Acontece

BIBLIOTECA ESFF . Clube de Xadres . 19 de abril . 13:45 horas . Biblioteca #esffranco #biblioteca #clubedexadrez

1

BIBLIOTECA ESFF . Clube de Leitura . 17 de abril . 16:00 horas . Sotão da Biblioteca #esffranco #biblioteca #clubedeleitura

1

Biblioteca ESFF | Exposição Viagem à Índia / Comemoração dos 500 anos da morte de Vasco da Gama A turma 22 do 10.º ano, orientada pela Professora de História A Fabrícia Quintal, apresenta uma evocação dos 500 anos da morte de Vasco da Gama, patente ao público na sala principal da Biblioteca da ESFF. Esta parceria com a Biblioteca relaciona-se com o tema «Viagens», proposto como fio condutor das atividades a desenvolver naquele (e por aquele) espaço. Aceitem o convite e passem por lá. Quem sabe não embarcam numa das caravelas...? #esffranco #biblioteca #exposição

4

25 de Abril: 50 Anos, 50 Personalidades O Clube de História ESFF e a Equipa da Biblioteca anunciam o lançamento do concurso "25 de Abril: 50 Anos, 50 Personalidades". Como comemoração do meio século da Revolução dos Cravos, esta iniciativa visa homenagear as personalidades que contribuíram significativamente para o país ao longo destes últimos 50 anos. Para participar, clique em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeq-fC6WmBn_xMKrb4fk1MpRag8ASgF9AC33HS79bBnNfyg3Q/viewform, e em cada uma das categorias, selecione a sua personalidade preferida. Caso não encontre a sua escolha entre as sugestões, clique na opção "outra" e nomeie a personalidade que considera merecedora de reconhecimento. A votação decorrerá até ao dia 22 de abril. Gratos pela sua colaboração e partilha. O Clube de História ESFF A Equipa da Biblioteca ESFF #esffranco #biblioteca #clubedehistória

10

Foi na passada sexta-feira que se deu início ao Clube de Xadrez, que decorreu na Ludoteca – Biblioteca da ESFF. Dos 11 inscritos, compareceram 9, entre os níveis ‘iniciado’ e ‘médio/avançado’, tendo imperado a boa disposição e o entusiasmo. Se queres aprender ou praticar esta modalidade, aparece na Biblioteca, às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, para um ‘xeque-mate’!

Padre Manuel Bernardes

Padre Manuel Bernardes autor do livro mais antigo da Biblioteca Francisco Franco Manuel Bernardes estudou Filosofia e Direito Canónico em Coimbra. Ordenou-se sacerdote, chegando a ser confessor do bispo de Viseu, D. João de Melo. Foi professor na Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri. Nesta instituição, onde viveu trinta e seis anos de clausura, dedicou-se ao aperfeiçoamento moral dos alunos, à composição das suas obras, na área da teologia ascético-mística. Leia a sua biografia aqui.

Após uma recolha de toda a documentação mais antiga da biblioteca, a partir do ano letivo 2016/2017 toda a comunidade escolar pode ter acesso aos documentos mais antigos (a 1ª edição remonta ao período de 1757). Veja a lista completa aqui.

Espaços

Atividades

A turma 22 do 10.º ano, orientada pela Professora de História A Fabrícia Quintal, apresenta uma evocação dos 500 anos da morte de Vasco da Gama, patente ao público na sala principal da Biblioteca da ESFF. Esta parceria com a Biblioteca relaciona-se com o tema «Viagens», proposto como fio condutor das atividades a desenvolver naquele (e por aquele) espaço. Aceitem o convite e passem por lá. Quem sabe não embarcam numa das caravelas…?

 

A interrupção letiva está a chegar e… Nos últimos dias, recebemos novas obras, que vieram enriquecer o acervo da Biblioteca da ESFF. Aqui ficam algumas, que têm estado em destaque na sala principal, que poderás consultar ou até mesmo requisitar para ler em casa.

Que nunca faltem bons livros!
Boas leituras e uma pausa relaxante!

Exposição ‘Viagens pela seiva da vida’: evocação do Dia Mundial da Poesia, do Dia Mundial da Árvore e o do Dia Mundial da Floresta

Como forma de celebrar bens tão importantes como a Poesia e a Árvore, que partilham o mesmo dia mundial (21 de março), a Equipa da Biblioteca preparou uma breve exposição com alguns dos mais belos exemplares de árvores que existem no nosso planeta. A Poesia também não será esquecida e promete-se uma ‘invasão’ colorida, por toda a escola, nas vésperas da efeméride.

Entretanto, partilhem connosco: qual o vosso poema favorito?

Já foram divulgados os vencedores da 2.ª edição do concurso «A caligrafia mais bonita da ESFF», promovido pela Biblioteca da ESFF. Para os conhecer, basta percorrer a galeria.

Premiados
Menção Honrosa: Stefany Figueira, aluna do 12.º 6
3.º Lugar: Gonçalo Paulos, aluno do 12.º 12
2.º Lugar: Teresa Pereira, professora do Grupo 300
1.º Lugar: Maria Leonor Silva, aluna do 12.º 22

Muitos parabéns aos premiados e uma palavra de apreço a todos os que participaram nesta iniciativa

Celebra-se hoje, dia 1 de fevereiro, o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

De modo a tornar esta comemoração mais aliciante, a Equipa da Biblioteca da ESFF lança um desafio a toda a comunidade escolar, que consiste na gravação de um áudio ou vídeo, de cerca de 30 segundos, com a leitura em voz alta de um poema ou de um excerto de qualquer género literário, para depois ser partilhado nas redes sociais da ESFF. Este convite à comunidade irá decorrer durante todo o mês de fevereiro.

As participações devem ser enviadas para biblioteca@esffranco.edu.pt, identificando o autor e o título do texto lido (os leitores também podem identificar-se, se assim o pretenderem), solicitando-se o maior cuidado com a gravação (evitando ruídos que perturbem a correta audição do texto).

Vamos ler uns para os outros?

E que tal começar 2024 a aprender xadrez ou a partilhar com colegas o teu entusiasmo por esse jogo?
Todas as sextas-feiras, pelas 13h45, na Biblioteca da ESFF! Aparece!

Na passada semana, a escritora são-tomense Olinda Beja esteve à conversa com uma sala repleta de alunos de 10.º e 11.º ano da Escola Secundária de Francisco Franco. Foi uma sessão com aroma a café e sabor achocolatado, que levou os presentes numa emocionante viagem por São Tomé e Príncipe, onde pudemos explorar paisagens, sonoridades, tradições e costumes mais – ou menos – distantes de nós.

A Equipa da Biblioteca agradece à autora tão simpática e generosa visita, bem como à professora São Gonçalves, que tornou possível este encontro.

Dando continuidade ao que já foi realizado no ano transato, a Equipa da Biblioteca da ESFF vem propor a realização de mais uma edição da Feira Solidária do Livro Usado, cujas receitas reverterão integralmente para a Conferência de S. Vicente de Paulo, que apoia alunos da nossa Escola. Assim, solicita-se a todos aqueles que possam doar livros para este efeito que o façam até ao próximo dia 4 (na Biblioteca).

Das rochas gigantes em forma de ilhas, passámos para outras, mais pequenas, mas também repletas de história…

Partindo de Saramago (que já nos havia dado uma ideia do que é ser ilhéu) e lembrando a passagem do seu 101.º aniversário natal (a 16 de novembro), a Equipa da Biblioteca propõe agora uma viagem pelas aldeias históricas de Portugal, ainda pela mão do nosso Nobel da Literatura (evocando a sua obra ‘Viagem a Portugal’), numa (re)descoberta de algumas das localidades mais pitorescas do país, onde as pedras fazem parte da narrativa de cada um e da História de todos. A riqueza das cores, dos estilos e dos materiais, mas também das tradições e da própria linguagem, reflete a singularidade da nossa cultura e identidade. Para nos conhecermos um pouco melhor, basta passar pela Biblioteca. Prometemos que não trataremos ninguém com pedras na mão!

Passada uma semana da ‘estreia’ oficial do desafio «10 às 10: 10 minutos a ler», em que já participam cerca de 250 alunos e professores, a Biblioteca da ESFF vem apresentar um novo espaço, dedicado ao projeto, em que cada leitor é convidado a sentar-se e a ler por prazer. Há sugestões para todos os gostos! Apareçam!

O próximo dia 10/10 marca o arranque oficial do projeto «10 às 10: 10 minutos a ler», promovido pela Biblioteca da ESFF.
Quantos seremos a ler na Escola, todos os dias, durante 10 minutos? Partilha as tuas leituras com a hashtag #10minutosalerff e deixa que os outros leitores se sintam contagiados por ti.

Agora que outubro já entrou e estamos todos também a entrar no ritmo do novo ano, a Biblioteca da ESFF convida toda a comunidade escolar a conhecer o seu acervo e, em especial, as novidades que foram chegando. Boas leituras e até breve!