terça-feira, dezembro 11, 2018

Horário de Apoio

Minimizar

Prof. responsável Mara Martins

Apresentação

Minimizar

Projeto de capacitação de alunos na RAM

PROJETO: O “Projeto de Capacitação de Alunos” é assumido como uma proposta de intervenção social por ter como objetivo constituir uma rede de mediadores sociais com o objetivo de intervir diretamente nas escolas com os alunos e famílias que sejam identificados como estando em situação de risco ao nível dos 5.º e 6.º anos de escolaridade. E no presente ano letivo também ao nível do 7º ano de escolaridade na intervenção dos alunos que já eram acompanhados no 6º ano no ano letivo anterior.
Trata-se, portanto, de uma iniciativa situada fora do domínio cognitivo por se considerar não ser este o problema que determina o desfasamento etário deste grupo alvo, sendo que os apoios pedagógicos acrescidos, o estudo acompanhado e outros processos compensatórios aplicados pelas escolas já constituem resposta neste contexto específico de dificuldades na obtenção de resultados escolares.
Antes se procura realizar, através de docentes especificamente formados para assumirem este papel de mediação social, um processo de acompanhamento e aconselhamento dos alunos identificados em cada estabelecimento de ensino da RAM como sendo alunos em risco.
 
 
PROBLEMA: A conceção regional da Escola a Tempo Inteiro (ETI) que se assumiu como resposta personalizadora por integrar todos os alunos numa proposta educativa particular em função das caraterísticas individuais, mas também de caráter multidimensional por abranger diferentes áreas da formação pessoal, configurou-se como um exemplo de projeto de sucesso e é proposto, atualmente, a 100% dos alunos que frequenta a escola pública na RAM. 
A esta conceção de oferta educativa integradora e propiciadora de formação integral multifacetada segue-se, no trajeto académico dos alunos, os 5.º e 6.º anos de escolaridade, uma oferta curricular equivalente à resposta nacional, embora acrescida da formação pessoal e social com espaço e carga horária específicos no currículo da RAM.
Neste processo de transição para o 2.º ciclo são constatadas dificuldades de integração por parte de determinados alunos, eventualmente provenientes de contextos sociais menos valorizadores do papel transformacional da escola enquanto instituição promotora de formação pessoal e social, dificuldades essas traduzidas em falta de motivação e empenhamento para com a própria escolarização e progressivo desfasamento etário face à idade ideal de frequência de cada ano de escolaridade. 
Na constatação deste problema e na procura da respetiva solução a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos lançou no terreno o “Projeto de Capacitação  de Alunos”.
 
OBJETIVOS
  1. Promover nas escolas contextos de igualização e oportunidade tendentes a reforçar o conceito de escola inclusiva;
  2. Intervir na cultura organizacional das escolas aderentes ao projeto por forma a dinamizar a vertente de intervenção social ao nível dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, (no presente ano letivo, 2015-16, os alunos que frequentam o 7ºano e que já eram da nossa carteira de proximidade no ano passado);
  3. Promover situações e contextos potenciadores da progressiva melhoria dos resultados escolares na RAM;
  4. Criar nos docentes, através de processos formativos, a capacidade de assumir funções de mediação social;
  5. Induzir processos de progressiva responsabilização e reconhecimento do papel da escola no contexto da família.

Critérios de Sinalização

  • 5.º ano – negativas nos exames de Port. e Mat. 4.º ano e/ou 2 ou mais retenções;
  • 6.º ano – 2 ou mais retenções ao longo do percurso escolar.
  • Grelha de alerta do Diretor de Turma.
  • Não serem da Educação Especial.

Sinalização - 1.º Período

  • Seleção de alunos do 5.º ao longo do 1.º período letivo, com envio de cartas de autorização aos pais/encarregados de educação e aplicação da sinalização “scoring EPIS”;
  • Acompanhamento dos alunos do 6.º e 7.º anos, em carteira de proximidade.

 

 
 
 
 
 

 



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