domingo, outubro 21, 2018

Disponibilidade (90 minutos semanais)

• -------

Professores responsáveis

• Teresa Spínola
  • Lina Pestana
  • Ana Isabel Rodrigues

Clube Europeu

O reconhecimento da importância da troca de experiências, a diversidade linguística e o respeito pela diversidade cultural, levou o Clube Europeu da nossa escola a "abraçar" dois projetos Erasmus +, nomeadamente:

• “United for European Employment”, parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha.
    • Projeto que tem como objetivo obter competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa;

• Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", parceria com a Eslovénia e Polónia.
    • Projeto que incide sobre o Património Cultural entre os parceiros envolvidos;

Refira-se que estes projetos tem uma duração prevista entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2020 e destinam-se a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade.

Se estás interessado em participar num projeto de intercâmbio de ideias e queres conhecer a Europa, junta-te a nós e preenche o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/aGYj38KAGMX2Pn6U2

Atividade do Clube Europeu - 6 de outubro de 2018

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na França no programa Erasmus+

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz através do Clube Europeu fez-se representar pelas professoras Teresa Spínola e Isabel Rodrigues em Aix-en-Provence, na França, na primeira reunião preparatória no âmbito do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Este projeto tem como objetivo principal ajudar os jovens a adquirir as competências necessárias para poder trabalhar em qualquer país da Europa. Os nossos alunos, professores e famílias serão protagonistas e parceiros de escolas da França, Espanha, Itália e Irlanda, participando em intercâmbios e atividades enriquecedoras que serão devidamente documentados e partilhados entre todos os intervenientes.

Atividade do Clube Europeu - 1 de outubro de 2018

“Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage”

O Clube Europeu da nossa escola estreia-se no intercâmbio Erasmus+, através do projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", uma parceria que envolve a Eslovénia e a Polónia e pretende consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade.

Este projeto tem uma duração de dois anos letivos (2018-2020)  destina-se sobretudo a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade.
Os alunos envolvidos no projeto serão sensibilizados sobre a importância do turismo através de experiências e atividades que os envolverão em várias atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros. Ao obter uma melhor compreensão do tópico, tornar-se-ão promotores da nossa cultura numa língua estrangeira, assumindo o papel de guias turísticos aquando da visita dos alunos eslovenos e polacos à Escola Básica de Santa Cruz em maio de 2019.
Neste contexto, o projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage" terá a sua primeira mobilidade entre os dias 13 a 19 de outubro a Dobrovo, um município da Eslovénia. Oito alunos e três professoras da nossa escola irão participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo conhecer o Modus vivendi esloveno. Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos eslovenos e em abril de 2019 serão os anfitriões da segunda mobilidade do projeto, recebendo os jovens eslovenos e polacos em suas casas.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia