Pensamento da semana

Minimizar

 

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Informações

Minimizar

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
XXII EDIÇÃO- PARLAMENTO JOVEM REGIONAL
Ementa - 27 de junho a 1 de julho
DO PROJETO MEGA AO CORTA-MATO
VISITAR A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA RAM
A VIDA EM DEMOCRACIA
VISITA AO MUSEU DA ELETRICIDADE
Ementa - 20 a 24 de junho
UMA VIAGEM NO TEMPO!
JORNADAS DA JUVENTUDE
ROBÓTICA EM AÇÃO!

Notícias

Minimizar
Autor: Início: 13/10/2016 10:54
...
Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:55

Depois da fase escolar e das reuniões, preparatória e de comissão, houve a tão aguardada sessão plenária do Parlamento Jovem Regional, na sala do hemiciclo da Assembleia Legislativa da RAM, a 6 de maio.

Nesta sessão, participaram três alunos do sétimo ano do Colégio de Santa Teresinha: José Pedro Gaspar, como vice-presidente da mesa; Constança Pereira e João Maria Neves, no papel de deputados.

Primeiro, os jovens deputados apresentaram o seu projeto de recomendação sob o tema "A recuperação do património histórico e cultural da Madeira". Depois, tiveram a oportunidade de intervir no debate e colocar algumas questões aos deputados representantes de cada bancada parlamentar. Por fim, o lanche convívio oferecido pelo senhor presidente da Assembleia Legislativa Regional foi outro momento de partilha e de grande aprendizagem.

É de realçar que este projeto, ao educar para a cidadania e ao promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, entre outros objetivos, vem tornando os jovens madeirenses cidadãos mais participativos, confiantes e competentes.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:45
Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:41

Durante o ano letivo, foram muitas as atividades desportivas operacionalizadas na aula de educação física, para os alunos dos três níveis de ensino, no âmbito do atletismo.

Assim sendo, é de destacar o projeto Mega, com duas provas: salto em comprimento e corrida de velocidade de 40 metros, que ocorreu a 5 de maio. Vinte dias depois, foi a vez do corta-mato que contou com a participação de 236 alunos dos 3.º aos 9.º anos. Foi essencial a colaboração da PSP que, com meios materiais e humanos, contribuiu para o sucesso do evento. Foram medalhados os três primeiros classificados de cada prova.

Além da promoção da atividade física e de hábitos de vida saudáveis, pretendeu-se, com o projeto Mega e o corta-mato, desenvolver a psicomotricidade de forma global e fomentar a socialização, a cooperação, a persistência e a solidariedade. E criar um espaço de partilha onde os valores olímpicos da amizade, do respeito e da excelência fossem notórios.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:31

Na senda da qualificação individual e da cidadania democrática, realizou-se, com os alunos finalistas do nono ano de escolaridade, a visita de estudo à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, entre 18 e 20 de maio.

Orientados pela Dra. Maria do Carmo Jesus, os alunos foram acolhidos junto à Capela de Santo António da Mouraria e, no exterior, entre fotografias, guardaram alguns ensinamentos. Primeiro, tomaram conhecimento que a Assembleia Legislativa da Madeira, nos termos do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma, exercia funções políticas, legislativas e de fiscalização. Depois, entre outras informações partilhadas, souberam que o edifício da Assembleia, antiga Alfândega do Funchal, fora construído no século XVI, tendo sido alvo de várias obras de adaptação e remodelação ao longo dos séculos.

No interior do edifício, no salão nobre, os alunos conheceram o funcionamento do Parlamento, desde as competências aos órgãos da Assembleia Legislativa, passando pela simbologia da autonomia.

Em seguida, no andar superior, visitaram a sala rosa, a sala de comissões e a biblioteca. Nestes espaços de interesse histórico e arquitetónico, conheceram, ainda, obras e peças de mobiliário dos séculos XVII e XVIII.

Por último, os alunos foram à sala do hemiciclo onde tiveram a possibilidade de experimentar os lugares dos deputados, tendo uma das turmas tido o privilégio de conhecer o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o Dr. José Manuel de Sousa Rodrigues.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:28

A vida em democracia tem sido um apanágio da maior parte das sociedades ocidentais. Saber viver e exercer uma democracia consciente é a grande preocupação do poder político, que, através da educação, ensina os valores democráticos.

Neste contexto, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9.º ano investigaram sobre as várias instituições democráticas, nacionais e internacionais, ficando a conhecê-las e, sobretudo, percebendo as suas funções. Entre muitas outras instituições, surgiram trabalhos sobre a Assembleia da República, a Assembleia Legislativa Regional, o Tribunal de Contas, o Tribunal Penal Internacional, a NATO, o Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu.

Como conclusão desta operacionalização, estão os trabalhos em exposição no quarto andar, permitindo, assim,  dar a conhecer a toda a comunidade educativa o papel destas instituições numa sociedade que se quer democrática, inclusiva, igual e justa.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2022 13:23

No âmbito da disciplina de História, os alunos do 7.º ano de escolaridade visitaram o Museu de Eletricidade, ficando a conhecer um pouco sobre a eletrificação do Arquipélago da Madeira.

Desde os candeeiros mais primitivos, onde a chama se fazia através do uso de óleo e, mais tarde, de petróleo, e cuja manutenção era extremamente difícil, até aos candeeiros mais modernos e mais numerosos, inicialmente no Funchal e, depois, por toda a ilha, chegando, também, ao Porto Santo, os alunos perceberam a evolução acontecida nesta área.

As máquinas de outrora, agora desativadas, maquetes ilustrativas da energia produzida, utilizando os recursos hídricos, e módulos interativos, complementaram a visita, tornando-a interativa e captando o interesse dos nossos alunos.

Por admin.colegiosteresinha Em 19/06/2022 20:20
Por admin.colegiosteresinha Em 15/06/2022 09:33

Primeira fotografia da história, por Joseph Nicéphore Niepce, 1816.

No âmbito da disciplina de História, os alunos do 8.º ano fizeram uma visita de estudo ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes.

A 9 de maio de 1816, usando uma caixa de madeira, o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente. Um processo que hoje se faz num segundo levou, na altura, cerca de sete horas para se conseguir concretizar.

Perante este e outros factos curiosos, completamente diferentes da realidade atual, os alunos mostraram-se incrédulos perante as dificuldades que não são capazes de materializar.

As poses rígidas, os semblantes pesados, as roupas de cerimónia e o facto de ser considerado um momento quase solene a ida de uma família ao estúdio para tirar uma fotografia, contrasta com facilidade com que hoje se carrega num botão e, rapidamente, se obtém, de forma digital, um retrato ou uma imagem de uma paisagem.

Nesta visita, contribuiu-se, assim, para a qualificação individual do aluno, munindo-o de conhecimentos que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade que o rodeia, em comparação com o passado.

Por admin.colegiosteresinha Em 09/06/2022 13:41

Os alunos do Colégio de Santa Teresinha puderam contemplar de perto os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, conhecendo melhor o propósito deste evento religioso, que decorrerá de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa.

A Jornada Mundial da Juventude, cujo início remonta ao ano de 1986, é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Com uma identidade claramente católica, este evento apresenta-se como um momento importante na evangelização dos jovens, procurando veicular valores de justiça e de solidariedade. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura, também, promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as diferentes nações.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” são os dois símbolos que acompanham este evento. Nos meses que antecedem cada Jornada, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades onde vivem.

Na manhã de 20 de maio, estes símbolos estiveram no Colégio de Santa Teresinha e, no ginásio, assinalou-se o momento em festa. Dos cânticos, gestos, orações à entoação do Hino “Há Pressa no Ar”, os alunos dos vários ciclos de ensino foram sensibilizados para a importância deste evento e participaram em verdadeiro espírito de comunhão. 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/06/2022 13:24

Foi com grande entusiasmo que, a 23 de maio, os alunos dos clubes de Robótica e TecnoArtes apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo aos colegas e aos encarregados de educação. Registe-se a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, o Dr. Jorge Carvalho, que assistiu, com agrado, à demonstração de cada projeto.

O trabalho operacionalizado nestes clubes permite que se alie a aprendizagem às novas tecnologias, motivo que desperta grande interesse nas crianças e jovens dos nossos tempos. Assim, nestes projetos participam alunos do primeiro ao terceiro ciclos.

Foram robôs aquáticos, animais engraçados e instrumentos musicais que fizeram as delícias dos que passaram pelo ginásio do Colégio, observando e interagindo com estes trabalhos.

Parabéns a todos os nossos cientistas!!!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2022 18:52

Na passada manhã de 18 de maio, quatro alunos do Clube TecnoArtes do Colégio de Santa Teresinha participaram no Encontro Escolar ROVALL, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal. Este evento, operacionalizado pelos projetos ROVALL e Observatório Oceânico da Madeira, contou com a presença de outras sete escolas.

Os alunos Beatriz Rodrigues, Daniela Ferraz, Denis Ameixa e Vitaliy Markevych puderam partilhar e testar os robôs submarinos, os ROVs (veículos operados remotamente), que criaram em contexto escolar no Clube Tecnoartes, sob a orientação do professor Rúben Alves.

Com o Projeto ROV4ALL, resultante de uma parceria entre várias entidades, pretende-se que alunos do 9.º ano do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário da Madeira, Açores, Lisboa e Algarve construam os seus próprios ROVs, a partir de um kit produzido para o efeito e com o apoio da equipa do projeto.

Financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, este projeto tem o propósito de promover o conhecimento das potencialidades dos ROVs no estudo científico do oceano e na exploração de recursos marinhos e estimular o interesse pelas ciências marinhas e pelas tecnologias de estudo e exploração do oceano.

Neste sentido, a partir das tecnologias de estudo, continua o Clube TecnoArtes a fazer da formação integral dos alunos uma prioridade! 


Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2022 18:40

No mês de maio, o 1.º ciclo explorou a história de Nossa Senhora e de Os Três Pastorinhos. Todas as manhãs, foi feita a oração Avé-Maria e Consagração a Nossa Senhora, ao som do vídeo            “https://youtu.be/vW8kE1_7juU”. 

Na véspera do dia treze, cada aluno trouxe uma flor branca, para decorar o andor de Nossa Senhora.  

Já no dia treze, foi feita uma oração, no ginásio, com todos os alunos deste ciclo e, de seguida, o andor foi transportado, por homens de fé, para o segundo andar. As crianças acompanharam este pequeno trajeto, entoando o belo cântico “A treze de maio”.  

Rodeada de flores brancas, imaculada, Nossa Senhora permanece no segundo andar, dando as boas-vindas a toda a comunidade escolar.   

E, assim, se homenageou Nossa Senhora na casa de Santa Teresinha sob a pequena grandura dos alunos de 1.º Ciclo.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2022 18:30

CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico

Depois da cerimónia de entrega de prémios do CriaPOESIA, no auditório da reitoria da Universidade da Madeira, 12 dos 20 alunos do Colégio de Santa Teresinha participaram, a 21 de maio, no Cruzeiro Poético, entre o Funchal e o Porto Santo, no navio Lobo Marinho.

Tendo em conta a programação da organização, toda a comitiva recebeu, à chegada ao Porto do Funchal, uma camisola amarela a lembrar o areal e o sol dourados do Porto Santo. Passada a viagem tranquila com animação a bordo, deu-se a chegada com uma receção de boas-vindas dirigida pela Câmara Municipal. Ouvidos as palavras sentidas da organização, na voz do seu presidente, o Dr. João Carlos Abreu, do quiosque das lambecas, a saborear o artesanal e cremoso gelado, passou-se à caminhada pela bela praia de areia dourada. A tarde foi de grande alegria, sob um dia soalheiro pintado de céu azul, entre risos, partilhas e águas cristalinas.

A cultivar o gosto pela poesia visual e pela leitura de poesia, criou-se um momento de convivialidade. Bem-haja, CRIAMAR, por esta iniciativa tão profícua!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2022 18:06

A estimular o gosto pela aprendizagem do português e das línguas estrangeiras, ocorreu, entre 2 e 6 de maio, a Semana das Línguas, sob o mote do poder da comunicação. Foi uma semana recheada de iniciativas, onde o trabalho colaborativo foi determinante para o entretenimento e a criatividade em cada atividade partilhada.

Abriu-se a Semana, na manhã de 2 de maio, com as exposições “Nas Asas da Imaginação”, “Comunicando com os Media” e “Intercâmbio Madeira – Swansea (País de Gales)”. Pela tarde, foi tempo de Concurso de Caligrafia, em que quinze alunos, um por turma, do 5.º A ao 9.º C, competiram na cópia do poema “Para Sempre”, de Carlos Drummond de Andrade.

No dia seguinte, houve visita guiada ao Teatro Municipal Baltazar Dias para os alunos do oitavo ano e a exposição “Around the world in eighty days” junto à biblioteca do colégio.

O dia 4 de maio foi dedicado à magia da leitura. Primeiro, operacionalizou-se o Concurso “Grandes Leitores” com a participação dos alunos do segundo ciclo.  Em seguida, desenvolveu-se uma festa no ginásio do colégio com dois convidados especiais, a Dra. Fátima Matos, que destacou as vantagens da leitura, e o Dr. Fernando Figueiredo, que glorificou os livros da sua vida. A abrilhantar esta festa, foram muitos os participantes do Concurso Nacional de Leitura, fase escolar e fase regional, a apresentar o seu talento num recital de poesia, adocicado pela bela voz da aluna finalista Júlia Ochôa.

A 5 de maio, 36 alunos dos segundo e terceiro ciclos, distribuídos em seis equipas, participaram no Concurso “Língua Viva” na biblioteca. À vez, responderam a perguntas em português, inglês, francês e alemão.

Encerrou-se esta Semana com Teatro na Escola, no ginásio, com três momentos de dramatização interpretados pelos alunos do segundo ciclo e do nono ano. Depois das peças alusivas à Pascoa e à interculturalidade, assistiu-se à encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, por parte dos finalistas de terceiro ciclo. Depois, ainda se admirou a galeria de trabalhos no rés-do-chão, segundo a temática “Auto da Barca do Inferno, um olhar contemporâneo”. Por último, distinguiu-se o Concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” com a participação de cinco trabalhos em escrita criativa.

E, assim, a escrever, a ler, a dramatizar, a partilhar, a COMUNICAR, fez-se de cada iniciativa desta SEMANA um momento de APRENDIZAGEM. 

Por admin.colegiosteresinha Em 29/05/2022 21:29
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2022 Colégio Santa Teresinha