sábado, abril 20, 2024

Ver notícia

Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

26-11-2012 | Direcção Regional de Educação

 

 

 

 

Mensagem da Subdiretora Regional de Educação

De 3 a 11 de dezembro decorre a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais. Mais uma semana, entre outras, que se tem assinalado ao longo de vários anos. Com demonstrações de cariz cultural, informativo, artístico, estas comemorações têm-se sucedido ininterruptamente. Com que propósito? Com o mesmo propósito de todas as outras datas consideradas importantes e que se sente necessidade de assinalar ao longo do ano e para as quais queremos chamar a atenção e sensibilizar o cidadão comum. 

Essencialmente, nesta semana pretendemos alertar para a problemática das necessidades especiais. Todas as atividades foram planeadas com o intuito de atrair a atenção dos cidadãos e de fazê-los refletir sobre a existência de concidadãos que não usufruem dos mesmos direitos, a quem não é proporcionada a igualdade de oportunidades e a quem são negados direitos fundamentais de qualquer ser humano.

Por todas estas razões, este ano a Semana vai ser especial, pois ambicionamos atingir o maior e mais diversificado público-alvo. Para concretizar esta nossa pretensão, foram programadas atividades com carácter inclusivo, que serão protagonizadas por pessoas com e sem necessidades especiais. E se mais audiência estas ações não trouxerem, teremos a certeza que aqueles que participarem estarão um pouco mais conscientes tanto das capacidades das pessoas com necessidades especiais, como das dificuldades sentidas no seu quotidiano. Assim, teremos cidadãos mais sensíveis e mais interventivos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e/ou outras necessidades especiais.

Numa sociedade que almeja tratar os seus cidadãos como seres únicos e com o mesmo valor, com diferentes necessidades, mas com os mesmos direitos, no dia em que atingirmos em pleno este objetivo, não precisaremos mais de assinalar o dia da pessoa com deficiência.

 Ana Paula Vieito

 

 

Mensagem da Madrinha da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais | 2012

É muito bom poder estar novamente entre todos vós. Foram 39 anos de serviço sempre tendo a valorização das pessoas como meta principal.

Sinto-me privilegiada e não posso deixar de registar os meus sinceros agradecimentos por novamente estar incluída neste momento tão importante para todos nós, a “Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais”.

Muitas foram as transformações sociais que vivemos. Sei que juntos fomos atores de uma “dança” que nunca acabará. Por isso convido todos para reunirem sinergias e comigo prosseguirem neste grande “baile” de mudanças que necessitamos para continuar o nosso trabalho a caminho de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sejamos veículos de mudança ao ensaiar vários passos neste sentido, durante esta semana. A crença nas mudanças é algo que sempre deve existir. Quando associamos esta crença às ações efetivas, a transformação torna-se real.

Que esta semana seja mais um passo a caminho da criação desta grande coreografia chamada Inclusão, extrapolando este período temporal nos seus resultados.

Bem hajam.

 Cecília Berta Pereira

          

            


Voltar
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia