2ª edição do Concurso “Ecoture – Moda e Empreendedorismo Sustentável”

06-11-2019 | ebspmalvares

No passado dia 26 de outubro, o Madeira Tecnopolo acolheu a 2ª edição do Concurso “Ecoture – Moda e Empreendedorismo Sustentável”, uma iniciativa dinamizada pelo Projeto ECG-Educação para a Cidadania Global/UNESCO, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, em parceria com a marca de roupa SKYFREE.  Foram 13 os finalistas que apresentaram as suas criações num desfile de moda na feira “Cidade do Empreendedor”, evento promovido pela AJEM – Associação de Jovens Empresários, onde foram distinguidos os melhores trabalhos em várias categorias:

O “Prémio Ecoture Negócio” foi atribuído a Pedro Ângelo, Coleção "Luzinha" que consistiu na transformação de camisas em vestidos de crianças;

A Escola Dr.º Augusto da Silva destacou-se pela coleção de saias feita a partir de  reaproveitamento de tecidos tendo alcançado o “Prémio Ecoture Escolas”.

Iolanda Reis, professora da Escola Padre Manuel Álvares, apresentou a coleção "Lantejoulas". A docente apostou na transformação de roupas e aplicação de lantejoulas tendo arrecadado o “Prémio Ecoture Sustentabilidade”.

As alunas da escola Dr.º Augusto da Silva, Leonor Fernandes, Jéssica Melim e Ana Beatriz Reis receberam uma menção honrosa pela coleção “Saias Retalhadas”, feitas a partir de sobras de tecido com apontamentos em bordado Madeira.

Todas as peças recebidas estiveram em exposição na referia feira entre 24 e 27 de outubro, no stand do "Ecoture".

Segundo a organização, o concurso recebeu, este ano, mais de duas centenas de peças criativas de vestuário e acessórios tenho ultrapassado o número do ano transato. À semelhança da 1ª edição, participaram no evento alunos de escolas portuguesas e internacionais. Refira-se que o concurso “Ecoture” assenta no objetivo nº 12 da ONU “Consumo e Produção Responsáveis” e tem como principal objetivo premiar e divulgar as ideias mais criativas e inovadoras que promovam a sustentabilidade no setor da moda e que tenham viabilidade económica, social e ambiental.

Fotos de: Manuel Araújo