sexta-feira, novembro 27, 2020

 

Horário de atendimento

Minimizar

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, nos seguintes dias e nas horas apresentadas:

  • 2.ª feira a 5.ª feira - 8h55m às 13h20

  • 2.ª feira - 14h15 às 16h00m

  • 3.ª feira - 14h15 às 16h45m

Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA)

Minimizar

O que são?
Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação e, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, apenas de habilitação escolar.
Os adultos já detentores do 3º ciclo do ensino básico ou do nível secundário de educação que pretendam obter uma dupla certificação podem, a título excecional, desenvolver apenas a componente de formação tecnológica do curso EFA correspondente.

Para quem?

Os Cursos EFA poderão ser indicados para si, no caso de:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos (a título excecional, poderá ser aprovada a frequência num determinado Curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho);
  • Pretender completar o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade;
  • Desejar obter uma qualificação profissional de nível 1, 2, ou 3.

Apenas os candidatos com idade igual ou superior a 23 anos podem frequentar um Curso EFA de nível secundário ministrado em regime diurno ou a tempo integral.

Certificação:
De acordo com o percurso formativo definido para ti, estes cursos podem conferir uma dupla certificação (escolar e profissional), uma certificação apenas escolar ou apenas profissional.

Caso concluas, com aproveitamento, um Curso EFA correspondente a um qualquer percurso formativo obterás um Certificado de Qualificações.
Caso concluas com aproveitamento, um Curso EFA de dupla certificação, um Curso EFA de habilitação escolar (3º ciclo do ensino básico ou ensino secundário) ou quando, a título excecional, concluas apenas a componente de formação tecnológica (por já seres detentor da habilitação escolar), terás direito à emissão de um Diploma.
No caso de não concluir um Curso EFA, verás registadas as Unidades de Competência (componente de formação de base dos cursos do ensino básico) e as Unidades de Formação de Curta Duração numa Caderneta Individual de Competências e obterás um Certificado de Qualificações discriminando as Unidades efetuadas.

Prosseguimento de Estudos:
Os adultos que concluam o ensino básico ou secundário através de cursos EFA e que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respetivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formação.



CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia