terça-feira, janeiro 26, 2021

Logo

Professora responsável: Ana Cristina Vasconcelos

Disponibilidade

  •  

 

Notícias

Minimizar
Semana Regional das Artes - 5 de junho de 2019

 Após reorganização da agenda da Semana Regional das Artes, devido ao Dia de Luto Nacional decretado pelo falecimento de Agustina Bessa-Luís, informamos que o grupo WeDance da nossa escola, irá participar no espetáculo de abertura intitulado “Heranças”, que terá lugar hoje, dia 5 de junho, às 21h30 no auditório do Jardim Municipal. 

“Heranças”, irá abordar a história do povo madeirense: um património herdado através de histórias estórias, de superstiçõesmitostrabalhosfestas, de crenças transmitidas de geração em geração, de um legado que ainda hoje permite a construção da “nossa” identidade.
Será apresentado por crianças jovens através da música, do teatro e da dança!
Contamos com a vossa visita!

 

Atividade do grupo WeDance - 4 de junho de 2019

 

 

 

 

 

 

 

Comemoração do Dia da Criança pelos alunos da Modalidade Artística de Dança da Escola Básica e Secundária da Escola de Santa Cruz – Viagem ao Porto Santo

No âmbito da comemoração do Dia da Criança a professora responsável pelo grupo We Dance, organizou uma visita de estudo até à ilha dourada, de forma a gratificar todo o empenho e trabalho demonstrado ao longo do ano letivo pelos elementos do grupo de jovens que integram a Modalidade Artística de Dança. Esta viagem ao Porto Santo realizou-se no dia 3 junho de 2019, e contou com os apoios da Junta de Freguesia de Santa Cruz, na aquisição das viagens e da Câmara Municipal do Porto Santo no transporte do grupo desde o cais do Porto Santo até à Vila e vice-versa. 

Um agradecimento especial à Direção Executiva da nossa escola, pelo apoio/disponibilidade demonstrada ao longo da organização desta atividade, nomeadamente à Prof. Teresa Mata, que nos "matou" de alegria, proporcionando-nos um dia diferente e  repleto de emoções. 

 

 

 

 

 

 

Atividade do grupo WeDance - 26 de maio de 2019

 

O Grupo We Dance participou no IV Encontrarte, no dia 25 de maio, na Camacha.
Este foi um evento muito especial, onde o gosto pela cultura e pelas artes do concelho de Santa Cruz foi exibido pelos cintilantes alunos (mais de trezentos) orientados pelos seus orientadores pedagógicos no Largo Conselheiros Aires de Ornelas, mais conhecido por Largo da Achada, na histórica vila da Camacha.
Os alunos e professores das três escolas básicas (2+3) e secundária do concelho, Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, Caniço e Santa Cruz, apresentaram o que de melhor se faz na área artística, desde dança à música, passando pelas artes plásticas e pelo teatro, num ambiente de alegria e boa disposição.
Tudo isto perante uma plateia repleta de inúmeros convidados representando as mais variadas entidades, pais e encarregados de educação, professores e demais comunidades educativas.
Um evento com grande dimensão que contou com vários parceiros, nomeadamente, a Secretaria Regional da Educação, a Câmara Municipal de Santa Cruz, as três juntas de freguesia, a Casa do Povo da Camacha e com o empenho, esforço e dedicação de muitos profissionais (pessoal docente e pessoal não docente) das escolas envolvidas.

Parabéns meninas pela excelente atuação, e por todo o trabalho e dedicação realizado ao longo deste ano letivo.

A professora Coordenadora: Ana Cristina Vasconcelos

 

 

Divulgação do EncontrArte - 14 de maio de 2019

Vimos por este meio convidar toda a Comunidade Educativa para estra presente no IV Encontro de Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundária de Santa Cruz - EncontrArte.

O Encontro terá lugar no Largo da Achada, no dia 25 de maio, pelas 20h00.

 

 

 

III Festival de Dança Escolar - 29 de abril de 2019

 

 

Realizou-se hoje, Dia Mundial da Dança, na Escola Secundária Jaime Moniz, o III Festival Regional de Dança Escolar.

A representar a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, tivemos os alunos do grupo We Dance, coordenado pela professora Ana Cristina Vasconcelos, que venceram o prémio de Melhor bailarina - Margarida Caires do 8.ºA e prémio de melhor grupo - Margarida Caíres, Ana Francisca Câmara, Mariana Lima, Petra Gonçalves, José Afonso Freitas, Sara Jesus e Mariana Gois (8.ºA e 8.ºB)

É de realçar a dedicação e trabalho destes jovens, que têm preparado com afinco os trabalhos a apresentar, num contexto de saudável convívio, e onde a competição assume um papel meramente motivador.

Um especial agradecimento aos encarregados de educação por toda a compreensão e todo o apoio prestado ao longo deste ano letivo; sem eles nada disto seria possível.

Yes...We Dance!

 

 

Atuação dos Músicos de Bremen - 27 de fevereiro de 2019

A Escola e Secundária de Santa Cruz recebeu, hoje, dia 26 de fevereiro, os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade/Campanário, no âmbito de um projeto de intercâmbio que envolve alunos do 9.º ano e da unidade especializada de Santa Cruz.

Os alunos de Campanário visitaram a nossa escola, almoçaram com os colegas de Santa Cruz e no turno da tarde assistiram, no salão paroquial, à peça de teatro "Os Músicos de Bremen".
Esta peça contou com a interpretação dos alunos da unidade especializada e a performance do grupo de dança da nossa escola.
O texto dramático transmitiu aos alunos uma mensagem muito forte sobre a amizade e a inclusão, valores que norteiam este projeto de intercâmbio.
 
 

Atividade do grupo WeDance - 27 de fevereiro de 2019

O Clube de Dança da nossa escola, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, foi convidado a participar no dia 27 de fevereiro, pelas 14h30m num espectáculo denominado "Dançar é divertido".

 

 

 

 

Atividade do grupo WeDance - 22 de janeiro de 2019

 

 

Atividade do grupo WeDance - 29 de novembro de 2018


Participação do "We Dance" no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Centro de Reabilitação Pedagógica da Sagrada Família realizará no próximo dia 3 de dezembro a celebração do Dia da Pessoa com Deficiência. Sendo uma data importante para a Instituição, está agendado um dia repleto de atividades para os seus utentes. Assim, o grupo "We Dance" aceitou com muita satisfação o convite e animará com as suas coreografias a manhã do referido dia. 

 

 

 

Cerimónia de Entrega de Prémios - 22 de novembro de 2018

No próximo dia 27 de novembro, pelas 10 horas e 15 minutos, realizar-se-á no pavilhão da nossa escola, a Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito dos alunos da EBSSC. 

A cerimónia, que deverá prolongar-se até as 11 horas e 30 minutos, distinguirá os melhores alunos do ano letivo transato.
Esta cerimónia conta com a atuação das diversas modalidades da escola e a participação de toda a comunidade escolar, nomeadamente dos alunos premiados e seus familiares, professores e funcionários da escola. 
 

 

 

Inscrição na Modalidade Artística de Dança - 30 de setembro de 2018

 

 

Os Músicos de Bremen - 17 de abril de 2018

 

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz juntou-se num projeto comum com a EB2,3 de Atouguia da Baleia em Peniche, procurando trocar experiências no domínio das expressões artísticas e dando a conhecer as linhas de atuação de cada uma das realidades escolares. O intercâmbio entre as duas escolas prevê uma viagem a Peniche.

Com o intuito mostrar acima de tudo o trabalho inclusivo que se tem vindo a desenvolver entre a UE (Unidade Especializada de apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita) e o grupo We Dance (Modalidade Artística de Dança) da EBSSC, e no sentido de fazer face às despesas inerentes a este projeto, apresentaremos no dia 19 de abril pelas 16 horas, no Centro Cívico do Caniçal, a Peça de Teatro Musical Inclusivo - Os Músicos de Bremen.

Nesta atuação, um grupo de músicos muito especial, formado por um burro, um cão, uma gata e um galo são rejeitados pelo dono que não lhes dá o devido valor. Unidos, os quatro amigos e outros animais que a eles se juntam, mostram que a amizade, a arte e a união podem fazer a diferença triunfar.

O espetáculo, com duração prevista para 45 minutos, é aberto aos alunos da escola e respetivas famílias. Sugerimos a comparticipação do valor mínimo de 1,50€ por pessoa.

Agradecimentos: Câmara Municipal de Machico e ao Centro Cívico do Caniçal

 

 

 

Final da V Edição do "Salesianos Sound Festival" - 17 de abril de 2018

No próximo sábado realizar-se-á a Final da V Edição do "Salesianos Sound Festival" pelas 17h00m no Hotel Vidamar no Funchal.
O grupo We Dance encontra-se representado na classe Infantil com os alunos do 7.º A, Margarida Caires e Ana Francisca Câmara; neste mesmo concurso a classe Juvenil conta com 8 elementos do 9.º D e a aluna Sara, do 7.º B, com coreografias criadas para o momento.

Vamos apoiá-los.

Apareçam, pois o público tem a possibilidade de votar no seu favorito e o mais votado recebe um prémio.

Contamos convosco.


 

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 10 de janeiro de 2018

"Os Músicos de Bremen" estão imparáveis. Não falte, próxima sexta-feira, dia 12, pelas 19 horas no Salão Paroquial!

 

 

Programa das Festas de Santo Amaro - 10 de janeiro de 2018

A Modalidade Artística de Dança estará presente nas Festas de Santo Amaro, nomeadamente no dia 12, sexta feira, pelas 19 horas no Salão Paroquial de Santa Cruz, no âmbito do teatro inclusivo "Músicos de Bremen" e no dia 13, sábado, pelas 19 horas e 30  minutos actuará na Praça Padre Patrocínio Alves. 
No dia 13 de janeiro, vão-se apresentar nas Festas de Santo Amaro 35 alunos da Tuna e dos Arrufeiros d`Atouguia onde os Arrufeiros farão soar a sua polirritmia pelas ruas da cidade pelas 18 horas e trinta minutos e a Tuna executará o seu repertório em palco às 19 horas e trinta minutos. Trata-se de um intercâmbio cultural entre o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, de Peniche e a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

 

 

Não fiquem indiferentes à magia da diferença! - 21 de novembro de 2017

Com os princípios da inclusão e equidade educativa, juntamo-nos num projeto comum, pelo que a EBSSC junto com a EB2,3 de Atouguia da Baleia em Peniche procuram trocar experiências no domínio das expressões artísticas dando a conhecer as linhas de atuação de cada uma das realidades escolares. Da nossa parte, queremos mostrar acima de tudo, o trabalho inclusivo que se tem vindo a desenvolver pelo grupo We Dance (modalidade artística de dança) que inclui a UE (Unidade Especializada de apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita) da nossa escola.

Atendendo aos elevados custos para o desenvolvimento deste projeto e no sentido de fazer face às despesas inerentes, efetuaremos diversas atividades para angariação de fundos. Entre elas, a apresentação da Peça de Teatro Inclusivo - Os Músicos de Bremen em que um grupo de músicos muito especial, formado por um burro, um cão, uma gata e um galo são rejeitados pelo dono que não lhes dá o devido valor. Unidos, os quatro amigos e outros animais que a eles se juntam, mostram que a amizade, a arte e a união podem fazer a diferença triunfar. Para qualquer esclarecimento adicional, encontramo-nos ao dispor através do email - uespecializada@gmail.com ou do contacto telefónico da nossa escola – 291 520 050.

Não fiquem indiferentes à magia da diferença!

Apareçam

As docentes responsáveis: Ana Cristina Vasconcelos, Patrícia Trigo, Cristina Alves

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 26 de junho de 2017

A modalidade artística de dança animou as festas do Concelho de Santa Cruz, no dia 24 de junho.

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 21 de abril de 2017

I FESTIVAL REGIONAL DE DANÇA ESCOLAR
26 DE ABRIL 2017 \\ ESCOLA SEC. JAIME MONIZ

   

 

 

 

O grupo de dança da nossa escola, far-se-á representar com um grupo com coreografia original.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 21 de abril de 2017

 

FINAL 4.ª Edição Salesianos Sound Festival

Evento criado por Salesianos Sound Festival

Domingo às 18:00 - 21:00

Auditório Hotel Vidamar

Cantora convidada: Vânia Fernandes

O grupo de dança da nossa escola, far-se-á representar com dois grupos com coreografias originais.

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 2 de abril de 2017


EBSSC apurada no Concurso Sound Festival, na Escola dos Salesianos

Algumas pessoas expressam os seus sentimentos, as suas ideias ou mesmo os seus anseios por palavras; outros escolhem a pintura ou a escultura; outros ainda preferem fazê-lo tocando instrumentos musicais… mas há ainda outras pessoas que conseguem transmitir todas aquelas mensagens… pelo movimento harmonioso do corpo: a dança.
Algumas destas pessoas, alunos da nossa escola, fizeram-no no passado sábado e domingo, 25 e 26 de março, na Escola dos Salesianos, no âmbito da 1.ª eliminatória do concurso Sound Festival, e brilharam. Dos três grupos, dois apuraram-se para a eliminatória seguinte e o terceiro só não o conseguiu por muito, muito pouco.
Parabéns a todos os participantes e à professora Cristina Vasconcelos, mentora destes jovens bailarinos.
 

 

 

Atividades da Modalidade Artística de Dança - 2 de dezembro de 2016

A modalidade artística de dança da EBSSC, durante a semana de 3 a de dezembro irá realizar a atividade "Sai Sempre" -  através da venda de rifas no hall de entrada da escola, com o objetivo de angariação de fundos para o grupo. Desde já, agradecemos todo o empenho/ criatividade dos alunos e respectivos Encarregados de Educação. 
Um agradecimento a toda a comunidade educativa!!
Colaborem.... Juntos fazemos mais e melhor!!!

 
A Professora responsável
Ana Cristina Pires Vasconcelos
 

Atuação do grupo WeDance - 24 de novembro de 2016

No dia 21 de novembro o grupo de dança da nossa escola, atuou e brilhou na cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos da nossa escola.
Para estes alunos todo o mérito do mundo!!!

 



CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia