ÀPALA DOS 600ANOS – Monstros à vista!

17-07-2019 | ebspmalvares

Mais um ano, mais um desafio… E desta vez ÀPALA DOS 600ANOS – Monstros à vista!

Este ano a turma F do 7.º ano abraçou o desafio educativo lançado pelo Museu da Baleia da Madeira (MBM).
Para tal, além visitarem o Museu no dia 28 de novembro, acompanhados pelos professores Gabriel Chada e Lídia Carvalho e a D. Conceição Ornelas (Betty), ficaram a conhecer a missão deste museu:

“Preservar o património e o conhecimento histórico sobre a caça à baleia na Madeira, gerar e divulgar conhecimento sobre os cetáceos e o meio marinho, através de uma política integrada, ambientalmente responsável, assente na museologia, na educação e na investigação científica, contribuindo para aproximar as pessoas do mar.”

E também receberam a Professora Mariana Ribeiro do Museu na sala de sessões no dia 25 de fevereiro de forma a esclarecerem algumas dúvidas sobre o desafio e aprofundarem o conhecimento sobre estes “Monstros” que partilham o oceano connosco.

Ao longo do ano, os alunos trabalharam o tema nas disciplinas de Educação Tecnológica (ET) e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e no Clube Engenh’ARTE. Realizaram pesquisas, e diversos estudos com recurso a diferentes técnicas e materiais e após seleção do trabalho final, passaram à intervenção na PALETE.

No âmbito da parceria estabelecida com Museu Etnográfico da Madeira, posteriormente os alunos desenvolveram as restantes fases do projeto no OTL “Museu, Espaço de Lazer”, onde criaram o “MONSTRO” que está desde o dia 13 de junho na praia de Machico e simultaneamente tiveram aulas.

Um obrigado aos docentes Gabriel Chada, Ida Sardinha, Paula Sousa e Luís Gaspar que possibilitaram a viabilidade deste projeto e respetivo sucesso.

A professora/coordenadora do Clube Engenh’ARTE - Fábia Gomes