sexta-feira, abril 19, 2024

• Marlene Ribeiro
  • Ana Costa

Âmbito do Projeto

REMAT – Projeto de Recuperação e Mobilização das Aprendizagens na Disciplina de Matemática

Face à suspensão das atividades letivas presenciais, iniciada em 16 de março de 2020, decorrente da situação epidemiológica, as escolas reequacionaram os modos de ensinar e de aprender no contexto de um Plano de Ensino à Distância, com o objetivo de assegurar que todos os alunos continuassem a aprender a partir das suas casas. No entanto, verificou-se que nem sempre foi possível que todos os alunos desenvolvessem aprendizagens bem-sucedidas. Apesar dos vários modos como a escola, em tempos de pandemia, operacionalizou a intenção de chegar a todos os alunos, acentuaram-se as desigualdades sociais no acesso ao currículo e à aprendizagem, por motivos vários. As situações de dificuldade no acesso às tecnologias digitais, o tipo de acompanhamento de que dispunham em casa, a insuficiente autonomia e autorregulação, a faixa etária em que se encontravam, entre outras, limitaram ou mesmo impediram as aprendizagens, reduzindo o sucesso educativo de alguns alunos.
Tendo em conta o anteriormente exposto, criou-se o projeto REMAT, destinado aos alunos do 2.º Ciclo, cujo principal objetivo é o de recuperar as aprendizagens não adquiridas/consolidadas após início da pandemia.
Com este projeto pretende-se contribuir para o sucesso educativo dos alunos, definido no Projeto Educativo de Escola.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia