Ver notícia

36.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática

18-02-2018 | ebspmalvares

 No passado dia 8 de novembro, decorreu a primeira eliminatória da 36.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, um concurso de problemas de Matemática dirigido aos estudantes de todos os níveis de ensino. Esta iniciativa, organizada/promovida pela Sociedade Portuguesa da Matemática, consistiu na realização de uma prova escrita com a duração de duas horas, na qual os alunos solucionaram diversos

desafios matemáticos.

Participaram na primeira eliminatória alunos das turmas A, B e D do 7.º ano, C e E do 9.º ano e C do 11.º ano. Os alunos participantes realizaram diferentes provas de acordo com o seu ano de escolaridade:
Categoria Júnior, destinada aos alunos que frequentam o 6.º ou 7.º ano, Categoria A, para os alunos matriculados no 8.º ou 9.º ano, e ainda a Categoria B, vocacionada para os alunos do ensino secundário.
Os problemas propostos apelaram à capacidade de raciocínio, ao engenho e à imaginação dos estudantes. Na segunda eliminatória, que decorreu no dia 10 de janeiro, foram admitidos os alunos que, no âmbito da nossa escola, obtiveram a melhor pontuação na sua categoria, resultante da prova realizada na primeira eliminatória. Ficaram, assim, apurados para a segunda eliminatória alunos das turmas A, do 7.º ano, C e E, do 9.º ano e C do 11.º ano. 

A nossa escola, por ter sido selecionada como local de realização da segunda eliminatória, acolheu igualmente dois alunos provenientes da Escola Básica 2, 3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade
(Campanário) nas categorias A e Júnior.
 

Aguardamos ansiosamente pelos resultados e esperemos que algum dos nossos alunos seja selecionado para a Final Nacional, que decorrerá entre os dias 22 e 25 de março, noAgrupamento de Escolas de Mirandela.

Boa Sorte a todos os alunos participantes!
 
Professor Ângelo Abreu
 
 
 
 
 

Voltar
© Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - ebspmalvares@edu.madeira.gov.pt