sexta-feira, abril 19, 2024

Logo

Disponibilidade

  • 2.ª feira: 13:30h às 14h15h
  • 5.ª feira: 14h15h às 16:00h
  • 6.ª feira: 14h15h às 15:00h

Espaço

  • Biblioteca da escola

Professora responsável:

  • Cristina Pita

Documentos

 Title 

Tema

Tema em debate para as Sessões do Parlamento dos Jovens para o ano letivo 2018/19

  • 3.º Ciclo - Alterações climáticas: Salvar os oceanos

  • Secundário - Alterações climáticas: Reverter o aquecimento global

Objetivos do projeto

Minimizar
  • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • Dar as regras e normas de funcionamento da Assembleia Legislativa da Madeira;
  • Promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem a sociedade, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;

Compete à ALM conjuntamente com a SRE definir as orientações do Projeto Parlamento Jovem Nacional e acompanhar a sua execução.  

Notícias

Minimizar
Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 28 de novembro de 2018

PARLAMENTO DOS JOVENS – NACIONAL (3º. CICLO)

 
No âmbito do Projeto, Parlamento dos Jovens, realizou-se no passado dia 22 de novembro, uma Sessão de Esclarecimento, relacionada com o tema do 3.º Ciclo: “Alterações Climáticas - Como Salvar os Oceanos.” A Sessão realizou-se na sala 301 e foi destinada aos alunos do 9.ºA, turma que apresenta o maior número de alunos envolvidos no Projeto.
A Sessão contou com a presença do professor, Arlindo Aguiar.
 
 
 
 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 22 de outubro de 2018

 

 

Já se trabalha sobre as "Alterações Climáticas" - Salvar os Oceanos, na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz...
Sem vocês meus "queridos alunos-deputados" isto não era possível...
Os meus "queridos alunos - deputados" de Secundário, estão a preparar-se para as "Olimpíadas da Europa" que decorre no dia 21 de novembro...tanto trabalho, tanto empenho, tanta consideração por mim...

Obrigada a todos vocês...pois o nosso lema é: " Yes We Can" . 

 

 

 

 

Atividade do Parlamento Jovem Regional - 22 de fevereiro de 2018

 Parlamento dos Jovens (Secundário)

No âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 20 de fevereiro a Sessão Regional do Secundário, na Assembleia Legislativa da Madeira. Os nossos “jovens deputados”  tiveram uma excelente prestação e foram muito elogiados pelos responsáveis da Secretária Regional da Educação. Fomos os mais votados para representar o Círculo Eleitoral da Madeira na Assembleia da República na Sessão Nacional que decorrerá nos dias 14 e 15 de maio em Lisboa. A nossa aluna, Francisca Marujo, do 11.º A, foi a mais votada para porta-voz do Círculo Eleitoral da Madeira. É de salientar, que uma medida do Projeto de Recomendação da nossa Escola, faz parte do Projeto de Recomendação da Madeira. A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz está de parabéns. Ao longo destes tês anos de Projeto, é sempre premiada, não só pela excelente preparação e prestação dos nossos alunos, mas sobretudo porque segue de forma rigorosa a Etiqueta e Protocolo do regimento do Parlamento.
Coordenadora do Projeto, Cristina Pita
 

Atividades do Parlamento dos Jovens (3.º Ciclo) - 22 de fevereiro de 2018

 Parlamento dos Jovens (3.º Ciclo)


No âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 19 de fevereiro a Sessão Regional do 3.º Ciclo, na Assembleia Legislativa da Madeira. Os nossos “jovens deputados” do 3.º Ciclo tiveram uma excelente prestação. Foi a única Escola que levou alunos do 8.ºAno, mesmo assim e tendo em conta que os alunos das outras Escolas eram de 9.º Ano, os nossos alunos foram muito elogiados pela Equipa do Parlamento dos Jovens. O nosso Projeto foi um dos mais votados. É de salientar que, uma medida do Projeto de Recomendação da nossa Escola, faz parte do Projeto de Recomendação da Madeira. A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz está de parabéns. Ao longo destes tês anos de Projeto, é sempre premiada, não só pela excelente preparação e prestação dos nossos alunos, mas sobretudo porque segue de forma rigorosa a Etiqueta e Protocolo do regimento do Parlamento.

Coordenadora do Projeto, Cristina Pita

 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 13 de janeiro de 2018

No âmbito do Projeto, Parlamento dos Jovens, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, recebeu no dia 12 de janeiro a visita do deputado da Assembleia da República, o Dr. Paulo Neves. O mesmo  participou no debate sobre a "Igualdade de Género". O debate realizou-se na Biblioteca da Escola e contou com a presença dos "jovens deputados" do 8.º A e do 11.º A

É de salientar, que o Excelentíssimo deputado da Assembleia da República, elogiou o trabalho realizado pelos nossos alunos a nível do Projeto, que tem como principal objectivo, educar para a Cidadania!

 

 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 15 de dezembro de 2017

No âmbito do Projeto, Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 14 de dezembro uma Sessão de Esclarecimento, relativa à temática: Igualdade de Género. Esta Sessão de Esclarecimento foi destinada aos alunos do 11.ºA e contou com a presença do professor, Arlindo Gouveia.

 

 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 5 de dezembro de 2017

No âmbito do Projeto, Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 4 de dezembro, uma sessão de esclarecimento, dedicada à temática: Igualdade de Género.  Esta sessão, foi destinada aos alunos da turma  do 8.ºA e contou com a presença da professora, Júlia Caré.

 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 31 de outubro de 2017

 Parlamento dos Jovens (Secundário)...sim chegou a vez dos "lindos" deputados do Secundário!!!!😉

Ainda faltam mais "deputados", mas.... OBRIGADA, aos que compareceram! Obrigada pelo vosso carinho, dedicação e sobretudo lealdade a este Projeto!!!! Mesmo tendo a tarde livre, estão aqui....!!!!!!!
Vocês são a minha motivação, a minha força.... "Yes We Can"😎
 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 26 de outubro de 2017

Parlamento dos Jovens (3.º Ciclo)

Debates: turmas A, B, C, D e E (8.º Ano)...Escola Básica e Secundária de Santa Cruz!!!
Obrigada, "lindos"! Sem vocês...o Projeto Parlamento dos Jovens não seria o mesmo...ihihihihihih👏👏👏
 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 16 de outubro de 2017

Notícia de Última Hora: Parlamento dos Jovens (3ºCiclo)

Sim....já se trabalha na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz....👩‍🏫😁 
Aqui estão os meus "lindos" deputados...."YES WE CAN"😎
A professora Responsável: Cristina PIta
 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 27 de setembro de 2017
 
 

Atividades do Parlamento dos Jovens (3.º Ciclo) - 20 de março de 2017

No dia 13 de março, realizou-se a Sessão Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito do Parlamento dos Jovens (3.º Ciclo). Pela segunda vez consecutiva, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, far-se-á representar, pelo Círculo Eleitoral da Madeira, na Assembleia da República (Lisboa).

"Yes we can"
 

 

 

Atividades do Parlamento dos Jovens (Secundário) - 20 de março de 2017

No dia 14 de março, realizou-se a Sessão Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens (Secundário).  A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, participou pela primeira vez a nível do Secundário. Os nossos alunos, tiveram uma prestação excelente.

"As estrelas brilharam".
A Coordenadora do Projeto, Cristina Pita

 

 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 10 de dezembro de 2016

Miguel Albuqerque visitou a Escola de Santa Cruz

O Presidente do Governo Regional da Madeira visitou a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e participou na Palestra “Os 40 anos da Constituição da República Portuguesa. Os Jovens e a Constituição – Tens uma palavra a dizer”.

 

Atividades do Parlamento Jovem Regional - 5 de dezembro de 2016

No âmbito do Projeto do Parlamento Jovem Nacional, foram realizadas nesta 1.ª Fase do Projeto as seguintes atividades:  

3.º Ciclo

         

Secundário

 

15 de novembro: Sessão de Esclarecimento sobre “As sucessivas Constituições Portuguesas e os acontecimentos históricos que estiveram na base da elaboração das mesmas”. Fez-se também, uma breve análise sobre alguns artigos da atual Constituição, do ponto de vista jurídico. Esta sessão foi destinada aos alunos do 9.ºB, realizou-se na sala 304, entre as 15.15 e 16.45, teve como convidada a Jurista da nossa Escola, Dr.ª Nélia Martins

 

 

10 de novembro: Sessão de Esclarecimento sobre “A Constituição e o Poder Local”. A Sessão teve como convidado, o professor Arlindo Gouveia, e realizou-se na Biblioteca da Escola entre as 11.45 e 12.35. Esta Sessão foi destinada aos alunos do 10.ºC (grupo que está a participar no Projeto). 

24 de novembro: Sessão de Esclarecimento sobre: “ Os Desafios ao Poder Local, a importância do Poder Autárquico”. Esta Sessão foi destinada aos alunos do 10.ºA, realizou-se no Laboratório de Físico Química, das 14.14 às 15.15, com a presença do professor Arlindo Gouveia.

 

 

Divulgação do projeto: Parlamento dos Jovens - 6 de outubro de 2016

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz está inscrita na edição 2016/2017 do Parlamento dos Jovens, a nível nacional, no 3.º ciclo e Secundário. Os temas em debate nesta edição do Parlamento dos Jovens são, para o 3.º ciclo " Os Jovens e a Constituição - tens uma palavra a dizer", e para o Secundário "40 anos de Constituição da República Portuguesa e do poder Autárquico, a que temos e a que queremos".

 
 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 8 de fevereiro de 2016

 Projeto: Parlamento Jovem Nacional

“Estou a gostar muito deste Projeto, têm sido um Projeto muito interessante, que ajuda nós jovens a ajudar o nosso País, com novas leis e novas medidas para combater o racismo, preconceito e racismo, ajudando assim os nossos concidadãos.
Quando candidatei-me a Presidente de Mesa era no intuito de ficar bem colocado, como era a minha primeira vez e da Escola neste Projeto a nível Nacional, fiz o que estava ao meu alcance para representar o melhor possível a nossa Escola.
Estou muito satisfeito por ser ter sido eleito Vice-Presidente da Mesa, representando assim a nossa Escola na Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, no dia 22 de fevereiro.
Acredito que as minhas colegas que foram eleitas deputadas, farão um excelente trabalho, na apresentação do nosso Projeto no dia 22 de fevereiro na Assembleia Legislativa da Madeira, e vão conseguir levar a nossa Escola mais longe.
Agradeço a todos os professores, alunos e funcionários da nossa Escola pelo apoio prestado neste Projeto, e especialmente à professora Cristina Pita, por tudo o que têm feito por mim e pelas minhas colegas.”
Diogo Martinho Nunes Henriques, 9ºB
 
 
 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 8 de fevereiro de 2016

No âmbito do Parlamento Jovem Nacional, decorreu no dia 3 de fevereiro, na Pousada da Juventude "Quinta da Ribeira", na  Avenida Calouste Gulbenkian, Funchal, pelas 14h30m, uma reunião com o objetivo de eleger os membros da Mesa da Sessão Regional do Projeto do Parlamento Jovem Nacional. Perante as 14 Escolas presentes, o nosso aluno, Diogo Martinho Nunes Henriques, n.º 4, da turma do 9.º B, foi eleito Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Regional. A nossa Escola está a participar pela primeira vez, no Parlamento Jovem Nacional, e sendo assim foi com muito orgulho que assisti à excelente apresentação do nosso aluno perante as representantes da Direção Regional de Educação, responsáveis pelo Projeto do Parlamento Jovem Nacional, alunos e professores das restantes Escolas.

No dia 22 de fevereiro, realizar-se-á a Sessão Regional na Assembleia Legislativa da Madeira. As 14 Escolas da Região Autónoma da Madeira, inscritas no Parlamento Jovem Nacional, irão apresentar o Projeto Recomendação, exposição de motivos e medidas com o intuito de combater, prevenir o racismo, preconceito e discriminação. A nossa Escola, far-se-á representar pelas seguintes “deputadas”:
  • Laura Margarida Vasconcelos Nunes, nº15, Maria Madalena Sousa Gouveia, nº19, da turma do 9.º B
  • Joana Maria Freitas Rodrigues, nº8, Laura Bernarda Vieira Moniz, nº 11, da turma do 9.º E.
  • Catarina Freire Moreira, nº6, da turma do 8.º B.

A responsável pelo Projeto, professora Cristina Pita.

 
 

Ação de esclarecimento sobre o funcionamento da Assembleia da República - 1 de dezembro de 2015

No âmbito do Projeto do Parlamento Jovem Nacional realizou-se no dia 26 de novembro, na Biblioteca da Escola, uma ação de esclarecimento sobre o funcionamento da Assembleia da República. Abordou-se também e de uma forma geral o tema que está a ser trabalhado: Racismo, Preconceito e Discriminação. Esta ação de esclarecimento foi orientada pela professora Júlia Caré que utilizou estratégias diversificadas, vídeos, apresentação eletrónica, imagens,  no sentido de motivar e incutir conceitos importantes que apelam à consciência cívica dos alunos, nomeadamente, nos temas abordados. Participaram as turmas B e D do 9.º ano, acompanhadas pela professora Cristina Pita, responsável pelo Projeto e pela professora Concepcion Rodrigues.

 
 

Tema para o ano letivo 2015/16 - 30 de outubro de 2015

 

 

Atividades do Parlamento Jovem Nacional - 30 de outubro de 2015

No âmbito do Projeto Parlamento Jovem Nacional, realizou-se no dia 27 de outubro, uma ação de sensibilização: " A importância da juventude no exercício da cidadania". Esta ação de sensibilização foi orientada pelo professor, Arlindo Gouveia, sendo dirigida aos alunos da turma B do 9ºano.

 

 

Informação - 3 de outubro de 2015

No âmbito do Projeto Parlamento Jovem, a professora responsável pelo mesmo, a professora Cristina Pita, fez a inscrição da nossa Escola no Parlamento Jovem Nacional. O tema aprovado para as Sessões do Parlamento dos Jovens para o ano letivo 2015/16 é: "Discriminação, Preconceito e Racismo". O tema irá ser trabalhado com alunos do 3.º ciclo, sobretudo alunos do 9.º ano.
O projeto funcionará na escola, às 4.ª e 5.ª feiras das 14h15 às 15h00, na Biblioteca da escola.
No decorrer do mês de outubro, a Escola irá receber mais orientações da Direção Regional de Educação, área de Gestão de Projetos.

 


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia