Pensamento da semana

Minimizar

 

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Informações

Minimizar

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
XXII EDIÇÃO- PARLAMENTO JOVEM REGIONAL
Ementa - 27 de junho a 1 de julho
DO PROJETO MEGA AO CORTA-MATO
VISITAR A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA RAM
A VIDA EM DEMOCRACIA
VISITA AO MUSEU DA ELETRICIDADE
Ementa - 20 a 24 de junho
UMA VIAGEM NO TEMPO!
JORNADAS DA JUVENTUDE
ROBÓTICA EM AÇÃO!

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 24/04/2022 22:17

E foi com o poema “A paz sem vencedor e sem vencidos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que se comemorou a Páscoa junto dos alunos de terceiro ciclo, na sexta-feira de 1 de abril.

Primeiro, houve a celebração da Eucaristia, com a colaboração dos alunos nos cânticos e leituras. Muito se pediu pelas vítimas da ofensiva russa na Ucrânia. Hinos afinados foram, assim, entoados pela paz, pelas crianças e todos os jovens. Pelo mundo inteiro!

Depois, os alunos da turma A do oitavo ano dramatizaram a peça de teatro “Uma pequena oração para alcançar a ressurreição”, que criaram sob a orientação da professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Promoveram, com palavras e gestos, o valor da oração. Demonstraram que ter fé e acreditar em Cristo era muito importante. Preparar a vida eterna na terra com caridade. Respeitar o próximo. Acolher e cuidar. Estes foram alguns dos múltiplos ensinamentos que a peça partilhou.

Na composição desta festa, determinante foi o engenho de vários alunos. É de destacar, entre tantos outros, a arte da Júlia Ôchoa , da Madalena Figueira e da Maria Roberts, no canto, o talento do Diogo Silva, no violino, e a graciosidade da Ana Maria, no piano.

Por fim, os alunos finalistas fizeram a caça ao ovo no pavilhão, entre sorrisos, gargalhadas e troca de afetos. Os restantes saborearam o chocolate da quadra nas suas salas, num ambiente de plena amizade.

A paz procuramos! Sem vencedores e vencidos…

Por admin.colegiosteresinha Em 18/04/2022 15:28
Por admin.colegiosteresinha Em 08/04/2022 15:26

A mais antiga e importante festa cristã mereceu uma atenção especial por parte dos nossos alunos. Preparemos o nosso coração para receber Jesus! Celebremos esta festa! Acolhamos a Páscoa!

A nossa galeria está repleta de ovações a Jesus, quadras feitas pelos alunos do 9.º ano, na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica, homenageando a Sua grandeza e o Seu sacrifício.

“Que esta Páscoa seja cheia de alegria,

Que todos abram o coração,

E que se lembrem no dia a dia

Que Jesus Cristo morreu pela nossa Salvação.”

 “Páscoa, amor e ressurreição

Um grito de liberdade e luz!

Apaga-se o ódio no coração

Que nele reina o amor de jesus!”

 Estes e outros versos, decorados com elementos a preceito, decoram alguns dos placares do terceiro andar do edifício principal.

 Não faltaram, também, os placares alusivos ao tema que animam os corredores do nosso Colégio, junto às salas do 1.º ciclo, lembrando a vida, a morte e a ressurreição de JESUS CRISTO, o nosso SALVADOR.

Por admin.colegiosteresinha Em 08/04/2022 15:00

Uma vez mais acedemos a uma iniciativa da Direção de Serviços de Educação Artística.

Desta feita, os alunos de várias escolas, incluindo, a nossa, homenagearam o povo ucraniano, sob o mote “Paz no Mundo 2022”.

Assim, os docentes das áreas artísticas prepararam, com os seus alunos, o tema “Construir a Paz”, da autoria de letra e música de Ricardo Agrela. O desafio era interpretar a canção no recreio, na rua ou noutro local escolhido pelas direções das escolas. Os nossos alunos escolheram interpretar esta canção no ginásio do Colégio, no final da celebração eucarística da Páscoa.

Numa corrente imaginária de solidariedade, todas as escolas participantes fizeram a interpretação da música no dia 01 de abril, às 11 horas.

Que o canto das nossas crianças ecoe bem alto e que cale as armas que destroem países, cidades e VIDAS!

Por admin.colegiosteresinha Em 07/04/2022 08:08

Durante o mês de março, os placares do terceiro andar do edifício principal ganharam cor e magia com os trabalhos surpreendentemente criativos dos alunos de sétimo. Estes foram desenvolvidos na disciplina de educação visual, a partir do desenho de observação, sob as formas de módulos, padrões e espirais.

É de destacar os objetivos da atividade: estimular a observação atenta e a perceção das formas abstratas; descobrir ou potencializar a própria linguagem da representação visual por meio de módulos, padrões e espirais; representar, de forma precisa, figuras planas; desenvolver habilidades relacionadas à análise, comparação, observação e constatação de figuras geométricas.

Nesse sentido, foram desafiados a criar módulos e padrões que atraíssem e hipnotizassem qualquer espetador, recorrendo a outro elemento da linguagem visual – a cor.

Associando também a cor, os alunos criaram, ainda, realidades cujo ponto de partida seria a espiral bicêntrica, provocando a sensação de movimento, através de uma linha harmoniosa.

 Eis um trabalho de excelência de promissores artistas. As imagens falam por si… 

Por admin.colegiosteresinha Em 06/04/2022 22:08

O estudo da grandiosa epopeia de todos os portugueses, Os Lusíadas, de Luís de Camões, permitiu que se operacionalizasse dois projetos – “A perspetiva no assassinato de D. Inês de Castro” e “O Temível Gigante Adamastor”, nas disciplinas de português e educação visual.

Foram muitos os objetivos traçados e concretizados com sucesso junto dos alunos finalistas. Visou-se, assim, estimular o gosto pela leitura do poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões, e pelo desenho gráfico; partilhar aprendizagens no domínio da educação literária e da educação visual; desenvolver a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes, da literatura portuguesa às artes.

Nesta atividade, acima do texto literário e do desenho gráfico, os alunos desenvolveram os valores da responsabilidade, do respeito e da partilha. E, assim, também, se homenageou o engenho e a arte do grande príncipe, o príncipe dos poetas, LUÍS VAZ DE CAMÕES!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 06/04/2022 20:53

A Delegação Regional da Madeira da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica promoveu o Concurso de projetos de identidade visual, sob a temática cultural “Centenário do falecimento do Beato Carlos de Áustria”, no segundo período, direcionado aos alunos do terceiro ciclo e secundário.

Os alunos foram estimulados a criar um logótipo, como um produto de comunicação, que, tal como toda a assinatura, deveria desempenhar a função de Identidade da celebração da efeméride. O trabalho deveria ser apresentado em suporte digital e/ ou suporte papel, num formato A4.

Entre outros objetivos, este concurso visou proporcionar aos alunos uma oportunidade para fazerem um percurso formativo; demonstrar que a Área das Artes se assume como fundamental para o desenvolvimento global e integrado dos alunos; estimular para a importância de processos criativos; desenvolver atitudes de participação social.

Orientados pelo professor de Educação Visual, Richard Fernandez, seis alunos do Colégio de Santa Teresinha compuseram um trabalho sobre a temática sugerida, recorrendo a técnicas variadas. E a criatividade do trabalho da aluna finalista Carlota Matos, turma B do nono ano, foi premiada com um distinto terceiro lugar.

 Temos artistas! Parabéns, CST! Parabéns, Carlota! 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/04/2022 19:48
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2022 Colégio Santa Teresinha