Concurso Literário Nacional - Triatlo Literário 2022/23

EB 123/PE do Porto da Cruz

acolhe Concurso Literário Nacional

- Triatlo Literário 2022/23

Nos dias 18 e 25 de janeiro, na Escola Básica 1,2,3/PE do Porto da Cruz, realizou-se a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, Triatlo Literário 2022/23, para os 2.º e 3.º ciclos.

Foram vinte e dois alunos, a saber oito e catorze, os envolvidos nesta atividade, tendo realizado as três provas alvo, designadamente a de Leitura, a de Interpretação, a de Argumentação Escrita, os primeiros, e Oral, os segundos. Assim, testaram e desafiaram as suas capacidades nestes domínios. Este ano a abordagem versou sobre um excerto das obras GGG O Grande Gigante Gentil, de Roald Dah, e À sombra da vida. Uma filha inconformada. Dois amigos verdadeiros. Uma história de luta. Persistência e amizade, de Margarida Fonseca Santos, respetivamente para cada ciclo de ensino.

O espaço escolhido foi a biblioteca da nossa escola, um local muito agradável e acolhedor, que foi devidamente organizado para que tal momento decorresse da melhor forma possível.

Após avaliação criteriosa do desempenho dos alunos, os três jurados apuraram os vencedores, a saber Simão Tavares e Maria Castro, que disputarão a segunda eliminatória, a regional, nas categorias dos 2.º e 3.º ciclos, respetivamente, no Auditório do Arquivo e Biblioteca Pública Regional, em abril de 2023.

Todos os concorrentes receberam um Diploma de Participação e os três primeiros lugares uma obra literária do PNL.

Aqueles revelaram-se momentos muito agradáveis, onde reinaram a satisfação e a boa-disposição.

A dinamizadora do Projeto

na EB123/PE Porto da Cruz,

Andréa Fernandes

Vencedores do Triatlo Literário