quinta-feira, março 28, 2024

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Biblioteca

A Biblioteca deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionado para as actividades culturais e para a informação, constituindo um instrumento essencial do desenvolvimento do currículo escolar. As suas actividades devem ser integradas nas restantes actividades da escola e fazer parte do seu projecto educativo, não devendo ser vista como um simples serviço de apoio à actividade lectiva ou um espaço autónomo de aprendizagem e ocupação dos tempos livres.

Condições de funcionamento

1. É constituída por uma equipa responsável,
  2. Funciona a tempo inteiro.

Competências

Compete à equipa da biblioteca, a gestão de    projectos, a gestão de recursos informáticos e audiovisuais e do fundo documental

1. Livre Acesso
A Biblioteca da Escola funciona em livre acesso para permitir e encorajar a procura autónoma da informação

2. Horário
Está aberta durante todo o período de funcionamento  lectivo (das 8.00 h às 18.00h), em especial durante os intervalos das aulas e no período de almoço.

3. Utilizadores
Consideram-se com direito à utilização dos serviços todos os alunos, professores e funcionários da escola.

a) A qualquer dos utentes poderá ser pedida a identificação pela  apresentação do cartão da escola ou outro.

4. Empréstimo

a) O empréstimo reporta-se a todos os materiais documentais.
b) Para empréstimo domiciliário não poderão ser requisitadas obras de referência tais como enciclopédias, dicionários, gramáticas e outros de uso restrito à biblioteca.
As requisições, terão de ser feitas mediante apresentação do cartão de leitor e de uma ficha de inscrição obrigatória.
d) O empréstimo domiciliário não poderá exceder os sete dias úteis; em caso de necessidade e desde que não haja pedidos em espera, a requisição poderá ser renovada
e) Tanto para consulta dos catálogos como para a localização ou arrumação de documentos, os utilizadores deverão seguir as orientações que se encontram afixadas nas instalações. Em caso de dificuldade deverão solicitar o apoio dos técnicos de serviço.
f) No caso de extravio ou danificação de materiais, o aluno, ou os seus encarregados de educação, serão responsabilizados pelos custos da sua substituição.

5. Utilização da Internet.

a) A utilização deste serviço, conta com a identificação do aluno, no que concerne ao nome, turma, ano e disciplina.
b) É dada prioridade à utilização para trabalhos escolares, aulas ou projectos em curso.
c) São interditos os jogos sem carácter didáctico, assim como a sua instalação nos computadores.
d) Igualmente, é proibida a instalação e / ou desinstalação de software sem autorização prévia dos técnicos da biblioteca.
e) É expressamente proibido alterar qualquer tipo de configuração (cores, definição do ecrã, página de fundo, som, criação ou eliminação de atalhos, inserir ou remover programas na barra de tarefas, definições regionais, data e hora, etc.).
f) Qualquer problema técnico que surja deverá ser comunicado ao técnico de biblioteca de serviço, para que diligencie a solução adequada.
As excepções a estas regras serão analisadas caso a caso.

Serviços disponíveis

Programas de processamento de texto: apoio à realização de trabalhos escolares
Internet: pesquisa de informação
Actividades lúdicas e didácticas

Ocupação das instalações

As instalações da Biblioteca apenas poderão ser requisitadas para aulas, quando as actividades a desenvolver não possam ser realizadas nas salas
Só será admissível o encerramento da Biblioteca para reuniões escolares quando, de todo, não haja disponibilidade de outras instalações para o efeito. Dessa situação deverá ser dado conhecimento aos técnicos.

O ambiente geral

Dentro das instalações, o ambiente tem por objectivo o bem-estar colectivo. Assim, mesmo para os trabalhos de grupo, a troca de impressões é feita em voz baixa e serão evitados todos os comportamentos que possam comprometer o clima de tranquilidade.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia