sexta-feira, abril 19, 2024

Novas inscrições para os exames nacionais

Novas inscrições para os exames nacionais

Que surgem na sequência das medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, preconizadas pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril.

Tendo em conta que:

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.” [artigo 8.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 14 – G/2020 de 13 abril]"

"(…) os alunos autopropostos (…) realizam provas de equivalência à frequência, para a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta.” [artigo 8.º, n.º 5, do Decreto-Lei n.º 14 – G/2020 de 13 abril]"

Todos os alunos terão de efetuar nova inscrição nos exames (*)

Metodologia para efetuar nova inscrição nos exames nacionais:
  1. O prazo para reformular a inscrição nos exames nacionais, tendo em conta a informação acima mencionada, decorre até 11 de maio.
  2. Todos os alunos terão de anexar, através do email ebsscruz@edu.madeira.gov.pt novo boletim de inscrição devidamente atualizado.
  3. Os alunos ou os seus encarregados de educação descarregam o boletim de inscrição, que se encontra em formato editável. (nota: utilizar o browser chrome para preencher o boletim)
  4. Preenchem o boletim [ instruçõestabela de cursoslista de códigos de disciplinas ].
  5. Os alunos do ensino secundário têm de assinalar nos campos 4.4 e 4.6 do boletim de inscrição a quadrícula “N”.
  6. Os alunos do ensino secundário, independentemente das ofertas e das modalidades educativas e formativas de que provêm, não preenchem o campo 4.7 do boletim de inscrição.
  7. Os alunos autopropostos do ensino secundário que não aprovaram à disciplina através da avaliação interna, assinalam no boletim de inscrição a quadrícula “S” no campo 4.5 e a quadrícula “S” ou “N” no campo 4.8, consoante eleja ou não o exame para ingresso.
  8. Os alunos do ensino secundário que realizem exames finais nacionais nas disciplinas que elejam para ingresso, podem realizar estes exames também para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso. Neste caso, assinalam no boletim de inscrição a quadrícula “N” no campo 4.5 e a quadrícula “S” no campo 4.8.
  9. Os alunos do ensino secundário que apenas requerem a ficha ENES, e preenchem o campo 5, não necessitam alterar a inscrição já efetuada;
  10. Depois de preenchido, guardam cópia digital e imprimem para posterior entrega (ver ponto 14).
  11. Seguidamente, a partir do email do aluno (atenção: email do aluno da escola – xxxxx@edu.madeira.gov.pt), enviam o boletim de inscrição devidamente atualizado para ebsscruz@edu.madeira.gov.pt (a assinatura não é necessária nesta fase).
  12. A escola, em tempo oportuno, confirma a receção do correio eletrónico enviado.
  13. No caso de haver alguma desconformidade na inscrição, a escola contacta o aluno para as necessárias correções (daí a importância de ser usado o email escolar do aluno).
  14. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial e quando regressarem à Escola, os alunos ou encarregados de educação procedem à entrega do boletim de inscrição, devidamente assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

(*) Não precisam de preencher nem de submeter novo boletim de inscrição para os exames:

1. Os alunos que frequentam o 12.º ano e que têm como prova(s) de ingresso disciplina(s) cujo(s) exame(s) já foi/foram efetuado(s) no 11.º ano (por exemplo: Biologia e Geologia; Economia ou outra).
  2. Os alunos que frequentam o 11.º ano e que têm como prova de ingresso disciplina(s) objeto de exame apenas no 12.º ano (por exemplo: Português; História A ou outra).
  3. Os alunos que já têm garantido acesso em universidades estrangeiras e não tencionam concorrer às universidades portuguesas.
  4. Os alunos que não pretendam ingressar no ensino superior.

Os alunos que reúnam uma destas condições têm de informar a escola – através do email ebsscruz@edu.madeira.gov.pt – sobre o motivo por que não submeteram nova inscrição (isto para que a escola não considere que o aluno se esqueceu de efetuar a sua inscrição).

Nota:

1- Ao enviar o boletim de inscrição para o email da escola coloquem no assunto:

"Boletim de Inscrição para Exame - Novo"

2- Os alunos do 12ºano não necessitam voltar a pedir a senha de acesso.

3- Qualquer dúvida relacionada com o preenchimento do boletim podem comunicar pelo email da escola ou com a Prof. Teresa Mata (Cons. Executivo) - 965 347 658

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia