sexta-feira, março 29, 2024

Logo

Noticias

Publicação no JORAM da Associação de Pais e encarregdos de Educação - 5 de março de 2012

Finalmente e depois de muito esforço e empenho por parte do nosso lutador Ricardo Rodrigues, foi publicado no JORAM (Jornal oficial da região autónoma da Madeira), os estatutos da Associação de Pais e encarregados de educação da escola básica e secundária de Santa Cruz.
Assim sendo podemos eleger nas próximas eleições desta associação dentro de todos os contornos legais existentes, os respetivos órgãos desta associação.
Agradecendo desde já a todos a insistência e a determinação dos colaboraram nesta luta "Burocrática" que constituí a base fundamental desta associação.
Link da publicação: http://www.gov-madeira.pt/joram/2serie/Ano%20de%202012/IISerie-022-2012-01-31.pdf
Ricardo Paiva Jardim
 

 

Dia do Encarregado de Educação - 11 de junho de 2011

A Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz convidam os Pais, Mães e/ou Encarregados de Educação dos Alunos do Ensino Básico e Secundário e toda a Comunidade Educativa, a participarem na comemoração do Dia do Encarregado de Educação, que se realiza no próximo dia 13 de Junho (segunda-Feira), entre as 17h00 e as 19h30, conforme o seguinte programa de actividades.
17h00 – Ginástica acrobática (Pavilhão da escola);
17h20 – Demonstração de Capoeira (Pavilhão da escola);
18h00 – Modalidades artísticas (Cantina da escola);
18h15 - Actuação dos alunos de Educação Musical (Cantina da escola);
18h30 – Palestra “Comportamento Alimentar” – Orador: Nutricionista Dr. Ricardo Oliveira.
19h00 – Debate “Actividade Física e Saúde” – Orientadora: Profª Zita Gouveia
Contando com a presença de todos os responsáveis pela educação dos nossos jovens

 

Precisa-se de matéria prima para construir um País... - 28 de abril de 2011

Eduardo Prado Coelho, antes de falecer (25/08/2007)

teve a lucidez de nos deixar esta reflexão, sobre nós todos!

Hiperligação para o referido texto: http://associacao-de-pais-santa-cruz.org/page7.php

 

Para ler e meditar... - 17 de abril de 2011

Para reflectir!!!
 

Do escritor MIA COUTO

Hiperligação para o referido texto: http://associacao-de-pais-santa-cruz.org/page6.php

 

Prova de Orientação Pais e Filhos - 17 de abril de 2011


Prova de Orientação Pais e Filhos
 
A data idealizada para este evento é dia 14 de Maio.

 

  • às 10:00h na Quinta do Santo da Serra;
  • Prova de Orientação por equipas (pais (mãe e/ou pai) + filho(s) de preferência do 3.ºciclo ou secundário sendo que não haverá impedimento de se existir alguma equipa com os alunos do 2.º ciclo);
  • Levar equipamento desportivo, água e se quiserem um lanchinho para os momentos após a prova;
  • O transporte será de responsabilidade dos encarregados de educação, contudo se houver alguma equipa que não consiga transporte, deve informar com pelo menos 15 dias de antecedência afim de ativar os mecanismos de solicitação de transporte.

Uma Prova de Orientação consiste em percorrer um determinado percurso no menor tempo possível, no entanto para isso deverão consultar o mapa, interpretando qual o melhor caminho para realizar corretamente o referido percurso. No início da prova será explicado pormenorizadamente as estratégias que facilitarão a realização da atividade. O segundo objetivo é a interação desportiva entre educando e encarregado de educação, utilizando por isso o desporto de cooperação, acessível à troca de experiências resultando numa procura conjunta do sucesso.

Desde já agradecemos à Professora Susana Barreto por esta exemplar iniciativa, mais uma das muitas que esta docente ao longo do ano escolar realiza com forte empenho pessoal a favor de toda a comunidade escolar. É um exemplo para a actual equipa docente desta escola a todos os níveis.

 

Se houver alterações será comunicado.

 

Abaixo-assinado ao conselho executivo - 3 de fevereiro de 2011

 

Afinal o abaixo-assinado direccionado ao Conselho Executivo foi reenviado para a Secretaria onde a resposta através de um ofício chegou só há duas semanas atrás à Associação de Pais.
Segundo a informação, houve um engano até a entrega deste documento à Associação de Pais visto a data deste documento já ser do ano transacto.
A resposta, em poucas linhas sem grandes esclarecimentos, diz que não há dinheiro.
Mais uma vez ficamos sem qualquer informação adicional sobre uma possível resolução do existente problema.
O peso deste problema continua, literalmente, as costas dos mais pequenos.
Certamente os Senhores (Decisores) que distribuem os dinheiros dos nossos impostos (Pois os impostos pagam todos os Pais da Escola que trabalham, afinal há dinheiro algures!!!) não têm os filhos na escola de Santa Cruz.
Ficamos na esperança que, antes das próximas eleições, alguém se lembre dos nossos filhos.
 

Abaixo-assinado - 21 de novembro de 2010

Venho por este meio informar todos os Encarregados de Educação que referente aos abaixo- assinados organizados pela Associação de Pais de Santa Cruz até á data não houve qualquer reacção por parte das referidas partes.
 
Em relação ao abaixo-assinado entregue no IDRAM houve até por parte desta Instituição a informação que até à data não teriam recebido quaisquer assinaturas.
Esta informação por parte de responsáveis desta instituição que se intitula de promover o desporto na região demonstra a desorganização existente da mesma e não é por acaso que existem reivindicações de várias partes da nossa sociedade para a extinção da mesma.
 
O abaixo-assinado direccionado ao Conselho Executivo desta Escola também não mereceu até á data qualquer comentário. Certamente é de questionar até que ponto é que os Pais desta escola são relevantes, a não ser para as necessárias eleições dos órgãos da Escola.

Ricardo Paiva Jardim

 

 

Feira dos livros usados - 20 de novembro de 2010
Diversos - 30 de setembro de 2010

Decorreu a 29 de Setembro uma reunião, convocada para os Abaixo - Assinados, referentes à situação do estado do Pavilhão desportivo e à temática dos cacifos e do cartão electrónico.
Para todos os encarregados de educação que não tiveram a possibilidade de participar e o queiram fazer, podem assinar no dia de atendimento aos pais na Quarta-feira, 6 de Outubro, na escola, no pequeno espaço desta associação.

Foi com muito agrado que esta associação de Pais pode constatar que após a reunião geral de encarregados de educação, efectuada no dia 22 de Setembro, com grande participação dos Pais, estas temáticas, já várias vezes debatidas ao longo do ano escolar transacto se tornaram de tal forma actuais que a imprensa regional se debateu sobre os referidos assuntos.
Igualmente muito positivo o facto do Sr. Presidente do Conselho Executivo enviar uma circular com várias informações aos pais, entre outras as temáticas referentes aos abaixo assinados.
 

Uma vez mais podemos constatar que a activa participação dos encarregados de educação é fundamental para a evolução da nossa escola cujo objectivo fundamental é a melhor formação e preparação dos alunos.

Esta associação de pais quer igualmente felicitar os envolvidos da escola pela distinção do "Prémio Escolar Montepio" a nível Nacional. Foi uma grande Vitória para esta Escola. Ficamos a aguardar, com ansiedade, os resultados positivos para a nossa comunidade escolar.


Ricardo Paiva Jardim

 

Reunião Geral com os Pais e Encarregados de Educação Quarta-Feira dia 22-09-2010 das 18:00-19:00 - 17 de setembro de 2010

REUNIÃO GERAL DE ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

DIA 22 SETEMBRO DE 2010 – 18-19 HORAS
SALA 308
 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (APEE) convoca todos os pais e/ou encarregados de educação para uma reunião geral, a realizar no próximo dia 22 de Setembro, entre as 18h e as 19h, na sala 308, com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Informações;
2- Ponto da situação acerca do trabalho desenvolvido pela APEE relativamente ao novo ano escolar;
3- Apresentação de problemas/ sugestões.
 
O Presidente da APEE  

 

Pais e Encarregados de Educação - 10 de março de 2010

O Papel dos Pais e Encarregados de Educação

O Papel dos Pais e Encarregados de Educação

A escola, especialmente ao longo do Ensino Básico e Secundário, deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de:

  • capacidades e aptidões dos alunos;
  • atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade.

Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. É-lhes pedido que:

acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,

  • incentivando-os na realização das tarefas escolares
  • consultando com eles cadernos e dossiers

os ajudem a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação nomeadamente,

  • assiduidade, pontualidade e cumprimento atempado das suas obrigações escolares
  • respeito pelo trabalho dos colegas e disponibilidade para a entreajuda

acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,



 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia