sexta-feira, março 29, 2024

Semana Promocional dos Frutos Secos e Castanhas

• De 7 a 11 de Novembro de 2012

O Iogurte

É um alimento de elevado interesse nutricional, constitui-se uma importante fonte de proteínas de elevada qualidade (parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão), sais minerais (com destaque para o cálcio e o fósforo) e vitaminas (sobretudo do complexo B).

Os Frutos Secos

São muito ricos em minerais, vitaminas e fibras. As passas de uva são ricas em cálcio, ferro e em vitaminas B e D, as ameixas secas são também ricas em ferro, cálcio, potássio e vitamina B. Outros frutos secos como é exemplo a noz, a avelã, a amêndoa – sementes comestíveis – são conjuntamente uma óptima fonte de gorduras insaturadas (gordura mais saudável).

A Castanha

É um fruto que se caracteriza pela sua riqueza em amido, possui ainda quantidades apreciáveis de minerais (potássio, ferro e magnésio), vitaminas (C, B1 e B2) e fibras alimentares.

Sugestões

Sandes com Frutos Secos

Sandes de queijo fresco e nozes: alface, queijo de cabra, semente de sésamo, uma rodela de tomate e nozes

Sandes de requeijão com frutos secos: requeijão, rúcula, sementes de sésamo, lascas de amêndoa e avelãs

Sandes de queijo e passas: alface, passas, sementes de sésamo e fatias de queijo

Bolo de Castanha

Ingredientes

• 500 gr puré de castanha
  • 100 gr açucar
  • 4 ovos
  • 2 colherinhas de fermento

Preparação

• Bater as gemas com o açucar;
  • Adicionar progressivamente o puré de castanha e o fermento.
  • Batem-se as claras em castelo e juntam-se à massa anterior, sem bater.
  • Levar a cozer em forno médio, em forma untada e polvilhada com farinha, ± 45 minutos.

Semanas Promocionais - 18 de outubro de 2011

Semanas Promocionais a decorrer em 2011/2012

• Frutos Secos e Castanhas (de 7 a 11 de Novembro de 2011)
  • Vegetais ( de 16 a 20 de Janeiro de 2012)