quinta-feira, abril 25, 2024

Horário de Apoio

O Coordenador TIC estará presente na Sala de Trabalho dos professores para prestar apoio informático, nos seguintes dias e nas horas apresentadas:

2.ª Feira: 11h40m - 12h25m

4.ª Feira: 15h10m - 15h55m

6.ª Feira: 08h10m - 10h40m

Anúncios

Atividade da Coordenação TIC - 30 de abril de 2021

Diploma de Competências Básicas

A criação deste diploma tem por finalidade a massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Internet, tendo por base um sistema de reconhecimento e validação formal de competências por toda a sociedade a partir dos primeiros anos de escolaridade.

A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se a dotar todos os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as competências básicas em TI.
A obtenção do DCB está sujeita a aprovação numa prova prática que decorrerá entre os dias 17 de maio e 25 junho, com a duração máxima de sessenta minutos e à qual qualquer cidadão pode candidatar-se.
A prova prática de desempenho associada à verificação das tarefas exigidas é acompanhada e monitorizada pelo Coordenador TIC do respetivo estabelecimento de ensino.

avaliação do exame tem como propósito averiguar o domínio por parte do candidato das seguintes competências:

• Receber e enviar uma mensagem de correio eletrónico;
  • Criar e nomear uma pasta;
  • Digitar e gravar um texto;
  • Aceder à World Wide Web;
  • Entrar num motor de busca;
  • Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;
  • Entrar na caixa de correio eletrónico;
  • Ler uma mensagem de correio eletrónico;
  • Enviar uma mensagem, anexando um ficheiro.

Caso esteja interessado em obter esta certificação contacte a Coordenadora deTIC, Élia Freitas (eliafreitas@edu.madeira.gov.pt ) ou o seu professor de TIC.

[Clique na imagem para proceder à respetiva inscrição]

Atividade da Coordenação TIC - 25 de fevereiro de 2021

Diploma de Competências Básicas (DCB) em TI

Atualmente, é imprescindível que qualquer cidadão adquira, logo a partir do Ensino Básico, um conjunto de competências básicas em tecnologias da informação como instrumento de combate à info-exclusão.

A obtenção do DCB está sujeita a aprovação numa prova prática que decorrerá entre maio e junho, com a duração máxima de sessenta minutos e à qual qualquer cidadão pode candidatar-se.

• Receber e enviar uma mensagem de correio eletrónico;
  • Criar e nomear uma pasta;
  • Digitar e gravar um texto;
  • Aceder à World Wide Web;
  • Entrar num motor de busca;
  • Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;
  • Entrar na caixa de correio eletrónico;
  • Ler uma mensagem de correio eletrónico;
  • Enviar uma mensagem, anexando um ficheiro.

Atividades da Coordenação TIC - 26 de maio de 2015

Diploma de Competências Básicas em TI

O Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação tem como principal objetivo dotar toda a comunidade educativa de um conjunto de competências básicas em tecnologias de informação que permitam um exercício pleno dos seus direitos e deveres como cidadãos.

A Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional, como entidade acreditada pelo Ministério de Educação e Ciência, tem como prioridade para o corrente ano letivo, certificar o maior número de candidatos possível.

• Promover o Diploma de Competências Básicas em TI nas escolas;
  • Propor a realização do DCB aos diferentes elementos da comunidade educativa (pais, encarregados de educação,auxiliares da ação educativa, professores, etc.).
  • Dotar os alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alunos do 2.º e 3.º Ciclos e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as Competências Básicas emTI.
Duração do exame

O DCB é obtido através da aprovação do exame, exclusivamente, prático, com uma duração máxima de 60 minutos.
Aos candidatos que obtenham aprovação deve ser atribuído o DCB, após a conclusão do exame de certificação.
Os alunos que não obtêm aprovação podem e devem repetir o exame no 5.º ano de escolaridade, na escola que irão frequentar, no próximo ano letivo.

Calendarização
  •  Maio/ junho de 2021
Competências
  • Pesquisar informação na Internet;
  • Receber e enviar uma mensagem de correio electrónico.
Conteúdos Programáticos
  • Processador de Texto
  • Correio Eletrónico
  • Internet/Web

Inscrição DCB - 10 de fevereiro de 2010

Diploma de Competências Básicas (DCB) em TI

Encontram-se abertas as inscrições para obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCB), destinado aos alunos de todos os anos de escolaridade, bem como candidatos auto-propostos (Encarregados de Educação, Funcionários ou Professores).

O período para a realização de todo o processo de certificação decorre entre 10 de Fevereiro e 10 de Julho de 2010.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (presente na secção Documentos) e entrar em contacto com a Coordenadora TIC: Élia Freitas.

Para obter mais informações acerca da obtenção deste diploma consulte o seguinte endereço: http://educatic.info/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=20

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia