terça-feira, março 19, 2024

História da Instituição

A Escola Preparatória de Santa Cruz, na sequência de várias solicitações por parte da população do Concelho de Santa Cruz ao Secretário de Estado da Administração Escolar e ao Director Geral do Ensino Básico, no sentido da conversão urgente do Ciclo Preparatório TV numa Escola Preparatória, foi criada pela Portaria n.º 791/75, de 31 de Dezembro.

A Escola iniciou a sua actividade em Outubro de 1975 com uma Comissão Instaladora e 4 Funcionários, para 6 turmas do 1.º Ano do Ciclo Preparatório, 4 turmas do 2.º Ano do Ciclo Preparatório e 2 turmas do Ensino Nocturno.

Em 1977, foram alargadas as suas instalações, com utilização do edifício “Imperial”, situado no centro de Santa Cruz, onde passaram a ser leccionados o 1.º e 2.º Anos do Ensino Unificado.

Nas décadas de 80 e 90, entraram em funcionamento os Anexos I, II e III, situados a alguma distância da escola-sede, passando a oferta da escola a incluir o 3.º Ciclo e o Ensino Secundário.

No ano lectivo de 1996/97, em consequência das obras de ampliação do Aeroporto de Santa Catarina, os anexos II e III foram desactivados, abrindo-se novas instalações, com adaptação do Edifício Tristão a espaço escolar.

Na sequência de um processo moroso e conturbado, foi inaugurado, no dia 25 de Abril de 1998, o edifício no qual funciona a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

No entanto, já em fins de Novembro de 1997, o novo edifício escolar se encontrava finalizado, tendo-se desmantelado os anexos. Em Fevereiro de 1998, três meses mais tarde, foi abandonado o edifício sede, passando a escola a funcionar como um estabelecimento unificado, o que veio trazer melhorias a vários níveis: maior facilidade de acesso aos serviços administrativos, condições mais condignas para o trabalho diário e menor isolamento da escola em relação à zona urbana.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia