
Nas aulas de português, após a leitura orientada do livro "A Viúva e o Papagaio", de Virginia Woolf, bem como da devida contextualização da vida e obra da autora e de outras atividades no âmbito deste projeto de leitura, os alunos do 5.º ano de escolaridade realizaram, em paralelo, na disciplina de inglês, uma proposta de trabalho intitulada “The Widow and the Parrot: a plot summary and reading comprehension”.
Esta atividade de interdisciplinaridade estendeu-se ainda à disciplina de educação visual, em que os alunos foram incentivados a realizar uma nova capa da obra em estudo, pondo em prática possibilidades diversas de construção e desenvolvimento de ideias, e, dessa forma, mobilizando conhecimentos e processos na busca de novos significados.
O trabalho desenvolvido ganhou vida para além da sala de aula, patenteando-se não só numa exposição em exibição no 3.º andar do colégio como também num momento de comunhão e convívio entre os alunos, com o tradicional chá das cinco e os imprescindíveis scones. Saboreou-se uma formalidade tipicamente inglesa num ambiente imbuído de boa disposição e partilha, bem à portuguesa!
Deste modo, pretendeu-se mobilizar e sistematizar conceitos e conteúdos relativos à obra estudada "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf; (re)conhecer aspetos bibliográficos da autora; despertar o interesse pela cultura e literatura inglesas; experienciar a tradição britânica, nomeadamente o Chá das cinco, ritual social de confraternização introduzido na corte inglesa por D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos II de Inglaterra; promover a interculturalidade; desenvolver competências linguísticas na língua estrangeira; dinamizar aprendizagens lúdicas e prazerosas; ter conhecimento dos diferentes valores/significados dos elementos das artes visuais, consoante o contexto e as intenções; compreender, explorar e aplicar os elementos da linguagem plástica; mobilizar saberes e processos, atribuindo significados novos; incentivar práticas que mobilizem diferentes possibilidades na construção e desenvolvimento de ideias; estimular capacidades de iniciativa, criatividade, transversalidade de saberes e conhecimentos, responsabilidade e saber estar; promover a interdisciplinaridade.
Fascinados com as possibilidades que anteviram desde o primeiro momento, os protagonistas desta história mantiveram sempre o foco, selecionando os melhores ingredientes para um enredo de sucesso: entusiasmo, iniciativa e muita dedicação.