|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 17:02
O fim do ano letivo dos alunos do 7.º e 8.º anos foi registado com uma eucaristia de agradecimento pelo percurso feito, bem como por um passeio “à moda antiga”.
Do Colégio partiram três autocarros a caminho do Montado do Pereiro, percurso este embelezado pelo entoar de canções por parte dos alunos.
Chegado ao destino, os alunos puderam explorar o local, fazer jogos entre si e aproveitar para lanchar.
Seguiu-se a Quinta do Santo da Serra, onde foi tomado o almoço. Aqui, visitaram-se os animais e estabeleceu-se mais um momento de contacto com a Natureza.
Finalizou-se o passeio na cidade de Santa Cruz, onde os alunos tiveram oportunidade de contemplar o mar, brincar no parque público e comer um gelado.
O crescimento não se faz apenas dentro das quatro paredes da sala de aula. O crescimento também implica atividades lúdicas que ficam na lembrança de todos os que as vivem.
Que o ar puro da Natureza faça revitalizar as energias dos nossos alunos para que regressem prontos para mais uma jornada. Boas Férias!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:56
Foi a 12 de julho, no auditório da reitoria da Universidade da Madeira, que a aluna finalista Ana Beatriz Carvalho da turma C do 9.º ano obteve o 1.º prémio na categoria de Poesia, 3.º Ciclo, com o poema criativo “Os livros”, tendo sido nomeada representante do arquipélago da Madeira.
Foi perto de uma centena de alunos do Colégio a participar no concurso CriaPOESIA – Encontro Juvenil do Atlântico 2024 nas categorias Poesia e Poesia Visual. Os trabalhos elaborados seguiam temáticas diversas. Entre outras, a poluição, o tabaco, o álcool, o amor, a família, a leitura, os livros.
O projeto, que pretende ser uma forma de dar voz aos jovens poetas-artistas, promoveu não só o gosto pela poesia visual e pela leitura de poesia como também incentivou a produção escrita em Português e Castelhano nos arquipélagos da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde e das Canárias.
E, nas palavras do Presidente da Associação promotora do evento, João Carlos Abreu, o grande mentor, há que fazer pelos outros intelectualmente, há que construir um mundo melhor, sendo o amor a única via de encontrar a felicidade. Na promoção de um espaço comum de expressão criativa e poética, crê-se, assim, contribuir para a construção de um mundo mais belo, mais FELIZ.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:51
Foi a fechar o mês de junho que se realizou o ARRAIAL POPULAR “Viagem ao passado”, dinamizado pelo 1.º Ciclo, no rés-do-chão do edifício principal, ginásio e pátio.
Primeiro, os alunos, vestidos a rigor, subiram ao palco para interpretar na dança um tema do passado, perante uma plateia composta por familiares e amigos.
Depois, foi tempo de visitar as barracas de comes e bebes. Com as senhas compradas, provaram o delicioso cachorro-quente, as pipocas, as sandes de carne vinha d´alhos, os bolos, os salgados, entre outras iguarias acompanhadas com a tradicional poncha ou outra bebida fresca. De paragem obrigatória foi a barraca das rifas, a sortear sobretudo ALEGRIA.
Por fim, com a noite a cair, foi hora de saborear as sopas caseiras, tão quentinhas, confecionadas com alguns produtos da horta do colégio. E foi hora de continuar a conviver entre pares e de “dar um pezinho de dança” ao ritmo das melodias do passado.
Resgatando as tradições e memórias das festas populares, criou-se, assim, um momento memorável de partilha entre ESCOLA e FAMÍLIA.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:50
Foi no dia 22 de junho que nos despedimos dos alunos finalistas.
A caminhada foi longa, as aprendizagens aconteceram, o crescimento é visível e este adeus representa o continuar do percurso, que se quer cheio de sucessos, de lutas e de conquistas.
Professores e diretores de turma prepararam, a preceito, este momento, que se espera que seja recordado por todos com muito carinho e saudade.
A festa teve início com o momento mais solene, a eucaristia, presidida pelo Padre Dias. Seguiu-se o momento dos registos fotográficos. Por entre vestidos coloridos e fatos a rigor, os alunos desfilaram pela passadeira vermelha, rumo ao painel onde se posicionaram para o clique da máquina.
Passou-se para o jantar, que aconteceu no refeitório do Colégio, devidamente decorado, cuja entrada ostentava a fotografia de todos os finalistas.
Por último, o tão esperado baile. Músicas e danças animaram a rapaziada, mas também os professores.
Assim se fez o adeus, embalados pelos braços da “Boa Mãe”, sob o leito das rosas de Santa Teresinha e conscientes de somos família CST.
Desejamos que todos os nossos alunos concretizem os seus sonhos, construam um caminho sólido e concretizem um sem número de sucessos!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:45
No dia 13 de junho, realizou-se uma demonstração dos projetos de robótica no pavilhão desportivo do Colégio de Santa Teresinha. Este projeto envolveu 110 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, sendo a maioria dos participantes dos 1.º e 2.º Ciclos.
Durante a manhã, o evento contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, e do Diretor de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da Direção Regional de Educação, Dr. Luís Gaspar, que tiveram a oportunidade de observar os projetos criativos desenvolvidos pelos alunos.
À tarde, os encarregados de educação dos alunos envolvidos visitaram o espaço e, com orgulho, testemunharam os resultados do trabalho dos seus educandos.
Num ambiente pautado pelos valores da responsabilidade, excelência e inovação, o Clube de Robótica, sob os objetivos principais de promover o interesse dos alunos pelas ciências e tecnologias, de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, e de fomentar o trabalho em equipa e a criatividade, voltou a dinamizar, com sucesso, a festa da robótica.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:41
Entre elogios e já com imensa saudade, fez-se a festa final de 9.º ano, num evento que conciliou as mais diversas artes, a 5 de junho. Foram os desenhos sobre a sátira vicentina Auto da Barca do Inferno, elaborados na aula de educação visual, a atribuir um olhar contemporâneo à peça, numa galeria improvisada à entrada do ginásio.
Depois, todos desfilaram no palco com um papel baseado nas obras literárias estudadas ao longo do básico. Por exemplo, Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira, Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes, Saias de Balão, de Ricardo Nascimento Jardim, Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Sob o olhar atento e embevecido dos seus familiares, que foram elogiados pelo cuidado diário e pelo coração amigo, os finalistas revelaram talento e sobretudo os valores adquiridos e consolidados numa caminhada sempre desafiante, a destacar a gratidão e a resiliência.
Assim foi a despedida dos finalistas, um momento de convivialidade, que pôs à prova competências de leitura, de oralidade e, especialmente, os valores de responsabilidade e compromisso.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
19/07/2024 16:39
Que linda forma de se despedir do 2.º ciclo!
Os alunos do 6.º ano de escolaridade fizeram a sua viagem de finalistas e “remaram” até ao paraíso que “mora ali ao lado”.
Por terras do Porto Santo, todos se divertiram, alunos, diretores de turma e professores acompanhantes.
As brincadeiras na praia eram as mais desejadas. Furando ondas, fazendo castelos na areia e aproveitando para um bom jogo de vólei de praia, assim se passaram três dias inesquecíveis.
Não podia faltar a lambeca típica do Porto Santo e os passeios noturnos no centro da cidade.
Agora, é tempo de descansar para abraçar um novo projeto, o 3.º ciclo.
Que que estes dias bem passados, de convívio entre colegas, amigos e professores e de experiências diferentes, façam parte das memórias que irão acompanhar os nossos pequenos grandes alunos, com a certeza de que já deixam saudade no coração daqueles por quem passaram.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
11/07/2024 09:23
A Semana Regional das Artes, iniciativa dinamizada no Funchal pela Direção de Serviços de Educação Artística, contou com a participação dos alunos do Colégio de Santa Teresinha nas diversas atividades propostas, entre os dias 4 a 9 de junho.
Assim sendo, participaram na modalidade de dança, os alunos do 3.º ano, a 5 de junho, no Auditório do Jardim Municipal, ao som de “Hawaiian Roller Coaster” e “Trem Bala”. No dia seguinte, no Largo da Restauração, as salas dos Patinhos, Joaninhas e Borboletas participaram na “Festa no Jardim II”, sob o tema e coreografia “Mundo num Sorriso”, na voz dos meninos Vasco dos Patinhos e Martim das Borboletas.
A encerrar a Semana, deu-se palco à terceira edição do Festival Juvenil de “Vozes da Nossa Escola”, em que os alunos Adrian Sousa (8.º A) e Lara Luís (9.º C) participaram com as canções “Eu sei”, de Sara Tavares, e “Outras Línguas”, de Bárbara Tinoco. O talento da aluna finalista do Colégio, Lara Luís, mereceu o primeiro lugar no Festival.
Mais um projeto da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia em que as potencialidades dos alunos do ensino básico foram valorizadas e encheram a cidade de cor, de arte, com jovens talentos na música, canto, expressão dramática/ teatro, dança e artes plásticas.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
11/07/2024 09:10
Com o intuito de proporcionar aos alunos atividades promotoras da literacia científica e de realizar atividades experimentais, de observação e práticas, estimulando a aprendizagem da Ciência, as ciências naturais e as ciências físico-químicas dinamizaram atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula.
Foram, por exemplo, dois os “workshops” desenvolvidos no terceiro ciclo. O “workshop” I, intitulado “Está a chegar o Natal … E as Searas?”, com os alunos do 8.º ano; o “workshop” II, “Explosão de cores”, com o 7.º ano. Os alunos do 9.º ano prepararam experiências divertidas para apresentar aos mais pequeninos. A turma do 9.º A apresentou aos alunos do 1.º Ano as experiências “A vela que levanta água” e “A erupção colorida”, sob o tema do “Mickey Mouse”. Os finalistas da turma B operacionalizaram, a partir da “Masha e o Urso”, as experiências “O ovo que flutua” e “O candeeiro de lava”, nas salas do 2.º Ano. Já os alunos do 9.º C contaram com o entusiasmo dos alunos do pré-escolar no laboratório e rendidos ficaram com as experiências “O vulcão”, “Soprar o balão” e “A plasticina”, inspiradas pela magia da “Patrulha Pata”. No final, tiveram oportunidade de moldar bonecos com a plasticina caseira.
Além destas atividades especialmente em laboratório, os alunos do 7.º ano foram motivados para a criação de um cartaz alusivo a um planeta, com o objetivo de suscitar o seu interesse pela astronomia, em particular pelas características e as descobertas mais recentes ocorridas no Sistema Solar. Fez-se uma exposição com os trabalhos nos placares do 3.º andar. A compor a galeria de planetas, estiveram os trabalhos dos alunos de 4.º ano elaborados na atividade extracurriculares das experiências, nomeadamente as moléculas de água, dióxido de carbono e álcool etílico, em plasticina e com palitos, e o modelo do sistema solar em cartolina.
Assim, as competências associadas ao Saber científico foram valorizadas, formando alunos interessados, responsáveis e, sobretudo, capazes de compreender processos e fenómenos científicos que permitam a tomada de decisão.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
11/07/2024 09:01
Foram muitas as atividades que os alunos do 5.º ano de escolaridade desenvolveram ao longo deste ano letivo. Comecemos por recordar o que foi feito dentro da sala e com destaque para disciplina de português.
Uma das atividades recebeu o nome de “Poetizando”. Os alunos foram convidados a produzir um texto oral poético, cujo objetivo seria a sua posterior declamação, com boa entoação, dicção aliada a uma correta postura e expressão corporal. Durante a declamação do poema, cada aluno demonstrou a sua capacidade de recitação e estava munido de um acessório alusivo ao tema do poema declamado. Era evidente a motivação de todos, envolvendo os pais na execução/criação do acessório, revelando criatividade e muito empenho.
Ainda na mesma disciplina, tempo houve para o “Concurso Grandes Leitores”, cujos objetivos foram os de promover hábitos de leitura, desenvolver as competências no âmbito da leitura e da escrita e construir uma relação próxima entre alunos, leitura e escrita.
A participação neste concurso pressupunha a leitura de três obras pertencentes a educação literária, uma de caráter obrigatório e as outras duas opcionais. Seguiu-se uma prova de verificação de leitura das obras trabalhadas. Os vencedores desta iniciativa foram a Viviane Oliveira, a Constança Maciel e a Isabel Silva, primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente. Estas alunas, bem como todos os restantes participantes, foram presenteados com livros e material escolar diverso.
Apraz-nos dizer que a realização da 3.ª edição deste concurso foi acolhida com muito entusiamo por parte de todos os alunos.
Não podia passar despercebida a lição número 150 da disciplina de português, onde se promoveu um convívio que juntou os alunos e a professora da disciplina, partilhando comidas e bebidas a gosto de cada um. No decurso da festa, realizaram-se jogos lúdico-pedagógicos e visualizou-se um filme didático. Os alunos envolveram-se efusivamente na atividade, estando sempre presente o espírito de cooperação, partilha, boa disposição e bom convívio.
Por fim, destaque para uma atividade além muros da escola, a visita à Estação Zootécnica do Porto Moniz. Desta feita, pretendeu-se festejar o final de ano letivo, promovendo o convívio e fortalecendo laços, ganhando, ao mesmo tempo, novas aprendizagens
Fez-se a viagem de autocarro até à estação Zootécnica, onde os alunos foram calorosamente recebidos pelas guias da estação com a música "Olá, Bom Dia, Amigos". Seguidamente, passou-se à visita dos diferentes espaços, respeitando o roteiro estipulado, nomeadamente: Estátua Dr. Carlos Dória; Entrada do Museu (Vaca Alzira; Jogo das Sementes; Origami de um vaso sustentável; Raça da Terra); Visita Museu; Tanque de Leite; Vacaria; Compostagem (Jogo da Compostagem); Melaria; Sala de Formação (Degustação do Mel Multifloral da EZM). Foi uma manhã rica em diversão e em aprendizagens significativas e duradouras.
Boas férias a todos e aguardamos o Vosso regresso!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/07/2024 10:15
E foi no Concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” que a finalista Constança Pereira do Colégio de Santa Teresinha partilhou o seu talento para a escrita na sua prosa intitulada “A nossa ca(u)sa”. Com este seu trabalho criativo, o júri da iniciativa atribuiu-lhe o segundo prémio, a 8 de junho, no Salão Nobre do Palácio de São Lourenço.
O programa da cerimónia de entrega de prémios contou com a alocução da Sua Excelência o Representante da República, Ireneu Barreto, e da Sua Excelência o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. Ambos ressaltaram a grandiosidade do poeta que se celebrizou como o “Príncipe dos Poetas”, Luís Vaz de Camões, elevando, assim, a comemoração do 5.º centenário do seu nascimento. Puseram em relevo o empenho dos alunos e de toda a comunidade educativa, salientando a importância da formação num cidadão que se quer mais competente e multifacetado.
Antes da leitura dos trabalhos premiados, assistiu-se à atuação musical “Quarteto Strisciata”, sob a direção artística da professora Teresa Leão. Entre bandolins, bandola e guitarra, o grupo de alunos finalistas do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira evidenciou as suas potencialidades. Por fim, houve um convívio no jardim de São Lourenço, onde se congratulou os premiados e se compartilharam sonhos e outros talentos.
Foram muitos alunos finalistas do Colégio que se empenharam na escrita de um texto para o Concurso. Houve textos de tipologias variadas. Criativos. Emotivos. Aqui, estende-se outro “parabéns” a todos os participantes. À Constança. Aos alunos cujo texto chegou ao Concurso. E a todos os que deram o seu melhor a esta causa. A Portugal. A Camões. Às Comunidades Portuguesas!
|
|
|