sexta-feira, setembro 20, 2024

Horário de funcionamento

A biblioteca encontra-se aberta todos os dias úteis no seguinte horário:

  • 8:00h -18:00h
  • 19:00h - 21:00h

 Equipa técnica

  • Leonardo Fernandes (Técnico Superior)
  • Luísa Sardinha (Técnica Superior)
  • Virgínia Nóia (Técnica Superior)

Jornal Escola

Minimizar

Selecione no menu Categorias, por ano letivo, para conhecer as várias edições do Jornal Escolar “Virtualmente”.

Procurar
Virtualmente N.º 3
Thumbnail

 Maio 2014



Tamanho 3311 K
Downloads 34
Data qua 10-21-2015 @ 09:14
Autor Élia Freitas
Email
    DESCARREGAR

< ANT  1 de 3  SEG >

Noticias

Regresso às Aulas - 11 de setembro de 2024

 Regresso às Aulas

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo.

Bom trabalho e os maiores 

sucessos!

 

 

Autor do Mês-Sophia de Mello Breyner Andressen - 11 de setembro de 2024

 

Autor do Mês-Sophia de Mello Breyner Andressen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e foi muitas vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objectos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Foi uma escritora de referência na literatura portuguesa.

 

Leitura para Férias - 22 de julho de 2024

 Leitura para Férias

 

-O Segredo do Rio -Miguel Sousa Tavares

-Os da Minha Rua-Ondjaki

-A Vida Mágica da Sementinha-Alves Redol

-Mar-me-Quer-Mia Couto

-O Diário Secreto de Adrian Mole-Sue Toensend

-O Rapaz do Pijama às Riscas-John Boyne

-Os Livros que Devoraram o meu Pai-Afonso Cruz

-A Rapariga que Roubava Livros-Markus Zusak

-Os Anos -Annie  Ernaux

-Se Isto é um Homem-Primo Levi

A equipa da biblioteca deseja a todos boas leituras e boas férias!

 

 

Sugestão de Leitura de Verão - 16 de julho de 2024

 Sugestão de Leitura de Verão

Os Livros Que Devoraram o Meu Pai de Afonso Cruz

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Boas leituras!

 

Autor do Mês-Annie Ernaux - 3 de julho de 2024

 Autor do Mês-Annie Ernaux

Annie Ernaux

Prémio Nobel da Literatura em 2022
Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura.

 

 

 

10 de Junho de 2024 - 500 Anos do Nascimento de Luíz Vaz de Camões - 11 de junho de 2024

 10 de Junho de 2024 - 500 Anos do Nascimento de Luíz Vaz de Camões

No dia 10 de Junho assinala-se o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas. Foi um dos mais importantes poetas portugueses. A sua obra perdura até à  atualidade.

Para comemorar esta data fez-se uma exposição no placard da biblioteca

.

 

Premiados do Concurso de Escrita Criativa do Baú da Leitura - 5 de junho de 2024

 Premiados do Concurso de Escrita Criativa do Baú da Leitura

A coordenadora do projeto Baú da Leitura felicita os alunos premiados no concurso de Escrita Criativa:

Lara Abrantes 

Leonor Araújo

Fábio Vieira

 

Autor do Mês-Miguel Torga - 5 de junho de 2024

 

Autor do Mês-Miguel Torga

 Pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, autor de uma vasta produção literária, largamente reconhecida e traduzida em várias línguas. Nasceu em S. Martinho de Anta em 1907. Depois de uma experiência de emigração no Brasil durante a adolescência, cursou Medicina em Coimbra, onde passou a viver e onde veio a falecer em 1995. Foi poeta presencista numa primeira fase; a sua obra abordou temas sociais como a justiça e a liberdade, o amor, a angústia da morte, e deixou transparecer uma aliança íntima e permanente entre o homem e a terra. Estreou-se com Ansiedade, destacando-se no domínio da poesia com Orfeu Rebelde, Cântico do Homem, bem como através de muitos poemas dispersos pelos dezasseis volumes do seu Diário; na obra de ficção distinguimos A Criação do Mundo, Bichos, Novos Contos da Montanha, entre outros. O Diário ocupa um lugar de grande relevo na sua obra. Também como escritor dramático, publicou três obras intituladas Terra Firme, Mar e O Paraíso. Recebeu, entre outros, o Prémio Montaigne em 1981, o Prémio Camões em 1989 e o Prémio Vida Literária (atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores) em 1992.

 

1 de Junho-Dia Mundial da Criança - 5 de junho de 2024

 1 de Junho-Dia Mundial da Criança

Comemorou-se no dia 1 de Junho o Dia Mundial da Criança. A biblioteca da escola assinalou esta data com uma pequena  exposição de livros alusivos ao tema.

 

Proteção do Sol - 29 de maio de 2024

 Proteção do Sol

No dia 24 de maio, decorreu, na biblioteca da escola, a palestra “Proteção Solar”, realizada pela dra. Andreia Palácios e pela dra. Edite Ferreira, da farmácia Esperança em Santa Cruz. A turma participante foi o 10ºB, acompanhada pela professora Teresa Quintal Andrade. Esta atividade teve como objetivos divulgar os cuidados a ter com o sol, prevenir problemas cutâneos e promover boas práticas epidérmicas.

Os alunos manifestaram muito interesse e participaram colocando questões.

    

 

Autor do Mês-Fernando Pessoa - 6 de maio de 2024

 Autor do Mês-Fernando Pessoa

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa em 1888 (onde virá a falecer) e aos 7 anos partiu para a África do Sul com a sua mãe e o padrasto, que foi cônsul em Durban. Aqui fez os estudos secundários, obtendo resultados brilhantes. Em fins de 1903 faz o exame de admissão à Universidade do Cabo. Com esta idade (15 anos) é já surpreendente a variedade das suas leituras literárias e filosóficas. Em 1905 regressa definitivamente a Portugal; no ano seguinte matricula-se, em Lisboa, no Curso Superior de Letras, mas abandona-o em 1907. Decide depois trabalhar como «correspondente estrangeiro». Em 1912 estreia-se na revista A Águia com artigos de natureza ensaística. 1914 é o ano da criação dos três conhecidos heterónimos e em 1915 lança, com Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros e outros, a revista Orpheu, que dá origem ao Modernismo.Foi um dos maiores génios poéticos de toda a nossa literatura, conhecido mundialmente. A sua poesia acabou por ser decisiva na evolução de toda a produção poética portuguesa do século xx.

 

5 de Maio-Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - 3 de maio de 2024

 5 de Maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa e  da Cultura na CPLP

Decorreu na biblioteca da escola uma palestra sobre a importância da língua portuguesa nos países lusófonos realizada pela  professora Helena e a dra. Marisa da Associação Presença Femininna.  Participaram os alunos do 5º ano acompanhados das professoras Irene Antunes e Sónia Figueira.

Teve como intuito comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

 

Saúde Oral - 26 de abril de 2024

 Saúde Oral

No dia 19 de abril, entre as 11:40 e as 11:25, realizou-se, na biblioteca da escola, a ação de sensibilização “Saúde Oral”. Esta atividade foi realizada pela dra. Edite Ferreira e pela dra. Andreia Palácios da Farmácia Esperança, em Santa Cruz. Teve como principais objetivos divulgar os cuidados de saúde oral e promover boas práticas.

As turmas participantes foram o 8ºD e o 10ºB, acompanhadas pelos professores Teresa Quintal Antunes e Hipólito Passos.

Os alunos mostraram interesse e participaram na ação.

Esta atividade foi realizada com a colaboração da professora Teresa Quintal Antunes.

 

 

Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril - 26 de abril de 2024

 Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril

Decorreu, no dia 22 de março, no espaço da biblioteca,entre as 10:00 e as 11:25, uma atividade de comemoração dos 50 anos do 25 Abril de 1974.Esta foi coordenada pela professora Liseta Neto no âmbito do Clube de Leitores.Teve como convidados o Coronel Capelão António Francisco Gonçalves Simões, o professor Agostinho Soares e dois ex -combatentes da guerra do Ultramar que vieram falar das suas vivências da efeméride em questão.

 

Autor do Mês-Vergílio Ferreira - 12 de abril de 2024

 Autor do Mês-Vergílio Ferreira

Romancista e ensaísta português, natural de Melo (Gouveia), nasceu em 1916 e morreu em 1996. Estudou no Seminário do Fundão, licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade de Coimbra e exerceu funções docentes no Ensino Secundário. Notabilizou-se no domínio da prosa ficcional, sendo um dos maiores romancistas portugueses deste século.
Literariamente, começou por ser neo-realista (anos 40), com "Vagão Jota" (1946), "Mudança" (1949), etc. Mas, a partir da publicação de "Manhã Submersa" (1954) e, sobretudo, de "Aparição" (1959), Vergílio Ferreira adere a preocupações de natureza metafísica e existencialista. A sua prosa, que entronca na tradição queirosiana, é uma das mais inovadoras dos ficcionistas deste século.
O ensaio é outra das grandes vertentes da sua obra que, aliás, acaba por influenciar a sua criação romanesca. Temas como a morte, o mistério, o amor, o sentido do universo, o vazio de valores, a arte, são recorrentes na sua produção literária. Além disto, Vergílio Ferreira deixou-nos vários volumes do diário intitulado "Conta-Corrente". Das suas últimas obras destacam-se: "Espaço do Invisível", "Do Mundo Original" (ensaios), "Para Sempre" (1983), "Até ao Fim" (1997) e "Na tua Face" (1993). Recebeu o Prémio Camões em 1992.

 

  

 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia