Concurso escolar “Gea, Terra-Mãe 2022/2023 – A água no arquipélago da Madeira”

24-05-2023 | Escola Básica e Secundária do Porto Moniz
(0) |   [Avaliar]

A EBS/PE e Creche do Porto Moniz candidatou-se ao concurso “Gea – Terra Mãe 2022/2023”, nos formatos poster, jogo, tela e fotorreportagem, para o 1.º escalão - 1.º Ciclo. Para a divulgação do projeto foram abrangidos todos os alunos da turma do 4.º ano, perfazendo um total de dezassete. Todos os discentes realizaram pesquisas na Internet para obtenção de informação acerca das atividades a realizar. Após discussão, foi elaborada uma chuva de ideias com palavras-chave relacionadas com a temática, este ano alusiva à água no arquipélago da Madeira.

Relativamente ao poster, intitulado “Uso sustentável da água na Madeira”, foram escritas algumas sugestões, em gostas de água, para que todos possam contribuir para preservação da água.

Em referência à tela, a mesma foi intitulada de “Água, um tesouro a preservar” e foi desenhada uma gota de água contendo um baú, simbolizando um tesouro, algo muito valioso que vale a pena conhecer e preservar.

No que diz respeito ao jogo, denominado “Pelas ribeiras e levadas do Porto Moniz” foram utilizados 3 cubos de madeira, cartas e uma caixa. O intuito deste é ficar a conhecer alguns dos recursos hídricos que se localizam no concelho do Porto Moniz. Para conhecer mais, o número de dados teria de aumentar.

Em relação ao outro jogo, intitulado “Água nossa de cada dia”, foi elaborado um bingo, com as respetivas instruções. O objetivo é reconhecer alguns dos conceitos associados à água.

No que concerne à fotorreportagem, intitulada “Em busca das águas perdidas”, a professora tirou fotos e estas foram exploradas, em contexto sala de aula, e escritas as legendas para as mesmas.

Foi um projeto bastante interessante que motivou todo o grupo para as diversas aprendizagens e reconhecimento da importância de estar consciente e agir para a regeneração do planeta que é a nossa casa!

A Docente

Marta Franco