Apresentação da obra de PRL, O Vencedor, de Maria do Carmo Rodrigues

10-04-2018 | ebspmalvares

Na manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2018, a biblioteca da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares proporcionou um encontro saudoso e emocionante entre alunos, encarregados de educação/pais e professores com a autora Maria do Carmo Rodrigues. Esta, apesar da sua morte, continua ainda bem presente na memória dos leitores, através das suas esplêndidas histórias. É, então, a partir das suas singelas palavras que estes a conhecem e convivem com ela, mesmo que seja de forma espiritual e não física.

A sua obra, O Vencedor, foi apresentada neste mesmo espaço, pelo Lourenço Abreu, da turma do 6.ºC, após ter sido requisitada como leitura domiciliária para o PRL. Tratou-se de um momento bastante especial para ele, mas muito mais para a sua mãe que assistiu ao mesmo. Pode-se afirmar, então, que foi uma apresentação bastante apelativa, perfeitamente adequada ao nível etário do aluno, na qual se destacou a interpretação e a compreensão da mensagem expressa pelo mesmo: uma lição educacional, familiar de intenções fraternas e não só… Há que salientar também, para além disto, a referência à vila da Ribeira Brava, local de residência de férias e de aventuras no mar e na praia das personagens principais deste livro.

Uma sessão maravilhosa que foi ao encontro da intenção da escrita de Maria do Carmo Rodrigues: a utilização de cada palavra com gosto, amor e sentimento de forma coerente. Pode-se confirmar precisamente isto, através das palavras de Agostinho Cardoso, no artigo da “Voz da Madeira”, do dia 12 de julho de 1973: «…em ordem a ficar bem caracterizada e conhecida do leitor, quando acaba de ler o livro».

Esta atividade contou ainda com a cooperação das assessoras da biblioteca e do serviço de multimédia da escola. Há, então, que agradecer esta colaboração, cuja simpatia e profissionalismo dos elementos acima referidos contribuíram, indubitavelmente, para o sucesso deste evento, fazendo com que certas fragilidades fossem superadas e transformadas em momentos muito especiais.

Ribeira Brava, 22 de março de 2018

Turma 6.ºC