Ver notícia

Comemorar as tradições

14-12-2018 | ebspmalvares
A Comunidade Escolar do 2º Ciclo da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a funcionar na Escola da Bica de Pau, no sentido de proporcionar aos alunos a vivência de tradições; promover o espírito de partilha; preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares e aprofundar o conhecimento e o apreço pelos valores da cultura portuguesa e não só, comemorou no dia 31 de outubro com muito entusiasmo as tradições do Pão por Deus, o dia das bruxas e aproveitando a oportunidade  festejou-se também  o dia de S. Martinho.

Os alunos, muitos trajados a rigor, trouxeram o seu saquinho do Pão por Deus recheadinho, partilharam, degustaram e levaram-no de volta, para casa, recheado com outras iguarias, como figos, tâmaras, ameixas secas, passas, nozes (oferta dos professores, grupo 200). O magusto foi o ponto alto das comemorações. As castanhas, de facto, estavam “quentes e boas”, oferta da Junta de Freguesia da Ribeira Brava.
Fez-se questão de viver estas tradições, não descurando qualquer uma delas, nem de sobrevalorizar umas às outras. O importante é não perder as nossas tradições para substituir por outras, até porque se vive num mundo cada vez mais multicultural.  Relativamente a estas tradições os alunos fizeram vários trabalhos que se encontram expostos no hall de entrada.

O interesse pelas tradições foi notório, o nível de empenho demonstrado por todos os intervenientes nesta atividade superou as expetativas, uma vez que houve cooperação entre todos os envolvidos. O nosso muito obrigado à Junta de Freguesia pela oferta das deliciosas castanhas e ao nosso “vizinho” pelo empréstimo do “equipamento” para a realização do Magusto.

A professora,
Olga Fernandes