras da alegria”, como lhes chamou o bispo do Funchal.

 

 ler mais ...

Os Cetáceos vêm à escola - 8 de junho de 2017

No âmbito do Projeto de Apoio às Ciências da DRE, decorreu nos dias 28 de abril e 25 de maio, uma formação para as turmas do 7º ano de escolaridade, intitulada "Os Cetáceos vêm à escola". Esta foi dinamizada pela prof. Sílvia do Museu da Baleia.

 ler mais ...

Semana das Línguas - 8 de junho de 2017

Inserido nas atividades da Semana das Línguas, os alunos do 11º 5 do Curso das Artes em interdisciplinaridade com as disciplinas de Desenho A e Inglês, elaboraram trabalhos alusivos ao tema “Art of Reading.” Fazendo uso da sua imaginação e criatividade apresentaram à comunidade escolar as suas interpretações referentes ao tema através de uma exposição.

 ler mais ...

Semana das Línguas - 24 de maio de 2017

O evento, Semana das Línguas, da responsabilidade do respetivo Departamento da Escola Básica e Secundária de Machico, acontece a partir de 24 de maio até a manhã de 26 de maio, sob a ideia da Leitura. Pretende-se que seja mais uma oportunidade para trazer para fora da sala de aulas algumas das atividades e consequências do trabalho que professores e alunos realizam no domínio das Línguas: Português, Inglês, Francês e Alemão. Este ano, a inovação continua o hábito dos últimos anos através de três acontecimentos principais: um vídeo sobre a Leitura realizado com a participação de mais de 40 alunos professores e funcionários; um mural com post-its sobre o tema da Semana, preenchido com as várias turmas da escola, e um Concurso, com prémios oferecidos por uma Editora, através da aplicação educativa, Kahoot. Ainda no âmbito desta atividade, as tradicionais exposições embelezam alguns locais da Escola.

Consulte o programa aqui!

 

 ler mais ...

Ponto e Vírgula termina com festa na Quinta Vigia - 24 de maio de 2017

O suplemento “Ponto e Vírgula” terminou por este ano com a realização de uma festa na Quinta Vigia para a qual foram convidados todos os alunos e professores participantes e diretores das escolas integradas no projeto. Os convidados foram acolhidos pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, pelo Secretário da Educação e pela equipa do Ponto e Vírgula, acompanhados pelo Diretor do Diário de Notícias e o Diretor do Centro Comercial La Vie.

                A nossa escola esteve representada com o nosso diretor, José Maria Dias, um grupo de alunos e professores implicados no projeto. Tivemos a honra de receber dois terceiros lugares no concurso “Grande Ideia” deste suplemento nas categorias de Investigação Histórica (parabéns à aluna Raquel Nunes do 11º4) e de Fotografia (parabéns ao aluno João Pedro Jesus do 12º3).

                A coordenadora do projeto na nossa escola enaltece a participação de todos os alunos e professores que colaboraram quer no suplemento PV (Adriana Vieira e Rúben Caldeira – grandes repórteres!), quer no concurso “Grande Ideia” que ajuda a divulgar na Região os valores que abundam na nossa escola. Parabéns a todos!

 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde - 23 de maio de 2017

No dia 18 de maio do corrente ano teve lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde na Escola Básica e Secundária de Machico. Este evento contou com a presença de várias individualidades das quais se destacam Suas Excelências o Sr. Secretário Regional da Educação, o Sr. Presidente do Município de Machico e o Sr. Diretor da Comissão Executiva da EBSM.

A cerimónia teve início pelas 9h 45m com a receção dos Convidados. Seguiu-se a atuação musical do Hino Eco-Escola da EBSM, a atuação do Clube de Teatro com a peça intitulada «Zé do Parque» e do Clube de Dança. Os presentes puderam ainda apreciar a leitura expressiva intitulada «Carta da Água».

Após estas atuações foi hasteada a Bandeira Verde na Escola Básica e Secundária de Machico que traduz o reconhecimento das práticas ecológicas e ambientais da nossa escola.

O evento terminou com um coffee break servido no refeitório.

De referir que esta cerimónia teve a cobertura da Comunicação Social e foi apresentada uma peça no programa televisivo «Notícias do Atlântico» da RTP Madeira no dia 19 de maio.

 ler mais ...

Drama'Xico - Luar da Poesia - 22 de maio de 2017

No dia 19,  o grupo participou com a interpretação de 2 poemas no V.º Luar de Poesia, no Fórum Machico, pelas 20 horas.

 ler mais ...

Drama'Xico - 22 de maio de 2017

No dia 18, pelas 21 horas e 15 minutos, dois elementos do grupo, o Nuno, aluno do CEF, e a Andreia, aluna do 10.º 5, tiveram o privilégio de interpretar a canção “Senhora do Mar”, acompanhados pela Banda Militar, no Fórum Machico.

 ler mais ...

Semana das tecnologias - 22 de maio de 2017

                A semana das tecnologias decorreu na nossa escola entre os dias dois e cinco de maio. Foram desenvolvidas atividades de diversas áreas que não se deixavam passar despercebidas pela comunidade escolar.

                Contou-se com diferentes conferências, nomeadamente a conferência com Dra. Sónia Costa acerca do Observatório Oceanográfico da Madeira. Também foram desenvolvidas formações diárias nas áreas do artesanato regional, com a presença de uma bordadeira e de um artesão (o professor Moreira) a trabalhar o vime. No mesmo sentido, realizou-se uma exposição de bordados madeirenses. No campo da culinária, foi levada a cabo uma formação e a comercialização de mini pizzas e brownies feitos na escola, ao mesmo tempo que se expôs uma mesa de jantar com louças antigas.                                                                                       

                Para concluir, também foi realizado um workshop de robótica e apresentada uma exposição de robots e hardware informático, assim como de engenhocas mecânicas com a exposição de máquinas de escrever e máquinas de calcular antigas e um automóvel antigo. Os alunos ainda tiveram oportunidade de divertir-se com as tecnologias no rally das TIC.

                Mais uma semana inesquecível!

 ler mais ...

Maio atrefada! - 22 de maio de 2017

O grupo de teatro da nossa escola, Drama'Xico, recentemente, no dia 4 de maio, foi apresentar uma das suas peças mais recentes "Bulliyng- Tô Fora", (anteriormente representada na escola, no dia 29 de março), num encontro de teatro escolar, Encontro-TE, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta de Sol. Foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para o saber sobre o mundo do espetáculo. A experiência num novo palco, com um tipo de público diferente, ajuda-nos a crescer tanto na nossa atividade artística como na nossa vida pessoal. Como grupo esperamos voltar a atuar naquele e em muitos outros palcos.

Marla Viveiros, 8.º5

 ler mais ...

Drama'Xico - O Zé do Parque - 22 de maio de 2017

No dia 18, o núcleo mais jovem, constituído por alunos do quinto ano, representou a peça “O Zé do Parque”, na cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, no âmbito do programa do Eco-Escola.

 ler mais ...

Semana EFA - Um mundo de oportunidades - 19 de maio de 2017

                 “Um mundo de oportunidades” foi o mote para a semana dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da nossa escola, que decorreu entre os dias 15 e 19 de maio. Durante uma semana foram promovidas diversas atividades e palestras, ao mesmo tempo que a escola se enchia de exposições temáticas.

                De entre as propostas apresentadas, destacamos a ação de sensibilização e prática de capoeira, a cargo do professor André Corvo; a palestra sobre empreendedorismo, que teve Savino Correia como orador; e ainda a formação sobre ‘Coaching no Trabalho’, levada a cabo pela enfermeira Paula Duque. A par destas apresentações, houve uma saída de campo ao Museu da Baleia. Para terminar em grande, foi realizado um convívio alusivo à gastronomia tradicional madeirense.

                É um prazer enorme para a nossa escola receber adultos tão empenhados, que não só mostram que nunca é tarde para aprender, como ainda partilham os saberes que já trazem com toda a comunidade escolar.

 

 ler mais ...

Criapoesia - 17 de maio de 2017

A Escola Básica e Secundária de Machico obteve o 2º lugar e uma menção honrosa no encontro designado “Criapoesia, promovido pela Criamar, que recebeu aproximadamente quatro centenas de inscrições, reunindo alunos de 26 escolas, seis das quais açorianas.

Os prémios da categoria poesia visual do Secundário, da nossa escola, foram atribuídos à aluna Jennifer Alves, com “Tudo vale a pena” e Fátima Moreira, com “Canção”. Estes trabalhos da disciplina Desenho A e o poema “Teu Rosto Salgado pela Saudade” do aluno Leonardo Santo foram publicados numa revista sobre a 3ª edição deste concurso.

A iniciativa foi apadrinhada pelo escritor Valter Hugo Mãe e no dia 14 de maio realizou-se o “cruzeiro da poesia” ao Porto Santo, com a maioria dos participantes.

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - 17 de maio de 2017

O mercado Quinhentista este ano decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de junho sob o tema “ A Construção Naval”. Esta temática é reforçada no cartaz do evento com uma fotografia dos últimos carpinteiros navais que trabalharam em Machico, antes da revitalização da zona litoral, e os seus netos, alunos da escola.

A Construção Naval também vai ser debatida no dia 20 de maio, num colóquio no Fórum Machico, que contará com a presença do professor Catedrático Francisco Domingues da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista na arquitetura naval portuguesa no século XVI, e outros convidados.

No Fórum Machico estará também uma exposição do Museu da Marinha sobre este conteúdo, com réplicas e objetos da época, de 22 de maio a 4 de junho.

Uma das novidades do evento é recriar um torneio a cavalo, como acontecia no tempo de Tristão das Damas, o 2.º donatário.

Os cerca de 1200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, vão criar um ambiente de festa, com animação permanente, onde se pode mercar, manjar, beber e folgar.

Ver mais em: mercadoquinhentista.com

Texto de enquadramento.

Programa.

 

 ler mais ...

Encontro de Cantares - 16 de maio de 2017
A Tua Vez, suplemento mensal - 11 de maio de 2017

Publicação da Secretaria Regional de Educação dedicada ao terceiro ciclo conta, uma vez mais, com a participação da nossa escola. Segue o link e descobre o que andamos a fazer!

 ler mais ...

Mercado Quinhentista de Machico - 8 de maio de 2017

O Mercado Quinhentista foi apresentado à comunidade educativa e à comunicação social no dia 8 de maio na Escola Básica e Secundária de Machico.

Este ano decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de junho sob o tema “ A Construção Naval”. Esta temática é reforçada no cartaz do evento com uma fotografia dos últimos carpinteiros navais que trabalharam em Machico, antes da revitalização da zona litoral, e os seus netos, alunos da escola.

A Construção Naval também vai ser debatida no dia 20 de maio, num colóquio no Fórum Machico, que contará com a presença do professor Catedrático Francisco Domingues da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista na arquitetura naval portuguesa no século XVI, e outros convidados.

No Fórum Machico estará também uma exposição do Museu da Marinha sobre este conteúdo, com réplicas e objetos da época, de 22 de maio a 4 de junho.

Uma das novidades do evento é recriar um torneio a cavalo, como acontecia no tempo de Tristão das Damas, o 2.º donatário.

Os cerca de 1200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, vão criar um ambiente de festa, com animação permanente, onde se pode mercar, manjar, beber e fogar

Fica o convite: participe nesta viagem à época quinhentista!

 ler mais ...

Semana dos cursos EFA - 8 de maio de 2017
Formações geológicas ao longo do vale de Machico - 4 de maio de 2017

Nos 3 e 4 de abril de 2017, realizou-se a visita de estudo – saída de campo para observação de formações geológicas ao longo do vale de Machico, com as turmas 7º1 e 7º2.

O objetivo desta saída foi a observação do resultado das ações erosivas exercidas sobre o vale, afloramentos colunares em disjunção prismática na pedreira da Ribeira Grande e escoada composta com formação de tubos lávicos - Furnas do Cavalum – proveniente do cone ​vulcânico que originou o que é hoje conhecido por Lagoa do Santo da Serra. A escoada basáltica, proveniente desse aparelho vulcânico, correu pelo paleovale de Machico e constitui, atualmente, a zona dos Landeiros, parte dos Maroços e Ribeira Grande e Fazenda, no interior da qual existem vários tubos de lava, designados por Grutas do Cavalum.

O percurso pedestre teve início junto à Escola Básica e Secundária de Machico às 14h15m, e chegada às 18:00, no local da partida.

 ler mais ...

Semana das Tecnologias - 2 de maio de 2017
EBS de Machico Vence a 1ª Edição do Olimpíadas da Europa - 27 de abril de 2017

A Escola Básica e Secundária de Machico sagrou-se campeã da 1ª edição do concurso “Olimpíadas da Europa” que decorreu no dia 26 de abril, no Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal.  A equipa de cinco elementos composta por Luís Miguel Mendonça e Luísa Jardim do 10º 7, Isabel Soares, Petra Freire e Roberto Viveiros do 12º 4, teve como adversária a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva naquela que foi a 3.ª fase da competição.

Com um total de dezanove pontos alcançados contra os dezasseis dos segundos classificados, os alunos de Machico demonstraram possuir um conhecimento profundo sobre as mais variadas temáticas europeias, tendo mesmo acertado numa resposta em grego, graças à partilha de conhecimentos da professora de história.

A final do “Olimpíadas da Europa” foi antecedida pela 2.ª fase que pôs em confronto seis escolas da Região.

O “Olimpíadas da Europa” é uma iniciativa conjunta do Gabinete da Eurodeputada Dr.ª Liliana Rodrigues e a Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional da Juventude e Desporto.

A equipa vencedora e a respetiva professora, Inês Relva, responsável pela preparação e orientação dos alunos, serão galardoados com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A coordenadora do Clube Europeu

Inês Relva

 ler mais ...

Semana do Departamento de Expressões - 19 de abril de 2017

 

O Departamento Curricular de Expressões da Escola Básica e Secundária de Machico que reúne os grupos disciplinares de Artes Visuais, Educação Física e Educação Musical realiza entre 24 e 28 de abril de 2017Semana das Expressões
Durante uma semana, a comunidade escolar tem acesso a uma programação diversificada, integrada por várias exposições, atuações e concursos de música, torneios de educação física e conferências.

Este evento escolar, serve assim para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos e sensibilizar a comunidade educativa para as áreas culturais e desportivas.

 

 Consulte o programa aqui!

 ler mais ...

XI Colóquio do Mercado Quinhentista - 19 de abril de 2017
Suporte Básico de Vida - 18 de abril de 2017

Entre os dias 13 e 16 de março decorreu na escola a ação de formação “Suporte Básico de Vida” destinada aos alunos de todas as turmas do 9º ano. Esta ação foi desenvolvida pelos Bombeiros Municipais de Machico e a finalidade da mesma foi dar a conhecer aos alunos um conjunto de procedimentos que permitem reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar as ações que mantêm a circulação e a oxigenação dos órgãos nobres (cérebro e coração), até à chegada de ajuda especializada.

 

 ler mais ...

Feliz Páscoa! - 6 de abril de 2017

A EBS de Machico deseja a toda a sua comunidade educativa uma feliz Páscoa!

 

 ler mais ...

EBSM@Projeta-te - Machico à Proa - 4 de abril de 2017

Foi num pavilhão a “rebentar pelas costuras” que se realizou no passado dia 29 de Março a actividade EBSM@Projeta-te subordinada ao tema “Machico à Proa”, refere uma nota de imprensa.

De forma a dar a conhecer a toda a comunidade educativa o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos vários clubes e projectos da Escola Básica e Secundária de Machico, realizaram-se durante todo o dia inúmeras actividades, de modo a ir de encontro aos interesses e motivações dos cerca de 1600 alunos da escola. Passando pela música, o teatro, a expressão plástica, a dança, torneios de futebol inter-turmas, passeios de cicloturismo, jogos tradicionais, foram diversas as iniciativas proporcionadas durante o dia.

“E como a escola de hoje não é apenas um local de transmissão de conhecimentos das várias disciplinas, mas de formação integral das nossas crianças e jovens, foram este ano entregues, pela primeira vez, os prémios de mérito cultural aos alunos que se destacaram ao longo do ano nos vários Projectos/Clubes existentes. Uma forma de premiar a assiduidade, o empenho e a dedicação destes alunos ao longo do ano, com a certeza de que estamos a preparar melhores cidadãos para o futuro”, refere aquele estabelecimento de ensino.

 ler mais ...

Gabinete do Ensino Superior - 3 de abril de 2017

No passado dia 22 de março realizou-se, no auditório da Escola Básica e Secundária de Machico, a habitual ação anual de sensibilização para o acesso ao ensino superior. Esta ação foi proferida pelo Diretor do Gabinete do Ensino Superior (GES) na Madeira, João Costa e Silva, e dirigida aos alunos do 12º ano de escolaridade. Estas ações dinamizadas pelo GES têm vindo a apoiar os alunos no caminho académico que poderão seguir depois do ensino secundário, esclarecendo sobre as alternativas que existem dentro e fora da Madeira para uma formação superior. Essa formação, nas palavras de João Costa e Silva, tem que ser vista como um instrumento de valorização pessoal que, apesar de não dar uma garantia imediata de emprego na situação atual do país, permitirá aos jovens formados um leque maior de oportunidades. O GES está ao serviço dos alunos para que estes façam uma candidatura de sucesso ao ensino superior!

 

 ler mais ...

Percurso pedestre - 31 de março de 2017

No passado dia 29 de março, os alunos das turmas 9º1 e 9º2 realizaram o percurso pedestre da Levada Nova até aos Maroços, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, visando concretizar medidas para a saúde e bem-estar do organismo humano, preconizadas no programa da disciplina, como o exercício físico e atividades na natureza.

A visita de estudo teve início junto à Escola Básica e Secundária de Machico, às 08h30 e regresso ao mesmo local pelas 13h00.

 

 ler mais ...

EBSM@PROJETA-TE - 24 de março de 2017
A EBSM volta à Assembleia da República! - 20 de março de 2017

No dia 14 de Março realizou-se, na Assembleia Legislativa da Madeira, a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, onde se reuniram 52 alunos, de 13 escolas do ensino secundário da Região, para debaterem os “40 Anos de Constituição e de Poder Autárquico – A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local”.

O projeto de recomendação da Escola Básica e Secundária de Machico foi apresentado e defendido pelos quatro alunos eleitos na Sessão Escolar. Debatidos os projetos das escolas na generalidade, foi com imensa satisfação que vimos o nosso projeto ser eleito projeto-base do círculo da Madeira, com 25 votos a favor. Mas a euforia seria, ainda, redobrada quando, terminado o período de debate na especialidade, a EBSM foi eleita, com 21 votos a favor, para representar a delegação da Madeira na Sessão Nacional, que terá lugar nos dias 8 e 9 de Maio, na Assembleia da República.

Aos nossos alunos que se envolveram neste projeto, o nosso obrigado pelo empenho, pela seriedade, pelo sentido de responsabilidade e por representarem tão bem a nossa escola!

 ler mais ...

Parlamento dos Jovens – Ensino Básico - 18 de março de 2017

No passado dia 13 de Março, a Assembleia Legislativa da Madeira abriu as suas portas para mais uma Sessão Regional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida em parceria com as Direções Regionais da Educação.

“Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” foi o tema desta edição, que visava assinalar os 40 anos da Constituição Portuguesa, proporcionar oportunidades para o conhecimento e discussão de alguns aspetos desta Lei Fundamental do país e consciencializar os nossos jovens para a importância da Constituição na vida da população portuguesa.   

Estudantes de 13 escolas do ensino básico da RAM reuniram-se no Plenário da ALM para apresentarem e debaterem os respetivos projetos de recomendação. A Escola Básica e Secundária de Machico fez-se representar pelos quatro deputados (três efetivos e um suplente) eleitos na sessão escolar: Diogo Aveiro (9º8), Catarina Moreira (9º2), Laura Moreira (9º8) e Eduarda Menezes (9º2). Concluídos os trabalhos, fica a memória de uma experiência única no percurso escolar e cívico dos nossos jovens: ser deputado por um dia!

 

 ler mais ...

Festival Literário da Madeira - 18 de março de 2017

No dia 16 de março de 2017, no Fórum Machico, aconteceu um dos momentos da 7.ª edição do Festival Literário da Madeira. A nossa Escola foi convidada a estar presente e esteve bem representada! Neste sentido, o Grupo de Português organizou a ida de 12 turmas, acompanhadas por 13 professores de várias disciplinas (Português, Matemática, Inglês, Geografia, Informática, Artes, Filosofia, História), à volta de 240 pessoas, àquele acontecimento, deveras único, para ouvir e, eventualmente, interagir com o escritor valter hugo mãe e a jornalista Sandra Nobre. A moderadora, Sónia Franco, partiu do tema «A nossa liberdade começa onde podemos impedir a do outro» e chegou ao mundo do escritor e da jornalista freelancer e escritora, para proporcionar ao público, que esgotou as cadeiras da sala de espetáculos do Fórum, momentos que primaram pela simplicidade da linguagem, fluidez do discurso e, até, ludismo espontâneo. Por bastantes vezes, fomos levados a aplaudir o que era partilhado, tal a pertinência do conteúdo e a graciosidade com que os discursos fluíam. «Valeu a pena»? Claro! Foi mais um motivo de riqueza cultural, foi mais um pouco do que quem escreve chegou a quem lá esteve. Claro que «Valeu a pena», reconheceram as vozes que se expressaram, posteriormente, sobre a matéria em apreço!

 ler mais ...

Parlamento Jovem Regional - 17 de março de 2017

“As novas tecnologias no Ensino: Globalização – Principais desafios do séc. XXI” foi o tema em debate no XVIIº Parlamento Jovem Regional, uma iniciativa da DRE.

A Escola Básica e Secundária de Machico aceitou o desafio e convidou alunos do 3º Ciclo a elaborarem um projeto de recomendação acerca das “Novas Tecnologias no Ensino”. Das reuniões de trabalho resultou um projeto com quatro medidas, que foi apresentado e discutido, conjuntamente com os projetos das escolas do Porto da Cruz, São Jorge e Caniçal, na 5ª Reunião Preparatória, que decorreu no passado dia 10 de março, no auditório do Museu da Baleia.

O trabalho dos nossos alunos (Francisco Olim e José Pedro Lopes, 7º4, Laura Moreira e Diogo Aveiro, 9º8) foi alvo de merecidos elogios por parte da Mesa. No dia 4 de maio voltamos a entrar em ação, na reunião de Comissão, que antecede a sessão plenária, no dia 18 de maio, na Assembleia Legislativa da Madeira.

 ler mais ...

dia internacional do π - 17 de março de 2017

No dia 14 de março o grupo de matemática, da nossa escola, associou-se às comemorações do dia internacional do π. Este dia, é comemorado a 14 de março (esta data nos Estados Unidos da América escreve-se 3/14) por 3,14 ser a aproximação mais conhecida deste famoso número irracional (dízima infinita não periódica) e foi instaurado por Larry Shaw.

O π é o quociente entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Para o descobrir empiricamente bastava passar

 ler mais ...

Semana do departamento das Ciências Exatas e da Natureza - 15 de março de 2017

Vive as Ciências!

                Entre os dias 20 e 24 de fevereiro a nossa escola vestiu-se de bata branca e colocou perfume de laboratório. Os espaços preencheram-se de notícias, novidades, descobertas, informações e experiências.

                Exposições sobre os “Prémios Nobel da Química” e os “Prémios Nobel da Física”, “Roteiros de Geossítios do Concelho de Machico”, “Aldeia das Curiosidades” e “Curiosidades Matemáticas” preencheram os nossos espaços e puderam ser apreciadas durante esta semana.

A par deste conhecimento “estático”, houve imensas iniciativas e experiências, das quais destacamos as experiências químicas, que tiveram lugar na entrada do Edifício Norte, assim como a feira dos minerais e o laboratório aberto. Ainda pudemos contar com uma palestra sobre a matemática, assim como jogos matemáticos e a final do SuperTmatik do quinto e sexto anos. A adesão dos alunos foi enorme.

 

 ler mais ...

Dia do pi - 14 de março de 2017
Grupo de Teatro DraMa`xico louvado pelo Júri do XXV.º Festival de Teatro Escolar-Carlos Varela - 12 de março de 2017

No dia 6 de março, pelas 14 horas, o grupo de teatro da nossa escola, DraMa`xico, apresentou uma adaptação da peça “Bullying-Tô Fora” de Francis Ivanovich, no palco da Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Festival de Teatro Escolar.

A peça apresentada aborda situações reais e as diversas formas de bullying, além de propor uma séria reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade diante desse tema.

No dia 10 de março, na cerimónia de encerramento do Festival, o grupo recebeu um louvor pela temática apresentada e o aluno Filipe Rocha, do 8.º3, recebeu um louvor pela sua interpretação.

Participaram, neste trabalho, 15 alunos, com idades compreendidas entre os 11 os 17 anos.

Em breve, a peça será apresentada à nossa comunidade escolar.

 ler mais ...

RTP - 60 anos de serviço público - 12 de março de 2017

A RTP fez, no passado dia 7 de Março, 60 anos de serviço público. Para assinalar a data, a RTP Madeira organizou um Dia Aberto, endereçando às escolas da Região um convite para a realização de uma visita aos seus estúdios. A Escola Básica e Secundária de Machico não deixou escapar a oportunidade e permitiu, a 40 dos seus alunos, a possibilidade de conhecer os bastidores da televisão e experienciar o papel de apresentador, entrevistado, ou operador de imagem. Organizados em pequenos grupos, os alunos visitaram a régie, a edição de imagem, o estúdio, a cenografia, o carro de exterior e o auditório, onde assistiram a um pequeno vídeo retrospetivo da RTP.

A visita entusiasmou os nossos alunos e foi, sem dúvida, uma excelente iniciativa da RTP Madeira e uma experiência muito enriquecedora!

 ler mais ...

Festival Literário da Madeira - 7 de março de 2017
Literacia3D - 7 de março de 2017

No dia 8 de março, duas alunas da nossa Escola participam na Final Regional do Concurso Nacional da Porto Editora, Literacia3D. São a Ana Beatriz Pires e a Margarida de Sousa, nos domínios da Leitura e da Matemática, respetivamente. Desta fase, sairão os vencedores regionais que, depois, disputarão a Final Nacional, em Lisboa, no dia 26 de maio.

 ler mais ...

Ponto e Vírgula - Fevereiro - 2 de março de 2017

O suplemento do Diário de Notícias está de volta! A edição de fevereiro do Ponto e Vírgula já está nas bancas e conta com a participação da nossa escola. Acede ao suplemento digital aqui!

 ler mais ...

Escola de Machico segue em frente nas Olimpíadas da Europa - 1 de março de 2017

A escola de Machico apurou-se para a semi-final das Olimpíadas da Europa, no passado dia 22 de fevereiro, na eliminatória ocorrida no Funchal e onde participaram 13 escolas.

Numa ronda de 21 perguntas, os alunos demonstraram os seus conhecimentos sobre a história da União Europeia, datas de adesão dos Estados Membros, Geografia, Moedas e Idiomas, Regiões Ultraperiféricas, Tratados, Sistemas Políticos dos diferentes Estados Membros, Parlamento Europeu, entre outros.

O concurso Olimpíadas da Europa é uma iniciativa conjunta do Gabinete da Eurodeputada Liliana Rodrigues e da Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto.

A semi-final e a grande final decorrerão a 26 de abril, na qual será apurada a equipa vencedora, que tem como prémio uma viagem a Bruxelas, para os 5 alunos e o respetivo professor coordenador.

 

Inês Relva

Coordenadora do Clube Europeu

 ler mais ...

Exposição de pintura e desenho - 1 de março de 2017

Está patente, desde o dia 25 de março, uma exposição de pintura e desenho no Matur Health Center. Esta foi dinamizada pelos alunos do 11º 5, agrupamento de artes, da Escola Básica e Secundária de Machico.

 Esta é uma parceria da Escola com o espaço Matur Free Art foi criada para dar oportunidade a jovens artistas de apresentarem os seus trabalhos.

Os artistas Beatriz Rodrigues, Carolina Lomelino, Catarina Rosário, Laura Franco, Leena Vieira, Francisco Fernandes, Maria Vieira, Ricardina Mendonça, Sara Silva e Telma Mendes dão os seus primeiros passos apresentando pinturas a acrílico e desenhos sobre papel.

Estão convidados a visitar a exposição.

 ler mais ...

Informações

Minimizar

 

 

  

 

    

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Básica e Secundária de Machico