quinta-feira, abril 18, 2024

Text/HTML

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, todos os dias à exceção de 5.ª feira.

Organização do caderno diário

O caderno diário é um importante instrumento de estudo, como tal deverás organizá-lo da melhor forma.

Apresentamos algumas sugestões que te ajudam a organizar o teu dossier de estudo:

• Compra separadores e escreve o nome de cada disciplina em cada um. No início coloca as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia de Portugal, entre outras. Para o final, deixa as disciplinas que tens menos frequentemente;
  • Coloca cerca de cinco folhas em cada separador de modo a evitar que andes carregado sem necessidade. Não te esqueças de recarregar regularmente o dossier, caso contrário poderás ficar sem folhas;
  • No final, poderás colocar algumas micas identificadas com o nome da respetiva disciplina onde poderás guardar os testes e as fichas que fores fazendo. Tudo para evitar que andem folhas soltas pelo dossier, pois transmitem uma ideia de desordem;
  • No início, deverás colocar o calendário dos testes de avaliação;
  • O horário escolar poderá ser colado no interior do dossier de modo a ficar visível assim que o mesmo seja aberto.
  • Além disto, é importante não descurar da apresentação do caderno. Assim, folhas riscadas, sujas, cortadas ou dobradas devem ser passadas a limpo, pois além de ilustrar o teu perfil de aluno, o caderno é também objeto de avaliação no 2º Ciclo, valendo, por isso, a pena apostar na sua apresentação e organização.

Deverás ainda no caderno diário:

• Registar o número da lição, a data e o sumário;
  • Registar a informação indicada pelo professor;
  • Realizar os exercícios e as atividades da aula, assinalando o nº do exercício e da página do manual. No manual, junto do exercício, registar o nº da lição em que ele está resolvido;
  • Arquivar material de apoio dado nas aulas e as fichas de avaliação;
  • Fazer os trabalhos de casa;
  • Anotar as dúvidas que surgem durante a sessão de estudo em casa.

Em suma, o caderno diário deve estar:

• Bem identificado (nome, número, ano, turma);
  • Limpo, organizado e em dia;
  • Com letra legível e em dia.

Nota:

• Avalia,agora mesmo, a organização do teu caderno diário e analisa o que poderás melhorar. Para isso, preenche a ficha: Avaliação do caderno diário.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia