quinta-feira, março 28, 2024

Text/HTML

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, todos os dias à exceção de 5.ª feira.

Cursos Científico-Humanísticos

O que são?
Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico.

Para quem?
Jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.

Duração:
Os cursos têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

Certificação:
Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.

Cursos Científico-Humanísticos existentes:

• Curso de Ciências e Tecnologias;
  • Curso de Ciências Socioeconómicas;
  • Curso de Línguas e Humanidades;
  • Curso de Artes Visuais.

Seguidamente, passamos a caracterizar cada um dos cursos, bem como as suas saídas profissionais.

Curso de Ciências e Tecnologias

O Curso de Ciências e Tecnologias tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia, e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.
Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e de representação gráfica de formas reais ou imaginadas.

Saídas Profissionais
No Curso de Ciências e Tecnologias, poderás optar pela área da tecnologia, educação física e desporto, engenharias, saúde ou ciências.

Área das Tecnologia

• Biotecnologia;
  • Ciências da Computação;
  • Ciências e Tecnologias do Ambiente;
  • Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação;
  • Energia e Ambiente;
  • Informática;
  • Novas Tecnologias da Comunicação;
  • Tecnologia dos equipamentos de Saúde.

Área de Educação Física e Desporto

• Informática;
  • Eletromecânica;
  • Eletrónica Industrial e Computadores;
  • Eletrónica e Redes de Computadores Eletrónica e Telecomunicações.

Área da saúde

• Matemática;
  • Geofísica.

Curso de Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilite o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos.
Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas: histórica, geográfica, económica e social.

Saídas Profissionais

No Curso de Ciências Socioeconómicas, poderás optar pela área da economia, gestão e contabilidade; direito, ciências sociais e humanas, bem como a área das ciências.

Área de Economia, Gestão e Contabilidade

• Matemática;
  • Estatística Aplicada.

Curso de Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite (i) o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve; (ii) o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa; (iii) a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; (iv) apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.
Este curso permite (i) compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas; (ii) aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; (iii) desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; (iv) adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea; (v) conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa; (vi) consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor; e a (vii) relacionar aspetos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.

Saídas Profissionais

No Curso de Línguas e Humanidades, poderás optar pela área do direito, ciências sociais e humanas; turismo; ou ainda pela área das ciências da educação.

Área de Direito, Ciências Sociais e Humanas

• Educação Social;
  • Educação Musical.

Curso de Artes Visuais

O curso de Artes Visuais  tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.
Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece, também, a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa. Permite, ainda, identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.

• Pintura;
  • Desenho;