terça-feira, dezembro 11, 2018

Bem vindos à página da comissão de formação da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

 

Quem Somos

Equipa de coordenação:

  • Professora Lurdes Carloto
  • Professor Carlos Sousa

Objetivos

Divulgar as atividades e ações de formação organizadas pela Comissão de Formação da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Contactos

comformebssc@gmail.com

 Inscrição em formação

Plataforma Interagir

Pedidos de validação para formação

Página de impressos da DRE

 

 

Dispensas para Formação (Portaria nº193/2008 de 31 de Outubro)

 Artº 2º

  1. As dispensas de serviço podem ser concedidas por ano escolar, até ao limite de cinco dias úteis seguidos ou oito interpolados.
  2. (…) quando o horário corresponder apenas a uma parte do dia útil, as dispensas de serviço (…) podem ser autorizadas por turnos, manhã, tarde ou noite, até ao limite máximo de dezasseis turnos por ano escolar.

 

Documentos - Pessoal Não Docente

Formações - SRE

Plataforma Interagir

Minimizar

Para consultar formação disponivel nas várias escola da região utilize a plataforma interagir.

 

Plataforma Interagir

Formação

Minimizar
Direção Regional de Educação - 11 de dezembro de 2018

Inteligências Múltiplas e estilos de aprendizagem: estratégias para a prática educativa 

A Direção Regional de Educação realiza duas atividades formativas, em datas distintas, " Inteligências Múltiplas e estilos de aprendizagem: estratégias para a prática educativa", que se irão realizar no mês de janeiro de 2019, no concelho de Machico, destinadas a docentes dos grupos de recrutamento 100EE, 110, 110EE e 700EE, Coordenadores da EMAEI, Técnicos Superiores e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutico. 

 Para promover o sucesso de todos e de cada um é necessário encontrar formas de lidar com a diversidade, adequando os processos de ensino/aprendizagem às caraterísticas e condições individuais de cada um. O conhecimento da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner, teoria transcultural e educacional, poderá ser um contributo na planificação e implementação de práticas pedagógicas diferenciadas. 

 

 

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os docentes deverão aceder à plataforma INTERAGIR, através das seguintes hiperligações:
     - 1.º grupo (Delegação Escolar de Machico, com início a 22/01/2019): https://goo.gl/wVpg8z
 

     - 2.º grupo (Delegação Escolar de Machico, com início a 24/01/2019)https://goo.gl/ybkgPc

 

Direção Regional de Educação - 11 de dezembro de 2018

 A Direção Regional de Educação promove o curso de formação "Indisciplina e Distúrbios Psicológicos: uma perspetiva de intervenção pedagógica", destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento. 

 

A atividade pedagógica dos professores no seu dia a dia é significativamente condicionada por situações de indisciplina. As causas da indisciplina podem ser variadíssimas, resultando, não raras vezes, de uma convergência de fatores multidimensionais… 
Embora se possa perspetivar a indisciplina considerando o aluno como agente principal é também fundamental ser capaz de reconhecer quando por detrás de um aluno indisciplinado se esconde um distúrbio psicológico. 

Este curso de formação visa capacitar os docentes para a adequação da sua intervenção pedagógica às perturbações ou distúrbios no âmbito do comportamento associados a situações de indisciplina. 

 

 


Os formandos interessados poderão encontrar informação mais detalhada e formalizar a sua inscrição até dia 3 de janeiro de 2019, através da Plataforma Interagir, em https://goo.gl/o56kho
 

Direção Regional de Educação - 19 de novembro de 2018

 A Direção Regional de Educação (DRE) está a oferecer, quinzenalmente, desde o dia 24 de outubro, entre as 15:00 e as 17:00, nas instalações da Rua dos Ilhéus 1C, 1.º andar, no Funchal, um espaço informal aberto aos professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que funciona como ponto de encontro para reflexão, debate, planificação e estudo.


Estes encontros, de duas horas cada, subordinados a temáticas específicas e ajustadas aos interesses dos participantes, serão dinamizados por uma equipa de formadores da DRE e inspiram-se nas ações Agir, Refletir, Criar e Comunicar, delas recebendo o acrónimo ARCCO.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de novembro, realiza-se uma nova sessão com o tema "A escola é para  todos. Como?"

"Numa escola para todos, todas as crianças têm as mesmas oportunidades para desenvolver, ao máximo, as suas potencialidades, e ser diferente é fator de aprendizagem para toda a escola. (Maria Helena Mesquita)

"Hoje em dia, olha-se a aprendizagem como um conjunto de transições entre o que se sabia sobre um determinado assunto e o que se passa a saber, depois de passar por um processo de aprendizagem". (David Rodrigues)
 
Nesta sessão, colocaremos os docentes perante os desafios da inclusão e dos seus princípios orientadores, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Participe e faça a sua inscrição até 1 dia útil antes da data da realização do Encontro, através do endereço eletrónico dfp.dre@madeira.gov.pt mencionando no assunto da mensagem: arcco.

Caso necessite de algum esclarecimento, contacte a Divisão de Formação de Pessoal, através do telefone 291 743142.
 

SIPE Madeira - 19 de novembro de 2018

 FERRAMENTAS DIGITAIS – CALAMÉO – E-BOOKS INTERACTIVOS

 

Formador: Jorge Manuel Reis Capela                                                   

Modalidade: Oficina de formação

Acreditação: 1,2 créditos - 30 horas (15 presenciais, 15 autónomas)                      

Localização: Funchal (a designar)

Destinatários: Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e professores do ensino secundário


Resumo: O Calaméo é um artefacto tecnológico que contribui sobremaneira para a aquisição da competência lecto-escrita, competência essencial para a compreensão dos conteúdos de qualquer disciplina e para a formação de cidadãos autónomos, críticos e independentes na sociedade globalizada e digital em que vivemos. O e-book, livro digital ou livro eletrónico digital é um arquivo digital inovador no qual se pode inserir imagens, áudio e vídeo que permite a leitura em forma digital, passível de utilização em contexto educativo nas mais diversas disciplinas, com a participação ativa dos alunos numa perspetiva construtivista de aprendizagem. A construção de e-books favorece o desenvolvimento da criatividade e a possibilidade de o aluno trabalhar respeitando o seu próprio ritmo, construindo o seu conhecimento. A diversidade de recursos como texto, imagem, som e movimento podem ser articulados para chamar a atenção de conceitos importantes que se querem construir e consolidar.    


Calendarização: 

·       23/11/ 18 - das 17 às 20:30 horas; 27/11/18 - das 19 às 21 horas; 30/11/2018 – das 17 às 21 horas; 04/11/2018 – das 19 às 21 horas; e 07/12/2018 - das 17 às 20.30 horas.

Taxa de inscrição: sócios – gratuito; não-sócios – 35 € (pagamento efetuado após a seleção dos formandos; é emitido um recibo/fatura para efeitos fiscais).


Os certificados serão emitidos antes do termo de 2018 e será a última formação dinamizada pelo SIPE para este ano civil.

 

Inscrições em www.sipemadeira.pt (Menu Formações).

 

 

UCAD - 16 de novembro de 2018

Faça a sua inscrição gratuita através do preenchimento do formulário online:https://goo.gl/forms/0zoZ9GVN9kHyiP2s2 

ou através do email: ucad@iasaude.madeira.gov.pt.

Para outras informações contacte a UCAD através do telefone 291212390 ou consulte a página de facebook.

 

Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica - 13 de novembro de 2018

Percursos Pedagógicos 

A Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica promove, no dia 17 de Novembro, na Escola HBG, sede da Delegação Regional da Madeira, uma Conferência "Percursos Pedagógicos", ação de curta duração, destinada aos docentes que leccionam as disciplinas de Expressão Plástica, Educação Visual e Educação Tecnológica.

Para realizar a sua inscrição, os interessados deverão enviar um email para: infoapevt.madeira@gmail.com.

 

SIPE Madeira - 13 de novembro de 2018

Contatos

 

Direção Regional de Educação - 13 de novembro de 2018

III Conferência Diversidades - Inovação em Educação

 A Direção Regional de Educação promove, no próximo dia 20 de novembro, a "III Conferência Diversidades - Inovação em Educação", das 09:00 às 13:00, na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento, técnicos superiores, técnicos de diagnóstico e terapêutica, encarregados de educação e outros agentes educativos.

 
A Revista Diversidades é uma publicação eletrónica, semestral, da Direção Regional de Educação. Tem por finalidade última, informar e divulgar estudos e projetos de investigação‑ação, desencadeando um espaço de comunicação e de debate de ideias oriundas dos diferentes organismos da sociedade.

Nesta senda, pretende-se divulgar a revista ao público em geral e promover uma abordagem mais próxima dos leitores, mediante a participação de quatro autores convidados da edição n.º 52. A génese desta iniciativa prende-se com a necessidade de criar um espaço de reflexão e de partilha de boas práticas aberto aos leitores da publicação e à comunidade educativa em geral.
 
Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à plataforma INTERAGIR, através da hiperligação https://bit.ly/2RSn5UN
 

Direção Regional de Educação - 6 de novembro de 2018

Encontro de Reflexão e Formação Cidadania e Desenvolvimento - Desafios e Linhas de Ação na Educação e na Saúde 

A Direção Regional de Educação promove, no dia 16 de novembro de 2018, no concelho do Funchal, a atividade formativa "Encontro de Reflexão e Formação Cidadania e Desenvolvimento - Desafios e Linhas de Ação na Educação e na Saúde", destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.

Uma Educação de qualidade é um direito humano fundamental. Com este encontro reflexivo e formativo e assente nos pressupostos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Igualdade de Género e Sexualidade), pretende-se capacitar os docentes de estratégias que promovam, nos alunos, competências e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal, social e intelectual. Assim, teremos jovens dotados de responsabilidade pela sua saúde e bem-estar, tendo estes então um papel promotor de saúde pública, aspeto de grande centralidade nas questões de cidadania.

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à plataforma INTERAGIR, através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/2D1avPB

 

Direção Regional de Educação - 6 de novembro de 2018

Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares 

A Direção Regional de Educação promove, no dia 16 de novembro e no dia 23 de novembro de 2018, no concelho do Funchal, duas atividades formativas intituladas "Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares", destinadas a psicólogos a intervir em contexto escolar.

Com estas ações de formação, pretende-se que os psicólogos escolares aprofundem os conhecimentos ao nível da Educação Inclusiva, de modo a promover uma intervenção adequada e potenciadora do sucesso educativo de todos os alunos.

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à plataforma INTERAGIR, através da seguintes hiperligações: 

16 de novembro: https://bit.ly/2PefEKv
23 de novembro: https://bit.ly/2AMVVsv
 

EB23 do Estreito de Câmara de Lobos - 4 de novembro de 2018

 Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida

Informamos  que estão abertas, até ao próximo dia 11 de novembro, as inscrições para a atividade formativa acima referida que será dinamizada na EB23 do Estreito de Câmara de Lobos nos dias 17 e 24 de novembro ,  destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.
A ação tem um custo entre 10 e 20 euros que deverão ser entregues à formadora no primeiro dia.
A inscrição pode ser feita  Aqui 
 

SIPE - 4 de novembro de 2018

 Estão disponíveis as últimas vagas para seguintes formações para o mês de novembro e dezembro 2018:

 

FERRAMENTAS DIGITAIS – VOICETHREAD NO ENSINO

  • Formadora: Maria Alexandra Gouveia Francisco                                             
  • Acreditação - CCPFC: 1,2 créditos – 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo.
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420 e 600   
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.

VOZ – FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O DOCENTE

  • Formadora: Maria João Caires                                                  
  • Validação – DRE - 15 horas                                                        
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: docentes de todos os grupos de recrutamento
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.

 

 

ECO-COSTURA, UMA FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR. INICIAÇÃO À COSTURA-1

  • Formador: Pedro Silvério Serrano Faustino Ângelo                                       
  • Acreditação – CCPFC: 0,6 créditos - 15 horas                                    
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, e professores do Especial
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.
 

Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo - 4 de novembro de 2018

A atividade formativa  "DOCÊNCIA CONSCIENTE – A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA DE SI PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSCIENTE E HUMANISTA", dinamizada pela Dr.ª Carmen Campos Andrade, na Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.

A ação terá como prioridade os professores da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo.

Para mais informações e procedimento às inscrições, que já se encontram abertas até ao dia 6 de novembro, por favor, consultem a plataforma Interagir ou cliquem diretamente no link: DOCÊNCIA CONSCIENTE

 

Secretaria Regional de Educação - 4 de novembro de 2018

 O projeto A LER, promovido pela Secretaria Regional de Educação, tem como principal objetivo promover a leitura junto dos alunos dos 2.e e 3.e ciclos do ensino básico, com recurso à dinamização de oficinas de leitura, com o intuito de melhorar as capacidades de compreensão e de interpretação dos textos.

No próximo dia 9 de novembro, entre as th e as 18h00, decorrerá no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), a 2.a Jornada A LER, conforme programa em anexo, que abordará questões relacionadas com a leitura, uma competência importante no desenvolvimento dos alunos e que começa cedo na escola.

lnspirado na Declaração do Parlamento Europeu que estabeleceu 2018 como sendo o Ano Europeu do Património Cultural, e voz um verdadeiro património humano de revalorização de práticas culturais e educativas como a leitura em voz alta, o tema desta 2.e edição é "A Voz, património único".

A iniciativa é dirigida a professores dos vários grupos disciplinares, validada pela DRE, com 8 horas, para efeitos de progressão na carreira docente, ainda que possa estar aberta a outros agentes culturais e demais interessados. A inscrição deverá ser feita através da Plataforma INTERAGIR, até ao dia 10 de novembro.

Para mais informações, poderão contactar a Direção Regional de Educação, Divisão de Gestão de Projetos, através do telefone ne 291705860-Ext. 2L2, endereço eletrónico: dgp.dre@madeira.eov.pt, efou a coordenação do projeto, através do endereço eletrónico: aler. programa.dre@gmail.com.

Anexo

 

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco - 24 de outubro de 2018

Com o objetivo de incrementar o debate acerca das relações entre as artes, a cultura e a educação, o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira organiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, o  XIV Colóquio CIE-UMa, subordinado à temática: Educação, Artes e Cultura: Discursos e Práticas.

Submissão de resumos para comunicação até 23 de novembro

Para inscrições e informações adicionais consulte a página oficial do evento: https://xivcoloquiocieuma.wordpress.com  

 

SIPE - 24 de outubro de 2018

 Estão disponíveis as seguintes formações para o mês de novembro e dezembro 2018:

 FERRAMENTAS DIGITAIS – VOICETHREAD NO ENSINO

  • Formadora: Maria Alexandra Gouveia Francisco                                             
  • Acreditação - CCPFC: 1,2 créditos – 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo.
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420 e 600   
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.

 VOZ – FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O DOCENTE

  • Formadora: Maria João Caires                                                  
  • Validação – DRE - 15 horas                                                        
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: docentes de todos os grupos de recrutamento 
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.

ECO-COSTURA, UMA FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR. INICIAÇÃO À COSTURA- 1

  • Formador: Pedro Silvério Serrano Faustino Ângelo                                       
  • Acreditação – CCPFC: 0,6 créditos - 15 horas                                    
  • Localização: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Silva (Levada)
  • Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, e professores do Especial
  • Calendarização: 17 e 24 de novembro de 2018 (sábados) e 1 de dezembro de 2018 (sábado), das 9.00 às 14 horas.

 Consulte o plano em anexo para mais informações.

 Inscrições em: www.sipemadeira.pt (menu Formações)

 Veja o custo da formação no plano de formação em anexo.

  Nota importante:

Face à possível recuperação do tempo de serviço congelado na RAM, a partir de 2019, que eventualmente permitirá diminuir o tempo de permanência nos escalões, é importante fazer formação, uma vez que este é um requisito para a mudança de escalão.

Para os docentes de carreira, nos ciclos de 4 anos é obrigatório ter 50 horas e nos de 2 anos é imprescindível obter 25 horas. Segundo a proposta de alteração do diploma da avaliação, os docentes contratados terão de fazer 12,5 horas.

 

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos - 24 de outubro de 2018

O OneNote e O Evernote como ferramentas de produtividade no ensino

 Informamos  que estão abertas, até ao próximo dia 29 de outubro, as inscrições para a atividade formativa acima referida que será dinamizada na EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 10 e 24 de novembro (horas presenciais), destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento, exceto o 550.

Os formandos que não lecionam na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos devem pagar 10 euros nos serviços administrativos da escola até ao início da formação.
A inscrição pode ser feita AQUI 
 



CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia