 |
Por admin.colegiosteresinha Em
30/03/2025 19:33
O Carnaval é, por excelência, época de folia, felicidade, brincadeira e recreação.
Não foi diferente este ano e os alunos do pré-escolar do Colégio de Santa Teresinha foram muito criativos nos seus disfarces.
Desde o dia do pijama, até às princesas e outras personagens da Disney, piratas e astronautas, polícias e bailarinas, assim se brincou ao Carnaval.
Tal como acontece todos os anos, os mais pequenos viveram efusivamente estes dias de diversão, aproveitando para socializar e estimular a sua imaginação.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
30/03/2025 19:24

No dia 6 de março de 2025, os alunos do 9.º ano de escolaridade fizeram uma visita de estudo ao Serviço Regional de Proteção Civil. Esta visita de estudo envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais.
No início da visita, os alunos tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação onde ficaram a conhecer a missão do Serviço Regional de Proteção Civil, os diferentes agentes de proteção civil e a importância do cidadão como elemento de prevenção.
Seguidamente, deslocaram-se para a sala de operações e observaram os sistemas informáticos que permitem a monotorização das situações de emergência.
Ao longo do percurso, os alunos contactaram com as equipas que estão ao serviço da população, nomeadamente, a equipa EMIR (Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida) e a Brigada Helitransportada. Neste âmbito, foram mostrados todos os equipamentos usados, bem como explicada a dinâmica de procedimentos adotados pelas respetivas equipas.
Os alunos assistiram, ainda, ao descolar e ao aterrar do helicóptero, em exercício de treino de missões de busca e salvamento em terra. Observaram, também, o abastecimento da aeronave e, ainda, tiveram a oportunidade de ouvir um elemento da brigada helitransportada, que explicou os procedimentos inerentes às missões desta brigada.
Esta visita de estudo teve como objetivos compreender e valorizar o funcionamento do Serviço Regional de Proteção Civil, IP – RAM, sua missão e funções; sensibilizar para o correto acionamento do 112, número europeu de emergência, utilizando-o, apenas, em situações de verdadeira emergência, e apresentar a App ProCiv Madeira – "Esteja onde estiver, estamos sempre perto de si" - como um instrumento valioso de comunicação entre o Serviço Regional de Proteção Civil e a população.
Ao longo de toda a visita, os alunos procuraram saber mais sobre as diversas profissões, formações e respetivas tarefas dos funcionários do serviço da proteção civil, colocando questões muito pertinentes. Os alunos demostraram muito interesse ao longo da atividade, colocando, frequentemente, questões e mostrando grande curiosidade pelo trabalho desenvolvido por este serviço regional, percebendo a sua importância na prevenção e combate de situações que colocam as populações em perigo.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
30/03/2025 19:19

Foi a 27 de fevereiro que a escritora infantojuvenil, Rosário Alçada Araújo, visitou o Colégio de Santa Teresinha, para estar com os alunos do ensino básico, no âmbito do PLANO REGIONAL DE LEITURA.
No turno da manhã, foi a vez dos alunos dos segundo e terceiro ciclos receberem a escritora com um pequeno espetáculo de boas-vindas. Houve momentos de dança, canto e de teatro, entre um recital de poesia de autores portugueses do século XX. Tudo protagonizado pelos alunos, sob a INSPIRAÇÃO de duas obras da escritora: Histórias de um leque mágico e O país das laranjas.
Em trabalho de leitura orientada e autónoma, os alunos do segundo ciclo recriaram o seu leque mágico, inspirados pela narrativa Histórias de um leque mágico; os do terceiro ciclo construíram uma nova capa para o romance histórico, O país das laranjas, criaram quadras e dramatizaram excertos, em forma de monólogo, caracterizados como a protagonista, a menina Martha, que, com apenas 10 anos, parte para Portugal com o irmão Peter, deixando a sua terra-natal, Áustria, destruída pela Segunda Guerra Mundial. Com os trabalhos criativos em cartolina, fez-se uma exposição, junto à entrada do local do evento, de forma a bem acolher a escritora.
Após o almoço, foi tempo de o primeiro ciclo receber a autora, com práticas de leitura variadas. Abriu com um pequeno excerto de A Árvore dos Rebuçados e um momento de canto e dança, sob o tema de Sónia Araújo, “Ser saudável”. Depois de apresentarem a escritora, leram as sinopses dos livros que adquiriram. Entre outros, é de destacar A Rosinha, o Mar e os Sonhos, Senhor Vicente, por favor, não invente, O camião das histórias. Esta partilha em palco foi dinamizada por 23 alunos do terceiro ano que frequentam a atividade extracurricular de Educação Literária.
Feitas as apresentações por parte dos alunos, Rosário Alçada Araújo tomou a palavra para contar como nasceu a arte de ser escritora, partilhar curiosidades sobre as obras mencionadas e, sobretudo, motivar para a leitura e a escrita. Por fim, houve a tradicional sessão de autógrafos e o contacto mais próximo com a autora. Era visível a ALEGRIA de todos. A GRATIDÃO e a GENEROSIDADE dos alunos e da escritora. Mais um evento a valorizar o livro e, sobretudo, a promover a leitura e a escrita criativa.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
30/03/2025 19:01

Sob o objetivo principal de estimular o GOSTO E O PRAZER DA LEITURA para melhorar o domínio da língua portuguesa, a escrita recreativa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, dinamizou-se, entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro, a fase escolar do Triatlo Literário, iniciativa do Projeto Baú de Leitura da Direção Regional de Educação, no Colégio de Santa Teresinha.
A 29 de janeiro, quinze alunos do quarto ano participaram nesta atividade, constituída por três provas (leitura, interpretação e escrita), tendo por base a obra de Ondjaki, Ynari - A Menina das Cinco Tranças. Ficou apurada para a Fase Concelhia a aluna Leonor Rodrigues do 4.º B.
Na semana seguinte, a 11 de fevereiro, foi a vez de dezasseis alunos participarem neste passatempo, a partir do livro de António Mota – Pedro Alecrim. Realizaram provas de leitura, interpretação e argumentaram oralmente acerca do “bullying” na vida das crianças. Passou à Fase Regional a aluna do 6.º C – Maria Leonor Silva.
No dia 14 de fevereiro, vinte alunos do 3.º ciclo participaram nesta iniciativa, depois da leitura autónoma do conto “Avó e neto contra vento e areia”, extraído do livro A mulher que prendeu a chuva, de Teolinda Gersão. Além da leitura, interpretação, fizeram a argumentação oral sobre a temática da importância dos avós na vida dos netos. A representar o colégio na fase seguinte, ficou a aluna Maria Inês Ribeiro do 9.º C.
Foi notório o ENTUSIASMO de todos os alunos no desempenho das suas provas. Uma iniciativa a louvar e cultivar em prol de alunos comunicativos, criativos e capazes de pensar crítica e autonomamente.
1.ºCiclo
2.ºCiclo
3.ºCiclo
|
Por admin.colegiosteresinha Em
16/03/2025 18:56

No âmbito do programa de treino de competências pessoais e sociais, dinamizado em colaboração com a psicóloga Vânia Macedo, do SPO do colégio, os alunos do 8.ºC, na aula de FPS, construíram uma Árvore de Valores, em pequenos grupos de trabalho, com recurso a materiais diversos.
Entre outros objetivos, esta iniciativa visou, por um lado, reconhecer, expressar e gerir emoções, construir relações, estabelecer objetivos e dar resposta a necessidades pessoais e sociais; por outro, desenvolver o pensamento criativo, com novas ideias e soluções, de forma imaginativa.
A concluir o projeto, sob o mote “CUIDA da tua ÁRVORE e espalha bons VALORES!”, os alunos decoraram um placar com os trabalhos realizados, no segundo andar do edifício principal, num momento de grande partilha e alegria.
Com esta dinâmica, aprenderam que a Árvore dos Valores é uma metáfora para a jornada humana. Tal como ela precisa de cuidados constantes, de amor e dedicação, também os humanos devem cultivar os seus valores com atenção. Ao nutrirem os valores que há dentro de si, contribuem para um CRESCIMENTO SAUDÁVEL e harmonioso, alcançando céus mais altos, criando e expandindo raízes profundas. Os frutos desse crescimento alimentam o espírito coletivo da humanidade.
Assim, a Árvore dos Valores ensina-nos que o crescimento interior, a PAZ NAS RELAÇÕES e a construção de um mundo melhor dependem daquilo que escolhemos nutrir e cultivar. Se as nossas raízes forem fortes e os nossos galhos forem carregados de EMPATIA, compaixão e sabedoria; então, um dia, colheremos os frutos mais ricos e saborosos que podemos oferecer à vida: A VERDADEIRA HUMANIDADE.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
16/03/2025 18:49

No Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), a 19 de fevereiro, os alunos do oitavo ano foram assistir ao lançamento do livro "A Viagem da Bia - Futuro, ação climática e sustentabilidade", dos autores Antony Brazão, Francisco Branco e Roberto Macedo Alves, que contou com a edição da Sétima Dimensão.
Este encontro, dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal, insere-se nas festividades da “Funchal Climate Week”, uma semana que põe em destaque a temática das alterações climáticas, juntando, entre 17 a 21 de fevereiro, figuras de referência.
Sob os objetivos de dar a conhecer o processo de produção de um livro de banda desenhada, de apresentar e oferecer o próprio livro em BD e de promover a consciencialização e ação climática, por parte dos jovens, os alunos tiveram não só a oportunidade de conhecer e ouvir os autores como também de ver a exposição com documentos (notícias e artigos) referentes à investigação, que levaram à produção do argumento e à elaboração de esboços do livro.
Tendo em conta a educação ambiental e desenvolvimento sustentável, os professores de cidadania e desenvolvimento, de geografia e de formação pessoal e social motivaram os alunos para a importância desta dinâmica da CMF, a qual os alunos demonstraram grande interesse e atenção. Saíram contentes com a oferta do livro e de outros brindes.
Eis, então, uma banda desenhada a apelar para a prática dos valores da cidadania e da participação na senda da ação climática e sustentabilidade.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
16/03/2025 18:41

Com a intenção de desenvolver o gosto pela matemática, de competir de forma saudável e harmoniosa, de socializar com diferentes formas de ver, pensar e agir e de conhecer outras experiências, participaram os alunos do 4.º Ano no 9.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, sob a dinamização do professor Sérgio Costa.
Primeiro, participaram na fase escolar no Colégio de Santa Teresinha, a 24 de janeiro, numa dinâmica pautada pelos valores do respeito e da lealdade desportiva. Foram, no entender do dinamizador, jogos bem disputados em que o vencedor foi sempre imprevisível até ao derradeiro jogo.
Depois, os vencedores de cada jogo representaram o Colégio de Santa Teresinha na final regional que teve lugar no Parque Desportivo do Pavilhão dos Trabalhadores Dr. Sidónio Fernandes, no Funchal, a 21 de fevereiro. Em representação do Colégio de Santa Teresinha participaram os alunos Lourenço Anjo (4.º C) , Anthony Pereira (4.º C) e José Carlos Sousa (4.º B), nos jogos “Dominório”, “Gatos & Cães” e “Rastros”, respetivamente.
Ao longo da atividade, todos os participantes mostraram motivação e elevada postura em representação do Colégio. Adoraram a experiência e ficaram muito felizes com o seu desempenho. Foram todos agraciados com vários itens de recordação e com diplomas de participação.
E, assim, sempre numa perspetiva lúdica e de partilha saudável de conhecimentos, põe--se em prática os valores da aprendizagem e da excelência, aliados ao trabalho, ao rigor e à superação.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
16/03/2025 18:25

Na disciplina de português, o projeto do PRL do 2.º período dos alunos do 5.º ano de escolaridade partiu da leitura do conto "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf e, deste modo, recaiu numa reflexão, em trabalho de pares, a propósito da importância e do papel dos animais na vida do ser humano.
A parte prática da atividade proposta resultou na elaboração de uma máscara representativa do animal pelo qual cada aluno nutre uma estima mais especial.
Para a construção da máscara, os alunos utilizaram todo o tipo de materiais, de forma a garantir uma representação o mais fidedigna possível da realidade.
Assim, pretendeu-se reforçar conceitos e conteúdos; dinamizar aprendizagens lúdicas, valorizando a iniciativa dos alunos e o trabalho em equipa; avigorar capacidades: saber fazer e saber ser; estimular para a sensibilidade ética e estética e sensibilizar para valores como a responsabilidade, respeito e amor pelos animais.
Os alunos trabalharam arduamente e de forma prazerosa. Enriqueceram-se mutuamente pela partilha, em exposição, dos trabalhos realizados.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
11/03/2025 14:44

Tendo como inspiração o vídeo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da campanha "#NamorarNãoéSerDon@", os alunos do 9.º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, elaboraram cartazes de sensibilização contra a violência no namoro.
Este trabalho teve como objetivos sensibilizar para o relacionamento saudável; identificar comportamentos de violência no namoro; prevenir comportamentos de risco; apelar para a denúncia de comportamentos violentos e divulgar junto da comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos na referida disciplina.
A exposição dos trabalhos teve início no mês de fevereiro e ainda se encontra patente no 4.º andar do Colégio.
Não existe amor quando há violência e, com recurso à ferramenta informática Canva, os nossos alunos transmitiram essa mensagem a toda a comunidade. Pela qualidade dos trabalhos expostos, foi notório o empenho e dedicação atribuídos à realização destes cartazes de sensibilização.
|
|
 |