terça-feira, dezembro 11, 2018

Equipa

Minimizar


 

Professores Responsáveis:

  • Lucrécia Araújo
  • Arnaldo Nóbrega
  • Dalila Vieira

Disponibilidade

  • 2.ª feira: 15:15 - 16:45
  • 3.ª feira: 13:10 - 14:15
  • 4.ª feira: 15:15 - 16:45
  • 5.ª feira: 11:45 - 12:30
  • 6.ª feira: 15:15 - 16:00

Contacto

  •  

Dica Verde

Minimizar


 

A sua escova de dentes está velha e vai deitá-la fora? 

Não faça isso, reaproveite-a e use-a na limpeza de lugares de difícil acesso.

Documentos

Quem Somos

A página Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pretende ser um espaço de opinião, informação e debate de ideias acerca das temáticas ambientais.

Trataremos aqui de iniciativas ecológicas que decorram na nossa escola, mas não só.

Consideramos motivo de interesse tudo que diga respeito à temática ambiental.

Contamos com a tua colaboração.

Ajuda a construir um melhor Ambiente!

ecosantacruz@gmail.com

 

Noticias

Atividade do projeto Eco-Escola - 26 de setembro de 2018

 Informamos que os professores do projeto Eco-escolas criaram um ponto de recolha de "Tampinhas" que se encontra na entrada da nossa escola, junto ao elevador. 

Apelamos a todos os professores que colaborem nesta recolha e sensibilizem os nossos alunos para este projeto ambiental e solidário.
Informamos ainda, que existem pequenos pontos de recolha nos bares e em algumas salas de aula, todos devidamente assinalados.
 
Contamos com todos vós!
Cuidar da terra é tarefa de todos!
 
Os professores do projeto eco-escolas

 

 

Plantar Uma Árvore | Plante esta Ideia - 29 de novembro de 2017

 Esperamos que este vídeo o inspire a juntar-se a nós a ajudar a natureza.
Contamos consigo! Inscreva-se! Participe! Mobilize! Divulgue!
Inscreva-se no nosso banco de voluntariado: 
http://www.plantarumaarvore.org/inscr...

Encontre-nos em: www.plantarumaarvore.org | www.facebook.com/PlantarUmaArvore

 

Poupa água!! - 23 de novembro de 2017

As Nações Unidas estimam que em 2025 dois terços da população mundial vão enfrentar a escassez de água e é crucial interiorizarmos a importância deste bem precioso e o facto de que se torna cada vez mais urgente poupar água. Quais os benefícios de poupar água? Poupa-se energia, poupa-se dinheiro, poupa-se o planeta. Torne estas dicas ecológicas em hábitos diários e poupe água sempre que abrir uma torneira.

Mantenha a torneira fechada sempre que lavar as mãos, os dentes ou fizer a barba – o resultado é uma poupança entre 10 a 30 litros de água por dia. Um simples gesto ecológico que o planeta agradece…

Equipe as torneiras de casa com redutores de fluxo – este pequeno equipamento é encaixado nas torneiras e, ao misturar o ar com a água, reduz o seu caudal em cerca de 50%.

Se vai construir ou remodelar, instale torneiras temporizadas (desligam-se automaticamente depois de alguns segundos) ou torneiras eletrónicas com sensores (são ativadas exclusivamente com a ação das mãos).

Sabia que gasta menos 50% de água sempre que trocar o banho de imersão pelo duche? Pode continuar a poupar na hora de tomar banho se reduzir o tempo que estiver debaixo do duche ou se desligar a água na altura em que aplica o sabão/champô/amaciador (menos 2 minutos = menos 40 litros de água).

Instale um chuveiro de baixo fluxo para poupar ainda mais água.

Se vai construir ou remodelar uma casa de banho, considere a instalação de uma sanita mais eficiente e ecológica como, por exemplo, os autoclismos duplos ou com botão de controlo. Caso contrário, pode utilizar o velho truque de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo para reduzir a quantidade de água desperdiçada em cada descarga.

Não utilize a sanita como cesto do lixo, evitando assim descargas desnecessárias e poupando 10 a 15 litros de água de cada vez. Esta é uma forma extremamente simples de viver uma vida mais verde! Sempre que quiser beber um copo de água fresca, não deixe a torneira a correr – tenha sempre uma garrafa de água no frigorífico.

Outra dica ecológica para poupar água é não descongelar alimentos com a torneira da água a correr, optando antes por um descongelamento natural.

Evite encher excessivamente as panelas com água na hora de cozinhar e cozinhe com a tampa da panela colocada – poupa água e conserva o sabor dos alimentos. Se lavar a loiça à mão, não deixe a torneira a correr durante todo esse processo de lavagem.

Em vez disso, encha um dos lados do lava-loiça ou uma pequena bacia com água fresca para retirar o sabão da loiça lavada. No caso de ter uma máquina de lavar loiça, só a coloque a trabalhar quando tiver a carga cheia; escolha programas curtos e económicos; evite passar a loiça por água antes de a colocar na máquina.

Poupar água com a máquina de lavar roupa também passa por ligá-la apenas quando tiver a carga máxima e, claro, optar por programas adequados ao vestuário a ser lavado, preferencialmente curtos e económicos.

Sempre que adquirir uma máquina de lavar loiça ou de lavar roupa, eleja eletrodomésticos de elevada eficiência energética, ou seja, de Classe A, para poder poupar água e energia sempre que as ligar.

Poupará mais água se levar o carro a um posto de lavagem automática.No entanto, se quiser lavar o carro em casa, esqueça a mangueira e pegue num balde e esponja – a diferença pode ir até 400 litros de água!

Quando lavar o exterior da casa, evite igualmente a mangueira, optando antes por uma vassoura e um balde com água.

Regar plantas e jardins requer um elevado consumo de água, por isso, sempre que possível recolha e recicle água: coloque baldes para recolher a água da chuva, aproveite a água da cozinha ou aquela que se desperdiça enquanto se espera que a água do chuveiro aqueça.

Evite a instalação de chafarizes, fontes e quedas de água no jardim e/ou na piscina – representam um verdadeiro desperdício de água a não ser que essa água possa ser reutilizada.

No caso de ter uma piscina, pode torná-la mais ecológica ao substituir os filtros tradicionais por filtros especificamente concebidos para poupar água. Para além disso, a utilização de uma cobertura de piscina contribui para a redução da evaporação da água em cerca de 90%, o que se pode traduzir numa poupança de vários milhares de litros de água por mês.

Não encha demasiado a piscina, de forma a evitar a perda de água com os mergulhos e as brincadeiras na piscina.

Embora sejam apenas gotas pequenas e esporádicas, qualquer fuga de água é desperdício de água (30 litros por dia ou mais), por isso, para além de reparar essas avarias imediatamente, inspecione regularmente torneiras, chuveiros, mangueiras, sistemas de rega e piscinas para verificar que não tem nada a pingar.

 

Fonte: http://umavidaverde.com/artigos/20-dicas-ecologicas-para-poupar-agua

 

A última gota - 22 de novembro de 2017

 

Programa Eco-Escolas (Legendado) - 6 de novembro de 2017

Video explicativo da metodologia do Programa Eco-Escolas - os 7 passos.

Realizado pela coordenação Eco-escolas na Malásia e legendado pela ABAE.

 

Sustentabilidade - Tecnologias Sustentáveis - 6 de novembro de 2017

XXXIII Feira de Ciências da Escola Morumbi - 2010 Sustentabilidade - Tecnologias Sustentáveis

 

Realização de encadernações. - 6 de novembro de 2017

Os alunos do Eco-Escolas estão a realizar alguns trabalhos de encadernação.

O objetivo das encadernações é angariar dinheiro para a compra de materiais para o Eco-Escolas.

Para comprar só tens de falar com os professores responsáveis pelo Eco-escolas

 

Novo ano letivo... - 18 de outubro de 2017

Bem-vindo à página do Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, estabelecimento de ensino do concelho de Santa Cruz – Madeira.

Somos oficialmente uma Eco-Escola e estamos a desenvolver este projeto de educação ambiental, sempre com o objetivo de contribuir para a formação de jovens mais responsáveis e conscientes do dever que incumbe a cada um de nós no que se refere ao combate pela sustentabilidade do planeta.

Cientes da nossa responsabilidade enquanto educadores, esperamos poder contar com a colaboração de todos os elementos da comunidade escolar (e não só) na implementação de ações, medidas ou concretização de atividades que nos permitam, chegados ao final do ano letivo, realizar um balanço positivo relativamente a este projeto.

Esperamos de igual modo que esta ferramenta que agora nasce constitua um veículo privilegiado de divulgação de informação junto da comunidade escolar e local – um dos “sete passos” consignados na metodologia do programa Eco-Escolas.

Lembramos que todos os contributos são bem-vindos, portanto… até breve!

 

Semana do Mar - 14 de novembro de 2011

Dia 16 de Novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar, no âmbito do Projecto Eco-Escolas realiza-se na nossa escola uma exposição da Estação de Biologia Marinha do Funchal intitulada PESCPRO, bem como uma exposição dinamizada por alunos da escola alusiva à poluição do mar de 14 a 18 de Novembro.

Paralelamente no dia 15 de Novembro realizar-se-á uma palestra, pelas 10:05 na cantina da escola, alusiva ao tema: "A poluição do Mar"(o impacto na vida marinha e da cadeia alimentar subjacente), que terá como oradora a Dr. Mafalda Freitas Directora da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Os principais objectivos da exposição e respectiva palestra são os de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da protecção do Mar e dos seus recursos, uma vez que a Madeira se trata de uma ilha, dependendo por isso do mar que nos rodeia.

 

Eco S.Martinho - 11 de novembro de 2011

 Comemorou-se hoje na nossa escola o dia de S.Martinho. Aliou-se a esta efeméride a realização de um magusto tradicional, paralelamente realizaram-se atividades lúdico-didáticas no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa, E.V.T., Educação Musical, Formação Cívica. Participaram as turmas 5ºF, 6ºF e a turma do curso de Animação SócioCultural do 12ºC. De notar a participação de diversos Encarregados de Educação e Auxiliares de Ação Educativa.

          

A atividade teve um carácter transdisciplinar e os seguintes objectivos: Manter as tradições populares; Recolha e registos de lendas, quadros e provérbios populares; Promover e melhorar o convívio entre os alunos, professores, E.E. e auxiliares de Ação Educativa; Desenvolver o espírito de entreajuda e cooperação; Aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos para compostagem.

 

  

Blog Verde

Minimizar


CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia