SESSÃO PLENÁRIA - PROJETO PARLAMENTO JOVEM REGIONAL

25-05-2023 | Escola Básica do Porto da Cruz
(0) |   [Avaliar]

SESSÃO PLENÁRIA - PROJETO PARLAMENTO JOVEM REGIONAL

No passado dia 12 de maio, teve lugar a Sessão Plenária, última fase do projeto, na Assembleia Legislativa da Madeira, onde marcaram presença todos os alunos envolvidos no projeto neste ano letivo. Em representação da nossa escola estiveram os alunos: Mariana Assunção (9.º2) e Diana Vieira (9.º2), como representantes efetivos, Eduarda Silva (9.º2) e Samanta Sá (9.º1), como representantes suplentes, e Diogo Abreu (9.º2), como jornalista. A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues, que cedeu, depois, a palavra ao Diretor Regional da Educação, Dr. Marco Gomes, antes de “passar a pasta” para as jovens deputadas que compunham a Mesa eleita na Reunião de Comissão. Seguiram-se as intervenções dos deputados representantes dos partidos com representação na Assembleia e a apresentação do Projeto de Recomendação Final, decorrente da Reunião de Comissão que teve lugar no dia 21 de abril, onde apenas a aluna eleita deputada na 3.ª Reunião Preparatória, Mariana Assunção, e a professora responsável do projeto marcaram presença. Passou-se, então, à fase das questões colocadas aos deputados, tendo a nossa aluna Mariana Assunção, uma vez mais, sido uma das selecionadas para esse papel. Após o lanche, oferecido pelo Presidente da Assembleia a todos os intervenientes, procedeu-se à votação do projeto, o qual foi aprovado por unanimidade, dando lugar às intervenções finais dos deputados e dos elementos da mesa. Esta é sempre uma experiência enriquecedora, que elucida os alunos acerca do papel e do funcionamento dos órgãos legislativos e dos vários intervenientes políticos, desenvolvendo a sua consciência cívica, fomentando o poder de argumentação, bem como a tolerância e o respeito face a opiniões diferentes. Os nossos alunos fizeram um balanço positivo da atividade.