Competências Gerais a desenvolver no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
À saída do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, o aluno deverá adquirir um conjunto de competências que o torne capaz de:
1. Adoptar uma postura experimental e crítica relativamente ao uso das TIC.
2.Desenvolver o interesse e auto‐aprendizagem,trabalho cooperativo comas TIC.
3. Entender a importância de uma cidadania moderna, para a qual o domínio das TIC é uminstrumento normal de integração na Sociedade do Conhecimento.
4. Reconhecer, pela pesquisa e indagação, as principais característicastecnológicas dos diversosrecursos audiovisuais e ferramentas que compõemumsistema informático.
5. Adaptar‐se à utilização do computador como ferramenta de aprendizagem e de construção de conhecimento.
6. Usar as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis, dando particular ênfase à Internet.
7. Seleccionar, recolher e organizar informação, recorrendo aos Sistemas de Informação e Multimédia.
8. Cooperar em grupo, intervindo crítica e construtivamente no tratamento da Informação e na realização de tarefas.
9. Desenvolver uma atitude reflexiva face às tecnologias emergentes em tarefas e projectosindividuais e comuns.
10. Aplicar e valorizar as competências TIC adquiridas emcontextos diversificados.
11. Utilizar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso e metodologia imprescindíveis na implementação e divulgação do ensino experimental das Ciências.
Para a aquisição de competências numa lógica progressiva das aprendizagens ao longo da escolaridade básica, apresentamos um conjunto de módulos a seguir pelo Professor, com vista à uniformização da Actividade de TIC nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM.
Os diversos módulos compreendem os conteúdos e objectivos específicos para a execução das actividades, comrecurso a diferentes ferramentas.
1ºANO
a. Módulo 1: Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
b. Módulo 2:Desenho e Ilustração
c. Módulo 3: Processador de Texto
d. Módulo 4: Introdução à Internet
e. Módulo 5: Segurança na Internet
Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos um Módulo Opcional dos
que se seguem:
a. Outras Tecnologias de Informação e Comunicação
b. FotografiaDigital
2ºANO
a. Módulo 1: Estrutura e funcionamento de umsistema informático
b. Módulo 2:Desenho e Ilustração
c. Módulo 3: Processador de texto
d. Módulo 4: Internet
e. Módulo 5: Segurança na Internet
Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos um Módulo Opcional dos
que se seguem:
a. Apresentações Multimédia
b. Introdução à utilização de aplicações de instantmessaging (IM)
c. Correio electrónico
3ºANO
a. Módulo 1: Estrutura e funcionamento de umsistema informático
b. Módulo 2: Processador de texto
c. Módulo 3: Tratamento de imagens
d. Módulo 4: Internet
e. Módulo 5: Segurança na Internet
f. Módulo 6: Correio Electrónico
g. Módulo 7: Apresentações Multimédia
Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos dois Módulos Opcionais
dos que se seguem:
a. FotografiaDigital
b. Criação de AnimaçõesDigitais
c. Programa para Criação deGráficos
d. Criação/manutenção de umblogue
e. Folha de Cálculo
4ºANO
a. Módulo 1: Processador de Texto
b. Módulo 2: Tratamento de imagens
c. Módulo 3: Internet
d. Módulo 4: Segurança na Internet
e. Módulo 5: Correio Electrónico
f. Módulo 6: Apresentações Multimédia
g. Módulo 7: Folha de Cálculo
Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos dois Módulos Opcionais
dos que se seguem:
a. Criação/manutenção de umblogue
b. Criação/edição de páginas Web online
c. Programa para Publicação
d. E‐portfolio
e. Edição de Vídeo