quinta-feira, janeiro 20, 2022

Plataforma Interagir

Minimizar

Para consultar formação disponivel nas várias escola da região utilize a plataforma interagir.

 

Plataforma Interagir

Bem vindos à página da comissão de formação da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

 

Quem Somos

Equipa de coordenação:

  • Professora Lurdes Carloto
  • Professor Carlos Sousa

Objetivos

Divulgar as atividades e ações de formação organizadas pela Comissão de Formação da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Contactos

comformebssc@gmail.com

 Inscrição em formação

Plataforma Interagir

Pedidos de validação para formação

Página de impressos da DRE

 

 

Dispensas para Formação (Portaria nº193/2008 de 31 de Outubro)

 Artº 2º

  1. As dispensas de serviço podem ser concedidas por ano escolar, até ao limite de cinco dias úteis seguidos ou oito interpolados.
  2. (…) quando o horário corresponder apenas a uma parte do dia útil, as dispensas de serviço (…) podem ser autorizadas por turnos, manhã, tarde ou noite, até ao limite máximo de dezasseis turnos por ano escolar.

 

Documentos - Pessoal Não Docente

Formações - SRE

Text/HTML

Minimizar

INDISCIPLINA E O CONFLITO NA SALA DE AULA E NA ESCOLA - PARTE I (3ª Edição)

Formador: Dr. José Carlos Gonçalves

Modalidade: curso de formação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-106267/19

Local de realização: Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Duração: 15 horas presenciais

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial 

Calendarização: 12, 19 e 26 de fevereiro de 2022, das 9h às 14h

Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios da EBS Santa Cruz - 25 €; não sócios de outras escolas – 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até 30 de janeiro de 2022

 Inscrições em: www.sipemadeira.pt (menu Formações). 

 

Covid-19 e Efeitos Psicossociais na Comunidade Educativa: saúde mental no pós-confinamento

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
A realização da formação "Covid-19 e Efeitos Psicossociais na Comunidade Educativa" é realmente pertinente, visto o ano de 2020 ter marcado um momento histórico que será para sempre estudado e recordado como o ano que provou ao mundo que este não estava preparado para as alterações provocadas pelo impacto do novo Coronavírus. A formação tem um custo de 20 euros por formando. (Professores da EBSSC têm prioridade no processo de seleção)
Número de Horas: 15
Nº Horas presenciais/síncronas: 15
Nº Horas não presenciais/assíncronas: 0
Realiza-se de13-11-2021 a 27-11-2021
Período de inscrição de19-10-2021 a 07-11-2021
Publicação da Lista Provisória a08-11-2021
Confirmação Formando até10-11-2021
Publicação da Lista Definitiva a11-11-2021
Local de Realização:Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
Edifício/Sala:Sala de Sessões

Inscrição

Formação

Minimizar
AREAM - 17 de novembro de 2021

 A AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira vem por este meio divulgar a Workshop “Empregos verdes - Áreas com empregabilidade no futuro e competências necessárias”.

O Workshop decorrerá on-line, na Plataforma Teams, em duas datas e horários destintos para facilitar a compatibilização de agendas:

- O Workshop 1 decorre no dia 24 de novembro de 2021, quarta-feira, entre as 15 e as 16 horas (Agenda em anexo).

- O Workshop 2 decorre no dia 25 de novembro de 2021, quinta-feira, entre as 11 e as 12 horas (Agenda em Anexo).

Agradecemos que os docentes interessados enviem, até 22 de Novembro, um email para ceciliaalves@aream.pt com a indicação do workshop em que desejam participar. A AREAM enviará posteriormente o convite para participação no workshop através da plataforma Teams.

 

SIPE - 17 de novembro de 2021

 imos por este meio, solicitar a divulgação das seguintes ações de formação para os colegas da escola.  

Informamos que estão disponíveis as inscrições, no nosso site (www.sipemadeira.pt), para várias formações, constantes do Plano de Formação do Centro de Formação SIPE (primeiro trimestre de 2022).

Passamos elencar as formações do referido plano: 

 
 
image.png
 

 

Consulte o plano de formação, que segue em anexo, onde consta o custo das formações e demais informações.

Inscrições em: www.sipemadeira.pt (menu Formações) ou clique AQUI.

 

Direção Regional de Administração Escolar - 17 de novembro de 2021

 A realização de Sessões de Partilha de Boas Práticas visa fomentar o trabalho colaborativo com e entre as escolas, com o objetivo de encontrar soluções para problemas comuns e, simultaneamente, propiciar um debate construtivo em torno do desenvolvimento organizacional.

Assim, vimos convidar toda a comunidade docente que lidera a participar na próxima Sessão, que terá como tema Do diagnóstico organizacional ao projeto educativo de escola e que decorrerá no próximo dia 30 de novembro, pelas 9h30, no Auditório do Centro Cultural John dos Passos.

Este Encontro integrará as comunicações da Professora Doutora Susana Batista e de dois estabelecimentos de educação e ensino, conforme programa em anexo, sendo dirigido aos Delegados Escolares, membros dos Conselhos Executivos, Diretores e docentes de escolas de 1º ciclo e pré-escolar com ou sem creche, de escolas dos 2º, 3º ciclos e secundário e das escolas profissionais públicas da RAM.

Mais solicitamos que a inscrição seja realizada até ao dia 24 de novembro através do link abaixo e informamos que é possível optar pela modalidade presencial ou on-line. A participação presencial ficará condicionada pelo limite de lotação permitido.

https://forms.gle/jj8M9P5HaEidv3NY7

 

ANP - 5 de novembro de 2021

 "O Tablet como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem" 

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Educação Especial

 

29 e 30 de novembro

  (18h30 - 21h30 - Horas Síncronas)


3, 7 e 10 de dezembro

  (18h30 - 21h30 - Horas Síncronas)

 

 (Em cada sessão 2 Horas Assíncronas)

 

Formador: Márcia Azevedo

25HORAS 

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

 

TABLET_II EDICAO.jpg

 

 

 
 
INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 27 DE NOVEMBRO
 
 

Valor da Inscrição:

Sócios da ANP – 25,00€  ||  Não Sócios - 45,00€ 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

Inteligência Emocional: Como promover a autoconsciência e a autogestão emocional nas pessoas e nas o - 5 de novembro de 2021

Estão abertas as inscrições para a Formação “Inteligência Emocional: Como promover a autoconsciência e a autogestão emocional nas pessoas e nas organizações”, a ministrar pela Dra. Elsa Gouveia e a decorrer nos dias 17 e 19 de novembro 2021, na Sala de Formação da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

A formação terá a duração de 12 horas e é certificada pela DGERT.

Conheça os conteúdos formativos e outras informações no folheto de divulgação em anexo.

Inscrições aqui

 

Desenho Universal para a Aprendizagem: O Currículo ao Serviço da Aprendizagem de Todos - 5 de novembro de 2021

 O Desenho Universal para a Aprendizagem pretende fazer uma abordagem curricular inovadora e inclusiva, que procura maximizar as oportunidades de aprendizagem a todos os alunos, a partir de objetivos de aprendizagem adequados, bem como de materiais e métodos efetivos, desenvolvendo, também, outras formas para avaliar o seu progresso. 

 

O curso "Desenho Universal para a Aprendizagem: O Currículo ao Serviço da Aprendizagem de Todos", que a Direção Regional de Educação agora promove, pretende dar resposta a este desafio que se coloca a todos os professores, no sentido de facilitar mais condições de sucesso para todos os alunos.
 
 

Será formadora a Doutora Manuela Claro Alves, com Doutoramento em Educação, na área do Desenho Universal para a Aprendizagem e Inclusão, docente especializada e coordenadora de Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, e que tem colaborado com esta Direção Regional neste âmbito. 

 

A atividade formativa realiza-se a partir de 13 de novembro, em regime a distância, e destina-se a professores titulares de turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. 

 

Assim, os interessados deverão consultar o programa e realizar a sua inscrição até ao dia 7 de novembro, através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/30OceF6

 

Autonomia e Flexibilidade Curricular : Desafios na Ação Educativa - 23 de setembro de 2021

 

 

"Autonomia e Flexibilidade Curricular : Desafios na Ação Educativa" 

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Educação Especial

 

28 e 29 de outubro

  (18h30 - 21h00 - Horas Presenciais)


30 de outubro

  (09h30 - 12h30 -  Horas Presenciais )

 

 (Em cada sessão 2,30 Hora trabalho autónomo)

 

Local: Escola EB23 dos Louros - Funchal


Formador: Paulo Vitória

15 HORAS 

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

 

AUTONOMIA E FLEXIBILDIADE_MADEIRA (1).jpg
 
 

ERPASS - 19 de fevereiro de 2021

 A ERPASS (Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura) disponibiliza o seguinte link para inscrições no 3.º Webinar, que se realizará dia 23 de fevereiro, das 10h às 12h, com o tema "Atividade Física e a COVID-19 (parte 1)".

 A inscrição é gratuita. 

A emissão ocorrerá através da plataforma Youtube e poderá ser revisitada após a inscrição (será enviado para o e-mail indicado, aquando da inscrição, o link da emissão online).

 Este 3.º encontro digital será moderado pelo Engenheiro João Rodrigues (Diretor Regional da Juventude) e contará com a presença dos seguintes oradores:

-Dr.ª Liliane Costa, nutricionista no SESARAM/EPERAM;

-Prof. Doutor Rui Ornelas, professor na UMa;

-Dr.ª Alison Jesus, nutricionista no SESARAM/EPERAM

 

 

ANP - 19 de fevereiro de 2021


 

"A Inclusão na Escola" 

Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Educação Especial

 

6, 13, 20, 27 de março

  (09h00 - 12h00 - Horas Síncronas)

 (Em cada sessão 2 Horas Assíncronas)

 

19 de março

  (18h00 - 21h00 - Horas Síncronas)

  (2 Horas Assíncronas)  

 


Formador: Rómulo Neves

25 HORAS 

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

unnamed (1).jpg
 
 
INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 5 DE MARÇO
 
 

Valor da Inscrição:

Sócios da ANP – 25,00€  ||  Não Sócios - 40,00€  ||  Docentes da ES Francisco Franco - 30,00€  

 

 

Plano de formação SIPE Madeira - 28 de outubro de 2020
Estão disponíveis as inscrições para várias formações dinamizadas pelo SIPE a iniciar em novembro do presente ano letivo.

Passa-se, assim, a elencar as informações das ações de formação:

A dança como estratégia promotora do sucesso escolar

Formador: Marco Paulo Fonseca

Modalidade: curso de formação

Regime de frequência: presencial

Registo de validação: ITG-2205/20                                                     

Duração: 13 horas

Localização: Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Calendarização: 13, 20, 27 de novembro de 2020, das 14h30 às 17h30 e 4 de dezembro de 2020, das 14h30 às 18h30 (sextas-feiras)

Inscrições até 1 de novembro de 2020

 

Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida na escola – Nível II

Formador: José Carlos de Abreu Gonçalves

Modalidade: curso de formação

Regime de frequência: presencial

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-106273/19           

Duração: 15 horas

Localização: Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Calendarização: 13, 20, 27 de novembro de 2020, das 14h às 18h e 4 de dezembro de 2020, das 14h às 17h (sextas-feiras).

Inscrições até 1 de novembro de 2020 

 

Microsoft Teams – Ferramenta de Educação @ Distância - Nível 1 (Turma 16)

Formadora: Elsa Susana da Silva Forte

Modalidade: curso de formação

Regime de frequência: e-learning

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-108186/20

Duração: 13 horas (número de horas online: síncrono – 8assíncrono – 5)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Calendarização: 

·         Sessões Síncronas: 21 e 28 de novembro de 2020 (das 14h às 17h) e 5 de dezembro de 2020 (das 14h às 16h);

·         Assíncronas: 26 de novembro de 2020 (das 18h30 às 20h30) e 3 de dezembro de 2020 (das 18h às 21h).

Inscrições até 8 de novembro de 2020

 

Microsoft Teams – Integração de Aplicações - Nível 2 (Turma 3)

Formadora: Elsa Susana da Silva Forte

Modalidade: curso de formação

Regime de frequência: e-learning

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-108187/20

Duração: 13 horas (número de horas online: síncrono – 8assíncrono – 5)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Calendarização: 

·        Sessões Síncronas: 28 de novembro de 2020, 5 de dezembro de 2020 (das 10h às 13h) e 12 de dezembro de 2020 (das 10h às 12h);

·       Assíncronas: 3 de dezembro de 2020 (das 18h30 às 20h30) e 10 de dezembro de 2020 (das 18h às 21h). 

Inscrições até 15 de novembro de 2020

 

Nota: Devido à situação que vivemos atualmente, nas formações presenciais é obrigatório o uso de máscara, manter o distanciamento social de pelo menos 2 metros e desinfetar as mãos sempre que necessário. Caso apresente sintomas tais como, tosse, febre ou dificuldade respiratória, por favor mantenha-se em casa.

 

Autonomia e Flexibilidade Pedagógica - Da Teoria à Prática Pedagógica - 29 de setembro de 2020

A formação "Autonomia e Flexibilidade Pedagógica - Da Teoria à Prática Pedagógica" , acreditada em 15 horas para efeitos na carreira terá início no dia 27 de outubro em formato On-Line (Plataforma ZOOM).

Destinatários:  Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial
  • 27 e 30 de outubro
  • 17h30 - 20h00
  • 2H30 Horas Síncronas (17h30-20h00) | 2H30 Horas Assíncronas
  • 3 de novembro
  • 17h30 - 20h00
  • 2H30 Horas Síncronas (17h30-20h00) | 2H30 Horas Assíncronasas
  •  
  •  

Formador: Paulo Vitória

15 HORAS  | ACREDITADAS

INSCRIÇÕES - CLICAR AQUI

 

A Avaliação do Desempenho Docente - dos normativos à prática - 1 de março de 2020

A Avaliação do Desempenho Docente - dos normativos à prática

Direção Regional de Educação

Importa compreender a articulação entre os diversos instrumentos de autonomia da escola e o processo de avaliação de desempenho docente nomeadamente os documentos de registo: projeto docente; documento de registo de participação e relatório de autoavaliação. Prioridade aos docentes: 1.º- avaliadores internos que não tenham frequentado a formação:"Avaliação de Desempenho Docente nas Dinâmicas das Organizações Escolares"; 2.º- avaliados que não tenham frequentado a mesma formação.

Número de Horas: 13 Nº Horas Presenciais: 13 Nº Horas Não Presenciais: 0

Realiza-se de 17-04-2020 a 27-04-2020

Período de inscrição de 28-02-2020 a 17-03-2020
Publicação da Lista Provisória a 18-03-2020
Confirmação Formando até 22-03-2020
Publicação da Lista Definitiva a 23-03-2020
Local de Realização: Escola Secundária Francisco Franco
Edifício/Sala: Sala de Sessões
Outras Informações: Eduarda Silva - 291 743 142
Os interessados deverão realizar a sua inscrição através da seguinte hiperligação: https://cutt.ly/Zr7upQU
 
 

 

 


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia