Contexto

• O Laboratório de Investigação Social (LIS) da Escola Secundária de Francisco Franco é um centro de estudo sociais, vocacionado para a iniciação na investigação nas diversas áreas das ciências sociais e humanas, direcionado para os alunos do Ensino Secundário.
  • Os investigadores podem desenvolver a sua atividade de investigação articulando com as atividades letivas e áreas disciplinares, abrindo os seus horizontes para diversas temáticas das ciências Sociais e Humanas.

Objetivos Principais

• Desenvolver a consciência dos direitos e dos deveres dos indivíduos numa sociedade democrática.
  • Fomentar a participação dos alunos na vida escolar, integrando grupos de trabalho com o objetivo de resolver problemas da escola.
  • Promover atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas, em especial, no contexto da sociedade portuguesa.
  • Fomentar o empenho dos alunos na defesa dos direitos humanos, manifestando solidariedade e respeito por outras culturas e povos.
  • Desenvolver hábitos e métodos de estudo.
  • Incentivar a realização de planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliar o processo e os seus produtos finais.
  • Desenvolver as capacidades de compreensão e de expressão oral e escrita.
  • Recolher, selecionar e interpretar documentos de diversos tipos.
  • Incentivar o gosto pela pesquisa.
  • Desenvolver as capacidades de análise e de síntese.
  • Fomentar a capacidade de trabalho individual e em grupo.
  • Desenvolver o espírito criativo e de abertura à mudança.
  • Compreender a perspetiva da Sociologia no contexto da análise da realidade social.
  • Compreender conceitos sociológicos fundamentais.
  • Analisar aspectos relevantes de processos de mudança das sociedades atuais.
  • Utilizar de forma correta e pertinente a terminologia sociológica.
  • Aplicar os modos de produção de informação sociológica a contextos concretos da realidade social.
Equipa Coordenadora
  • Profª Sandra Freitas
Colaboração
  • Alunos da disciplina de Sociologia e de outras turmas de todos os cursos da escola (Voluntários do Banco de Afetos).
  • terça-feira 11h45 às 13h15
  • sexta-feira 15h15 às 16h45