Os alunos do 5.º ano de escolaridade foram dispostos em equipas de dois elementos dentro de cada turma, tendo desenvolvido o seu trabalho ao longo do 2.º período.
Cada equipa recebeu pontos por cada teste de avaliação, questão-aula ou outro tipo de trabalho/atividade, oral ou escrita, que fossem considerados meritórios de pontuação, tendo em conta o nível alcançado.
A equipa que contabilizou mais pontos foi a equipa vencedora. Destacaram-se, ainda, um 2.º e um 3.º lugar.
Os alunos vencedores do concurso foram distinguidos, no final do período, com prémios simbólicos.
Esta estratégia usada teve como objetivos reforçar conceitos e conteúdos; dinamizar aprendizagens lúdicas e estimular o espírito de equipa, iniciativa e responsabilidade.
Os alunos não podiam ter-se revelado mais entusiastas e cooperantes. Curiosos, como sempre, deixaram adivinhar um enorme sentido de regras, responsabilidade e comprometimento.
De três em três semanas e mediante a apresentação de um cartão de biblioteca, os alunos do 5.º ano de escolaridade têm a possibilidade de requisitar um livro a seu gosto na Biblioteca de Turma.
Por cada leitura efetuada, os alunos preenchem uma ficha de leitura em forma de flor, a ser, posteriormente, "plantada" numa árvore, na sala de aula. E assim, por cada leitura plantada, uma aprendizagem colhida.
Alguns alunos optam, ainda, por complementar as suas leituras com uma ilustração ou textos alusivos ao livro que leram.
No final do período, os leitores mais assíduos foram agraciados com um prémio simbólico.
O regozijo dos alunos pelo facto de poderem desfrutar da sua biblioteca e, dessa forma, embrenharem-se pelo mundo fantástico das estórias, comprazendo-se na oportunidade que têm de, sem sair do lugar, conseguirem sair de si, por instantes que seja, traduz-se num valiosíssimo pilar na formação de adultos capazes de uma leitura assertiva, autónoma e responsável.
No cerne da Biblioteca de Turma está a estimulação de um ambiente propício à leitura espontânea, e o que daí resulta em aprendizagens a vários níveis: desde o reforço de valores e conceitos como a responsabilidade, curiosidade, partilha, autoconfiança, valorização do eu e do outro, sentido ético e estético… às aquisições efetivas que qualquer leitura acarreta.
Os alunos do 2.º ciclo de escolaridade organizaram, mais uma vez, uma exposição sobre as festividades da Primavera no Reino Unido e nos EUA.
Esta exposição nasceu dos trabalhos realizados na disciplina de inglês e teve como objetivos conhecer tradições seculares anglo-saxónicas, bem como enriquecer o conhecimento linguístico e cultural.
A esta exposição, os alunos deram o nome de "Spring festivities - UK and USA" e, como já é hábito, mostraram-se motivados, entusiasmados e com muito interesse na realização dos trabalhos.
Por altura do Dia do Pai, os alunos do pré-escolar convidaram os seus pais para virem à escola e realizar uma atividade conjunta.
Numa época em que o tempo para estar em família é escasso, torna-se fundamental criar espaços de ENCONTRO, espaços de CONVÍVIO, espaços de APRENDIZAGEM, mas, e sobretudo, espaços de AMOR. E assim foi!