Galeria de Arte

A Galeria de Arte Francisco Franco insere-se no contexto escolar e como tal constitui-se como um projeto pedagógico/didático de caráter cultural, num espaço expositivo: lugar de encontro, de memórias, diálogos e práticas artísticas. Enquanto espaço de galeria com características próprias, privilegiam-se atividades expositivas que dialogam com o lugar, por forma a proporcionar ao visitante em geral, e aos alunos em particular, o experienciar de distintos modos de produção e montagem de exposições ou seja a relação do exposto com o espaço e o ensaio do conceito de residência artística.

As propostas para o espaço da galeria envolvem exposições de criadores com produção local, ou outra; exposições didáticas; encontros e conversas com artistas, designers e arquitetos, sobre as suas práticas, processos criativos e modos de formar; ateliers, workshops e exposições com caráter interdisciplinar integradas no plano anual de atividades e exposições que reflitam o trabalho anual dos alunos das artes visuais.

No ano letivo 2019/2020 a coordenação da Galeria está a cargo do professor de Artes Visuais Pedro Berenguer.

Exposição "Gato-Sapato" de Teresa Arega
A exposição pode ser vista desde o dia 20 de fevereiro ao dia 30 de abril de 2020, no seguinte horário:
Dia Hora
Quarta-feira 11h45 às 13h15 | 15h15 às 16h45
Quinta-feira 15h15 às 16h45

Outros horários mediante marcação prévia na receção da escola, ou através de marcação para o contacto telefónico da escola 291202820 ou para o email geral@esffranco.edu.pt.

Galeria de Arte

Exposição "Gato-Sapato" de Teresa Arega.

A exposição pode ser vista até ao dia 30 de abril de 2020

Exposição "Percurso" de Eduardo Welsh

Disponível até 31 de janeiro de 2020.

Lápis, Papel, Tesoura

Exposição de trabalhos de desenho, desenvolvidos pelos alunos de 10º e 11º anos do curso científico humanístico das artes visuais, na disciplina de Desenho A, no ano letivo 2018/2019.

1.º andar – 10.º e 11.º ano Coordenação pedagógica dos professores: Ana Paula Sousa, Filipa Venâncio, Lília Diogo, Nélio Cabral e Rui Pestana Grupo disciplinar de Desenho A e Oficina de Artes/Departamento das Expressões

"Exposição "Login:Design"- Filipe Gomes

Disponível até 10 de maio de 2019.

"Exposição "Pintura:Objeto-Corpo"- alunos da Universidade da Madeira

Disponível até 1 de março de 2019.

"Exposição "O Mediterrâneo somos nós"- Fotografia, filme e instalação sonora de Emiliano Dantas, Filipe Ferraz e Filipe Reis"

Disponível até 14 de dezembro de 2018.

EXPOSIÇÃO DE DESENHO

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos de 10º e 11º anos do curso científico humanístico das artes visuais, na disciplina de Desenho A, no ano letivo 2017/2018.

1ºandar - 11ºano

2ºandar - 10ºano

Coordenação pedagógica dos professores: Ana Paula Sousa, Filipa Venâncio, Lília Diogo e Nélio Cabral

Grupo disciplinar de Desenho A e Oficina de Artes

Departamento das Expressões

A exposição pode ser vista até dia 23 de julho. De segunda a sexta das 17h00 às 19h00.

"Still Singing" de Hanamaro Chaki

Inaugurou no dia 12 de abril , a exposição “Still Singing“ da artista japonesa Hanamaro Chaki, a residir desde 2016 na Madeira. Para esta mostra a artista desenvolveu um conjunto de trabalhos novos, quase miniaturais em que a figuração híbrida e onírica que lhe é própria, se alia a um vazio e a uma depurada construção expositiva. Hanamaro recorre a um trabalho de desenho e pintura muito subtil, delicado , minucioso e detalhista para falar de emoções profundas.

A exposição pode ser visitada no 1º piso da galeria até 25 de maio no seguinte horário:

• De segunda a sexta das 17h00 às 19h00.

"Das ideias nascem coisas: experiências e processos na Arte e no Design"

De 29 de novembro de 2017 a 9 de fevereiro de 2018.

Esta exposição nasce de uma parceria entre a Escola Secundária Francisco Franco e a Universidade da Madeira, em concreto com o Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades, que prevê um conjunto de atividades que têm vindo a ser desenvolvidas recentemente, nas quais se incluem mostras na Galeria de Arte Francisco Franco.

Rua João de Deus, n.º 9
    9054-527 Funchal, Madeira