Cronograma

Minimizar
Arquivo
<junho de 2025>
domsegterquaquisexsáb
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Mensal
junho de 2025 (2)
maio de 2025 (9)
abril de 2025 (4)
março de 2025 (9)
fevereiro de 2025 (7)
janeiro de 2025 (5)
dezembro de 2024 (7)
novembro de 2024 (4)
outubro de 2024 (6)
setembro de 2024 (1)
agosto de 2024 (1)
julho de 2024 (11)
junho de 2024 (2)
maio de 2024 (2)
abril de 2024 (13)
março de 2024 (2)
fevereiro de 2024 (6)
janeiro de 2024 (10)
dezembro de 2023 (3)
novembro de 2023 (3)
outubro de 2023 (4)
julho de 2023 (14)
junho de 2023 (15)
maio de 2023 (6)
abril de 2023 (19)
março de 2023 (7)
fevereiro de 2023 (9)
janeiro de 2023 (12)
dezembro de 2022 (7)
novembro de 2022 (2)
outubro de 2022 (4)
setembro de 2022 (1)
julho de 2022 (17)
junho de 2022 (12)
maio de 2022 (8)
abril de 2022 (6)
março de 2022 (9)
fevereiro de 2022 (1)
janeiro de 2022 (1)
dezembro de 2021 (12)
novembro de 2021 (9)
outubro de 2021 (5)
setembro de 2021 (3)
agosto de 2021 (1)
julho de 2021 (7)
junho de 2021 (11)
maio de 2021 (9)
abril de 2021 (6)
março de 2021 (5)
fevereiro de 2021 (9)
janeiro de 2021 (3)
dezembro de 2020 (9)
novembro de 2020 (15)
outubro de 2020 (4)
setembro de 2020 (2)
agosto de 2020 (3)
junho de 2020 (2)
abril de 2020 (4)
março de 2020 (3)
fevereiro de 2020 (1)
setembro de 2019 (1)
agosto de 2019 (3)
junho de 2019 (1)
maio de 2019 (3)
abril de 2019 (1)
março de 2019 (8)
fevereiro de 2019 (1)
janeiro de 2019 (2)
dezembro de 2018 (1)
novembro de 2018 (4)
outubro de 2018 (3)
setembro de 2018 (3)
agosto de 2018 (3)
julho de 2018 (8)
junho de 2018 (1)
fevereiro de 2018 (1)
janeiro de 2018 (4)
dezembro de 2017 (2)
agosto de 2017 (6)
junho de 2017 (7)
maio de 2017 (2)
abril de 2017 (2)
março de 2017 (1)
novembro de 2016 (8)
outubro de 2016 (6)

Go

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2025 19:30

Os alunos do 6.º ano de escolaridade, numa parceria que juntou as disciplinas de inglês e de educação visual, usando a criatividade e o gosto pela leitura, realizaram ilustrações com base na caracterização das suas personagens e/ou histórias preferidas da obra trabalhada em sala “The best class in school”, cuja autora é Vanessa Esteves. 

Esta atividade teve como objetivos fomentar a interdisciplinaridade; promover hábitos de leitura em língua estrangeira; trabalhar a compreensão e interpretação de textos em língua estrangeira; desenvolver o espírito criativo, de forma imaginativa e expressiva e aprimorar competências linguísticas.

Os alunos participaram com motivação, entusiasmo e interesse, o que resultou em fantásticos trabalhos que seguiram para exposição. 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2025 19:14

 

Nas aulas de português, após a leitura orientada do livro "A Viúva e o Papagaio", de Virginia Woolf, bem como da devida contextualização da vida e obra da autora e de outras atividades no âmbito deste projeto de leitura, os alunos do 5.º ano de escolaridade realizaram, em paralelo, na disciplina de inglês, uma proposta de trabalho intitulada “The Widow and the Parrot: a plot summary and reading comprehension”.

Esta atividade de interdisciplinaridade estendeu-se ainda à disciplina de educação visual, em que os alunos foram incentivados a realizar uma nova capa da obra em estudo, pondo em prática possibilidades diversas de construção e desenvolvimento de ideias, e, dessa forma, mobilizando conhecimentos e processos na busca de novos significados.

O trabalho desenvolvido ganhou vida para além da sala de aula, patenteando-se não só numa exposição em exibição no 3.º andar do colégio como também num momento de comunhão e convívio entre os alunos, com o tradicional chá das cinco e os imprescindíveis scones. Saboreou-se uma formalidade tipicamente inglesa num ambiente imbuído de boa disposição e partilha, bem à portuguesa!

Deste modo, pretendeu-se mobilizar e sistematizar conceitos e conteúdos relativos à obra estudada "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf; (re)conhecer aspetos bibliográficos da autora; despertar o interesse pela cultura e literatura inglesas; experienciar a tradição britânica, nomeadamente o Chá das cinco, ritual social de confraternização introduzido na corte inglesa por D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos II de Inglaterra; promover a interculturalidade; desenvolver competências linguísticas na língua estrangeira; dinamizar aprendizagens lúdicas e prazerosas; ter conhecimento dos diferentes valores/significados dos elementos das artes visuais, consoante o contexto e as intenções; compreender, explorar e aplicar os elementos da linguagem plástica; mobilizar saberes e processos, atribuindo significados novos; incentivar práticas que mobilizem diferentes possibilidades na construção e desenvolvimento de ideias; estimular capacidades de iniciativa, criatividade, transversalidade de saberes e conhecimentos, responsabilidade e saber estar; promover a interdisciplinaridade.

Fascinados com as possibilidades que anteviram desde o primeiro momento, os protagonistas desta história mantiveram sempre o foco, selecionando os melhores ingredientes para um enredo de sucesso: entusiasmo, iniciativa e muita dedicação.

Notícias

Minimizar
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2025 Colégio Santa Teresinha