Sob a designação “O beijo” em Klimt e em O´Neill”, deu-se voz a outro projeto interdisciplinar entre a educação visual e a disciplina de português, nas aulas de 9.º Ano.
Primeiro, os alunos leram e apreciaram a beleza do soneto “O Beijo”, de Alexandre O´Neill. Depois, à moda do poeta português de ascendência irlandesa, compuseram um soneto sob a mesma temática. De ressalvar que os textos mais criativos participaram no Concurso de Poesia e Poesia Visual – CriaPoesia.
Posteriormente, recriaram a obra do pintor austríaco Gustav Klint, intitulada “O Beijo”, na aula de educação visual, utilizando técnicas diversificadas, em particular, o lápis de cor.
Assim, neste saber articulado e trabalho colaborativo, relacionou-se a poesia com uma pintura a óleo, duas formas de arte que juntas promovem o valor da criatividade, tão essencial na formação de qualquer jovem.
Cumprindo, mais uma vez, o objetivo da partilha do conhecimento com a comunidade escolar, os alunos do 8.º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizaram cartazes de sensibilização para o respeito ambiental e para a preservação do planeta Terra.
Este trabalho, feito em parceria com a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), encontra-se exposto no 4.º andar do Colégio.
Surgiram cartazes muito criativos e com mensagens muito profundas, o que demonstra que os alunos se encontram consciencializados para o problema das alterações climáticas, fruto da pegada ecológica do ser humano.