Cordofones Tradicionais Madeirenses

O projeto de Cordofones Tradicionais Madeirenses, da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, teve o seu início no ano letivo 2002/2003. Desde o ano letivo de 2006/2007, está inserido no Projeto Regional da Secretaria Regional da Educação através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia denominada Modalidades Artísticas. É dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos e secundário. Tem em conta as metodologias de ensino utilizadas na aprendizagem de qualquer instrumento e recai sobre tudo na aprendizagem dos instrumentos tradicionais madeirenses, mais precisamente Braguinha, Rajão e Viola de Arame e ainda Guitarra Clássica. Pretende-se que os alunos:

• Adquiram um conhecimento geral dos cordofones madeirenses quer ao nível da execução, através de várias técnicas, quer ao nível das caraterísticas desses instrumentos;

• Sejam capazes de identificar os vários géneros utilizados na música tradicional e acompanhá-los utilizando acordes e a técnica mais adequada a cada género;

• Tomem uma consciencialização da importância na preservação e divulgação do património musical e tradicional madeirense.

Para além de participar nas atividades organizadas pela escola, tem participado em intercâmbios escolares, em eventos de cariz cultural dinamizados no concelho, na Semana Regional das artes, da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação entre outros.

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol