PROJETO LIGA-TE
Atividade do dia 16-10-2020: Caminhada na promenade da Ribeira Brava - Tabua
27-10-2020 | ebspmalvares

O projeto Liga-te da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve atividades que visam a participação da comunidade escolar, nomeadamente, o exercício físico. Esta prática é fundamental para um estilo de vida saudável e para a prevenção do cancro.

Este mês comemora-se o “Outubro Rosa”, sendo assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

No dia 16 de outubro, os alunos da turma 10.º H, do Curso Técnico Profissional de Comércio, realizaram a caminhada na promenade: Ribeira Brava – Tabua. A caminhada iniciou-se às 10 horas e com um clima muito agradável, sem nuvens e com céu azul brilhante. Os alunos mostraram-se empenhados e conversaram ao longo do percurso sobre o tipo de exercício físico que gostam de praticar. O diálogo levou-nos a considerar a importância da alimentação pois o dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação Saudável. Assim, surgiu o alerta para que todos nós valorizemos mais o exercício físico e uma alimentação sadia, que inclua os produtos hortícolas, fruta e fibra e que exclua a gordura saturada, o excesso de sal, de açúcar e de álcool.

O percurso terminou às 11 horas, hora em que regressamos à escola. Os alunos sentiram que a atividade foi muito positiva e participaram com entusiasmo. Transmitiu-se uma mensagem vital: exercício físico e alimentação sadia são premissas fundamentais para um estilo de vida saudável e para a prevenção do cancro.

Professora Patrícia Pingo