sexta-feira, março 29, 2024

Professores responsáveis

• Eurico Santos

Âmbito do Projeto

O termo clube significa ou refere um local onde um grupo de pessoas realiza atividades de natureza recreativa, cultural, desportiva e/ou artística.
A pintura com a técnica de aguarela carateriza-se por ser uma técnica artística, onde tintas coloridas específicamente translúcidas ou transparentes são diluídas com água, posteriormente sendo aplicadas num suporte que possibilite a reflexão da luz, assim realçando a cor e luminosidade dos pigmentos na pintura.No contexto da escola/estabelecimento de ensino, o conceito de Clube surge associado à designação de ”Atividades Extra Curriculares”, ou seja, atividades realizadas fora dos programas estabelecidos, sendo de natureza informal ou não obrigatória, visando a construção de uma cultura (identidade coletiva) na comunidade escolar e sociedade em geral.

O Clube de Aguarela pretende ser um espaço de aprendizagem diverso, portanto acessível a toda a comunidade educativa, existindo como uma oportunidade de formação geral na área de estudo das artes, particularmente através da pintura com recurso à técnica de aguarela. Pretende também sensibilizar a comunicade escolar para a importância da arte na história e construção das sociedades, ser um espaço complementar ao ensino das Artes Visuais, divulgar conhecimentos específicos da pintura com a técnica de aguarela e finalmente estimular rotinas consistentes de trabalho criativo.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia