Escola Azul

07-06-2024 | Escola Básica do Porto da Cruz
(0) |   [Avaliar]

Bem-vindos a bordo!

Foi desta forma que a nossa escola foi acolhida pela comunidade "Escola Azul".

“O Azul da Minha Terra - Amar e Preservar!” é a temática que pretendemos desenvolver neste novo desafio! O nosso compromisso visa promover a Literacia do Oceano, adotando atitudes, comportamentos e medidas mais responsáveis, que contribuam para a sustentabilidade dos Oceanos. E, já são muitas as atividades que temos vindo a desenvolver:

No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Escola Azul (19 de maio) e do Dia Europeu do Mar (20 de maio), realizou-se no transato dia 20 de maio um passeio de Catamarã, organizado pela Direção Regional do Mar em que participaram os embaixadores e coordenadores de todas as escolas envolvidas no Projeto Escola Azul. Como tal, a nossa escola marcou presença com os seus embaixadores, Maria Constança Castro e Luis Daniel Patrício, a coordenadora do projeto Marisol Andrade e as Diretoras de Turma do 8.º1 e 8.º2, Susana Gonçalves e Dina Caires.

A limpeza da praia foi uma outra atividade, na qual o lixo recolhido serviu para preencher o interior da nossa obra de arte “Anémona do Mar”, construída pelo professor Sérgio Freitas, a pensar no Dia Escola Azul 2024. E assim, aceitamos, também, participar no desafio “A Minha Escola + Azul”. Para além das atividades mencionadas, os alunos de 8.º ano assinalaram este dia criando trabalhos e jogos lúdico-didáticos para partilhar com os mais novos, colegas do 1.º ciclo. E que experiência fantástica! Aproveitaram igualmente, para sensibilizá-los sobre a importância da preservação dos Oceanos.

Ainda, neste âmbito, os alunos criaram panfletos bilingue, cartazes e placards com cinzeiros para sensibilizar a população local e os visitantes sobre as atitudes a adotar de modo a contribuir para a preservação dos oceanos e de toda a sua biodiversidade. Na disciplina de Francês, os alunos de 9.º ano realizaram atividades no âmbito da preservação da natureza, em que o mar e os seus recursos foi a inspiração para os diversos trabalhos apresentados. Por sua vez, as atividades náuticas, que acontecem às 4.ªfeiras, no âmbito do Clube “Náuticas”, têm permitido, in locu, fomentar o conhecimento dos oceanos e a sua biodiversidade.

Por fim, realizou-se, no passado dia 18 de maio, uma visita   à Lota do Funchal e o Laboratório de investigação. Foi uma excelente oportunidade para conhecermos este espaço de apoio à pesca e as espécies mais comuns, bem como algumas caraterísticas particulares dessas mesmas espécies.

#escolaazul

#aminhaescolaazul