sexta-feira, março 29, 2024

Documentos

 Title 
Sumário STELLA eBOOKDescarregar
STELLA eBOOKDescarregar

Noticias

5º Encontro de Parceiros Stencil - 29 de novembro de 2012
Realiza-se hoje e amanhã, 29 e 30 de novembro, no SFN (Centre régional de documentation pédagogique) em Kassel, Alemanh a 5ª reunião de trabalhos do projecto Stencil envolvendo todos os parceiros participantes.


Link da página do projeto: http://www.stencil-science.eu/

Link da página do SFN em Alemão: http://physikclub.de/

Link da página do SFN em Inglês: http://physikclub.de/informationen-uber-den-physikclub/informationen-uber-den-physikclub/for-our-english-visitors 

3º Encontro de Parceiros Stencil - 28 de novembro de 2011

Realiza-se hoje e amanhã,  28 e 29 de novembro, no CRDP (Centre régional de documentation pédagogique)  de Lorraine, Nancy França a 3ª reunião de trabalhos do projecto Stencil envolvendo todos os parceiros participantes.

                

Link da página do projeto: http://www.stencil-science.eu/

CRDP (Centre régional de documentation pédagogique)  de Lorraine, Nancy em França: http://www.crdp-lorraine.fr/

 

Workshop de Divulgação do Stencil na EBS de Santa Cruz - 26 de setembro de 2011

A Direção Regional de Educação, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e a Escola Básica e Secundária  da Calheta, organizam no dia 3 de outubro a sessão de lançamento do projeto europeu STENCIL - Science Teaching  European Network for Creativity  and Innovation in Learning.

 


O projeto é desenvolvido por 9 países europeus - Bulgária, Alemanha, Grécia, França, Itália, Malta, Portugal, Eslovénia e Turquia – e pretende criar uma rede de professores, estudantes e outros particularmente interessados na divulgação da ciência (www.stencil-science.eu).

No próximo dia 3 de outubro, das 15h às 16h30  realizam-se duas sessões de divulgação do projeto orientadas pelos professores Marco Pereira, na EBS da Calheta, e Eduardo Ribeiro, na EBS de Santa Cruz, representantes das respetivas escolas no projeto europeu.

Participe nesta iniciativa e ajude-nos a divulgar a Ciência a nível europeu.

LINK: http://relatorios.educatic.info/stencil 

 

 

Reunião de Arranque do Projecto STENCIL - 27 de janeiro de 2011

 

 Decorreu na cidade de Modena, Itáia, nos dias 24 e 25 de Janeiro a reunião de arranque do projecto Stencil. A reunião realizou-se na Officina Emilia, que é um dos parceiros do projecto.

Link Officina Emilia

 Ao longo de dois dias os parceiros participantes no projecto tiveram desde palestras sobre o funcionamento da rede, bem como do papel de cada parceiro na rede, até à apresentação de boas práticas na divulgação de Ciência  e Tecnologia por parte de alguns parceiros. Fez parte também do programa uma visita de estudo à Officina Emilia, com participação em diversos workshop’s existentes no centro.

 

O projecto Stencil é uma rede europeia que envolve mais de vinte centros de excelência a fim de contribuir para a renovação do ensino das ciências através da promoção de métodos inovadores, concebidos para incentivar os jovens a estudar essas vias.

 

Projecto Nacional: Nacionais de Matemática, Biologia, Física e Português - 2 de dezembro de 2010

Este projecto tem como principal objectivo envolver toda a comunidade educativa na promoção e disseminação da ciência, especialmente da matemática, física e biologia. Foi desenvolvida uma Plataforma de Ensino Assistido por computador que para além de abranger os vários graus de ensino, do Básico ao Superior, desenvolve conteúdos quer no modo competição, quer no modo formativo (avaliação, diagnóstico e treino). O projecto fomenta o gosto pelas disciplinas indicadas, ajuda a combater o insucesso e o abandono escolar, promovendo também, o uso dos computadores e da Internet, favorecendo o seu consequente desempenho no estudo.

Organização responsável

 

Nome: Universidade de Aveiro
Endereço: Edifício Central / Reitoria Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro

País: Portugal
Tel: 234 378154
Email: ebscalheta@madeira-edu.pt

Pessoa a contactar
Nome completo: 
Claudia Rego
Tel: 
não disponível
Email: helpdesk@pmate.ua.pt

  

Hiperligações

 

 

Projecto Nacional: FOQUETÃO - CLUBE DE FÍSICA E QUÍMICA - 25 de novembro de 2010

Este Clube de Ciência tem como objectivo promover o interesse pela ciência através da interpretação dos fenómenos do dia a dia. Os alunos realizam experiências de Física e Química com o objectivo de os próprios alunos chegarem à conclusão do porquê das coisas. Os resultados são discutidos em grupo de modo a encontrar a explicação correcta. Deste modo, os alunos “aprendem a brincar”. Estas actividades prácticas são também filmadas e publicadas no blogue do projecto juntamente com os guiões das experiências.

Organização responsável
Nome: Escola Básica e Secundária da Calheta
Endereço: Estrada Simão Gonçalves da Câmara, n.º39 9370-139 Calheta - Madeira

País: Portugal
Tel: 291 820 000
Email: ebscalheta@madeira-edu.pt

Pessoa a contactar
Nome completo: Marco Paulo Moderno Pereira
Tel: não disponível
Email: pmarcopereira@hotmail.com
 
Hiperligações

 

 

Projecto Nacional: O V ELEMENTO - 18 de novembro de 2010
 Este projecto promove a ciência junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo principal consiste em dar oportunidade aos alunos para aprender através da realização de actividades práticas e acima de tudo, descobrir a ciência através da acção e na reflexão sobre a acção. Periodicamente são propostas actividades exploratórias simples, contextualizadas numa história de aventura. A grande final do projecto consiste numa “Caça ao Tesouro”, onde os alunos respondem a questões relacionadas com as actividades realizadas ao longo da aventura.
 
Organização responsável
Nome: Secretaria Regional da Educação e Cultura da Madeira - Direcção Regional de Educação - Divisão de Projectos Extracurriculares
Endereço: Direcção Regional de Educação - Edificio D. João - Rua Cidade do Cabo, nº38 - 9050-047 Funchal
País: Portugal
Tel: 291708420
Email: dpe@madeira-edu.pt

Pessoa a contactar
Nome completo: David José Patricio Fazendeiro
Tel: 917319228
Email: Davidfazendeiro@hotmail.com
 
Documentos (Não disponível)
 
 

Apresentação de exemplos de boas práticas na divulgação da Ciência e Tecnologia - 18 de novembro de 2010

O projecto europeu STELLA  consistia num projecto de divulgação de projectos e actividades tidas como exemplares na divulgação da Ciência e Tecnologia. Com o término deste projecto, e respectiva apresentação do seu e-book, ficou um vazio na área que será colmatado com o novo projecto STENCIL, do qual a nossa escola faz parte, mas que ainda está em preparação.

Assim será apresentado, semanalmente, aqui no nosso site uma noticia relativa a uma boa prática. Primeiro as nacionais e depois da restante União Europeia.

No entanto o Coordenador encontrasse disponível para divulgar quer a nível do STENCIL quer na nossa escola projectos originais e inovadores da nossa escola, para isso basta contactar-me.

 

Conversa sobre Carl Sagan - 28 de outubro de 2010

No passado dia 21 de Outubro o professor Eduardo Ribeiro, a convite da professora Filomena Costa, participou numa aula de Psicologia A da turma do 11ºD.
Nessa aula, mais em tom de conversa, falou sobre o cientista e astrónomo Norte-americano Carl Sagan e sobre a sua visão e relação entre religião e ciência. Os alunos mostraram-se bastante interventivos tendo sido uma conversa bastante interessante e ficando os alunos com uma melhor base de como estas temáticas podem coexistir e se complementar.

Endereços da Internet:

 

  

 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia