Pensamento da semana

Minimizar

 

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

Pedro José de Ornelas, n.º19, 9050-069 Funchal

 E-mail: cstf@live.com.pt

Telefone: 291229095

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço

____________________

Lanche

 

 

 

Horários Escolares 22/23

Minimizar

Manuais Escolares 22/23

Minimizar

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Notícias

Minimizar
RECOMEÇAR
PELO PARQUE RIBEIRA PRIMEIRA
RESULTADOS DE VALOR NAS PROVAS FINAIS
FINALIZAR NO PARQUE TEMÁTICO
FIM DE CICLO DE CATAMARÃ
AO PASSEIO PELA LEVADA DOS TORNOS
VIAJANDO ATÉ À “INTERNET SEGURA”
FESTEJAR NO PORTO MONIZ
A CAMINHO DO FIM

Notícias

Minimizar
Autor: Início: 13/10/2016 10:54
...
Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 20:06

O Natal está a chegar e sente-se a emoção em cada cântico entoado, cada cena partilhada, em cada olhar… Não importa a idade, os conhecimentos, a experiência, todos trouxeram, com a sua peça de Natal, os valores da quadra: a caridade, a fraternidade e a espiritualidade.

Para completar as lindas decorações e avivar o autêntico espírito da quadra, o espetáculo aconteceu no palco do ginásio, entre 13 e 17 de dezembro. Foram momentos de muito talento nos vários encontros, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo. Todos encenaram a bela história do Nascimento de Cristo, na qual se guardou o significado real do Natal: AMOR.

Para além desta tradição do Auto de Natal, palco houve para acolher o encantador musical “À procura de um pinheiro”, protagonizado pelos alunos do 6.º B. Tanto argumentaram que os enfeites de Natal, com a ajuda da estrela, encontraram colo num pinheirinho. A fechar o espetáculo, os alunos de quinto ano dramatizaram “Uma aventura de Natal”, onde a sensibilização para a reutilização e a promoção da tradição em que as prendinhas de Natal chegam com amor e carinho, longe das novas tecnologias, ecoaram no coração de cada um.

 

Votos de um Natal tranquilo. Grande. Verdadeiro em AMOR. Real em SAÚDE!

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 17:56

Há 150 anos, surgiu nos EUA a tradição de escrever a carta ao Pai Natal. Atualmente, são muitas as crianças que enviam os seus desejos ao velhinho de barba branca, com destino ao Pólo Norte ou Lapónia.

Inspirados pela passagem do Pai Natal, pelas suas prendas de grande valor, em exposição no terceiro andar do edifício principal, os alunos do oitavo ano, no penúltimo dia de aulas, escreveram-lhe uma carta bem ilustrada, recheada de sonhos. Que a pandemia fique no passado, festejar em família o Natal, construir bonecos de neve, viver com amor e muita saúde, visitar familiares distantes, entre tantos outros desejos imateriais, dignos de registo.

Mais do que estimular e desenvolver o gosto pela escrita, foi mais um momento na disciplina de português para estreitar laços e partilhar experiências.

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 12:06

Era 14 de dezembro, e o projeto “A magia de uma história de Natal” concretizou-se em cada sala do primeiro ano. Trajadas à rigor, como duendes de Natal, na companhia das suas professoras de português, duas alunas, a Maria Inês Ribeiro do sexto ano e Ana Carolina Oliveira do oitavo ano, recontaram, criativamente, a história de Mila, uma menina feliz que vivia com os seus pais. Porém, era Natal e sentia-se aborrecida. Gostava muito de ter um irmão. Na rua, com a ajuda do esquilo, do pardal e do veado, construiu um boneco de neve. Neste espírito de entreajuda, a verdade é que, passado um ano, o seu desejo de Natal tornou-se realidade e um irmão teve no sapatinho.

Depois do reconto e de partilharem também o seu desejo de Natal, todos os meninos e meninas receberam um símbolo de Natal em chocolate. Entre outros, muitos partilharam o desejo de viver sem pandemia e de passar a festa em família.

Já lá vão cinco anos que, ora a estimular hábitos de leitura e o gosto pelo livro ora a celebrar a época festiva, esta iniciativa segue a recontar um texto literário aos mais pequeninos. E a promover a lição de que, no Natal, todos os desejos se realizam. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 12:00

A magia do Natal invadiu os nossos corações e os corredores do nosso Colégio.

A cada esquina, a cada vão de escadas, a cada porta, deslumbramos uma imagem, um presépio, uma lapinha, um pinheiro lindamente decorado. A cada espaço uma lembrança da época, a cada sítio um apontamento de festa. São placares que expressam mensagens, que ilustram desejos, que transmitem emoções e que nos fazem entender o quão importante é esta época do nascimento de Jesus.

A decoração de Natal foi pensada ao pormenor, por cada aluno, por cada professor e educador, envolvendo todos os ciclos na magia que é a quadra natalícia. São estrelas, são sinos, são caixas de presépios, são a alegria do entusiasmo que tomou conta de nós.

E o desejo realizou-se! Cumprindo-se a tradição desta época, os alunos do primeiro ciclo desceram ao centro da cidade e tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo do circo. A alegria das acrobacias, a boa disposição dos palhaços e o calor do momento completaram a magia do Natal.

Desta forma se celebrou o nascimento do Menino, com a certeza de que a estrela brilha e o Natal acontece. Um feliz e Santo Natal para todos!

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 11:30

 

O espírito de Natal invadiu o nosso colégio. Seja no contexto curricular, seja no contexto extracurricular, as atenções estão viradas para esta época de amor e fraternidade.

Nesse sentido, na atividade extracurricular da robótica, foram operacionalizados alguns projetos alusivos ao Natal, com a participação de alunos de todos os ciclos.

Existem inúmeros benefícios associados à robótica na formação integral dos alunos. Neste contexto, esta atividade permite fomentar o interesse pela ciência e pela tecnologia, nas áreas de computação, eletrónica e mecânica. Promove o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, conjugando a física, a matemática, a informática, a mecânica, as línguas estrangeiras, entre outras áreas do saber. Estimula a criatividade e a inteligência dos alunos, tornando-os agentes ativos de seu próprio conhecimento. Por último, incentiva ao trabalho de grupo, à exploração e à pesquisa, bem como à construção e à automação.

Há muito que o colégio oferece esta atividade aos seus alunos e a procura supera sempre as expetativas. São vários os trabalhos desenvolvidos nesta área e, neste caso específico, fez-se nascer ovelhinhas para embelezar o nosso presépio de Natal.

Por admin.colegiosteresinha Em 19/12/2021 22:47

O Projeto “Vamos Orientar o Natal” surge no âmbito da disciplina de Geografia. Queremos que os Reis Magos encontrem o Menino, que os pastores o possam contemplar e que o Amor nascido com Jesus possa encontrar o caminho para o interior de todos nós.

Assim se criaram Rosas dos Ventos com motivos de Natal. Seja mais a Norte ou a Sul, a Este ou a Oeste, o importante é que sejamos capazes de, nesta quadra, viver o espírito da união, da fraternidade e da disponibilidade de encontrar o outro, acolhendo-o no nosso aconchego.

Por admin.colegiosteresinha Em 14/12/2021 13:56

 

 

Há 73 anos, com a colaboração de várias pessoas, o mundo, ainda abalado pela guerra, viu, com imensa esperança, ser adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas.

Traduzido em várias línguas, este documento visa, entre outros objetivos, construir um mundo melhor, sem guerras, alicerçado em valores básicos como a igualdade, a democracia e a justiça social.

Passados 50 anos, a Assembleia da República Portuguesa, reconhecendo a importância desta Declaração, instituiu que, a dia 10 de dezembro, se celebraria o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos dos 6.º e 7.º anos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, participaram num projeto de promoção dos direitos humanos, cujos resultados estão em exposição no terceiro andar do edifício principal.

Ora orientados na sala de aula ou à distância, a partir da plataforma Teams, sob a preciosa orientação das suas professoras, criaram trabalhos apelativos, com recurso a técnicas de desenho e de escrita variadas.

Assim se cumpriu o contributo da Cidadania e Desenvolvimento no incremento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, na senda dos direitos humanos, à luz de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por admin.colegiosteresinha Em 12/12/2021 19:05

Advento vem do latim Adventus que significa chegada. Antecede o Natal e é o primeiro tempo do Ano Litúrgico. É tempo de promover bons sentimentos e preparar o coração para a chegada de Jesus. Também é altura de introspeção, reflexão e arrependimento, mas é, sobretudo, altura para espalhar a paz, a fraternidade, o amor e a compaixão. São quatro semanas que antecedem o Natal e que o preparam minuciosamente.

Esta preparação para a festa do Natal remonta, pensa-se, ao século IV e a primeira referência ao “Tempo do Advento” foi encontrada na Península Ibérica.

No nosso colégio, este tempo foi lembrado na disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica e fez-se uma bonita exposição que pretende anunciar a proximidade do grande dia, a chegada do Menino, a chegada do Messias, a chegada do nosso Jesus. 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/12/2021 10:24

Guiados pelo verdadeiro espírito do Natal, os alunos do quarto ano do Colégio de Santa Teresinha, participaram na 2.ª edição do projeto “Advento Musical” com a interpretação da canção “Uma prenda para todos”, de Fernando Paulo Gomes, Luís Matos e Marco Bento, sob a orientação da professora Marília Sousa, na disciplina de educação artística.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação (SRE), através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação (DRE), entre os dias 1 e 25 de dezembro, que conta com a interpretação de um tema de Natal por parte de 26 escolas da região, com o intuito de partilhar os valores próprios da quadra, a alegria, a fraternidade e a paz, à semelhança do Advento cristão.

Depois da escolha do tema natalício e da respetiva aprendizagem, a gravação áudio e vídeo, em diferentes momentos e espaços do colégio, mostra um ambiente caloroso composto de vozes ternurentas, gestos delicados e sorrisos tão afetuosos, sob um olhar de rica felicidade. Com prendas e adereços diversos.

Com arte, cá se contou a história de um boneco de neve com um coração de ouro. Na verdade, um boneco especial, com vontade de ser grande, pois não só ajudou o Pai Natal na confeção das prendas como também as distribuiu no seu trenó de gelo.

Assim, a cantar, a dançar e a dramatizar, eis a tradição de um belo tema de NATAL!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/12/2021 10:17

Pelos hábitos de leitura, segue o projeto “Ler a Crescer” para, entre outros objetivos, estimular, também, a escrita e a compreensão leitora.

Neste mês de novembro, muitas foram as emoções partilhadas e testemunhadas pelos alunos de 9.º ano na leitura da história comovente de Zezé, o protagonista na obra de José Mauro de Vasconcelos – O meu pé de laranja lima.

Com esta obra, os alunos conheceram este menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Inteligente, sensível e criativo, era muito endiabrado. Porém, um menino invulgarmente bondoso, com um coração autêntico, de ouro! Toma por confidente um pé de laranja lima, ao qual revela os seus sonhos e preocupações.

Movidos pelos valores da solidariedade e da empatia, os alunos finalistas do terceiro ciclo leram a obra, escolheram o capítulo preferido e elaboraram uma ilustração acerca do mesmo. Realizado este trabalho, em pequenos grupos, apresentaram a sua arte, em reconto oral.

Nesta narrativa marcada pela solidão e pela carência, ficaram os alunos a ganhar tanto na arte de se dar e olhar ao próximo, com mais doçura. E a valorizar o que têm, o colo e cada palavra de afeto compartilhada.

Por admin.colegiosteresinha Em 01/12/2021 18:31

Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que, ao morrer, ela terá cantado a Deus. É uma das santas mais veneradas na Idade Média e destaca-se por ser a santa da igreja católica com mais basílicas em Roma.

Todos os anos, os nossos alunos do 2.º ciclo, orientados pela disciplina de Educação Musical, fazem uma linda homenagem a Santa Cecília e, este ano, não foi exceção.

Relembrando a sua história de vida e a sua ligação à música, surgiram trabalhos criativos que embelezaram o espaço do Colégio dedicado às exposições.

Desta forma, também foi possível comemorar o Dia da Música, que se celebra a 22 de novembro. O ser humano procurou diversas formas de se expressar e de comunicar emoções e sentimentos, uma dessas formas foi através da música. Cedo se tornou um elemento social e, na atualidade, continua a ser fundamental como entretenimento, mas, sobretudo, como componente do desenvolvimento pessoal e social.

Que Santa Cecília proteja sempre a música que toca no nosso coração! 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/12/2021 18:26

Tendo em conta o contexto atual da pandemia, em que o cumprimento das regras básicas de prevenção e contenção da COVID-19 é determinante, o colégio promoveu, junto de cada nível de ensino, o concurso “A pandemia ainda não acabou”, iniciativa do Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM.

Orientados na disciplina de português, muitos foram os trabalhos dignos de publicação, a nível do oitavo de escolaridade. Criou-se, com ilustração, um “slogan” apelativo, vincando, especialmente, a importância da vacinação, do uso de máscara, da higienização das mãos e da realização de testes rápidos com regularidade. Partindo do poema de Sebastião da Gama - “Pelo sonho é que vamos”, houve alunos que compuseram um belo texto poético sobre a importância dos valores no combate contra a COVID-19. Ser responsável e perseverança é imperativo.

Mais do que a vontade em submeter um trabalho por um prémio, registou-se a importância de mobilizar uma campanha interna para adoção de comportamentos assertivos por uma escola saudável. Assim, num local de passagem obrigatória, fez-se uma exposição de trabalhos sob um cenário colorido, de modo a prender a atenção de todos por uma causa comum.

Por aulas em segurança, vamos com confiança contra a COVID-19!

Por admin.colegiosteresinha Em 24/11/2021 17:48

Qual é a nossa origem? Como construímos civilizações? Que fenómenos importantes protagonizámos? Como mudámos o mundo?

Estas e muitas outras questões foram respondidas pelos alunos do 3.º ciclo através de trabalhos de pesquisa variados, inseridos na disciplina de História.

Investigar, descobrir e aprender, etapas essenciais neste projeto que levaram os alunos a trabalhar o processo de hominização, bem como a forma de vida das sociedades do Paleolítico e do Neolítico, de uma forma enriquecedora. Depois, deu-se um grande salto para o século XV e navegou-se nas caravelas dos Descobrimentos. Por último, olhámos o início do século XX e denunciámos os horrores da 1.ª Guerra Mundial.

Daqui resultou uma grandiosa exposição de trabalhos, repassados de criatividade e empenho,  pois o conhecimento é tanto mais nobre quanto mais é partilhado. 

Por admin.colegiosteresinha Em 24/11/2021 17:43

11 de novembro é dia de S. Martinho!

S. Martinho chama-se, na verdade, Martinho de Tours e nasceu na antiga província da Panónia, atualmente Hungria, por volta do ano 316. Faleceu a 8 de novembro de 397, aos 81 anos.

Martinho foi soldado romano até aos 22 anos, altura em que foi batizado e se converteu à fé cristã. Deixou a vida como soldado e tornou-se monge, tendo fundado o primeiro mosteiro de França. Aos 55 anos, Martinho tornou-se bispo e exerceu este cargo até falecer.

A 11 de novembro, três dias após falecer, foi sepultado e este dia passou a ser dedicado à sua memória.

A lenda de que Martinho cortou, com a sua espada, a sua capa ao meio para a partilhar com um mendigo com frio é uma das muitas histórias de caridade que protagonizou.

Martinho, além de ser um homem culto, distinguiu-se por ter uma ação alicerçada na caridade e ensino, tendo fundado várias igrejas, mosteiros e escolas.

Em Portugal, o dia de S. Martinho é associado à celebração da maturação do vinho do ano, sendo neste dia que se bebe o primeiro copo do vinho novo e se comem as castanhas.

 

Assim, as crianças do pré-escolar celebraram este dia com uma bela homenagem ao nosso tão caridoso S. Martinho. Saltou-se à fogueira, fez-se merenda de castanhas assadas e ainda houve tempo para um passeio ao Mercado dos Lavradores para ver as cores características da época e saborear os aromas das frutas fresquinhas.  

Por admin.colegiosteresinha Em 24/11/2021 17:35

A nossa Biblioteca tem uma grande responsabilidade, despertar o gosto pela leitura, a curiosidade por saber mais e o desejo de viajar por entre linhas e palavras, imagens e figuras que nos aquecem a alma e o coração.

O livro, que grande amigo, que grande companheiro, que grande professor… Nunca estaremos presos em nós se atravessarmos a loucura de um grande livro de aventura, se sentirmos o beijo de um livro de romance, se absorvermos o conhecimento de uma enciclopédia ou se nos deixarmos embalar pela melodia de uma poesia.

Na janela da nossa Biblioteca, são colocados livros, sugestões de leitura para os nossos alunos. Tratam-se temas específicos, como foi o caso do S. Martinho, mas o mais interessante é a vontade de levar os alunos a sentirem o quanto se pode ser livre com um livro. 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/11/2021 12:35

Um retrato em verso, ponto e linha composto pelo próprio aluno foi o desafio cumprido pelos alunos do oitavo ano em educação visual, em cooperação com a disciplina de português.

A partir da leitura de versos de Bocage e de Alexandre O´Neill, os alunos redigiram e reescreveram duas quadras sobre si mesmos; depois, feita a seleção de uma fotografia pessoal, fez-se a impressão a preto em branco para a aplicação da técnica do ponto e da linha.

Neste contexto, foi possível aprender a escutar, ler, compreender, interpretar e produzir poemas, na senda da confeção de um desenho ilustrativo de um autorretrato em ponto e linha. Neste trabalho interdisciplinar, das linguagens e textos à sensibilidade estética e artística, privilegiou-se a criatividade e a inovação.

 

Assim, com imaginação, inventividade e flexibilidade, fez-se do terceiro andar uma autêntica galeria de arte onde o traço e a palavra, unidos, fizeram a festa.

Por admin.colegiosteresinha Em 10/11/2021 20:22

Outono lembra a frio, a agasalho, a conforto… Os dias mais curtos chegaram, mas o verão impera, convidando as pessoas a banhos de sol, a passeios ao ar livre, ao convívio pouco recomendado.

Sem frio e sem chuva, trouxe as folhas amarelas, acastanhadas, que, juntas, vão recriando um cenário digno de pintura de galeria. Trouxe, ainda, os ouriços de castanhas e os vendedores pela bela cidade do Funchal.

Neste contexto, faz-se a celebração da chegada da estação do outono, nas salas dos quatro e cinco anos do pré-escolar e em cada nível de ensino do primeiro ciclo.

Reforçando áreas de competências, como a sensibilidade estética e artística, os alunos foram motivados para a realização de trabalhos com recurso a diferentes técnicas e materiais, sob o mote de “dar asas à imaginação”. Os placares vestiram-se, assim, de cores outonais, com ouriços e outros elementos característicos da estação. Contam histórias feitas de cumplicidade e sorrisos, histórias de trabalho cooperativo, de relacionamento interpessoal, não fosse esta a estação do aconchego do lar, do abraço, ainda que espiritual…

 

Antes do inverno chegar, que, neste outono quente, se alcance o bem-estar e saúde!

Por admin.colegiosteresinha Em 10/11/2021 20:01

O Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), em parceria com a Secretaria Regional de Educação (SRE), direcionado a todas as Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico da RAM.

Entre outros objetivos, este projeto visa educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem a sociedade, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Vários são os desafios a experienciar nesta ação: a simulação do processo legislativo, no qual inclui pesquisa sobre a temática, a elaboração de um projeto de recomendação com medidas legislativas e a eleição de representantes.

Sob a dinamização da professora Ana Joana Silva, o Colégio de Santa Teresinha participa na XXII EDIÇÃO deste projeto, cujo tema é “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira".

Assim, pelo PATRIMÓNIO, pela sua beleza e riqueza, aqui se sela o compromisso de estudar formas de o preservar, recuperar e divulgar, não fosse este conjunto de bens, materiais e imateriais, proporcionador de experiências memoráveis e uma aprendizagem indispensável à formação da identidade.

 

E, a pensar na formação dos alunos como cidadãos atentos, capazes de pensar crítica e autonomamente, com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação, o empenho neste projeto é já uma realidade!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/11/2021 19:47

No dia 29 de outubro, todos os alunos do 1.º ciclo, do Colégio de Santa Teresinha, realizaram um magusto, no pátio.

Para celebrar o Pão por Deus, que é no dia 1 de novembro, também conhecido como o Dia de Todos os Santos, os alunos participaram no tradicional magusto.

Todos, à hora marcada, se concentraram no pátio, onde havia um local preparado para a fogueira. Primeiro, os funcionários espalharam, no chão, caruma (folhas secas do pinheiro) e depois, por cima desta, as crianças lançaram castanhas retalhadas. As castanhas foram cobertas de caruma. De seguida, foi ateado fogo à caruma, que imediatamente ardeu, assando as castanhas.

Entretanto, os alunos dos 4.º anos saltaram à fogueira, divertindo-se imenso.

Quando as castanhas já estavam bem assadinhas, foram retiradas da fogueira e distribuídas aos alunos. Alguns colocaram-nas dentro de cones, preparados e decorados anteriormente na sala de aula.

Por fim, as crianças puderam saborear as deliciosas castanhas e degustar outras iguarias próprias desta época, por exemplo figos secos, amendoins, nozes, passas e outros frutos.

Foi desta forma divertida que os alunos do 1.º ciclo de Santa Teresinha celebraram o Pão por Deus.

(Notícia escrita pelos alunos do 4.º B)

 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/11/2021 20:56

 

«Para a gente ter saúde

E sentir-se equilibrada

É necessário que mude

Uma coisa ou outra errada.

 

Falar de alimentação

Que racional deve ser

Quer dizer ter atenção

Ao que vamos comer.

[…]»

Areias, Conceição, Onde meto o meu nariz?

 

 

É Verdade! É preciso ter atenção ao que vamos comer e estamos certos de que os nossos alunos do 6.º ano aprenderam muito bem a lição.

«Boa alimentação VS má alimentação» é o nome da exposição que embeleza o 3.º andar do nosso Colégio. Os trabalhos resultam da abordagem ao tema “Alimentação equilibrada e segura”, que se insere nos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais.

De acordo com o COSI Portugal 2019, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), 15,3% das crianças de 8 anos são obesas, sendo 5,4% obesidade severa, e 10,8% das crianças de seis anos sofrem do mesmo problema, sendo, neste último caso, 2,7% uma obesidade severa.

A obesidade é uma doença crónica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, causando prejuízos à saúde da pessoa. Entre outros efeitos, é de destacar o colesterol alto, pressão alta, doenças cardiovasculares precoces, diabetes, problemas precoces nos ossos e problemas de pele. Assim, as pessoas nesta condição apresentam uma baixa qualidade de vida, que se reflete em termos pessoais, sociais e emocionais.

Torna-se fundamental prevenir esta doença!

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, os alunos puderam compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura, observaram práticas saudáveis e não saudáveis, exploraram benefícios e riscos para a saúde humana associados a uma boa ou má alimentação.

Este trabalho culminou com a preleção, no dia 22 de outubro, da nutricionista Dr.ª Joana Abreu, que, contemplando, à vez, cada turma do 6.º ano, abordou a temática, consolidou aprendizagens e esclareceu as dúvidas dos nossos meninos e meninas. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/11/2021 11:06
Por admin.colegiosteresinha Em 30/10/2021 18:34

Diz a música que “A Madeira é um Jardim, / A Madeira é um Jardim, / No mundo não há igual, / No mundo não há igual […]”. Cedo as crianças aprendem o Bailinho da Madeira, canção que faz parte da nossa cultura, espelha as nossas gentes e atiça o nosso sentimento de identidade. Terra de muitas flores, festividades e alegria, gastronomia de “fazer crescer água na boca”, seja o típico bolo do caco servido antes da tradicional espetada, seja a carne em vinha d'alhos que se come pelo Natal, seja a poncha de aguardente e mel, iguarias únicas que fazem as delícias dos locais e dos visitantes. Paisagens naturais nunca vistas, passeios pela Natureza, acolhimento caloroso, casas típicas de localidades e épocas, festa do vinho, cortejo de Carnaval e grande espetáculo pirotécnico que presenteia a chegada do Ano Novo.

Razões não faltam para termos orgulho da nossa Ilha e não faltam, também, aspetos que podem ser utilizados para promover o destino Madeira. Numa época em que a retoma do turismo vai acontecendo lentamente e sendo esta atividade a base da economia madeirense, os alunos do 9.º ano de escolaridade elaboraram cartazes de promoção da Ilha da Madeira, da sua cultura e dos seus produtos típicos. Este trabalho foi orientado pela disciplina de geografia, no âmbito do conteúdo programático que aborda a atividade turística.

Conclui-se com a certeza de que os nossos operadores turísticos ficariam deliciados com os cartazes dos nossos alunos. Espreitem a sua arte na nossa galeria! 

Por admin.colegiosteresinha Em 18/10/2021 08:21

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 6.º ano realizaram um trabalho de projeto, com o intuito de sensibilizar para a proteção e respeito pelos animais.

O dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, ficou marcado pela iniciativa dos alunos que, como agentes promotores do amor pelos animais, bem como de uma responsabilidade e sentido de humanismo cuja premência se impõe cada vez mais, souberam responder ao desafio proposto, com muita alma e a determinação do costume.

Proteger e respeitar incluem, naturalmente, alimentar, zelar pelo bem-estar dos animais e brincar com eles, sejam domésticos ou selvagens. E, acima de tudo, nunca os abandonar! Premissas fundamentais para uma sociedade que queremos mais ativamente participativa, humanista e solidária.

E, assim, os alunos do 6.º ano estão de parabéns por terem deixado a sua marca indelével na contribuição para um mundo melhor, um planeta mais saudável, um futuro mais garantido.

 

Por estes e por todos os seres vivos, caminhemos com amor e responsabilidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 06/10/2021 08:58

(E)terna Santa das Rosas

Na passada sexta-feira, 1 de outubro, a comunidade do Colégio de Santa Teresinha empenhou-se numa honrosa homenagem à sua padroeira, Santa Teresinha.

Nascida Marie Françoise Thérèse Martin, Santa Teresinha do Menino Jesus deixou um exemplo simples de cultivar a vida espiritual. Um caminho árduo, marcado pela perda da mãe aos quatro anos, fê-la acreditar que o coração do homem, mesmo na sua pequenez, acaba por ser reconhecido pelo amor de Deus.

A “pequena rainha da França e de Navarra”, assim agraciada pelo carinho especial do seu pai, depois de um percurso de caridade e de extrema humildade, foi beatificada pelo Papa Pio XI, que a considerava a «estrela do seu Pontificado», «uma palavra de Deus», e, mais tarde, canonizada.

Como forma de glorificar a também padroeira universal das missões católicas, foram muitas as iniciativas implementadas em cada sala de aula, do pré-escolar ao terceiro ciclo. Não faltaram os placares bem ornamentados com trabalhos criativos e materiais diversificados. Um mural com as flores prediletas da Santa foi construído, sob a aclamação dos seus atributos, podendo-se, entre outros, ler “guerreira”, “humilde”, “cuidadora”. Com a lição de cada sábio pensamento da Santa Teresinha, foram registadas palavras-chave da sua ação em pétalas, que, juntas, deram lugar a uma bela e vistosa rosa.

Nesta caminhada há pouco iniciada, exigente e tão desafiante, é sempre hora de pedir proteção, amor e esperança imensa.

Ó Santa Teresinha, exemplo de alma, rogai por nós!

Querida padroeira, coração misericordioso, ouvi as nossas preces!

Por admin.colegiosteresinha Em 06/10/2021 08:42

“Ó gente da minha terra!”

Os músicos madeirenses foram enaltecidos no Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, no Colégio. Tudo partiu do projeto desenvolvido pela disciplina de educação musical junto dos alunos do sexto ano de escolaridade. Tiveram, em primeiro lugar, de escolher um músico madeirense; depois, pesquisar a sua vida e obra; por fim, construir um cartaz apelativo sobre a personalidade selecionada. E o resultado está à vista no primeiro andar da instituição. Criatividade e trabalho!

Muita gente da terra, mais ou menos presente, foi, então, assinalada. Entre tantos nomes sonantes da música madeirense, Maximiano de Sousa ganhou um especial destaque na galeria dos grandes imortais. Do sonho de barbeiro, alfaiate formado,  a um dos mais populares artistas portugueses, Max  deixou grandes êxitos como “Noites da Madeira”, “Bailinho da Madeira” e “A Mula da Cooperativa”.

Aproveitou-se, por último, a efeméride para vincar as vantagens desta forma de arte que, adorada por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, é capaz de unir povos e de cimentar a paz. Melhorar a comunicação, criar laços e fomentar a partilha, eis outros propósitos da música. 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/10/2021 17:11
Por admin.colegiosteresinha Em 20/09/2021 18:23

Com poesia, música, fotografia e valores, assim se deu início ao novo ano letivo. Sem angústia e devagarinho, com calma, tudo foi acontecendo, não fosse Santa Teresinha a (e)terna padroeira e protetora dos discípulos da sua nobre casa.

Os professores prepararam as suas salas para bem acolher os protagonistas de 2021/2022. Não faltaram as notas de boas-vindas com palavras bordadas a cor e magia. Pela primeira vez, todo o elenco dos segundo e terceiro ciclos foi recebido pelas fotografias criativas dos seus mentores, os seus professores, distribuídas no placar do terceiro andar, junto ao elevador. Saídos de um filme de animação pareciam e muita alegria semearam junto dos seus alunos. Pelos corredores e escadaria, admirando os candeeiros apelativos cheios de cor e de sabedoria, os alunos foram caminhando para o seu palco, salas de aula, revestidas de alegria e frescura.

Depois, outros placares, sob o projeto interdisciplinar do ano transato “EcoValores”, lembraram, neste arranque, que o caminho era para se fazer com valores, com responsabilidade e respeito pela casa de todos, o “planeta azul”.

Assim, entre palavras sábias e belas, como as de Miguel Torga, se registou que cada um tinha talento para fazer o seu destino. O importante era ser persistente perante as adversidades e nunca desistir. Partir com destemidez como os heróis do passado e tantos do presente (cada vez mais desafiante)!

 

Bom ano letivo a toda comunidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 07/09/2021 13:14
Por admin.colegiosteresinha Em 02/09/2021 19:38
Por admin.colegiosteresinha Em 14/08/2021 09:50
Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 14:00

Foi na tarde de 5 de julho que, reunidos no Colégio de Santa Teresinha, se ouviu o distinto Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, a percorrer os novos caminhos da educação.

A Superiora Provincial das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, Ana Freitas Marques da Silva, fez as honras de abertura, apontando a relevância da temática nas escolas da sua instituição, que “encaminhar” para a excelência, sob os valores da “Boa” serva de Deus, era missão.

Despertada a atenção dos presentes, cerca de 110 professores da Província do Coração de Maria, o Secretário, partindo do pensamento do líder indiano, Mahatma Gandhi, afirmou que o futuro dependia das ações do presente.

Depois de garantir que, em matéria de percursos, não existia um único, pois, já à nascença, estimulado era o ser humano por um conjunto de “caminhos”, apresentou quatro biografias para realçar a importância do professor. Evidenciou que as suas atitudes marcavam vidas. Ao encorajar, devia respeitar as vontades dos seus alunos. Orientar e acompanhar sonhos. Não comprometer.

Das histórias interessantes à igualdade versus equidade. Defendeu o princípio da equidade na educação, ressalvando que pessoas diferentes tinham necessidades diferentes e precisavam, efetivamente, de soluções diferentes para oportunidades iguais poder beneficiar.

Tornando saliente o conhecimento, a base de toda a criatividade e inovação, alegou ser o saber que capacitava as pessoas, fundamental para pensar de forma diferente, encontrar respostas novas para novos problemas e comunicar. Assim sendo e parafraseando o pensamento partilhado do autor Gilberto Garbi, para dirigir a enorme massa de conhecimento, é necessário haver pessoas com vasta cultura.

Na era da globalização dos mercados, da tecnologia e da cultura digital, urge, no entender do Secretário, saber um pouco de tudo. Há que ser mais radical, destemido, ter pensamentos novos, num contexto diferente onde o digital impera e o professor deixou de ser o protagonista em prol dos seus alunos. Deixou o apelo para uma lógica de maior flexibilidade nas escolas. Conhecer pessoas, instituições e lugares era crucial, na aquisição de competências sociais, pois não basta o domínio do cognitivo para se vingar num tempo exigente de grande competitividade. Há, então, de conhecer e de experimentar para bem motivar na sala de aula. Consumir e vender boas experiências.

Antes do espaço para partilha de questões, o orador recomendou a leitura do livro do professor e investigador Daniel Susskind, Um Mundo sem Trabalho, no sentido de alertar a comunidade escolar para as consequências advindas do avanço da tecnologia, um progresso que não tornará os humanos prescindíveis, mas atribuí-los-á um lugar diferente no mundo laboral, outra liberdade, outras exigências.

À questão sobre a dimensão dos currículos em Portugal, o Secretário confirmou que os eram, na verdade, extensos, assim como o número de aulas. Acrescentou que os portugueses eram demasiado metódicos e levavam, rigorosamente, o cumprimento dos mesmos. O ideal seria, na sua perspetiva, cumprir o currículo à medida de cada meio, com flexibilidade, parceria e partilha.

E assim, neste encontro, se fez justiça ao sentido literal do termo “educação”, que, do latim “educare”, remete para o guiar, o conduzir para o conhecimento e a prática de saberes diversos.

Que não se esqueça, nesta era da informação, dos ensinamentos da (e)terna Mãe, Irmã Mary Jane Wilson, que prevê, em máximas como estas, o essencial da missão terrena:

«Quem me dera que todas as crianças do mundo tivessem pão, soubessem ler, aprendessem a catequese e amassem a Deus.».

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:56

Aliando-se às editoras Imprensa Académica e Cadmus, o Colégio organizou, entre 22 e 23 de junho, uma feira do livro, no terceiro andar do edifício principal, com o objetivo de estimular hábitos de leitura, cultivar o gosto pelo livro e motivar para a leitura de autores madeirenses.

Foram muitos os títulos em exibição. Entre outros, O Pescador e A Bordadeira, de Rafaela Rodrigues; À Descoberta da História da Diocese Global, Luísa Antunes Paolinelli; De Férias em Santa Cruz, de Carlos Diogo Pereira; Uma História do Mar à Serra, de Andreia Nascimento; A Mão de Sangue, de João Augusto de Ornelas.

Alguns alunos do primeiro ciclo, amantes de futebol, adquiriram o livro de Andreia Nascimento – Os Mágicos da Choupana. Sob a forma de estórias, este contempla alguns marcos assinaláveis do Clube Desportivo Nacional, instituição que constitui, desde a sua origem, um verdadeiro agente de desenvolvimento social, cultural e identitário da Madeira. Uns optaram pela obra A Casa da Cultura, Carlos Diogo Pereira, pelas belas ilustrações e pelo propósito de conhecer o Teatro Municipal de Baltazar Dias, a casa da Cultura, no Funchal. Outros títulos foram escolhidos, para leitura de férias, com grande entusiasmo.

Entre os alunos dos segundo e terceiro ciclos, as preferências recaíram no livro de José Viale Moutinho - Contos Populares e Lendas das Ilhas da Madeira e Porto Santo e em Saias de Balão, de Ricardo Nascimento Jardim. O primeiro apresenta contos populares e lendas das ilhas da Madeira e do Porto Santo, cobrindo todos os concelhos, chegando mesmo às longínquas ilhas Selvagens. O segundo é um romance histórico que retrata a sociedade funchalense no século XIX: classes abastadas e classes humildes; dos bairros humildes às quintas; o vinho e o turismo; a comunidade inglesa; o papel da mulher; a emigração; registo escrito de sotaques e expressões.

 

Boas escolhas… Porém, o importante é, sempre, ler. LER mais para bem crescer!

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:56

Mais um ciclo chegou ao fim para muitos dos alunos do Colégio de Santa Teresinha. Uma caminhada carregada de tanto. Um tempo único construído com valores e emoções, exemplos de vida e aprendizagens que ficarão para sempre.

No pré-escolar, os meninos, para festejar o seu percurso, apresentaram, no ginásio, muito daquilo que foram aprendendo nas atividades extracurriculares. Entre outros, momentos houve de karatê, de música, de dança e de canto.

Junto dos alunos de quarto ano, muitas lágrimas derramadas se assistiu junto da professora que ensinou a ler e a escrever. Não há palavras para tamanha arte e engenho! Despediram-se, assim, com leituras, canto e coreografias numa Eucaristia que contou com a presença do encarregado de educação. Depois de receberem um diploma, pousaram para a fotografia, riram e tanto se emocionaram. Dentro e fora da sala, foram comemorando as vivências até 30 de junho.

No segundo ciclo, os alunos fizeram a sua despedida numa Eucaristia muito especial com belos cânticos e leituras bem expressivas. Emocionados, receberam um diploma e foram surpreendidos por um convívio na cantina.

Por último, o terceiro ciclo, uma grande caminhada para muitos que a iniciaram na instituição aos quatro anos de idade. Houve uma Eucaristia com a presença dos encarregados de educação; demonstrações de grande afeto aos professores, à direção, ao pessoal não docente, por parte de cada turma finalista; a entrega de diplomas e de um anuário; a oferta aos finalistas de um bloco com os pensamentos que fizeram parte da vida do colégio neste último ano letivo. Pensamentos publicados, semanalmente, no site. Depois de tanta partilha, lágrimas e muitas fotografias, foram encaminhados para a surpresa no terraço do colégio, um bolo gigante com a fotografia de todos os finalistas. Que emoção sob uma vista magnífica a combinar com os protagonistas que partem, mas, como dizia o escritor aviador, não vão sós e deixam tanto de si na casa de Santa Teresinha.

 

«Pelo sonho é que vamos,

Comovidos e mudos.

[…]

- Partimos. Vamos. Somos.»

 

                 Sebastião da Gama

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:51

Antes de fechar as notícias acerca deste ano letivo, há que dar conta de boas práticas como o projeto interdisciplinar – ECOVALORES – que colocou as disciplinas de português, formação pessoal e social e educação moral e religiosa católica (EMRC) “em campo”.

Tudo começou com a leitura analítica do poema de Eugénio de Andrade, “Urgentemente”, em que os alunos, mantendo a estrutura do mesmo e utilizando o vocabulário abordado na unidade letiva – “Ecologia e Valores” de EMRC, compuseram um poema original. Depois, elaboraram, a partir do mesmo, um poema visual. O resultado foi surpreendente, conforme atestam as imagens.

Nesta operacionalização, os alunos ficaram capazes de discutir o conceito Ecologia para um mundo sustentável, de questionar razões e situações que conduzem a comportamentos destrutivos para com a natureza, de valorizar os valores da responsabilidade, respeito e gratidão e de redigir, criativamente, um texto em verso.

 

Assim se apelou para a urgência de cuidar, conservar e reflorestar o planeta. E muito se sensibilizou para a gratidão e a responsabilidade com a Natureza. Com valores, tanto se consegue concretizar!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/07/2021 21:47
Por admin.colegiosteresinha Em 04/07/2021 16:57

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/07/2021 16:45

Apesar de estarmos a chegar ao fim do ano letivo, muito se trabalha no nosso Colégio e há sempre espaço para mais uma exposição. Desta vez, vamos às plantas e aos animais, elementos fundamentais da Mãe Natureza, sem os quais a vida do Homem estaria comprometida.

Assim, na disciplina de ciências naturais, e de acordo com a temática “Importância da proteção da biodiversidade animal”, os alunos do 5.º ano do ensino básico foram orientados a operacionalizar um trabalho de pesquisa sobre um animal extinto ou em vias de extinção. 

Completando o projeto anterior, os mesmos alunos elaboraram, também, uma pesquisa sobre as plantas endémicas da Madeira, cumprindo o conteúdo programático que recai sobre a diversidade das plantas.

Na mesma disciplina, os alunos de 6.º ano do ensino básico realizaram uma pesquisa sobre a utilidade das plantas na RAM, trabalhando-se, desta forma, a importância das plantas na sua relação com a sociedade.

Abordados os conteúdos gerais, privilegiou-se o património local, ou seja, o estudo das plantas e dos animais, tendo por referência o espaço geográfico onde o aluno se inseria e a cultura desenvolvida. Nesse sentido, surgiram as relações da cana-de-açúcar ao mel de cana, da linhaça ao bordado madeira, do vime à cestaria. No âmbito das plantas endémicas da Madeira, o gerânio-da-Madeira, o ensaião, o massaroco, o loureiro e o til sobressaíram neste estudo.

 

Já no campo dos animais, as fronteiras portuguesas foram ultrapassadas, fazendo surgir o panda vermelho, a borboleta azul, o leopardo-de-Amur, o urso polar, a arara azul, os társios, entre outros. Espaço houve, também, para o nosso amigo lobo-marinho e para os golfinhos tão conhecidos da nossa gente.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:13

CAMPEONATO REGIONAL DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Na passada sexta-feira, 18 de junho, realizou-se a segunda fase do AgenteX - “Investigação Final”, entre as 13h30 e as 15h00, no edifício principal do Colégio de Santa Teresinha. Nesta prova individual, participaram os “agentes” com melhor classificação na Fase de Investigação, que consistia na resolução de dez casos (problemas), ocorrida até maio.

Assim sendo, no campeonato “mini”, estiveram em prova os alunos do 6.º C: Manuel Franco e Miguel Franco; no “max”, do 7.ºA:  Alexandre Neves e Diogo Silva. Na final, tiveram, como desafio, seis problemas, três de escolha múltipla, em que a avaliação recai sobre a opção corretamente selecionada, e três de resposta aberta, em que a classificação valoriza todo o processo de resolução apresentado.

Posteriormente, corrigidas as provas, são premiados os três melhores Agentes do campeonato “AgenteXmini” e os três melhores do “AgenteXmax”. Para todos, há um prémio de participação e um certificado.

Porém, o que conta é, de facto, a participação nesta iniciativa que, além de um complemento ao processo de ensino/aprendizagem da Matemática, promove o gosto pela disciplina e o espírito de competição e iniciativa.

E, uma vez mais, na resolução de problemas, provou-se que a matemática é crucial no crescimento integral de qualquer “agente” que se quer grande, concentrado e realizado.

 

Muitos são os benefícios desta ciência. APRENDER A PENSAR para boas decisões tomar!

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:05

Foi operacionalizado, no âmbito do Apoio de Português Língua Não Materna (PLNM), um projeto intitulado “A Tua Língua Não Me É Estranha!”.

Ao longo do terceiro período, as alunas Erika Pérez e Stefani Teixeira realizaram, ao longo das aulas de apoio, toda uma atividade de pesquisa e tratamento de dados para posterior elaboração de um trabalho a apresentar nas turmas de 5.º ano.

Erika e Stefani, duas alunas extremamente dedicadas e responsáveis, quiseram partilhar com os colegas mais novos algumas informações relacionadas com o seu país de origem, a Venezuela.

A localização da Venezuela, a sua capital, o idioma, a educação, a religião, a gastronomia e as festividades foram alguns dos temas abordados ao longo da apresentação, tendo as alunas não só conquistado a atenção e o carinho dos colegas como também uma participação bastante ativa dos mesmos.

Do esforço de duas alunas de PLNM à empatia e curiosidade dos alunos na aula de português. E, assim, pela inclusão, com responsabilidade, criatividade e muita garra, é que vamos! 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 09:51

Por ocasião da abordagem do conteúdo programático referente ao texto publicitário, os alunos do segundo ciclo construíram os seus próprios anúncios, quer comerciais, quer não comerciais ou institucionais, dando largas à sua imaginação, sensibilidade e criatividade.

Num projeto a que deram o nome de “Publicidade Transparente… Para uma Escolha Consciente”, os alunos, para além de aplicarem efetivamente os conhecimentos adquiridos e assimilados,  (inter)agiram em conformidade com aquelas que devem ser as regras de uma publicidade correta e assertiva, pois, enquanto consumidores, antes de tudo, serão sempre confrontados com todo o tipo de apelos por parte de uma sociedade que nem sempre tem como prioridade o respeito por essas mesmas regras e pelos valores morais e sociais inerentes a uma realidade que queremos igualitária e responsável!

Mais uma vez, o segundo ciclo está de parabéns pelo seu trabalho. Um trabalho recheado de dedicação e responsabilidade! Amor e criatividade!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/06/2021 19:45

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2021 21:43

É com brio que, pelo oitavo ano consecutivo, o Colégio de Santa Teresinha participa no Concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, dirigido aos alunos dos estabelecimentos de ensino básico, secundário e profissional por ocasião das comemorações do dia 10 de junho.

Esta iniciativa do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, visa associar as gerações mais novas às comemorações do dia 10 de junho, premiando os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride.

O texto da aluna Victória Freitas de Castro foi galardoado com a menção honrosa, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na tarde de 8 de junho, no Palácio de São Lourenço.

Depois de ouvir o texto da aluna vencedora e de o considerar primoroso, o Presidente da República teceu um discurso amplamente motivador para todos os presentes, em especial para as quatro alunas premiadas. Enalteceu-lhes a arte de escrever muito bem na língua portuguesa e apelou para que tivessem sempre orgulho em ser portuguesas. Realçou a importância de viver uma experiência como aquela e de lá estar pela pátria, um momento marcante, de grande crescimento.

No grupo convidado do Colégio de Santa Teresinha, além da professora de português de nono ano e da aluna premiada, na companhia dos seus pais, estiveram presentes os alunos participantes: Carolina Quaresma Azevedo Santos, João Bernardo de Jesus Ghira, Leonor Fernandes de Gouveia e Mara Rafaela de Freitas António Sousa Rocha. Com brio, ofereceram ao Presidente o livro sobre a fundadora do seu colégio O Percurso Madeirense da Venerável Irmã Wilson segundo a imprensa regional (1881-1916) – da autoria de Duarte Mendonça. A caridosa “Boa Mãe”!

Foi com a alma cheia que as alunas participantes do Colégio de Santa Teresinha saíram do evento. Discurso inspirador, atitude calorosa, palavras certas, vontade em ser e lutar por Portugal. Bem-haja!

 

Na “pequena grandura dum batel”, a sonhar e a concretizar o esplendor de Portugal! 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2021 21:32

A 5 de junho, o aluno Santiago Vieira do 4.º C assistiu à prova final de palco do Concurso Nacional de Leitura, no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

A delegação da Madeira foi muito bem recebida pelas comissárias da iniciativa. O aluno Santiago fez-se acompanhar pela professora Fátima Andrade e a sua encarregada de educação. O evento decorreu durante a manhã e foi transmitido em streaming devido à pandemia da COVID-19. Porém, os alunos da Madeira tiveram a honra de assistir, ao vivo, à cerimónia final do Concurso, apresentada por José Carlos Malato.

Além desta festa em palco, houve, ainda, a possibilidade de uma visita ao Aquário Vasco da Gama, após um almoço agradável no terraço do Templo da Poesia.

Com poesia, património e convívio, fez-se o encerramento do Concurso que visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

 

Que se continue a voar sem ter asas e a viajar sem sair do lugar!

Por admin.colegiosteresinha Em 11/06/2021 09:11

SER CRIANÇA é ter o sonho de voar, de crescer e de brilhar.

É construir um mundo de sonhos, depositando a esperança de os concretizar.

É brincar com a simplicidade de imitar os adultos.

É crescer com a certeza de que é necessário superar desafios.

É festejar cada dia como se não houvesse amanhã.

SER CRIANÇA é ter um sorriso fácil, é desejar ser um herói, é imaginar-se no topo do mundo, é ser grande, sendo pequenino.

Ah! Como é bom ser criança!

Pelas crianças, concretizamos a nossa missão; nas crianças, depositamos as nossas esperanças; assim sendo, celebramos o Dia da Criança.

Entre gelados e bolas de sabão, aqui se fez a delícia do dia 1 de junho. Os placares devidamente decorados assinalaram, com cor e alegria, esta efeméride.

Não faltaram os jogos no átrio, o cinema e a confeção de doces na sala de aula. Os alunos do 1.º ciclo ainda tiveram a experiência de um dia sem farda. “Que fixe!”, exclamavam.

Dos mais pequenos aos maiores, ninguém ficou esquecido. Foi um dia verdadeiramente especial para as crianças de Santa Teresinha, confirmado em cada sorriso de felicidade. Nas palavras de imensa gratidão.

Feliz dia da criança!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2021 19:23

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:54

«Maria, Mulher da ação,

faz com que as nossas mãos e os nossos pés

se movam “apressadamente”

rumo aos outros,

para levar a caridade

e o amor do teu Filho Jesus,

para levar ao mundo, como tu,

a luz do Evangelho.

Ámen!»

                                                         Papa Francisco

A 13 de maio de 2021, em Santa Teresinha, preces de renovada gratidão foram aclamadas à bela “Mãe imaculada”, “incomparável Mãe”, pela sua presença materna. De amparo num tempo de imensa esperança. Mãe de misericórdia.

Súplicas de amor, de humildade, de vocação, de intrepidez, de proteção a Bem-Aventurada Virgem de Fátima ecoaram em cânticos, orações e ilustrações, entre os meninos e as meninas do pré-escolar aos finalistas do ensino básico.

Assim, no pré-escolar, a história da “Rainha do Céu” foi assistida em vídeo, desenhos e ilustrações foram realizadas, entre orações e cânticos, em prova da sua devoção.

Junto dos alunos do primeiro ciclo, o dia 13 de maio foi igualmente especial. Para a comemoração da aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, decoraram salas e placares com imagens criativamente ilustradas. Honraram o pedido que a Virgem Maria fez aos três pastorinhos e rezaram o terço. Em simultâneo, os alunos realizaram algumas preces, entre as quais se pediu a proteção das famílias, da escola e todos os que os ajudam no crescimento. Ao som do cântico “A treze de maio”, foi realizada uma procissão, durante a qual seguiram atrás de um pequeno andor, ornamentado com flores oferecidas generosamente pelos alunos, com Nossa Senhora ao centro e conduzido por quatro alunos.

Nos restantes ciclos, ora em educação moral e religiosa católica ora em formação pessoal e social, deixou-se velar pela “nossa Mãe” com oração e preces, em silêncio, para um abraço de vida, esperança e paz.

 

«Ah! Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.»

 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:45

 Na leitura da obra O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos do oitavo ano, na disciplina de português, foram motivados para a escolha de um excerto para a sua dramatização em pequenos grupos.

Escolhido o grupo e o excerto, houve ensaios em aulas ao ar livre, no pátio da escola, onde a emoção e a aprendizagem tão bem se fez.

No papel de Vanina, do Tutor, da Bonina ou de outra personagem da obra, os alunos apresentaram-se em “palco” com responsabilidade e empenho. Adereços não faltaram: leques, chapéus, lenços, xailes, vestidos, saias compridas, gravatas, bengalas, espelhos…. Houve quem trouxesse fatos de casamento para protagonizar o Comendador Zorzi ou o Tutor de Vanina, uma rapariga apaixonada, vaidosa e ingénua. Uma rica aprendizagem.

Além da vertente da leitura e da oralidade, os alunos trabalharam a escrita criativa. Compuseram, em verso, o retrato da personagem que iam interpretar, numa cartolina A4 ilustrada.

Nestas ações, os alunos foram encorajados a desenvolver e a pôr em prática valores essenciais na cultura de escola, nomeadamente a responsabilidade, a excelência, a inovação, a reflexão, a cidadania e a participação. Verificaram que a vida, muitas vezes, traz ilusões. Aprenderam, no lugar das personagens, a distinguir as ilusões e os sonhos da realidade. Conheceram mais sobre Veneza, a cidade construída sobre a água, com canais onde circulam gôndolas.

 

Assim, neste projeto de leitura, além das competências de linguagens e textos, os alunos desenvolveram o pensamento crítico e criativo. Tudo a partir de um livro e da leitura que é arte. 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:30

“Quem te ama não te agride!” foi o mote para o trabalho dos alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Valorizar relações sem violência, sejam elas de namoro, de amizade, de parentesco, de trabalho ou de convívio pontual foi um dos objetivos deste trabalho.

A comunicação social traz a público situações de violência que terminam de forma fatídica. Infelizmente, constatou-se que, por exemplo, entre namorados, a violência, seja física ou psicológica, tem mostrado uma tendência para subir. De forma preocupante, alguns jovens consideram normal haver violência no namoro e, frequentemente, entendem esse comportamento como sendo um ato de amor.

“Quem te ama não te agride!” pretende alertar os jovens para a ação inversa: quem ama cuida; quem ama protege; quem ama faz feliz; quem ama entende; quem ama respeita

Mais uma vez, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento cumpriu a missão de trabalhar os alunos no sentido da construção de cidadãos conscientes, proativos, completos e respeitadores dos direitos universais dos homens.

 

Os trabalhos encontram-se expostos no quarto andar, em placares das salas de aula e do corredor, permitindo que a mensagem ecoe no coração dos jovens alunos, na pretensão de um futuro com mais AMOR. Verdadeiro!

Por admin.colegiosteresinha Em 30/05/2021 18:27

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 21/05/2021 17:53

No âmbito do conteúdo programático relativo ao texto descritivo, em específico o Retrato, os alunos do 5.º ano desenvolveram, na disciplina de português, o projeto intitulado “Na incerteza de trajetos… a certeza dos afetos!”.

Com a colaboração dos professores de educação visual, que viram, de imediato, as suas turmas aderirem, com visível entusiasmo e verdadeiro sentido de trabalho e de compromisso, ao desafio que se avizinhava, os alunos viram a sua atividade direcionada para duas vertentes tão distintas quanto complementares: mobilização e sistematização das competências de leitura e escrita com aperfeiçoamento de texto e aquisição de modelos e aplicação de técnicas de representação do rosto.

A tarefa consistia na elaboração de um retrato escrito de um(a) colega, a partir da aprendizagem e consolidação das características desse tipo de texto, do qual nasceria, num segundo momento, a representação do rosto desse mesmo colega, tendo por base critérios, modelos e técnicas abordados nas aulas de educação visual.

O laço de amizade ditou a escolha do “objeto” retratado, tendo-se valorizado, especialmente, o critério dos sentimentos, emoções e afetos entre pares. Muitos foram os que aproveitaram a oportunidade para homenagear o amigo, o companheiro, o bom colega.

Para além da incontornável formação académica dos alunos, está a formação pessoal que se vê, cada vez mais, na iminência de ser trabalhada de forma responsável e corajosa, mas também intuitiva e sensível. Sabemos, de antemão, como as crianças são de emoções fáceis!

E foi, assim, sobre os pilares do conhecimento académico, pessoal e social, que se baseou e sustentou o projeto agora partilhado no terceiro andar.

Os alunos estão de parabéns e é a entrega, o sentido de responsabilidade e o comprometimento incondicional, os valores de cada um deles que justificarão, por si só, um deambular crítico, responsável e afetuoso, pela exposição.

 

Obrigado!

Por admin.colegiosteresinha Em 18/05/2021 21:23

 

«Não há amigo tão leal quanto um livro.» (Ernest Hemingway)

E foi com este lindo pensamento do Nobel de Literatura de 1954 que tudo começou neste ano letivo. Terminada a Fase Regional, o colégio foi apurado para a fase seguinte, a Nacional, e será representado pela grandura do pequeno Santiago de nove anos, a frequentar o quarto ano de escolaridade. Parabéns!

A 19 de maio, fará a prova escrita de pré-seleção online e, até 22 de maio, realizará um vídeo, com a duração de um minuto, apresentando um spot de recomendação do seu livro favorito – O Gigante Egoísta. Um hino à partilha e à bondade! Depois, é aguardar pela decisão do júri, que há de selecionar os cinco melhores de cada nível de ensino para a prova final de palco, a 3 de junho, no auditório do Jardim dos Poetas, em Oeiras. O importante, porém, foi fazer da leitura uma festa. E cá se fez e faz!

Um agradecimento de coração a todos os participantes. Bem-haja!

Força, Santiago!  Pela leitura é que vamos! E somos grandes!

Por admin.colegiosteresinha Em 16/05/2021 19:09

A assinalar a estação das flores e das temperaturas amenas, têm estado os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo a ler histórias, a ilustrar, a desenhar e a escrever sobre a primavera.

Borboletas, joaninhas, abelhas, flores de várias espécies, experiências enriquecedoras compõem placares e embelezam as suas salas. Pode ler-se, num dos corredores, que a primavera é sinal de conhecimento, desafio, carinho, amor, alegria e amizade.

Aprendem e partilham, entre pares e em casa, características e curiosidades acerca da mesma. Os animais, que hibernaram na estação mais fria, estão prontos para deixar as suas tocas e abraçar o sol. Os dias vão-se tornando mais longos e as noites, mais curtas… E mais havia para contar.

Neste tempo ainda incerto, em que o calor do abraço não é, literalmente, possível, fiquemos gratos por mais uma primavera! Obrigado!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/05/2021 05:39

A Sra. D. Matemática resolveu inovar e mostrar que a arte também nela mora. Assim, num dia lindo de sol, saiu de casa para encontrar o seu amigo Pi.

O Pi não estava lá muito bem-disposto, visto que estava com dificuldade em encontrar o seu último número. Então, a Sra. D. Matemática resolveu animá-lo e sugeriu “Deixa lá, Pi! Não precisamos de ver o fim, só precisamos de ter consciência da importância do princípio, o resto vai surgindo…”. O Pi refletiu e percebeu que era muito feliz por ter 3,1416… como os seus números de início de percurso.

Agora que estavam os dois contentes, a Sra. D. Matemática e o Pi resolveram convidar Eratóstenes, o célebre matemático, para um passeio à beira-mar.  Contudo, Eratóstenes estava angustiado, pois faltava-lhe um primo. Nesse sentido, a Sr.ª D. Matemática e o Pi resolveram ajudá-lo a calcular os números primos até 100. Ah! De certeza que o primo ia aparecer!

No caminho, encontraram a simetria, vaidosa e vistosa, mostrava-se ao mundo através de bonitos desenhos livres na vida. Oh, que maravilha!!!!

Assim, nasceu a exposição dos nossos alunos de 6.º ano. Mostrando que a matemática pode ser divertida, realizaram trabalhos com cores e feitios diversos, mostrando a simetria aplicada ao desenho livre e à arte na Matemática. Não podia faltar 3,1416… E tanta curiosidade houve para conhecer a história do Pi e da sua aplicação ao cálculo do perímetro e da área de um círculo. Explorando o Crivo de Eratóstenes, os alunos descobriram os números primos até 100.

Muito conhecimento se adquiriu e se transmitiu com a partilha dos trabalhos! A matemática é uma ciência tão divertida. Necessário é não perder o fio à meada… 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/05/2021 05:19

Hoje, a escola convida os seus alunos a refletirem sobre problemas sentidos por cada um e pela sociedade em geral. A transformação social só será conseguida se obtivermos a consciência do contexto envolvente onde o indivíduo se move. O desenvolvimento de um espírito crítico, outrora desvalorizado, é, agora, o mote para se atingir uma sociedade mais equilibrada e uma participação ativa dos cidadãos, baseada na igualdade, na democracia, no pluralismo e na justiça.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, inserido no domínio de trabalho “Saúde”, os alunos do 8.º ano foram desafiados a pensar no problema dos vícios.

Sabemos que, na atualidade, o ser humano é, frequentemente, interpelado por estímulos que, não sendo bem decifrados, podem constituir um problema sério para os próprios, para a sua família e para a humanidade em geral.

Poderiam ser trabalhados vários vícios nocivos ao ser humano, desde o excesso do uso de videojogos, a má utilização da Internet e das redes sociais, o consumo de cigarros e de outras substâncias tóxicas. Enfim, um mundo obscuro que, facilmente, os jovens podem tropeçar.

Os alunos escolheram trabalhar o vício do álcool e elaboraram vários cartazes informativos, apelativos e muito bem ilustrados que foram afixados pelas salas do Colégio.

Daqui, resultou a certeza de que é importante seguir em frente, sabendo fazer as melhores escolhas, evitando os caminhos tortuosos que, por vezes, se atravessam.

Mais do que nunca, cada um deve confecionar a sua própria felicidade com receitas simples como esta: 50 gramas de paixão, 10 colheres de amor, uma chávena de discernimento, loucura q.b. e uma pitada de desafio. Eis a receita da vida! Saborosa e sem vícios!

Por admin.colegiosteresinha Em 13/05/2021 04:44

Na passada sexta-feira, 7 de maio, dois jovens “deputados” do Colégio de Santa Teresinha, Edgar Estróia e Vitaliy Markevych, participaram na sessão plenária do Parlamento Jovem Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM). Em debate, discutiu-se a temática do projeto para o presente ano letivo: “Segurança Social”.

O mundo atual tem colocado diversas questões neste âmbito, pois, com uma população cada vez mais envelhecida, que medidas tomar para assegurar a sustentabilidade social? É neste contexto que o debate democrático se fez com ensinamentos de pequenos e “graúdos”. Na abertura, o Presidente da ALM, José Manuel Rodrigues, ressalvou a urgência de haver reformas na Segurança Social, a fim de se evitar constrangimentos entre gerações. Já o Diretor Regional da Educação, Marco Gomes, enalteceu o projeto na formação integral dos jovens alunos.

Nesta sessão, os “jovens deputados” tiveram a oportunidade de colocar questões aos deputados representantes por cada grupo parlamentar.

Recorde-se que, a 17 de março, o Colégio de Santa Teresinha marcou presença na terceira reunião preparatória do projeto Parlamento Regional, através da plataforma zoom. Cada escola apresentou o seu projeto de recomendação para o tema Segurança Social com quatro medidas legislativas. O colégio foi honradamente representado pelos jovens deputados efetivos, Edgar Estróia, Vitaliy Markevych e Carlota Matos.

E, nesta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, fomentou-se os princípios que dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em particular a inclusão e a sustentabilidade. Formar, com equidade e democracia, a consciência de sustentabilidade para o equilíbrio e tranquilidade da humanidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 02/05/2021 21:09

«Mãe não tem limite,

é tempo sem hora,

luz que não apaga

[…].

Mãe, na sua graça,

É eternidade.»

E, com estas palavras de amor do poeta e contista brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, inicia-se a homenagem ao ser que é amor. Amor puro. Corajoso. Supera obstáculos. Dá colo.

Nesta exaltação a esta amor incondicional, muitos foram os trabalhos orientados em cada sala de aula, dos pequeninos aos crescidos. No pré-escolar, os placares ganharam corações, estrelas e retratos sob o mote “Mãe, Super Mamã”, não fosse a mãe inspiração, poesia e autêntica magia!

No primeiro ciclo, o reconhecimento também se fez, entre tons variados. Saliente-se o trabalho implementado na expressão plástica, atividade extracurricular, junto os terceiro e quarto anos. Compuseram postais, bases para copos e ornamentaram saquinhos de papel.

Orientados pela disciplina de português, o segundo ciclo foi bastante criativo. Um acróstico foi realizado pelos alunos do quinto ano, a elogiar os atributos da sua querida mãe.  Em formação pessoal e social, no 5.º A, ficou a orientação de uma experiência a ser realizada com a mãe: uma flor com pétalas de amor. Os alunos do sexto ano criaram um postal bem original com palavras de gratidão, de imensa ternura, a enaltecer a grandiosidade da sua mãe. Mãe generosa. Mãe admirável. Mãe verdadeira. Sublime!

Entre outras iniciativas, no terceiro ciclo, é de louvar a iniciativa dos alunos do oitavo que, em formação pessoal e social, ilustraram um belo coração em cartolina. Nele, com versos de reconhecimento, caracterizaram a sua mãe e declararam o seu amor. Um desafio gratificante! Com emoção, tão bem se escreveu sobre aquela que incita a crescer, a sonhar. A estar e a ser grande!

 

Com mais ou menos criatividade, em cada projeto, justiça cá se fez àquela que é mais do que o ser que gera, que dá à luz… Mãe é amor infinito. Esperança e conforto! Mãe cuida, orienta e deixa “voar”. É um dom abençoado por Deus!  Bem-haja! 

Pré-escolar


 

1.º Ciclo

 

2.º Ciclo

 

3.º Ciclo

Por admin.colegiosteresinha Em 02/05/2021 08:24

Saber quem somos implica conhecer quem fomos. Conhecer o passado e reconhecer a herança que nos foi deixada é uma missão da disciplina de história. A construção de uma sociedade, quer a nível cultural, quer a nível material, assenta num complexo enredo da súmula das sociedades anteriores. Por mais recuado que seja o tempo, as influências na atualidade são significativas. O homem evoluiu e, com ele, trouxe a criação de um mundo que se foi complexificando para que a sua adaptação à natureza se concretizasse e para que as suas necessidades fossem, paulatinamente, satisfeitas.

No espírito da descoberta sobre vidas passadas, os alunos do 3.º ciclo foram convidados a trabalhar temas como o culto religioso no Antigo Egito, a Expansão Europeia e a II Guerra Mundial. Os trabalhos resultaram da exploração dos conteúdos da disciplina de história nos 7.º, 8.º e 9.º anos, respetivamente.

E porque o conhecimento é tão grandioso quanto mais é partilhado, os trabalhos dos alunos encontram-se expostos no nosso Colégio. Neste passeio pela nossa História, reconhece-se a identidade inerente à pertença ao grande grupo que é a Humanidade. 

Por admin.colegiosteresinha Em 18/04/2021 17:21

A Poesia é o espelho da alma e do pensamento humano. Do coração e da mente, pulam emoções, pensamentos e experiências que se materializam em palavras, cuja interpretação é ambígua e, ao mesmo tempo, fascinante.

 

No segundo período, os alunos do sexto ano foram convidados a celebrar a poesia, construindo pequenas narrativas poéticas, partindo do tema: “Se fechasse o tempo numa caixa,…”. Embalados pela imaginação, criatividade e encanto, arranjaram palavras, talharam frases e edificaram-se textos imbuídos de beleza, ritmo, musicalidade e experiências diversas e únicas. Revelaram-se pequenos poetas!

Por admin.colegiosteresinha Em 11/04/2021 18:53

Tradição ou inovação, a verdade é que os alunos do terceiro ciclo estiveram, em regime não presencial, sob a orientação das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a criar um postal de Páscoa em cartão.

Adotando as mais variadas técnicas, os alunos dos sétimo e nono anos surpreenderam com a sua responsabilidade e arte. Primeiro, criaram uma mensagem apelativa sobre a grandeza da festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus, depois, ilustraram-na e, por fim, registaram o trabalho em suporte digital para publicação na plataforma “Moodle”.

Com este desafio de criação de um postal original, os alunos tiveram a possibilidade de desenvolver um conjunto de competências transversais a outras disciplinas, a destacar: sensibilidade estética e artística; pensamento crítico e pensamento criativo; linguagens e textos.

A acrescentar todos estes ensinamentos, está outra lição determinante para a formação integral de cada aluno, na senda da sua Educação Cristã: Páscoa é tempo de amor, paz e alegria, pois Jesus ressuscitou. Páscoa é esperança. Gratidão!

Carregado de fibras óticas ou não, o importante é enviar uma intenção carregada de carinho a alguém. E, na Páscoa, faz todo o sentido, pois, na reflexão, crescemos e passamos a valorizar o essencial: os afetos.

Por admin.colegiosteresinha Em 11/04/2021 18:19

A educar literariamente os alunos do primeiro ciclo, têm contribuído os projetos implementados na educação literária, atividade extracurricular do primeiro ciclo. É o exemplo da turma do 3.º C que muito tem experienciado e crescido nesta iniciativa.

Primeiro, compreendido o essencial do texto escutado, os alunos embelezaram a inicial do seu nome com materiais evocados na história lida acerca do mar.

Depois de ouvir ler o livro de Francisco Fernandes – Duas Estrelas do Mar e um Peixe Prateado, os alunos realizaram uma ficha de trabalho e um origami, com desenho e pintura.

Com o intuito de apreciar o conto “O Soldadinho de Chumbo”, fez-se o visionamento da história, seguido de diferentes práticas de oralidade, a destacar o reconto oral. Disponibilizou-se um quiz para aferição da compreensão do texto literário. Para finalizar, os alunos elaboraram um trabalho manual, com construção de um barco, recorte, colagem e pintura.

Assim, pretende-se tornar os alunos em leitores competentes, capazes de ler, entender, compreender e falar, correta e criativamente, a língua portuguesa, com um repertório vocabular diversificado.

Por admin.colegiosteresinha Em 04/04/2021 20:52

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/04/2021 20:33

Entre a estação mais fria das quatro, o inverno, à tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre e ao pipilar das andorinhas, eis a almejada primavera. Neste período, foram muitos os projetos desenvolvidos na atividade extracurricular de expressão plástica no primeiro ciclo.

É o caso do 3.º C que, aplicando o recorte, a montagem, a colagem, o desenho e a pintura, expuseram trabalhos alusivos ao inverno, aos animais e à primavera.

Assim, conclui-se que é possível treinar esta capacidade de criar, de inventar, ou seja, a criatividade. Importante será mantê-los artistas depois de crescidos, pois, no entender de Pablo Picasso, «Toda criança é um artista.».

Por admin.colegiosteresinha Em 04/04/2021 20:23

Do latim “pater”, pai é aquele que educa e cria. Aquele que cuida e protege. Aquele que aconselha e orienta. Pai é aquele que dá amor e colo nas alegrias e nas tristezas!

Em tempo de pandemia, o Dia do Pai não foi esquecido e a festa tanto se fez na escola como no ensino à distância.

No pré-escolar, muitas foram as lembranças, criativamente, elaboradas por todos os “pequeninos” para surpreender o seu “super-herói”. Uns gravaram na palma da sua mão o rosto do seu herói. Outros partilharam atributos, saberes e poderes do seu tesouro em trabalhos variados.

Várias foram também as iniciativas implementados em todos os anos do primeiro ciclo para homenagear o companheiro que ampara sem limites. Os alunos dos terceiro e quarto anos, por exemplo, na atividade extracurricular de expressão plástica, compuseram um postal com a forma de um coração, a partir de um modelo fornecido. Usaram o recorte e a colagem e o lápis de cor e a caneta de feltro como técnicas de acabamento.

A representar o segundo ciclo, a turma do 6.º C não deixou passar esta data e, durante as aulas de formação pessoal e social, cada aluno elaborou um distinto postal, com uma emotiva mensagem em honra do seu pai, o exemplo a seguir.

Em regime não presencial, os alunos de terceiro ciclo assinalaram também a efeméride. É o caso dos alunos das turmas 8.º A e 8.º B que, na aula de formação pessoal e social, escreveram uma linda mensagem de gratidão ao seu pai, à luz que os acompanha. Houve quem compartilhasse a dificuldade em encontrar as palavras certas para enaltecer a grandeza de alguém tão especial. Todavia, versos carregadinhos de poesia tão bem se escreveu!

Com estas atividades, houve momentos de grande emoção, de partilha de gostos e de histórias dos alunos com o seu querido pai. Guardaram que ser pai é ser especial. É uma bênção! Não é tarefa fácil, não. Um desafio diário que enobrece!

Por admin.colegiosteresinha Em 28/03/2021 19:06

Salta um coelhinho aqui… Salta um coelhinho acolá… Ops!!! Cá está um ovo de chocolate!!!! BRAVO, BRAVO!!!!

Dos placares, janelas e paredes saltam coelhinhos, nascem ovos de chocolate coloridos, crescem flores e brotam cenouras. Eis o Colégio de Santa Teresinha!

De forma muito colorida, criativa e expressiva os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo embelezaram os corredores junto às suas salas.

Não faltou, também, a dimensão mais formal e religiosa desta quadra. A Páscoa dos Cristãos ocupa um grande número de placares que, mais do que tornar a escola bonita, procura transmitir uma mensagem, buscando o seu ensinamento.

A Páscoa é uma festividade religiosa que lembra a crucificação e festeja a ressurreição de Jesus. É, por excelência, uma época para celebrar a vida e transmitir a paz. Assim, se fazem trabalhos com as crianças, trabalhos que ensinam, trabalhos que desenvolvem capacidades e competências, trabalhos que encantam, trabalhos que embelezam e, sobretudo, trabalhos que despertam a vontade de caminhar no sentido da esperança que une e faz viver.

 

Votos de uma Santa Páscoa!

Por admin.colegiosteresinha Em 20/03/2021 19:29

A “Via Sacra” corresponde ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz, desde o pretório, residência do comandante nas fortificações da Roma Antiga, até ao calvário, onde faleceu.

Simulando o percurso doloroso de Jesus e numa prática devocional que remonta ao século XI, os cristãos recriam o caminho doloroso de Jesus, orando e agradecendo a dádiva da nova vida, a dádiva da Ressurreição.

Esta prática de contemplação ocorre pelos dias da Quaresma e, fazê-la, permite-nos uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.

As Estações, passos ou etapas desta caminhada foram sendo definidos ao longos dos tempos e, no século XVI, elas eram catorze. Contudo, o Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada uma décima quinta estação para recordar a ressurreição de Jesus.

Nesta caminhada, cultivam-se valores como a oração, a justiça, o perdão, a gratidão, o amor, a ajuda, a caridade, a persistência, a humildade, a resiliência, o respeito, a reconciliação, a generosidade, a fé e a esperança. Estes devem sustentar a vida humana e o crescimento espiritual interior. Assim foi no nosso Colégio! Recriando o Caminho de Jesus até ao calvário, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos foram convidados a meditar sobre o sacrifício de Jesus e sobre a forma como Ele, generosamente, deu a vida por nós. Rezando, cantando e, sobretudo, agradecendo, foram percorridas as 15 estações.

 

“Pai nosso, que estais no céu, caminha connosco durante esta época de arrependimento. Aceita o nosso empenho: em mudar, em rezar, em fazer sacrifícios e realizar boas ações. Transforma o nosso egoísmo em generosidade. Abre o nosso coração à tua Palavra. Amém.”  

Por admin.colegiosteresinha Em 14/03/2021 17:16

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 07/03/2021 18:11

«Não há amigo tão leal quanto um livro.» (Ernest Hemingway)

Na certeza de que um livro é um amigo leal e verdadeiramente valioso, os alunos do Colégio de Santa Teresinha foram motivados para a participação na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

Por mais que o tempo atual seja delicado, a celebração da leitura é essencial. Como tal, a festa aconteceu para todos os ciclos, a fim de os objetivos da iniciativa do Plano Nacional de Leitura serem cumpridos nesta escola da “Boa Mãe”: «estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura».

Durante o mês de fevereiro, os alunos participantes dos 1.º e 2.º ciclos tiveram a oportunidade de mostrar, ao vivo, o seu talento na leitura expressiva de um poema e na apreciação crítica oral do mesmo. Os 27 participantes do 3.º ciclo foram orientados, a partir da plataforma “Teams”, para a execução de um vídeo criativo com a leitura e apreciação do texto selecionado. A sua produção em formato digital foi valorizada por um grupo de quatro jurados, em regime presencial. O júri, sempre constituído por um convidado exterior à escola, não teve tarefa fácil, pois, pequeninos em tamanho e idade, foram grandes a recitar e a argumentar. O importante, na verdade, é a experiência que fica e ensina.

Apurados foram, por fim, três participantes, ficando um como suplente, por cada nível de ensino. No momento, já pensam na fase regional que se realizará à distância, entre 13 de março e 26 de abril, com duas provas, uma de leitura expressiva de um texto poético e outra de argumentação, gravadas em formato audiovisual.

 

E, assim, se realizou a festa da leitura! Presencial ou não presencialmente, houve emoção e, pela leitura, é que vamos crescer e ser mais felizes! 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/03/2021 15:15
Por admin.colegiosteresinha Em 28/02/2021 15:45

Durante uma das sua homilias, o Papa Francisco definiu Quaresma como «[…] uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. É o tempo para verificar as estradas que estamos percorrendo, para encontrar o caminho que nos leva de volta a casa, para redescobrir o vínculo fundamental com Deus, do qual tudo depende.».

É o tempo de perceber se o nosso leme nos leva a Deus!

Com o intuito de refletir, de fazer uma introspeção consciente e digna de uma vida abençoada com as graças do Senhor e de sensibilizar para a delicadeza do tempo religioso que se vive, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Colégio de Santa Teresinha, no âmbito da disciplina de Educação, Moral, Religiosa e Católica, dinamizaram uma exposição, sob o tema “Via Sacra”.

É tempo de preparação interna para comemorarmos a festa da ressurreição de Cristo, relembrando o seu sofrimento e morte.

É, assim, tempo de reflexão que antecede o crescimento da alma e que celebra a vida! 

Por admin.colegiosteresinha Em 21/02/2021 20:27

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 16/02/2021 12:59

Carnaval é festa, brincadeira, farra, folia, um grande divertimento. E, este ano, não foi exceção no Colégio de Santa Teresinha.

No pré-escolar, escolhido o tema “Palhaços”, máscaras, viseiras, chápeus e desenhos variados foram construídos e coloridos não só para uso próprio mas também para enfeitar placares.  Não faltaram os desfiles pela escola e as gargalhadas próprios do festim. Esta celebração serviu, ainda, de mote ao reconto de histórias, ora a partir de  fantoches, ora a viva voz com trajes adequados às personagens. Foi o caso da história de “Arlequim”, que muitos risos arrancou pelo seu jeito divertido de ser, nos seus retalhos multicores.

Junto do primeiro ciclo, a festa aconteceu com o nome “Carnaval encantado”. Responderam à chamada “Os Três Porquinhos”, “A Pequena Sereia”, “Os 101 Dálmatas”, “O Rei Leão”… Aproveitou, assim, o melhor dos contos encantados e, em sala de aula, adereços foram criados para, na sexta-feira, 12 de fevereiro, desfilar no pátio do edifício principal. Não esquecer que, no dia anterior, 11 de fevereiro, o penteado original fazia parte da agenda e muitos foram os que aderiram de forma exemplar.

Ressalve-se, por fim, todo o trabalho em prol do desenvolvimento da sensibilidade estética e artística operacionalizado na atividade extracurricular de expressão plástica junto das turmas de terceiro e quarto anos.  Seguindo um exemplo de uma máscara alusiva ao "Dia de Muertos", os alunos aplicaram várias técnicas de pintura, entre elas, marcadores/canetas de feltro, lápis de cor e guache.

 

Que este Carnaval em casa chega, igualmente, de grande alegria, entre malassadas, sonhos e folia!

Por admin.colegiosteresinha Em 14/02/2021 17:48

 

Amizade, paixão, entusiasmo, brandura, delicadeza, zelo, afeto, afeição, contentamento, fogo, dor… Palavras que definem o amor, esse sentimento que, puro, também, é fero, já dizia o príncipe dos poetas, Luís Vaz de Camões. É feroz. É, na verdade, uma ligação intensa que deve preencher de coisas boas. Deve acrescentar para valer a pena. Eis o amor verdadeiro! Uma amizade calorosa que enriquece, eleva…

Para assinalar a efeméride do Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, os alunos do primeiro ciclo foram orientados pela disciplina de inglês para a escrita de um postal a um colega seu amigo. Até quinta-feira, 11 de fevereiro, colocaram a sua dedicação na “caixa do amor” e, na manhã seguinte, surpreenderam os seus amigos, com palavras de festa. Além dos alunos e dos professores, muito contribuiu o empenho do pessoal não docente na construção do marco de correio em cartão.

Os meninos do primeiro ano marcaram o seu compasso nesta festa do amor com os seus gnomos bem amorosos. Em cartolina colorida, construíram, na aula da “teacher”, pequenos génios do amor que presidem, no momento, os placares exteriores das suas salas. Vão desafiando quem lá passa a cultivar o amor.

Também, no ensino à distância, os alunos do oitavo ano escreveram a sua própria definição do sentimento «que dói, e não se sente». Perceberam que não é tarefa fácil. Valeu-lhes a inspiração de versos de grandes poetas e a animação de um texto fílmico.

 

Por vezes, faz sofrer, mas é o amor que dá vida e sentido ao caminho de cada um. Traz felicidade. Desperta! 

 

 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 14/02/2021 17:36

Neste regime não presencial, criatividade e inovação não faltaram aos alunos do sétimo ano, na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na criação de um “banner” alusivo ao Carnaval e à Páscoa.

Assim, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais da disciplina, os alunos puderam explorar ideias, desenvolver o pensamento computacional e produzir este artefacto digital criativo, recorrendo a estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade.

Sob a orientação do professor, os alunos, em primeiro lugar, criaram e inovaram através da execução de um “banner”. Depois, cada aluno teve a oportunidade de votar nos artefactos digitais mais criativos da sua turma, a partir de um formulário disponibilizado na plataforma “Teams”.

Aqui, durante a celebração do Carnaval e da Páscoa, é possível desfrutar das imagens criadas e escolhidas pelos alunos, na parte superior deste “site”.

 

Criar e inovar para bem comunicar!

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 12:40

Em tempos de pandemia, temos de nos reinventar para manter a missão que nos move. Assim foi no dia 27 de janeiro quando conseguimos viajar até Sintra com todos os alunos do 9.º ano. Visitamos o “NewsMuseum” através do ecrã dos nossos computadores, numa visita virtual guiada pelas salas que contam parte da nossa história mais recente.

 Aprendemos sobre o jornalismo de guerra, sobre a forma de contar factos, sobre a informação desportiva, sobre a publicidade e sobre os meandros da propaganda. Vejam lá que até nos cruzámos com o José Rodrigues dos Santos. Foi, de facto, incrível!!!

Ao longo da visita, os alunos foram convidados a participar ativamente, respondendo a várias questões que suscitavam a curiosidade de continuar o percurso virtual. Conhecemos a realidade da liberdade de expressão no mundo atual, percebemos que tipo de programas têm maior audiência e observámos como os elementos culturais de um país podem ser divulgados através do jornalismo.

Valorizando os factos e a história da humanidade, considerando a verdade e o risco, descrevendo a criatividade e o empenho, o museu também presta uma linda homenagem aos jornalistas que arriscaram a sua vida, chegando mesmo a perdê-la, em prol da informação para o mundo.

 

A experiência será para repetir e deixou os nossos alunos bastante motivados num período em que ensinar é um dos maiores desafios, mas motivar para aprender é uma das maiores provações. 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 11:41

Sejam números ou letras, elementos da Natureza ou estações do ano, o que interessa é aprender e aprender de forma feliz.

A Terra é um planeta fascinante, com segredos não revelados e com processos por descobrir. Assim, estão os nossos alunos do pré-escolar, descobrindo…

 

Descobriram sobre o ciclo da água, descobriram sobre o Inverno, descobriram sobre os números e descobriram sobre as letras. Cada desenho, cada rabisco, cada trabalho é um mundo de descoberta. É um mundo que se desvenda pelas mãos dos mais pequeninos e se transforma no seu interior. 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 11:33

Nunca as palavras da nossa (e)terna “Boa Mãe” fizeram tanto sentido como agora, nesta distância interpessoal, sem o conforto do sorriso, do abraço de quem se ama e se quer perto....  Chegam, assim, as suas palavras de conforto e de enorme esperança. Virtudes heroicas, outrora, aclamadas num tempo igualmente difícil em que as epidemias de varíola e de pneumónica assolavam esta bela terra.

Na senda desta generosidade imensa, celebrou-se, a 15 de janeiro de 2021, a fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, obra da Irmã Mary Jane Wilson, a humilde Serva de Deus.  Para a homenagear, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo compuseram trabalhos criativos que ilustraram os placares junto das suas salas.

 

Por todos os madeirenses que persistem nesta adversidade na esperança de um tempo melhor. Ouvi-nos, “Boa Mãe”! 

Por admin.colegiosteresinha Em 06/02/2021 10:05

Com esperança e muito receio, lá iniciamos o tão desejado 2021. Na sala de aula, agora, em regime não presencial, também não faltaram as previsões para este novo ano, que se quer melhor que o anterior. Um ano com saúde. Com abraços. Afetos.

Entre outras atividades, os alunos do oitavo ano criaram o TOP 5 dos ingredientes essenciais para se confecionar um 2021 digno de se viver com alegria.

 

Por último, depois da leitura de “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade, calamidades à parte, registou-se que cada um tem de lutar para “ganhar” um ano novo. Para isso, é preciso lutar por ele e merecer, pondo em prática estes e tantos outros valores:  o trabalho, a responsabilidade e a honestidade.

Por admin.colegiosteresinha Em 25/01/2021 12:40

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/01/2021 20:54
Por admin.colegiosteresinha Em 03/01/2021 11:38

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2020 15:43

A construir um belo enfeite para o pinheirinho de Natal, estiveram os alunos do 4.º ano na atividade extracurricular de expressão plástica.

Recorrendo à técnica do acrílico, usaram, primeiro, o pincel para colorir um anjinho em gesso e a base em madeira. Nesta, utilizaram o acabamento em decape. Por fim, o feltro foi a opção escolhida para o suporte do trabalho realizado.

Tantos foram os ensinamentos colhidos neste projeto. Para além da técnica, confirmaram que os anjos são os mensageiros que anunciam o nascimento do Menino, sendo, por isso, figuras importantes do presépio. São portadores da alegria que tanto se quer nesta quadra e sempre.

 

© 2022 Colégio Santa Teresinha