Foi no passado dia 11 de maio que amigos e simpatizantes da Irmã Wilson se juntaram na Igreja de S. Pedro, no Funchal, para uma celebração eucarística, onde se comemorou o batismo da religiosa na Igreja Católica.
A celebração foi presidida pelo Senhor Cónego Fiel que, na sua homilia, relembrou a vida e obra de Mary Jane Wilson.
A fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias recebeu o batismo em França, em 1874, e chegou à Madeira em maio de 1881, como enfermeira de uma doente inglesa.
Após se ter fixado no Funchal, dedicou-se à catequese das crianças, aos doentes e à educação, tendo criado diversas obras a favor dos pobres.
Depois da eucaristia, a assembleia subiu até ao jardim da Cruz Vermelha, onde prestou uma linda homenagem a Mary Jane Wilson, junto da sua estátua. Entoaram-se cânticos e fizeram-se orações, nomeadamente, a Oração pela Beatificação da Irmã Wilson.
Seguidamente, realizou-se um lanche convívio oferecido pela Associação dos Amigos da Irmã Wilson.
Sob o olhar eterno da Nossa Mãe, tentando manter viva a força desta MULHER na ajuda e na caridade ao próximo e, sobretudo, aos necessitados, agradeceu-se pelo dom da VIDA e celebrou-se o testemunho de Deus, do qual Mary Jane Wilson foi embaixadora.
“Façamos todo o bem que nos é possível.”
Ir. Wilson
De 7 a 8 de maio, a sua Excelência Reverendíssima Senhor Bispo D. Nuno Brás Martins visitou o Colégio de Santa Teresinha. Entre outros objetivos, esta iniciativa visou criar momentos de convivência, dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição e manter um diálogo com a Diocese.
Foram muitas as iniciativas criadas pelos diferentes grupos de ensino para este encontro. O Senhor Bispo foi recebido pelos meninos do pré-escolar e do primeiro ciclo, que, entre sorrisos, aplausos e abraços, entoaram o hino de Santa Teresinha.
No ginásio, os alunos dos restantes ciclos dinamizaram um espetáculo, com palavras de esperança e de fé. Os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos recriaram um momento teatral intitulado “Corações aos Milhões”, com a dramatização de excertos de obras “Antes de Começar”, de Almada Negreiros, e “Corações aos Milhões”, de Joana M. Lopes, a vincar que o coração deve guardar o amor e a caridade, havendo milhões de corações diferentes. Cada um com o seu tesouro. Os alunos do 1.º Ciclo também recitaram, dançaram e cantaram cânticos em nota de boas-vindas, no ginásio. Todos os alunos tiveram, por fim, a oportunidade de colocar as suas questões.
Mais tarde, o Senhor Bispo visitou os alunos nas suas salas de aula e aí tempo houve para outras perguntas e partilha de emoções. Andou pelo pátio e distribuiu palavras de fraternidade.
Foram, assim, dois dias de visita pastoral no Colégio de Santa Teresinha, em que Senhor Bispo D. Nuno Brás Martins deixou uma mensagem de coragem e de alegria a todos os que fazem da instituição uma verdadeira casa.