terça-feira, março 19, 2024

Horário de funcionamento

A biblioteca encontra-se aberta todos os dias úteis no seguinte horário:

  • 8:00h -18:00h
  • 19:00h - 21:00h

 Equipa técnica

  • Leonardo Fernandes (Técnico Superior)
  • Luísa Sardinha (Técnica Superior)
  • Virgínia Nóia (Técnica Superior)

Jornal Escola

Minimizar

Selecione no menu Categorias, por ano letivo, para conhecer as várias edições do Jornal Escolar “Virtualmente”.

Procurar
Virtualmente N.º 3
Thumbnail

 Maio 2014



Tamanho 3311 K
Downloads 34
Data qua 10-21-2015 @ 09:14
Autor Élia Freitas
Email
    DESCARREGAR

< ANT  1 de 3  SEG >

Noticias

O Valor da Água - 11 de março de 2024

 O Valor da Água

No dia 7 de março, entre as 10:40 e as 11:25, decorreu, na biblioteca da escola, a ação se sensibilização “O Valor da Água”, apresentada pela dra. Gorete Batista da ARM (Águas e Resíduos da Madeira). As turmas participantes foram o 5ºB e o 5ºD, acompanhadas pelas professoras Irene Antunes e Rita Fernandes.

 

Esta atividade teve como principais objetivos sensibilizar para a importância da água, um bem escasso, e promover boas práticas.

    

 

Autor do Mês-Sophia de Mello Breyner Andressen - 11 de março de 2024

 Autor do Mês-Sophia de Mello Breyner Andresen

Poetisa e ficcionista, nascida a 6 de novembro de 1919, natural do Porto, frequentou o curso de Filologia Clássica na Universidade de Lisboa.

O seu nome encontra-se ligado ao projeto Caderenos de poesia  tendo colaborado ao lado de nomes como o de Jorge de Sena,David Mourão Ferreira,entre outros, durante as décadas de 40 e 50, em várias publicações, como Távola Redonda  e Árvore, que marcaram, na história da literatura contemporânea, a busca de uma terceira via, a do objeto literário em si enquanto projeto intrinsecamente humanista, num panorama literário dividido, até meados do século, entre o princípio social e o princípio estético do objeto artístico.


Autora também de traduções, a sua obra recebeu os mais reconhecidos prémios literários, dos quais se destacam, por exemplo, o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, em 1994, o Pémio Camões  e o Prémio Pessoa, ambos em 1999, e o Prémio Rainha Sofia da Poesia Ibero-Americana, em junho de 2003.

 

8 de Março -Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2024

 8 de Março -Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Esta  data foi a  forma encontrada para celebrar os direitos reivindicados pelas mulhers ao longo dos tempos, nas mais diversas áreas. Para  assinalarr este dia, a  biblioteca da escola promoveu uma pequena exposição sobre a história desta efeméride e uma amostra de livros de  algumas autoras conhecidas.

Um feliz  dia para todas as mulheres.

 

Violência no Namoro - 29 de fevereiro de 2024

 Violência no Namoro

Decorreu, no dia 21 de fevereiro entre as 11:40 e as 12:25, uma ação de sensibilização sobre a violência no namoro, realizada pela psicóloga Silvana Freitas, formadora da Associação Presença Feminina. Assistiram a esta ação as turmas do :10 B, 8º C e 8º A, acompanhadas pelas professoras Sara Ferreira, Hipólito Passos, Lucrécia Araújo e Teresa Quintal.

Esta atividade decorreu no espaço da biblioteca e teve como finalidade sensibilizar os mais jovens para o flagelo da violência em contexto amoroso. 

   

 

 

Comemoraçção do Dia de São Valentim - 26 de fevereiro de 2024

 Comemoração  do Dia de São Valentim

No dia 14 de Fevereiro,comemorou-se o dia de São Valentim.A biblioteca da escola comemorou esta data com a decoração da árvore alusiva ao tema e promoveu um concurso de postais em parceria com a professora Vera Gomes na disciplina de educação moral, religiosa e católica. Alunos vencedores:

1º prémio:Maria e Mariana, 6º A

2º prémio:Diana ,6º D e Stephany Hernandez, 6ºA

3º prémio:Lara Alves,  6ºD e Soraia, 6º A

Parabéns a todos os participantes.

 

 

 

Canaval - 9 de fevereiro de 2024

 Carnaval

O Carnaval é, exclusivamente, um período de festas profanas e de divertimentos entre os Reis e a Quaresma, com o seu auge nos três dias anteriores à quarta-feira de Cinzas. Não se conhece verdadeiramente a origem da palavra Carnaval. Para uns, compreendia a terça-feira gorda, dia em que começava a proibição de ingestão de carne pela Igreja, como preparação para a Páscoa. Na Madeira,comemora-se esta época festiva com os desfiles alegóricos e as tradicionais malassadas.

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um feliz Carnaval.

 

 

Autor do Mês - 8 de fevereiro de 2024

 Autor do Mês:Ilse Losa

lse Losa nasceu na Alemanha. Frequentou o liceu em Osnabruck e Hildesheim e depois um Instituto comercial em Hannover. A sua qualidade de judia criou-lhe embaraços no seu país, de onde foi forçada a sair. Na Inglaterra teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Refugiou-se em Portugal, aqui casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa.
A sua já vastíssima obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e ela própria colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.
Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, premiando o conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos seus livros estão também publicados na Alemanha e em França.

 

 

Concurso de São Valentim - 30 de janeiro de 2024

 

Concurso de São Valentim

Estão a decorrer as incriçoes do concurso de S.Valentim

A participação neste concurso está aberta a todos os alunos interessados.

 

O período de inscrição decorre entre 23 de janeiro a 2 de fevereiro.

 

Só serão aceites as candidaturas submetidas dentro do prazo.

 

 

Os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca até ao dia

 9 de fevereiro.

 

 

O trabalho a concurso versa sobre a elaboração de um postal acerca do dia de S. Valentim.

 

Serão selecionados os postais mais originais e criativos.

 

 

Os três melhores trabalhos eleitos pelo júri serão premiados.

 

 

O júri será constituído pela equipa da Biblioteca.

 

Este concurso é promovido pela Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e tem por objetivo desenvolver a criatividade e imaginação.

 

 

 

 

Santo Amaro - 12 de janeiro de 2024

 Santo Amaro

Comemora-se, no dia 15 de janeiro, o dia do senhor Santo Amaro que culmina com o fim das festas natalícias e tem como tradição "varrer os armários".Esta efeméride é bastante festejada pelo povo da cidade de Santa Cruz.

A biblioteca da escola decorou o placard  com uma breve exposição alusiva à temática.

 

 

Autor do Mês-Ernest Hemingway - 8 de janeiro de 2024

 Autor do Mês-Ernest Hemingway

 

Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Prêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar" em 1953, e o Nobel de Literatura em 1954.

Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, Illinois, Estados Unidos, no dia 21 de julho de 1899. Filho de um médico da área rural acompanhava o pai nas visitas aos doentes.

Decidido a não cursar a universidade tornou-se jornalista. Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City.

Com o início da Primeira Guerra Mundial (1912-1918), alista-se como voluntário no exército italiano. Foi designado motorista de ambulância, mas foi gravemente ferido e permaneceu longo tempo hospitalizado.

Depois de recuperado, casou-se e foi para Paris como correspondente do jornal Toronto Star. Nessa época, passou privações e deceções.

 

Em 1925, foi publicada em Nova Iorque uma coletânea de seus contos no livro, “Em Nosso Tempo”.

 

 

Atividade de Natal - 15 de dezembro de 2023

 Atividade de Natal

Decorreu no espaço biblioteca uma atividade de Natal coordenada pela professora Liseta Neto com os seguintes objetivos: refletir sobre o contexto, o sentido do Natal e a convivialidade altruística, partilhar mensagens dirigidas ao menino Jesus e dar a conhecer os valores de confiança a partir de outras leituras.Para além de alguns docentes envolvidos, Arlindo Gouveia, Teresa Quintal, Gina Barreto, Carlos Tomás e Miguel Ângelo, teve a ilusttre presença do senhor Cónego Vitor Gomes.

"Aproveite o Natal e entregue Futuro e Esperança"

  

 

Natal na Biblioteca - 14 de dezembro de 2023

 Natal na Biblioteca

A biblioteca comemora esta quadra natalícia com a decoração de vários espaços: a árvore de natal e  o presépio, o correio do pai natal, seleção de livros do baú de leitura e exposição de postais alusivos  elaborados pelos alunos de segundo ciclo na disciplina de educação moral e religiosa católica da professora Vera Gomes em colaboração com o projeto baú de leitura.

A equipa da biblioteca deseja a todos um feliz Natal e um próspero  Ano Novo.

 

Elaboração de Postais de Natal - 14 de dezembro de 2023

 Elaboração de Postais de Natal

No âmbito do projeto  baú de leitura, os alunos do segundo ciclo na disciplina de educação moral e religiosa católica, produziram  postais alusivos à quadra natalícia. Esta atividade teve a colaboração da professora Vera Gomes e da equipa da biblioteca.

 

Autor do Mês - 7 de dezembro de 2023

 Autor do Mês Eugénio de Andrade 

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética.

Revelou-se em 1948, com As Mãos e os Frutos, a que se seguiria, em 1950, Os Amantes sem Dinheiro. Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001. Recebeu o prémio do Pen Clube (1986), Associação Internacional dos Críticos Literários (1986), Dom Dinis (1988), Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1989), Jean Malrieu  França 1989), APCA Brasil 1991), Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (República da Sérvia, 1996), Prémio Vida Literária atribuído pela APE (2000) e, em maio de 2001, o primeiro prémio de poesia "Celso Emilio Ferreiro" atribuído em Orense, na Galiza. Foi um dos poetas portugueses mais lidos e traduzidos, mantendo ao longo de uma longa e fecunda carreira uma certa unidade de temas e de recursos formais. É o poeta da "correlação do corpo com a palavra"

Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu mais de metade da sua vida.

 

 

 

Vinda do Escritor Lídio Araújo à Biblioteca - 7 de dezembro de 2023

 Vinda do Escritor Lídio Araújo à Biblioteca

Decorreu, no dia 4 de dezembro, entre as 10:40 e as 11:25 uma atividade em que o escritor Lídio Araújo, apresentou um dos seus livros A Festa. As turmas envolvidas foram: o 10 º B, acompanhada pela professora Teresa Quintal e o 7º A acompanhada pela professora Dalila Vieira.

Esta sessão decorreu no espaço da biblioteca e proporcionou aos alunos um maior conhecimento das tradições natalícias na Madeira; como as missas do parto, a lapinha, a matança do porco, a noite de Natal, as oitavas da festa, a noite de fim de ano e o dia de reis. Abordou ainda, de forma mais sucinta as tradições gastronómicas.

Para além disto, os alunos do 10º ano de alemão apresentaram algumas tradições oriundas daquele país.

Deste modo, estabeleceu-se um paralelo entre as tradições dos dois países. 

 

 

A Restauração da Independência - 30 de novembro de 2023

 A Restauração da Independência

A Restauração da Independência foi um Golpe de Estado que teve lugar a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo de nobres. Estes prepararam a revolta em segredo (conspiração) para derrubarem o governo de Filipe IV de Espanha (III de Portugal). O nosso país esteve sob o domínio filipino durante 60 anos – de 1580 a 1640.

 

No dia 1 de dezembro os nobres invadiram o Palácio Real (Paço da Ribeira) que se localizava no Terreiro do Paço, prenderam a Duquesa de Mântua , representante do rei espanhol em Portugal, obrigaram-na a dar ordens às duas tropas para se renderem e mataram D. Miguel de Vasconcelos, secretário de estado. Este acontecimento dá início à 4ª Dinastia Portuguesa – a Dinastia de Bragança – com a aclamação de D. João IV nas Cortes de Lisboa.

 

 

11 de Novembro Dia de São Martinho - 9 de novembro de 2023

 

11 de novembro Dia de São Martinho

Lenda de S. Martinho

 

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio.

O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".

 

 

Autor do Mês - 8 de novembro de 2023

Autor do Mês

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador. Às vezes poeta. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco. Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com os da minha rua; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com AvóDezanove e o segredo do soviético (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com a bicicleta que tinha bigodes. Em 2013, com os transparentes, ganhou o Prémio José Saramago.
Vence o prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora. 

 

Prevenir o Desperdício Alimentar - 6 de novembro de 2023

Prevenir o Desperdício Alimentar

 Esta ação realizou-se no dia 3 de novembro de 2023, entre as 11:40 e as 13:10 na biblioteca da escola. Participaram as turmas 10ºB e 11ºA acompanhadas pelas professoras Teresa Quintal Antunes e Sónia Barreto.

O orador foi Duarte Correia da Associação Asa – Associação de Desenvolvimento de Santo António (Instituição Particular de Solidariedade Social). Esta atividade teve como principais objetivos: alertar para as dificuldades no acesso à alimentação, reduzir o desperdício alimentar e promover a participação cívica..

 

 

Pão-por-Deus - 31 de outubro de 2023

 Pão-por-Deus

Em Portugal, no dia de Todos os Santos (1 de novembro), era tradição as crianças saírem à rua para pedir de porta em porta o “Pão por Deus”. Recitavam versos ou cantavam e em troca recebiam pão, bolos ou frutos secos, que colocavam nos seus sacos.

 

Semana da Biblioteca Escolar - 31 de outubro de 2023

 Semana da Biblioteca Escolar

A semana da Biblioteca Escolar decorreu entre os dias 23 e 26 de outubro. Realizaram-se ao longo desta semana várias atividades que foram de encontro ao programa apresentado tais como: vinda da escritora Andreia Baptista, sessão de cinema com o filme “Com Quase Nada” além de um power point sobre as atividades realizadas na biblioteca ao longo do ano   e uma exposição de livros. 

 

 

Mesa Redonda - 3 de outubro de 2023

 Mesa Redonda

Decorreu, no espaço da biblioteca, no dia 27 de setembro do corrente ano,  uma mesa redonda sobre o tema da emigração com a convidada Fatima Teles Maciazek, a qual vive atualmente nos USA, mais precisamente no estado do Texas. A atividade foi organizada pela professora Lisete Neto, moderada pela professora Teresa Quintal e participou a turma do 10º ano acompanhada pela professora  Arlinda Vieira. Os alunos questionaram  na língua inglesa  a oradora sobre o tema em questão  e mostraram-se bastante entusiasmados com a profícua atividade.

 

  

 

 

 

 

  

 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia