VII Concurso Nutrichef
05-03-2020 | EBSPSol
(0) |   [Avaliar]

VII Concurso Nutrichef Intraescolar- Clube Cultiva Saúde
Na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no dia 21 de fevereiro de 2020, no âmbito do Clube Cultiva Saúde, inserido na Rede de Bufetes Escolares Saudáveis, teve lugar o VII concurso Nutrichef Intraescolar. Participaram 10 equipas de alunos e um individual, com o total de vinte e um alunos do segundo e terceiro ciclo.
Alguns alunos do Clube Cultiva Saúde e do décimo primeiro ano, ajudaram os alunos participantes na organização das suas bancadas de trabalho. Os alunos não participantes, assim como encarregados de educação e diretores de turma presentes, deram apoio moral aos participantes.
O júri do concurso foi composto por quatro jurados, nomeadamente, a técnica superior, Suzete Silva; o chefe de Cozinha, Bruno Freitas; a D. Isabel Fernandes, Diretora da Quinta Pedagógica dos Prazeres e o professor João José Gonçalves, representante do conselho executivo da escola.
O desafio proposto excluiu o uso de forno ou fogão, tal como tem vindo a ser hábito desde há seis anos atrás, o que poupou energia, e surgiram fantásticas alternativas saudáveis, algumas das quais utilizaram ervas aromáticas da horta pedagógica, biológica vertical.
De salientar que os identificativos, dos jurados, assim como das mesas dos participantes, foram efetuados com cartão proveniente de caixas de café. Os arranjos foram efetuados com flores do campo.
Durante o concurso existiram recipientes para a separação do lixo e em particular os resíduos orgânicos tiveram como destino o compostor.
No final deste concurso a equipa vencedora do 2º ciclo, que arrecadou o 1º prémio, foi composta por Liliana Gonçalves e Stephani Ainhoa, ambas do 6º D, com a receita, Salada viajante; o 2º prémio foi para Beatriz Ascenção Teixeira e Alícia Castanho, do 6º B, com a receita, gelado de banana e iogurte e o 3º prémio foi para Maria Freitas e Madalena Guerreiro, do 6º A, com o Wrap de Salmão.
No 3º ciclo, marcou a sua presença com o 1º prémio, Marta Conduto e Ana Cristina Dionísio, do CEFAA, com a salada de frango com nozes; o 2º prémio foi para Marta correia do 9º E e Ainhoa Sanchez do 7º E, com a receita, rolos de salmão e o 3º prémio arrecadado por Tomás Gonçalves e Fábio Mendes do CEFAA, com uma salada de ovo.
Dado o número de participantes, a pertinente demora no degustar de todos os pratos pelo júri e consequentemente o adiantado da hora, a entrega de prémios irá efetuar-se no final de março em local e hora a divulgar.
Todos os participantes do concurso estão convidados a participar no XV edição do piquenique saudável, a nível regional , com jogos interescolares.
No início do concurso todos os participantes foram presenteados com símbolos da sabedoria, chaveiros em forma de mochos, efetuados com reutilização de tecidos, pelo clube de costura criativa, com a colaboração de alunos do clube Cultiva Saúde.
Agradecemos a colaboração do pessoal não docente da cantina, na limpeza do espaço, após o evento.
De ressalvar que o fantástico deste concurso é que de ano para ano constata-se um incremento da criatividade, da colaboração, interatividade e da inovação, assim como o nível de exigência.

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol