segunda-feira, julho 22, 2019

Logo

 

 

Disponibilidade (90 minutos semanais)

  • -------

Professores responsáveis

  • Teresa Spínola
  • Lina Pestana
  • Ana Isabel Rodrigues

Clube Europeu

O reconhecimento da importância da troca de experiências, a diversidade linguística e o respeito pela diversidade cultural, levou o Clube Europeu da nossa escola a "abraçar" dois projetos Erasmus +, nomeadamente: 

  • “United for European Employment”, parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha.
    • Projeto que tem como objetivo obter competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa;

 

  • Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", parceria com a Eslovénia e Polónia.
    • Projeto que incide sobre o Património Cultural entre os parceiros envolvidos; 

Refira-se que estes projetos tem uma duração prevista entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2020 e destinam-se a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade.

Se estás interessado em participar num projeto de intercâmbio de ideias e queres conhecer a Europa, junta-te a nós e preenche o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/aGYj38KAGMX2Pn6U2

Notícias

Minimizar
Atividade do Clube Europeu - 14 de maio de 2019

 Questionário sobre o Dia da Europa

No âmbito do Dia da Europa, o Clube Europeu da nossa escola promoveu um atividade "Questionário sobre o Dia da Europa" junto de alguns alunos do 3.º ciclo. Com esta atividade pretendeu-se aferir em que medida os alunos estão informados ou possuem um nível de
conhecimento atualizado relativamente às questões europeias.
A vencedora deste concurso foi a aluna Érica Caires do 8.ºC. Agradecemos desde já, a participação de todos os inquiridos e parabéns à aluna vencedora.

 

Atividade do Clube Europeu - 8 de maio de 2019

 

As eleições europeias relançam o debate sobre a importância da União Europeia na vida dos cidadãos. O que pensam os jovens, os consultores e os empresários sobre o papel das políticas comunitárias são o mote para três debates.

Este primeiro episódio, contou com a participação de alguns professores e alunos da EBSSC.

Aceda ao programa Madeira na Europa - Episódio 1, do dia 07 de maio, na RTP Madeira.

 

 

 

 

 

 

 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 2 de maio de 2019

#Dia5: Mobilidade à Irlanda

Para finalizar a agenda das atividades previstas nesta mobilidade, aguardou-nos um tour "Dia Cultural". A parte da manhã foi preenchida no Museu of Country Life, Co Mayo, através do qual tivemos um contacto com a realidade de outros tempos. 
Na parte da tarde a visita recaiu sobre a vila de Cong, famosa pelo castelo de Ashford, com uma incrível arquitetura medieval, atualmente transformado em hotel de luxo. Este castelo é um dos lugares mais incríveis da Irlanda e apresenta um cenário digno de filme! Não admira que esta vila tenha sido escolhida pelo realizador John Ford, para a rodagem do filme The Quiet Man. Seguiu-se uma caminhada pela pitoresca vila, pois não tarda temos a viagem de regresso até Mountbellew. 
Amanhã de madrugada, há que fazer a viagem de regresso até à Madeira. Esperemos que esta experiência ajude os nossos alunos a ganhar mais abertura para o mundo e os tenha incentivado a interagirem com os outros fora da zona de conforto. Uma coisa é certa, saem mais bem preparados para os dias de hoje. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 1 de maio de 2019

 #Dia4: Mobilidade à Irlanda

Hoje apresentamo-nos na escola para mais uma sessão de atividades. Desta vez fomos até a Medtronic, em Galway, empresa responsável pela montagem de ventiladores. A nossa "guia portuguesa" Sandy Sousa Trata-se de uma imigrante que falou do seu caso pessoal, dos motivos que a fizeram emigrar e das condições que a Irlanda oferece em termos de trabalho. Frisou ainda a importância do conhecer/falar o inglês e das possibilidades em termos de propostas de trabalho que daí advém.  Mostrou-nos ainda as instalações da empresa e como estão organizados os diversos setores. 
Seguiu-se uma visita guiada até o Museu da cidade de Galway, passando pelo "Spanish Arches", a imponente "Cathedral of Our Lady Assumed into Heaven & St Nicholas", com caraterísticas católico-romano, percorrendo as coloridas e movimentadas ruas da cidade e visitando o comércio local. 
Após um almoço na cidade, os alunos regressaram até Mountbellew para juntos das famílias. 
Amanhã será o nosso último dia de atividades neste intercâmbio. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 30 de abril de 2019

 #Dia3: Mobilidade à Irlanda

Iniciamos mais um dia de atividades em Holy Rosary College, com destaque especial pela nossa cultura. Criamos uma apresentação cultural "Sell your country": Vende o teu país, com o intuito de apresentar as razões que levariam uma empresa internacional a se estabelecer na ilha da Madeira. 
Prosseguimos para uma sessão de esclarecimento com a Milliner Susie Mahony, uma empresária irlandesa, famosa designer de chapéus, que falou sobre o seu projeto de vida. A estilista passou a mensagem aos nossos alunos que devemos e podemos começar um negócio a partir de casa e no seu caso pessoal, ela trata de tudo, desde o design, à elaboração das caixas para o envio das peças, as encomendas, a contabilidade, a promoção e a divulgação da sua marca. Ainda houve oportunidade de cada aluno, através de um workshop, criar o seu próprio chapéu. Escusado será dizer que produziram uns modelos fantásticos, que até impressionaram a própria estilista.
Após um merecido almoço, segue-se outro momento cultural, desta vez, fomos presenteados com várias atuações musicais, instrumentais e de dança. Os irlandeses, são exímios na dança e a música é algo que os acompanha de tenra idade e que herdam das gerações anteriores. Todos tiveram oportunidade de experimentar a dança irlandesa. Foi uma experiência espetacular.
O dia acaba da melhor forma... Todos para a cozinha. Vamos preparar scones. Cada aluno na sua bancada de cozinha teve a oportunidade de acompanhar a explicação da professora, juntar os ingredientes, e meter mãos na massa. Enquanto esperam entre 10 a 20 minutos, tempo necessário para a cozedura dos scones, há que lavar a loiça e limpar a bancada. O cheiro já invade o espaço e abre o apetite para provar os deliciosos scones, barrados com manteiga, creme de queijo, doce ou com a combinação destes. Estavam mesmo muito bons. O entusiasmo vai continuar pois o dia de amanhã promete novas experiências. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 29 de abril de 2019

 #Dia 2: Mobilidade à Irlanda

 
O despertar num sítio diferente não passou despercebido. O chilrear de vários pássaros contrastam com o coaxar das rãs e o grasnar de diferentes aves numa sinfonia desorganizada mas que anunciam a chegada de mais um dia. Está na hora de acordar. Adivinha-se um dia recheado de atividades. Após o pequeno almoço segue-se a visita ao Hole Rosary College. Os alunos e os professores tiveram oportunidade de conhecer os vários espaços da escola. Já no pavilhão da escola os alunos experimentaram diversas atividades desportivas, no sentido de se conhecerem melhor. Aguardava-nos uma sessão de esclarecimento pela EU Life Project, acerca das "Carrownagappul Bog", que recai sobre uma indústria de energia sustentável, cujo objetivo é o de restaurar o habitat da muitos insectos, pássaros, animais e plantas ameaçadas e em vias se extinção.
Após o almoço preparado pelas respectivas famílias, os alunos fizeram uma apresentação pessoal aos colegas dos restantes países e, de seguida, participaram num workshop relacionado com as profissões que usam línguas estrangeiras como ferramenta de trabalho.
Depois de um pequena pausa para o lanche, seguiu-se a prática do desporto nacional "Hurling". Foi sem dúvida uma experiência nova que cativou alunos e professores. Pelas 17 horas os alunos regressaram às suas familias de acolhimento.
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de abril de 2019

 #Dia1:Mobilidade à Irlanda

No âmbito do projeto Erasmus+: United for European Employement, decorre entre os dias 28 de abril a 3 de maio, uma mobilidade num dos países parceiros deste projeto, nomeadamente, a Irlanda.
Assim, para um grupo de 5 alunos e 2 professoras,o dia de hoje comecou cedíssimo com destino a Mountbellew, Galway na Irlanda.
Ao longo de duas horas de autocarro, desde Dublin, fomos presenteados com pastos verdejantes, pontualmente uma e outra casa típica irlandesas e muita, muita paisagem salpicada com algum gado a apascentar, até à chegada desta pequena localidade onde fomos recebidos pelo Holy Rosary College, com uma apoteótica e efusiva receÇão das alunas e que contou ainda, coma a presença do Diretor da escola e respetivo corpo docente, os professores dos países parceiros, alunos e encarregados de educação.
Seguiu-se um pequeno lanche com aperitivos típicos desta localidade. Os nossos alunos seguiram para a casa das famílias acolhedoras e nós professoras, fomos encaminhadas para um B&B, uma acomodação com características peculiares de estilo irlandês.
Amanhã espera-nos um outro dia repleto de atividades e novas experiências.

 

 

Agradecimento da equipa Erasmus+ EBSSC - 2 de abril de 2019

Durante a semana de 24 a 29 de março, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz foi palco de um conjunto de atividades que envolveram vinte alunos e nove professores do projeto Erasmus+ United for European Employment (parceiros da Irlanda, França, Itália e Espanha) e do qual participaram vinte alunos da nossa escola.
Tratou-se de um conjunto de experiências e vivências inesquecíveis e que se deveram, essencialmente, a um grupo de pessoas e de instituições sem as quais estas não teriam sido possíveis.
Um agradecimento à Presidência da Região Autónoma da Madeira, à Secretaria do Turismo, ao Instituto de Emprego (pela sua calorosa receção na pessoa da Dr.ª Inês Mendonça), à ACIN, (à Drª. Lara Gonçalves que foi maravilhosa), à Câmara Municipal de Santa Cruz, pela cerimónia de receção e, principalmente, por nos ter facultado transporte durante esta semana (um obrigado ao Sr. Teixeira, o nosso motorista de serviço) e à ANA Aeroportos da Madeira.
Um especial agradecimento à Direção Executiva da nossa escola, que nos facultou as instalações necessárias e por todos os recursos humanos envolvidos (com destaque para o Sr. André, por nos ter proporcionado dois dias de refeições fantásticas).
Por fim, não poderiam faltar algumas palavras de grande apreço aos nossos meninos, que foram maravilhosos com os seus correspondentes e exímios em termos comportamentais, bem como aos pais, por terem aberto as portas das suas casas e pela forma calorosa e hospitaleira, tipicamente madeirense, como acolheram mais “um filho” durante esta semana. Todo este sucesso não teria sido possível sem o contributo e dinâmica das famílias e alunos envolvidos.

Um bem-haja a todos por esta experiência inesquecível!

A Equipa do Projeto Erasmus+

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de março de 2019

#Dia5: Atividade Erasmus +

A excitação pela manhã no rosto dos parceiros demonstrava o interesse pelo programa previsto para este dia. A aventura pela descoberta iniciou-se no segundo pico mais alto, Pico do Areeiro, seguido de um percurso pedonal pela Natureza onde o grupo teve oportunidade de visitar o Posto Aquícola do Ribeiro Frio, com os seus viveiros de trutas. Após estas novas experiências, os nossos parceiros fizeram a caminhada até aos Balcões, onde puderam usufruir da fantástica vista sobre o Faial, das plantas endémicas e da companhia saltitante do tentilhão
De seguida, rumaram a Santana, onde após a típica visita às casinhas de colmo, alunos e professores vivenciaram mais uma aventura no Parque Temático de Santana.

Foram meses de preparação, uma semana intensa de trabalho, mas muito recompensador, pois possibilitamos experiências excecionais e inesquecíveis para todos os alunos e professores, quer os visitantes quer os nossos, bem como para a comunidade educativa e as famílias anfitriãs da nossa escola.
Muito obrigada a todos! Foram fantásticos!

Aguarda-nos a quarta mobilidade que acontecerá na Irlanda! 

 

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 27 de março de 2019

 #Dia4: Atividade Erasmus +

Um passeio pela pitoresca cidade do Funchal, deliciou os nossos parceiros que deambulando pela baixa observaram e usufruíram da beleza da cidade. Houve oportunidade de visitar o Museu Cristiano Ronaldo, sempre com a máquina fotográfica em punho para registar cada momento.
Após um almoço descontraído, seguimos viagem para a Ribeira Brava, mais concretamente à empresa ACIN (empresa presente no mercado há quase 20 anos, iniciou a sua atividade em 1999, como centro de formação na área da informática). Um pequeno passeio por este concelho, e uma visita até ao vertiginoso miradouro do Cabo Girão finaliza mais um dia proveitoso.
Aguardamos ansiosos pelo dia de amanhã!
 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 26 de março de 2019

 #Dia3: Atividade Erasmus+

Hoje o programa de atividades, iniciou-se pela nossa "porta de entrada", o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo. Foi possível fazer uma visita guiada pelos diversos serviços aeroportuários, nomeadamente, os bombeiros profissionais do aeroporto, a zona de check-in, a sala VIP e o Museu Hangar Memory. No fundo, conheceram as instalações, assim como o seu funcionamento e tiveram oportunidade de visitar áreas restritas do aeroporto. De regresso à escola, era visível a satisfação de todos os alunos e professores, com a certeza de que foi uma manhã proveitosa. Após o almoço, prosseguiram as atividades na Sala de Sessões, acerca das formalidades de embarque. Para finalizar este dia de atividades, aguardava-nos uma pequena receção na Câmara Municipal pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, que aproveitou a ocasião, para pedir aos presentes para aproveitar ao máximo a oportunidade de participar num intercâmbio desta natureza. Terminamos com uma pequena visita à Casa da Cultura de Santa Cruz - Quinta do Revoredo, espaço existente em Santa Cruz que apresenta diversas salas para exposições, atelier de artes plásticas, laboratório de fotografia, biblioteca, e um belo anfiteatro ao ar livre. A Quinta, orientada para o oceano, é também circundada por prazenteiros jardins.
Os alunos parceiros, seguem agora para as suas famílias de acolhimento. Amanhã espera-nos mais um dia de novas aventuras!

 

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 25 de março de 2019

 

#Dia 2: Atividade Erasmus+

Hoje o dia começou bem cedo, pois esperava-nos uma ida ao Funchal, nomeadamente até ao Instituto de Emprego da Madeira (IEM) para assistir a uma conferência.
Ainda antes da receção na Quinta Vigia, pelo Sr. Presidente da Região Autónoma da Madeira, houve oportunidade de ter um "cheirinho" da Madeira e perder-se pelos espaços e disfrutar de uma diversidade de cheiros cores devido às imensas frutas flores, existentes no Mercado dos Lavradores. A passagem pela Zona Velha do Funchal, também foi um ponto obrigatório, para que todos pudessem disfrutar deste verdadeiro museu de arte a céu aberto. Após o almoço na nossa escola, a parte da tarde foi preenchida com algumas atividades relacionadas com os objetivos do projeto.

Foi, sem dúvida, um dia bem preenchido!

 

 

Receção aos parceiros Erasmus+ “United for European Employment” - 24 de março de 2019

 

#Dia 1: Receção aos parceiros

Hoje, dia 24 de Março realizou-se na cantina da nossa escola, pelas 19 horas, uma receçãodestinada aos alunos e professores parceiros/alunos e pais hóspedes no âmbito do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Para além das professoras responsáveis pelo projeto, alguns elementos do Conselho Executivo marcaram a sua presença, sendo que, o Presidente do Conselho Executivo proferiu algumas palavras, enaltecendo a dimensão de um projeto desta natureza e a sua importância para a dinâmica da escola. Reforçou agradeceu ainda, todo o envolvimento dos encarregados de educação. É de louvar, de facto este projeto oferece aos alunos e pais a experiência de acolher uma pessoa de outro país dando a conhecer a sua cultura e integrá-lo no seu dia -a dia. 

Durante esta receção, seguiu-se uma breve apresentação dos nossos alunos e dos seus amigos ao público presente.
Amanhã, segue-se outro dia de atividades.
 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 29 de novembro de 2018

#Dia 5, quinta feira 29 de novembro

“Uma calanque é um acidente geográfico encontrado no Mar Mediterrâneo, que se apresenta sob a forma de uma angra, enseada ou baía com lados escarpados, composta por estratos de calcário, dolomita ou outros minerais carbonatos. É um vale escarpado formado em zonas cársticas devido a erosão fluvial ou ao colapso do teto de uma caverna, que subsequentemente foi parcialmente submergido pela subida do nível do mar. As calanques mais famosas localizam-se na costa sudeste do arrondissement de Marselha”, in wikipédia, 29-11-2018

Hoje o dia começou bem cedo com a preparação das mochilas para a atividade “Visita à Calanque de Cassis”. Muito entusiasmados, o grupo mal podia esperar por vislumbrar as famosas paisagens características do sul da França. Aproveitaram para almoçar junto à Calanque, conviver e disfrutar o último dia de atividades. OHHHH !!!! Amanhã regressamos ao aconchego do nosso lar.

 

 
 

Atividade do Clube Europeu - 29 de novembro de 2018

Vídeo de apresentação do Lycée Saint Eloi, situado em Aix-en-Provence. Esta é a escola coordenadora do projeto Erasmus+ "United for European Employment", que entre os dias 25 e 30 de novembro permitiu aos nossos cinco alunos e duas professoras participar num conjunto de atividades.
Vale a pena conhecer, no mínimo é divertido🥳🤪!

Clique aqui para visualizar

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de novembro de 2018

 #Dia 4, quarta 28 de novembro

 

 

A manhã iniciou-se com uma explanação teórica de como proceder durante uma entrevista de trabalho. Os alunos aprenderam que existem regras de conduta e de atuação perante uma situação de candidatura de emprego. 

À tarde, após um almoço na cantina do Lycée, tiveram a oportunidade de simular diversas situações de entrevista onde puderam interagir com os colegas. Como as representações foram filmadas, houve oportunidade de visionarem o seu desempenho.
Ao fim do dia regressaram às suas “casas” francesas.

 

 

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 27 de novembro de 2018

#Dia3, terça 27 de novembro 

Hoje começámos com um croissant estaladiço no palato. Caminhámos até à escola, para  algumas sessões de “warm-up”, de modo a criarmos um ambiente de partilha e convivência entre os alunos. Apresentações feitas, todos os alunos foram distribuídos em dois grupos de modo a explorarem possíveis cenários e linguagem utilizada em entrevistas de trabalho. De seguida, foram para a sala de sessões da escola e no palco simularam uma entrevista onde puseram em prática todo o conhecimento adquirido.  
Almoçámos na escola e por volta das 14h30 tivemos a oportunidade de conhecer o sistema educacional francês e de igualmente apresentar o nosso sistema educacional aos países parceiros. Prosseguindo a atividade, ficámos a conhecer o dia-a-dia de um empresário de uma multinacional com 65 mil funcionários.
No final do dia aproveitámos o bom tempo para conhecer um pouco da cidade de Aix-en-Provence, visitando o mercado das flores.
Mais ricos de saber e de coração cheio, despedimo-nos para um fim de tarde no seio familiar de quem nos acolheu. 
Já ambientados às famílias, os nossos alunos criaram afinidades e amizades com os pais e irmãos dos colegas de projeto e não se coibiram de partilhar e confecionar algumas receitas típicas da nossa ilha.
Amanhã voltamos a começar bem cedinho!
 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 26 de novembro de 2018

#Dia2, segunda 26 de novembro

Cinco alunos do 10.º e 11.º ano da nossa escola deslocaram-se a Aix-en-Provence, França acompanhados das docentes Lina Pestana e Lucrécia Araújo para participar na primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “United for European Employment”. Um projeto que tem por principal objetivo munir os alunos participantes de ferramentas essenciais para encontrar emprego num país europeu. 
Durante cinco dias, vinte alunos dos cinco países parceiros (França, Portugal, Itália, Espanha e Irlanda) reúnem-se no Lycée Saint-Éloi, um estabelecimento de ensino profissional privado, para participar em workshops e atividades que abordam a temática comum do projeto. 
No primeiro dia, todas as escolas apresentaram o seu país, cidade e estabelecimentos de Ensino perante uma plateia de professores e alunos interessados e participativos. Os nossos alunos falaram sobre a nossa ilha e escola recorrendo a uma apresentação multimédia e foram muito aplaudidos. Um sucesso!
À tarde, o grupo visitou a encantadora cidade de Aix-en-Provence e descobriram as histórias por detrás da construção de alguns monumentos e fontanários que a embelezam. 
Posto isto, regressaram à escola onde aguardaram pelas famílias de acolhimento que os vieram buscar.
 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 25 de novembro de 2018

#Dia1, domingo 25 de novembro

Mal tocou o despertar para esta nova aventura estava um grupo de alunos e duas professoras de mochila às costas para uma viagem para fora da nossa terrinha. Inserido no projeto Erasmus + rumo a Aix-en-Provence em Marselha, faz uma pausa em Lisboa e aumenta-se a curiosidade e expectativas em relação à descoberta desta terra. Chegamos e somos recebidos por docentes e alunos que nos levam a conhecer o Lycée des Matiers em Saint Eloi.  Nem a chuva demoveu vontades e espírito de descoberta das famosas ruelas da cidade. Por fim, na escola, realizou-se um convívio  e cada aluno partiu com a família hospedeira para o tão merecido descanso.

 

 

Atividade do Clube Europeu - 20 de novembro de 2018

 

 “United for European Employment”

O Clube Europeu da nossa escola irá participar no intercâmbio Erasmus+, através do projeto “United for European Employment", uma parceria que envolve a França, Espanha, Irlanda e Itália, cujo objetivo é consciencializar e orientar os alunos para o mundo do trabalho e a procura de emprego na União Europeia.
Este projeto tem uma duração de dois anos letivos (2018-2020) e destina-se sobretudo a alunos entre os 15 e os 18 anos de idade.
A escola coordenadora Lycée Saint Eloi, situada em Aix-en-Provence será a escola anfitriã entre os dias 25 e 30 de novembro. Durante este período, cinco alunos e duas professoras da nossa escola irão participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo um intercâmbio de ideias e vivências entre os países parceiros. Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos franceses e em março de 2019 irão receber os amigos em suas casas. 

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 20 de outubro de 2018

 #Dia7, Sexta 19 de outubro

 

Os nossos alunos estiveram muito ocupados. Logo pela manhã, visitaram uma adega privada. Posto isto, estiveram envolvidos, de novo, num Workshop e ficaram a entender o processo de elaboração do azeite. De seguida, puseram mãos à obra para construir “The travelling suitecase”, uma mala onde será colocado um objeto caraterístico esloveno que será transportado até a Madeira, o local da próxima mobilidade, que realizar-se-á em maio de 2019.
E para entenderem a gastronomia local um grupo de senhoras da associação de Brda “Briske Zene” ajudaram na confeção de um piquenique oferecido às famílias que acolheram os nossos alunos.
O último dia na Eslovénia foi muito emotivo. Alunos, docentes e famílias reuniram-se para a despedida. De coração cheio, guardarão na memória, momentos de cumplicidade, amizade e interculturalidade lá vividas. Uma experiência inesquecível!

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 19 de outubro de 2018

  #Dia6, Quinta 18 de outubro

 

 O dia começou bem cedo em Dobrovo. O autocarro levou alunos e professores a uma viagem até as caves Skocjan, património mundial da Unesco. Todos ficaram impressionados com a beleza imponente da paisagem. Após uma caminhada no meio da natureza, eis que surgem as grutas. No interior, não é permitido tirar fotografias ou filmar, mas os alunos registaram o momento com algumas fotos do exterior.
Após visitar as grutas, o grupo rumou a Ljubljana, capital da Eslovénia. Os alunos eslovenos foram os guias por um dia, mostrando aos nossos alunos as belezas patrimoniais do seu país. Foram muitos os sítios emblemáticos que visitaram: a catedral, as praças e os canais. A Eslovénia é sem dúvida um país digno de visitar.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 18 de outubro de 2018

#Dia5, Quarta 17 de outubro

O dia começou de manhã cedo. Todos os alunos envolvidos votaram através de uma aplicação interativa e com recurso a tablets para eleger o logotipo que irá representar o projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage” durante os próximos anos letivos. Ganhou a Polónia!
A nossa escola selecionou cinco logos dos muitos que foram apresentados no Concurso do Clube Europeu e que estão todos expostos no Erasmus Corner. Propostas criativas e originais que vieram enriquecer o nosso cantinho!
O dia foi preenchido com várias atividades e workshops: participaram num trabalho de projeto para criar as letras do ERASMUS+, numa sessão de fotografia e visitaram uma casa típica na aldeia de Frlansce. Pelo meio, houve uma paragem para um lanche.
Depois de conhecer a casa típica, o grupo regressou à escola para um novo workshop. Com muita paciência, energia e dedicação, uma docente (com a linda idade de 91 anos) ensinou-lhes a técnica de fazer “coils”, um objeto que servia para facilitar o transporte de fruta na cabeça das senhoras de outrora. O transporte da fruta de Brda até o mercado de Trieste era realizada a pé e com cestas. Os alunos concretizaram todas os passos dessa atividade com muito empenho, um orgulho!
Após o almoço na cantina rumaram a para visitar a cidade da “rota de fruta”, Trieste. Agora em Itália, visitaram vários locais dessa emblemática cidade.
De regresso a Dobrovo, os pais foram buscá-los, de novo, para um merecido descanso pois amanhã, o dia será longo e produtivo: vão visitar as caves Skocjan, património mundial da Unesco e a cidade de Ljubljana

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

  
   
   

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 17 de outubro de 2018

#Dia4,Terça 16 de outubro

 

 

Os alunos pernoitaram nas casas das famílias. De manhã, dirigiram-se à escola para conhecer os restantes colegas e participar nas atividades agendadas: uma caça ao tesouro em Smartno e um Workshop com o Clube de Arte da Escola “Dablo”.

Tiveram ainda a oportunidade de conhecer o lado esloveno e italiano de Brda e de visitar a Vila Vipolze. Às 18.00 os pais eslovenos foram busca-los para o tão merecido jantar.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

  

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 16 de outubro de 2018

#Dia3, Segunda 16 de outubro

Após um pequeno almoço reforçado para recuperar as energias, o avião por fim rumou em direção a Barcelona! Na Eslovénia, os alunos e professores estavam igualmente a acompanhar a situação enquanto desenvolviam a primeira atividade da semana. Felizes, aplaudiram, quando a professora Teresa Spínola os informou da tão esperada partida dos nossos meninos da ilha da Madeira.
Em Portugal e na Eslovénia, pais, professores e alunos recorreram ao site Flightradar, para acompanhar o percurso do avião e souberam pelo Whatsapp da sua aterragem na cidade de Gaudí. Uma verdadeira odisseia, diziam eles, satisfeitos e orgulhosos dos seus meninos.
Após uma hora e meia de viagem até Veneza tomaram o autocarro da Escola OSNOVNA ŠOLA ALOJZA GRADNIKA DOBROVO rumo ao destino final, Dobrovo! As famílias e o Diretor da Escola estavam à espera do grupo e foi uma emoção conhecê-los. A família Erasmus+ estava agora complet

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

   

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 15 de outubro de 2018

#Dia2, domingo 15 de outubro

 

Às 18h45, no aeroporto de novo, prontos para embarcar no Airbus que os ia levar até Barcelona. fizeram o Check-in e tiraram as fotos da praxe. Entraram todos felizes e ávidos de começar a aventura eslovena, contudo nada havia de prever que o furacão Leslie estava agora localizado em Barcelona. A chuva intensa, relâmpagos e trovoada que lá se faziam sentir, impediram que o nosso grupo saísse da ilha rumo à península ibérica. Instalados no avião foram informados de mais uma condição climatérica adversa, agora na Espanha. Permaneceram sensivelmente duas horas dentro do aparelho e lá pela meia-noite souberam que o voo estava cancelado. Nada desanimados, já que a segurança é o que mais importa, alunos e professoras continuavam a dar o feedback necessário aos pais e às colegas de equipa através do Whatsapp.
Para o projeto Erasmus + todos tiveram de descarregar a aplicação, pais, alunos e professoras do projeto (de Portugal, Eslovénia e Polónia). E graças a essa tecnologia, todos são parte integrante da aventura, registando e documentando todas as informações. Alguns dos registos fotográficos que documentam este texto foram da autoria dos pais.
Depois de sair do avião e recolher a bagagem, foram para o hotel “Vila Galé” em Santa Cruz para uma merecida noite de descanso.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 14 de outubro de 2018

 #Dia1 - Sábado 13 de outubro 

A hora da partida para a primeira mobilidade do projeto finalmente chegou, mas perante a ameaça do furacão Leslie e as notícias do encerramento do aeroporto internacional da Madeira por causa do mau tempo, o início da aventura antecipava alguns contratempos. No aeroporto ainda que no painel nada indicava que o voo seria cancelado, os oito alunos e três professoras da nossa escola dirigiram-se ao balcão da Vueling para proceder ao check-in. Após algumas horas de espera foram informados que o avião não saíra de Barcelona e que o voo estava afinal cancelado. Desolados, mas sobretudo aliviados (já que viajar com furacões não estava no programa das atividades elaborado pelas coordenadoras eslovenas, Tamara e Tanja) regressaram às sua casas.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

 

 

Atividade do Clube Europeu - 6 de outubro de 2018

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na França no programa Erasmus+

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz através do Clube Europeu fez-se representar pelas professoras Teresa Spínola e Isabel Rodrigues em Aix-en-Provence, na França, na primeira reunião preparatória no âmbito do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Este projeto tem como objetivo principal ajudar os jovens a adquirir as competências necessárias para poder trabalhar em qualquer país da Europa. Os nossos alunos, professores e famílias serão protagonistas e parceiros de escolas da França, Espanha, Itália e Irlanda, participando em intercâmbios e atividades enriquecedoras que serão devidamente documentados e partilhados entre todos os intervenientes.

 

Atividade do Clube Europeu - 1 de outubro de 2018

 “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage”

O Clube Europeu da nossa escola estreia-se no intercâmbio Erasmus+, através do projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", uma parceria que envolve a Eslovénia e a Polónia e pretende consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade.

Este projeto tem uma duração de dois anos letivos (2018-2020)  destina-se sobretudo a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade. 
Os alunos envolvidos no projeto serão sensibilizados sobre a importância do turismo através de experiências e atividades que os envolverão em várias atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros. Ao obter uma melhor compreensão do tópico, tornar-se-ão promotores da nossa cultura numa língua estrangeira, assumindo o papel de guias turísticos aquando da visita dos alunos eslovenos e polacos à Escola Básica de Santa Cruz em maio de 2019.
Neste contexto, o projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage" terá a sua primeira mobilidade entre os dias 13 a 19 de outubro a Dobrovo, um município da Eslovénia. Oito alunos e três professoras da nossa escola irão participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo conhecer o Modus vivendi esloveno. Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos eslovenos e em abril de 2019 serão os anfitriões da segunda mobilidade do projeto, recebendo os jovens eslovenos e polacos em suas casas. 
 
 

Escola ‘Secundária’ viu aprovados dois Projetos Erasmus+ - 28 de setembro de 2018

 

Foi com grande animação que a comunidade escolar recebeu a notícia da aprovação de dois projectos para participação no programa Erasmus +, cujas parcerias permitirão que, durante os próximos dois anos lectivos (de 2018 a 2020), a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz tenha participação naquilo que será um complemento aos objectivos gerais do projecto educativo do referido estabelecimento de ensino.

De acordo com os docentes coordenadores, os projectos a serem desenvolvidos são muito variados e actuais, quer em termos de objectivos assim como no que respeita aos parceiros que os integram, designadamente: ‘Integration of United for European Employment’ (Aquisição de competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa) e parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha; e ‘Let me be your Guide – A walk through of my cultural heritage’ (Divulgação do Património Cultural dos países envolvidos), parceria com a Eslovénia e Polónia.

O objectivo é procurar envolver o maior número de alunos santa-cruzenses nestes projecto, de forma a proporcionar-lhes uma panóplia de actividades de enriquecimento do currículo no domínio da dimensão europeia da educação, diversidade linguística e cultural, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres e orientados e a troca de experiências, contribuindo desta forma para a formação integral e para a realização pessoal dos discentes.

A coordenação destes projectos ficará a cargos dos docentes, Ana Isabel Rodrigues, Élia Freitas, Lina Pestana, Lucrécia Araújo, Teresa Spínola e Cidália Moreira.

Em suma, e citando Jean-Claude Juncker “Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Os desafios da Europa não podem esperar”, reforçam as seis professoras coordenadoras destes dois projectos Erasmus+.

In Diário das Freguesias 

 



CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia