sexta-feira, março 29, 2024

Matemática

 

Jogos

Atividade 3.º Período - 19 de abril de 2017

 Jogo 5 em linha

Este jogo é muito popular pois pode ser facilmente jogado utilizando apenas uma folha de papel quadriculado e um lápis.
O objectivo do jogo é conseguir colocar 5 peças seguidas numa única linha seja ela vertical, horizontal ou diagonal. O jogo começa num tabuleiro vazio. 

 ler mais ...

Atividade 2.º Período - 3 de janeiro de 2017

Jogo Pentaminós

O jogo Pentaminós possibilita a exploração de conceitos de geometria, bem como desenvolver atividades que envolvem raciocínio lógico e aplicações de conceitos matemáticos. A aplicação deste jogo é muito vasta sendo várias as atividades que podem ser realizadas.

 ler mais ...

Atividade 1.º Período - 6 de outubro de 2016

 Jogo do Sudoku

O Sudoku é um passatempo, que pode ser jogado por apenas uma pessoa, que envolve raciocínio e lógica. A ideia do jogo é muito simples: completar todas as 81 células usando números de 1 a 9, sem repetir os números numa mesma linha, coluna ou quadrado (3x3).

 ler mais ...

Atividade do 3.º Período - 4 de abril de 2014

 Jogo do Galo

Excelente exercício para treinares a mente.

 ler mais ...

Atividade do 2.º Período - 3 de janeiro de 2013

Xadrez

 
 
O Xadrez é um jogo de tabuleiro para duas pessoas. O tabuleiro possui casas, sendo um dos jogos mais populares no Mundo.
 
Cada jogador começa o jogo com dezasseis peças: um rei, uma rainha, duas torres, dois cavalos, dois bispos e oito peões. Cada tipo de peça tem um movimento diferente no tabuleiro. As peças são utilizadas para atacar e capturar as peças do adversário. O objetivo do jogo é fazer "xeque-mate" ao rei do adversário colocando-o sob uma ameaça inevitável de captura. Para além do "xeque-mate", o jogo pode ser ganho pela resignação voluntário do adversário, que pode ocorrer quando muitas das peças destes tenham sido capturadas ou quando o "xeque-mate" parece inevitável.
 
Movimentos das peças:
 
O rei desloca-se uma casa em qualquer direção (horizontal, vertical e diagonal). O rei possui um movimento especial chamado castling;
A torre pode mover-se qualquer número de casas na horizontal ou vertical mas não pode saltar sobre outras peças. A torre está envolvida no movimento especial do rei (castling);
O bispo pode mover-se qualquer número de casas na diagonal mas não pode saltar sobre outras peças;
A rainha combina os movimentos da torre e do bispo, podendo mover-se qualquer número de casas na horizontal, vertical ou diagonal, não podendo também saltar sobre as outras peças;
O cavalo move-se em forma de "L": duas casas na vertical e uma na horizontal ou duas casas na horizontal e uma na vertical. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre as outras;
O peão pode mover-se para qualquer casa desocupada que se encontre na vertical ou na diagonal. No seu primeiro movimento, o peão pode avançar duas casas desde que ambas estejam desocupadas ou poderá mover-se para uma casa que esteja ocupada por uma peça do adversário. O peão tem dois movimentos especiais, o en passant e o promotion.
 

Atividade do 1.º Período - 17 de outubro de 2012

MatePlay

Jogo interativo que segue as regras do programa televisivo “Quem quer ser milionário” onde o aluno atinge o objetivo respondendo correctamente a 15 questões de cálculo (escolha múltipla em linha que fornecem retroação); ao longo do jogo há 3 ajudas disponíveis:

  • 50% de chance: Esta ajuda remove 2 das respostas erradas;
  • Pesquisar na Internet: Permite aceder à Internet e utilizar o Google para pesquisar a resposta correta;
  • Aceder à calculadora: Facilita o cálculo aritmético para responder à pergunta.

 

 ler mais ...

Atividade do 3.º Período - 10 de abril de 2012

Jogo do Sperner

Nesta página existe uma versão do jogo de Sperner e explica como ele levanta algumas questões matemáticas interessantes. Comece por jogar algumas vezes com outro jogador ou contra o computador, consultando a ajuda, se não conhecer as possibilidades desta versão.

 ler mais ...

Atividades do 2.º Período - 3 de janeiro de 2012

Jogo do 24

 

Faz 24! Para começares a jogar clica sobre os números do Flippo e sobre as operações que queres utilizar. Podes tentar as vezes que quiseres, basta clicares sobre” Limpar” . No caso de não conseguires obter o número 24, tenta alcançar um número o mais próximo possível e clica sobre “ Não chego mais perto”.
Bom jogo!

 

 ler mais ...

Atividades para o 1.º Período - 27 de setembro de 2011

Tangram

Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
O objetivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças.

 

 ler mais ...


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia