sexta-feira, abril 19, 2024

Professores responsáveis

• Luz Spínola

Slogan

“Em qualquer lugar, a qualquer momento, um livro é altamente!”

Atividade do Baú de Leitua - 26 de abril de 2018

No âmbito  do projeto "Baú de Leitura" realizou-se uma conferência com o escritor António Manuel Marques Luís que, numa troca de impressões sobre escrita, falou sobre o seu percurso literário, os seus gostos e as suas motivações face à leitura e à escrita. Referiu, ainda, os  aspectos mais importantes da sua obra, nomeadamente do seu último projeto Memória de Pedra.

António Luís nasceu em Coimbra e vive, desde 2009, na Região Autónoma da Madeira. Escreve desde os 15 anos e, aos 25, publicou sua primeira crónica num jornal.
Desde 1996 até 2006 manteve colaboração em dois jornais, publicando crónicas quase sempre “fora de formato”, sobretudo pelo seu estilo – ironia e sarcasmo em doses generosas, sobre assuntos da actualidade ou não.

A aviação é também um dos temas do que motiva a sua paixão pela escrita. Já publicou diversos artigos sobre aviação militar, nas melhores revistas nacionais e internacionais dedicadas à aviação e, em 2006, criou um blogue que pouco tempo depois se tornou um dos principais sites nacionais sobre aviação, o “Pássaro de Ferro”.
Desde 2004 mantém presença contínua nas plataformas electrónicas, através de blogues onde escreveu e escreve, em alguns casos com diversos autores e noutros casos em nome individual. Em janeiro de 2016 surge o seu primeiro livro – “Memória de Pedra” – que é a reunião de 160 crónicas (pequenas, médias e grandes,) escritas desde 1999 até 2015 que se estendem por 450 páginas e nelas se percebe a forma como vê o mundo e tudo o que dele faz parte.
Presentemente, continua como editor principal do Pássaro de Ferro, escreve com a regularidade possível no seu blogue pessoal e está envolvido na escrita do seu próximo livro, bem como num outro, em coautoria. Nos tempos livres – muito poucos – lê compulsivamente e faz alguns desenhos.

Esta atividade fez parte das comemorações  do dia da escola Básica e Secundária de Santa Cruz, que celebrou efusivamente os seus 20 anos e esteve a cargo da professora Maria da Luz Freitas Spínola, coordenadora do projeto Baú de Leitura. Estiveram presentes as turmas do  7.º ano:  e B,   e o 10.º Ano: D.

Atividade do Baú de Leitura - 1 de março de 2018

No passado dia vinte e seis de fevereiro, teve lugar na Biblioteca Municipal de Machicosegunda fase do concurso Regional, Triatlo Literário, integrado no Projecto Regional, Baú de Leitura. Integrando todas as escolas do terceiro ciclo do Concelho de Santana, Machico e Santa Cruz.

A nossa escola fez-se representar pela aluna Jacinta Fernandes Melim, do 9.º E. A aluna obteve o honroso terceiro lugar, após ter participado e realizado uma prova de leitura, interpretação e escrita criativa, ficando desta forma apurada para a final regional do concurso Baú de Leitura que se realizará, dia vinte e sete de abril, no Museu de Electricidade, Casa da Luz.
Do júri fizeram parte os seguintes elementos:
Dr.ª Mónica Vieira (Vereadora da Câmara Municipal de Machico);
Maria do Rosário Saldanha (Técnica da Biblioteca Municipal de Machico);
Dr.ª Leda Pestana (representante da DRE).
A escola parabeniza a aluna Jacinta pelo seu excelente desempenho.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia