quinta-feira, janeiro 20, 2022

Horário de funcionamento

A biblioteca encontra-se aberta todos os dias úteis no seguinte horário:

  • 8:00h -18:00h
  • 19:00h - 21:00h

 Equipa técnica

  • Leonardo Fernandes (Técnico Superior)
  • Luísa Sardinha (Técnica Superior)
  • Virgínia Nóia (Técnica Superior)

Jornal Escola

Minimizar

Selecione no menu Categorias, por ano letivo, para conhecer as várias edições do Jornal Escolar “Virtualmente”.

Procurar
Virtualmente N.º 3
Thumbnail

 Maio 2014



Tamanho 3311 K
Downloads 34
Data qua 10-21-2015 @ 09:14
Autor Élia Freitas
Email
    DESCARREGAR

< ANT  1 de 3  SEG >

Noticias

Santo Amaro - 14 de janeiro de 2022

 Santo Amaro

 

No dia 15 de janeiro, os madeirenses celebram o Santo Amaro e dedicam esta altura ao “varrer dos armários." Trata-se de uma tradição popular que dita o fim das festas natalícias na Madeira, data em que as famílias desmontam os presépios e todas as decorações, partilhando e  saboreando as últimas iguarias.
O concelho de Santa Cruz assinala esta efeméride, em homenagem ao santo, através da realização de uma animada festa popular madeirense, o célebre “arraial”.

 

Vamos varrer a lapinha
Deixai-nos entrar, Senhora,
Trazemos connosco a pá
E também uma vassoura.
 
Viemos de lá tão longe,
Do pé da terra dos alhos,
Trouxemos a vassourinha
Para varrer os armários.
 
Santo Amaro é bonito
É bonito não se o deixa
Para provarmos o vinho
Com cebolas de «escabecha».
 
Trazemos também connosco
Uma saca e uma pá.
Abra-nos a porta, Senhora,
Que queremos varrer já.
 
 

Autor do mês : Saint Exupéry - 10 de janeiro de 2022

 Autor do mês : Saint Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry nasceu 29 de junho de 1900, em Lyon, na França. Filho de uma família de aristocratas, teve uma infância feliz e sem grandes dificuldades, apesar de ficar órfão de pai por volta dos quatro anos de idade. O seu interesse por aviões começou ainda na infância. Depois de sobreviver a alguns acidentes aéreos e experimentar grande sucesso, como escritor, morreu a 31 de julho de 1944, durante uma missão de guerra.

O escritor ficou famoso quando o seu livro Voo Noturno foi adaptado para o cinema americano. Além disso, a sua obra Terra dos Homens se tornou um best-seller e foi premiada pela Academia Francesa. No entanto, o autor é mais conhecido pelo o seu livro infantil O Pequeno Príncipe, que conta a história de um misterioso menino e de um piloto perdidos no deserto do Saara. Além destes livros, ainda escreveu entre outros ,Cidadela, O Aviador  e Correio Sul.

 

 

 

6 de janeiro-Dia de Reis - 6 de janeiro de 2022

 6 de janeiro-Dia de Reis

O Dia de Reis, celebrado anualmente a 6 de janeiro,  é uma tradição cristã e representa o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de magos do Oriente, depois de serem guiados por uma estrela. Os Reis Magos ofertaram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, assim diz a lenda. Em Portugal o tradicional bolo-rei faz parte da celebração de Reis. Algumas zonas do país, principalmente nos meios mais pequenos, continuam ainda com o hábito de cantar as Janeiras. Isto é, a partir do 1 de janeiro até ao dia 6, grupos de pessoas vão para a rua a cantar de porta em porta. Como agradecimento recebem comida e bebida.

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um feliz Dia de Reis..

 

Decoração de Natal da Biblioteca - 17 de dezembro de 2021

 Decoração de Natal da Biblioteca

Nesta quadra que aproxima, a equipa da biblioteca procedeu à decoração do espaço com motivos natalícios: a  árvore de Natal, a lapinha, o pllacard e o Baú da Leitura.

Desejamos a todos um santo e feliz Natal e um próspero Ano Novo.

 

 

Encontro de LEITURA RECREATIVA de textos alusivos ao Natal - 17 de dezembro de 2021

 Encontro de LEITURA RECREATIVA de textos alusivos ao Natal

Decorreu no dia 17 de dezembro, na biblioteca da escola, com a coordenação da professora Liseta Rodrigues, o encontro de Leitura Recreativa, no âmbito da disciplina de portugûes em colaboração com a equipa da biblioteca.Participaram nesta atividade o pároco da paróquia, uma encarregada de educação, vários professores e alunos. Foram declamados poemas de Natal, o pároco referiuu-se à simbologia natalícia da quadra e a encarregada de educação falou das tradições de Natal na Venezuela. Foi um momento muito profundo de partilha e comunhão entre todos os presentes.

 

P'eça de Teatro: O Natal na Idade Média - 17 de dezembro de 2021

 P'eça de Teatro: O Natal na Idade Média

No dia 16 de dezembro, o clube de teatro da escola, coordenado pela professora Vera  Henriques, apresentou uma peça  intitulada " O Natal na Idade Média".Nesta peça foram abordados os costumes e tradições da época entre o clero, nobreza e povo, referindo também os valores como a solidariedade, a compaixão, a bondade e a partilha, entre  outros. Os alunos participantes revelaram-se muito expressivos e autênticos na intrepetação das diferentes personagens. Foi uma atividade muito bem sucedida.

 

 

 

 

Tradições de Natal - 15 de dezembro de 2021

 

Tradições de Natal

 

 


Decorreu no dia 9 de dezembro entre as 14:00  e as 14:45 a atividade designada “Tradições de Natal” realizada pela Educadora Sandra Cardoso, ”A Biqueira” Assistiu a esta ação a turma do 5º B acompanhada pela professora Sónia Vieira. Esta atividade decorreu no espaço da biblioteca e teve como finalidade dar a conhecer as tradições natalícias da ilha da Madeira. Para além de uma conversa informal, foi projetado um vídeo alusivo à temática referida. Os alunos mostraram grande interesse participando interactivamente. Esta partilha de experiências foi enriquecedora, tendo proporcionado o conhecimento de algumas tradições dos antepassados.

 

Os Direitos Humanos - 15 de dezembro de 2021

 Os Direitos Humanos

Esta atividade realizou-se no dia 9 de dezembro, entre as 10:40 e as 11:25, na biblioteca. Enquadra-se a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro. Foi dinamizada pela UMAR – Unidade de Mulheres Alternativa e Resposta, mais precisamente pela dra Valentina, dirigente regional desta associação. Enquadra-se na disciplina de Cidadania. A turma participante foi o 7B, acompanhado das professoras Sara Ferreira e Anabela Meireles. Os alunos revelaram-se interessados e participativos, tendo interagido.

 

 

Novidades Literárias - 6 de dezembro de 2021

Novidades Literárias

Chegaram à biblioteca alguns livros oferecidos.Fizemos uma pequena exposição dos mesmos. Estão disponiveis para requisição e consulta pela comunidade educativa.

 

 

Autor do Mês: Miguel Torga - 6 de dezembro de 2021

Miguel Torga

Miguel Torga (1907-1995) foi um escritor português, um dos mais importantes poetas do século XX. Destacou-se também como contista, ensaísta, romancista e dramaturgo, deixando mais de 50 obras publicadas.Miguel Torga, pseudônimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em São Martinho de Anta, Vila Real, Portugal, no dia 12 de agosto de 1907 e faleceu em 1995.De família humilde, com 10 anos foi para a cidade do Porto trabalhar na casa de familiares. Em 1918 foi mandado para o seminário de Lamego, onde estudou Português, Geografia e História, Latim e os textos sagrados. Em 1920, Miguel foi para o Brasil trabalhar. Em 1925 regressou a Portugal e continuou os seus estudos em Coimbra. Durante três anos cursou o Liceu e em 1928 matricula-se na Faculdade de Medicina. Inicia sua vida literária e publica os seus primeiros livros de poemas, “Ansiedade” (1928), “Rampa” (1930), “Tributo” (1931) e “Abismo” (1932). Em 1933 conclui a licenciatura.Miguel Torga teve os seus livros traduzidos para diversas línguas. Foi por várias vezes candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Recebeu vários prêmios, entre eles, Prêmio do Diário de Notícias (1969), Prêmio Internacional de Poesia de Knokke- Heist (1976), Prêmio Montaigne da Fundação Alemã F.V.S. (1981), Prêmio Camões (1989), Prêmio Personalidade do Ano (1991), Prêmio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (1992) e o Prêmio da Crítica, consagrando a sua obra (1993). 

 

 

A Restauração da Independência - 30 de novembro de 2021

 A Restauração da Independência

A Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado revolucionário ocorrido no dia 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo de nobres. Estes prepararam a revolução em segredo (conspiração), de forma a derrubarem o governo de Filipe IV de Espanha (III de Portugal). O nosso país esteve sob o domínio filipino durante 60 anos – de 1580 a 1640. 

No dia 1 de dezembro os nobres invadiram de surpresa o Palácio Real ((Paço da Ribeira) que estava no Terreiro do Paço, prenderam a duquesa de Mântua, representante do rei espanhol em Portugal, obrigaram-na a dar ordens às suas tropas para se renderem e mataram Miguel de Vasconcelos, secretário de Estado. Este acontecimento vem culminar na instauração da 4ª Dinastia Portuguesa – a casa de Bragança – com a aclamação de D. João IV nas cortes de Lisboa.

 

 

Casa Fernando Pessoa _Conferência online-"Pessoa riscava os livros/Marginália à Lupa" - 29 de novembro de 2021

Casa Fernando Pessoa( conferência online)

Decorreu no dia 26 de novembro, do corrente ano às 11:45, na biblioteca, uma conferência online acerca da vida e da obra de Fernando Pessoa.Participaram as turmas  A e B do 12 ano.Esta sessão foi organizada pela professora Liseta Neto. Ao longo da confeência foram abordados temas como  a infãncia,a sua vivência na Africa do Sul, a questão da orfandade, das perdas familiares e de amigos, e a sua  influência na escrita. Esta atividade cativou os alunos que se revelaram interessados e atentos.

      

 

Palestra: Igualdade de género e o papel da Mulher no "Estado Novo" - 10 de novembro de 2021

 Igualdade de Género:O Papel da Mulher no "Estado Novo"

Decorreu no dia 9 de novembro na biblioteca da escola, uma palestra sobre a Igualdade de Género e o Papel da Mulher no "Estado Novo", promovida pela professora Cassilda Coimbra no âmbito da disciplina de Cidadania. A este evento assistiram as turmas do 7º C e 7 ºB, tendo por orador o professor Francisco Cantanhede. Entre outros aspetos destacou  o papel submisso da mulher na sociedade da época  salazarista  e a limitação da mesma ao ensino. Abordou também as lutas pela libertação da mulher e os direitos conquistados que se mantêm até aos dias de hoje.

 

 

Ação de sensibilização - 10 de novembro de 2021

 "Leitura Inclusiva / formatos e outras acessibilidades"

Decorreu na biblioteca da escola no dia 9 de novembro uma atividade subordinada ao tema: "Leitura Inclusiva / formatos e outras acessibilidades." Participaram as turmas 12.º A e B e 11.º A  e B. Esta palestra teve como oradora a Dra.Graça Faria da Divisão de Acessibilidade e Ajudas TécnicasForam abordados vários meios alternativos de leitura para pessoas com necessidades educativas especiais como o braille, linguagem gestual, meios escritos de leitura fácil, multimédia e tecnologiias de informação e comunicação adaptadas.Concluiu-se que todos podem ler.

 

 

Autor do Mês de novembro - 3 de novembro de 2021

 Autor do Mês: António Mota

António Mota nasceu a 16 de julho de 1957 no concelho de Baião,distrito do Porto.Foi professor do ensino básico e é um reconhecio escritor português de literatura para crianças e jovens. Recebeu vários prémios  tais como: o prémio da Asssociação Portuguesa de Escritres, o prémio Gulbenkien, o prémio de António  Botto e o grande prémio Gulbenkien de Literatura para Crianças e Jovens. Entre os seus livros destacam-se "Pedro Alcrim", " Rapaz do Louredo", " A  Casa das Bengalas" e "Se Eu Fosse Muito Magrinho" que contribuiram para os prémios anterormente citados.

 

 

Pão- por -Deus - 29 de outubro de 2021

 Pão-por-Deus

No dia 1 de novembro ,Dia de Todos Santos,é também o dia do Pão-por-Deus. Faz parte da tradição as crianças juntarem-se em pequenos grupos para pedirem o Pão-por-Deus de porta em porta. Esta é uma tradição muito portuguesa.A biblioteca da escola  quis comemorar esta efeméride com uma decoração alusiva ao tema.

          

 

Semana da Biblioteca Escolar - 21 de outubro de 2021

 Semana da Biblioteca Escolar

Decorreu enttre o dia 18 e 21 de outubro a  Semana da Biblioteca Escolar .Durante estes dias decorreram  várias atividades com o intuito de promover a leitura, entre estas, uma exposição de livros, a projeção de um  power point alusivo  à temática.Para além disto ainda houve duas palestras com os seguintes temas:Educação Lterária e A Arte da Ilustração..A primeira ocorreu no dia 18 do corrente mês e teve como oradora Andreia Batista, Da divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, que veio  contar uma história e  desenvolver uma atividade lúdica , para uma turma de 5º ano e para da Unidade Especial.A segunda  realizou-se no dia 21 de outubro  por  António Pascal, do Museu Etnográfico da Madeira,que falou para uma turma do secundário, sobre a importância do  cartoon como forma de expressâo crítica da realidade.

 

 

Hábitos de Vida Saudáveis - 7 de outubro de 2021

Hábitos de Vida Saudáveis

No dia 4 de outubro do corrente, realizou-se a palestra Hábitos de Vida Saudáveis, entre as 15:10 e as 15:55, na biblioteca da escola. A turma participante foi o 8ºC, acompanhado da professora Maria Helena Pereira, no âmbito da disciplina de Ciências.

Esta atividade teve como objetivos principais sensibilizar para atitudes saudáveis na vida quotidiana e conhecer as vantagens do exercício físico.

 

Os oradores foram a Dra. Sara Jesus, Médica Interna de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Santa Cruz e o Dr. Tiago Sardinha, Médico Interno de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde do Caniço.

 

 

 

A Revolução de 5 de Outubro de 1910 - 4 de outubro de 2021

 A Revolução de 5 de outubro de 1910

Na madrugada de 4 de outubro de 1910, iniciou-se em Lisboa, a  revolução republicana.Foi a primeira grande revolução portuguesa do século XX. Os militares republicanos (menbros do Exército e da Marinha) e os populares, pegaram em armas e grande parte concentrou-se na Rotunda, atual Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.Foram comandados pelo oficial Machado dos Santos.

Embora as tropas fiéis à Monarquia fossem em número superior, não conseguiram acabar com a revolta.A Revolução Republicana saiu vitoriosa.

Na manhã de 5 de outubro de 1910, José relvas e outros membros do Diretório do Partido Republicano Português, à varanda da Câmara Municipal de Lisba e perante milhares de pessoas, proclaram a Replúbica. Terminava assim a Monarquia que, em Portugal, durou quase oito séculos.

A familia real embarcou para o exílio, em Inglaterra.

Os republicanos, uma vez no poder, nomearam o Governo Provisório presidido por Teófilo de Braga para dirigir o país, enquanto não fosse aprovada a nova constituição e eleito  o primeiro Presidente da República - Manuel de Arriaga.

 

Hábitos de Vida Saudáveis - 30 de setembro de 2021

 Hábitos de Vida Saudáveis

No dia 4 de outubro do corrente ano, entre as 15 :10  e as 15 :55 ,realiza-se a atividade Hábitos de Vida Saudáveis, na sala sessões.Esta atividade da responsabilidade da Biblioteca é dinamizda pela Dr.ª Sara Jesus e pelo Dr. Tiago Sardinha.Tem como principais objectivos sensibilizar para atitudes saudáveis na vida quotidiana e conhecer as vantagens de uma alimentação equilibrada e do exercício físico.

 

 

Autor do Mès - 15 de setembro de 2021

 Autor do Mês : Luísa Costa Gomes

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário e dirigiu a FICÇÕES (revista de contos). É autora de romances, contos, crónicas e peças de teatro. O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A obra Contos Outra Vez ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Publicou  ainda os livros infantis A Galinha Que Cantava Ópera (2005), com ilustrações de Pierre Pratt, e Trava-Línguas (2006), com ilustrações de Jorge Nesbitt, A Pirata (2006), romance sobre a aventurosa vida da pirata Mary Read, e o livro Setembro e Outros Contos (2007). O seu romance Ilusão (ou o que quiserem) (2009) recebeu, em 2010, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, «pela inovação e ágil registo estilístico», como referiu em ata o júri, e o Prémio de Ficção do PEN Clube, ex-aequo com Dulce Maria Cardoso. Cláudio e Constantino (2014) venceu o Grande Prémio de Literatura e Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa (2018), o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues. É uma escritora que se destaca nos mais variados géneros literários.

 

 

 

 

Início do Ano Letivo - 14 de setembro de 2021

 Bem - vindos !

Mais um ano letivo que se inicia. Novas metas, novos desafios, novas aprendizagens. A  equipa da Biblioteca acolheu os alunos do 5º ano, apresentando o espaço e o funcionamento do mesmo, fazendo referência ao horário, às regras e às atividades desenvolvidas.Salientamos, desde já que a Biblioteca  está aberta a toda escolar das 8:00  às 21:00.

Bom Ano Letivo!

Boas Leituras!

!.

 

 

  

 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia