Pensamento da semana

Minimizar

 

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Informações

Minimizar

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
XXII EDIÇÃO- PARLAMENTO JOVEM REGIONAL
Ementa - 27 de junho a 1 de julho
DO PROJETO MEGA AO CORTA-MATO
VISITAR A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA RAM
A VIDA EM DEMOCRACIA
VISITA AO MUSEU DA ELETRICIDADE
Ementa - 20 a 24 de junho
UMA VIAGEM NO TEMPO!
JORNADAS DA JUVENTUDE
ROBÓTICA EM AÇÃO!

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 30/03/2022 20:35

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos da turma B do sétimo ano, procederam, individualmente, mediante a orientação do professor, à criação de um banner sobre a Páscoa, com recurso ao software de edição de imagem GIMP, para publicação no site da escola durante a efeméride religiosa.

Tendo em conta as Aprendizagens Essenciais da disciplina e recorrendo ao software de edição de imagem GIMP, os discentes puderam desenvolver competências ao explorar e aplicar alguns conceitos adquiridos durante as aulas de TIC.

Assim sendo, durante a celebração da Páscoa, será possível visualizar os três banners mais criativos da turma, na parte superior deste site. Todavia, os restantes trabalhos poderão aqui ser consultados (abaixo a esta notícia). Uma iniciativa onde o esforço da turma foi notório.

E, desta forma, também se assinalou a Páscoa como uma festividade religiosa a celebrar em família, sob os valores da fé e da fraternidade.

 

Trabalhos realizados pelos alunos:

Por admin.colegiosteresinha Em 27/03/2022 13:50
Por admin.colegiosteresinha Em 20/03/2022 15:17

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Este é um caminho que cada cristão não faz sozinho, mas na companhia de Jesus, respondendo aos desafios constantes da vida e levando a um crescimento interior, sempre alinhado com a força de Deus.

Desta forma, o grupo de professoras da disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica trabalhou esta época com os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, resultando esse trabalho numa exposição onde se podem observar vários textos que elucidam sobre as diferentes fases da Quaresma, bem como sobre o trajeto de Jesus Cristo até à cruz.

 Saibamos, neste tempo, manter a paz connosco e com os outros. 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/03/2022 15:13

Há sempre espaço para relembrar que a covid-19 ainda compromete o bem-estar de cada um e que existem comportamentos responsáveis que continuam a ser necessários.

Mais uma vez, este foi um tema abordado e trabalhado na disciplina de ciências naturais, no âmbito do estudo dos sistemas do corpo humano.

Os alunos do 6.º ano de escolaridade realizaram um conjunto de trabalhos que pretendem caracterizar esta doença tão atual, perceber como ela pode ser contraída, identificar comportamentos que inibem o contacto com o vírus, compreender como o corpo pode reagir à doença e que tipo de terapêutica poderá ser feita em caso de positividade.

Numa ótica de partilha com a comunidade educativa, os trabalhos dos alunos encontram-se expostos no rés-do-chão do edifício principal, onde é claramente manifesta a dedicação e o empenho dos alunos na atividade.

Não esqueçamos que o vírus ainda é uma realidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 07/03/2022 21:30


Com o propósito de proporcionar vivências diversificadas, sob os valores da alegria e do respeito, entre 21 de fevereiro e 4 de março, celebrou-se o Carnaval no Colégio de Santa Teresinha.

Assim sendo, várias foram as ações operacionalizadas, no sentido de permitir a expressão de aptidões e saberes, entre o pré-escolar e o terceiro ciclo. Junto dos mais “pequeninos”, houve tempo para o teatro, o penteado original, o pijama, o disfarce da escola e o disfarce de casa. No primeiro ciclo, a festa começou com o penteado criativo, depois, o dia do pijama, o dia da profissão e, por último, o dia do disfarce. No segundo ciclo, a celebração também se fez com grande entusiasmo, com o dia do acessório, o dia do penteado, o dia da T-shirt personalizada e o dia do disfarce a gosto de cada um. Assinalou-se a festa, no terceiro ciclo, com o dia do acessório original.

Para além desta criatividade, é de registar os trabalhos realizados com diferentes recursos materiais, que foram dando cor aos placares junto de cada sala do pré-escolar e do primeiro ciclo.

A fechar esta festa, a 4 de março, houve tempo para um lanche partilhado com as tradicionais malassadas e o saboroso mel da região. E com ALEGRIA! 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 07/03/2022 21:12

As disciplinas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento operacionalizaram um projeto cooperativo, a partir do estudo da obra de Jean Giono, O Homem que Plantava Árvores.

O livro, de leitura orientada na disciplina de Português, conta a história de um homem humilde que, pacientemente e de forma solitária, se esforçou por mudar o mundo onde vivia. Foi responsável por plantar uma floresta numa das regiões mais inóspitas e áridas de França, contornando obstáculos e fazendo enaltecer uma generosidade sem limites. Com as suas próprias mãos, construiu um ecossistema rico e sustentável, provando que cada um de nós poderá fazer nascer o melhor da Natureza e, assim, benfeitorizar o planeta que habitamos.

Este tema, abordado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob os domínios de trabalho do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental, permitiu a realização de um trabalho interdisciplinar.

Primeiro, os alunos procederam à leitura do livro; depois, fizeram o reconto da história em verso rimado; por fim, construíram um carvalho com material reciclado e reutilizado. Todo este trabalho colaborativo foi apresentado à comunidade, a partir de uma exposição repleta de cor e imaginação.

Desta forma, foi possível trabalhar várias competências nos alunos, a expressão escrita, a produção criativa e os valores que remetem para a consciencialização do papel de cada um, e de todos, no respeito pela Natureza e promoção de um planeta sustentável, garantindo um mundo vivo e pleno para as gerações vindouras. 

Por admin.colegiosteresinha Em 06/03/2022 12:03

15.º Edição - Fase Escolar

Com o propósito de estimular o gosto e o prazer da leitura, o Colégio de Santa Teresinha efetuou a inscrição dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos na 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Esta celebração da leitura e da escrita decorre entre o dia 8 de outubro de 2021, data oficial de abertura, e o dia 4 de junho de 2022, dia da grande Final.

Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) prevê três fases consecutivas: a Fase Escolar/Municipal, a Fase Intermunicipal e a Fase Nacional. Nesse sentido, cumpriu-se já a Fase Escolar no colégio. Muitos foram, assim, os alunos entusiasmados e talentosos que se apresentaram à chamada no terceiro andar do edifício principal.

A Fase Escolar realizou-se sob o olhar atento e deliciado de um júri composto por três elementos, que teve a difícil tarefa de apreciar, avaliar e escolher. Dos cinquenta participantes em prova, ficaram apurados seis, dois por cada nível de ensino. Leram de forma dramatizada e argumentaram obras de autores de renome, a saber: Luísa Ducla Soares, Mia Couto, Manuel António Pina, António Mota, António Gedeão e Gianni Rodari.

Importa, por fim, agradecer a todos os intervenientes nesta festa, alunos, pais, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e direção técnico-pedagógica. Cooperativamente, a formar leitores competentes!

Por admin.colegiosteresinha Em 06/03/2022 11:45

Pela primeira vez, o Colégio de Santa Teresinha participa no concurso CriaPOESIA-Encontro Juvenil do Atlântico, iniciativa da Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, dirigida a alunos residentes nos arquipélagos da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde ou das Canárias.

Esta participação decorre do trabalho colaborativo operacionalizado nas disciplinas de Português e de Educação Moral de Religiosa Católica (EMRC), a nível de terceiro ciclo. Neste sentido, esta interdisciplinaridade permitiu a partilha de treze trabalhos da categoria poesia visual e oito obras de poesia, advindos dos projetos “ECOfilia” e “Desenhar o AMOR”.

Entre outros objetivos, este evento conta com objetivos determinantes na formação de jovens que se ambiciona criativos, comunicativos e interventivos. Assim sendo, CriaPOESIA visa promover o gosto pela poesia visual e pela leitura de poesia; relacionar a expressão escrita com a expressão visual; desenvolver a criatividade a partir das ideias de um texto; fomentar a criação poética; criar um espaço comum de expressão criativa e poética, entre os arquipélagos da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde e das Canárias.

A criar POESIA e a desenvolver VALORES, pelo SONHO, seguem talentosos!

Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2022 Colégio Santa Teresinha